O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos

Artigos

Recortes cartográficos – Muros de Ar

15:00 - 21 Março, 2019
Recortes cartográficos – Muros de Ar, Nível de escolaridade – recorte do mapa da exposição Divisões Sólidas
Nível de escolaridade – recorte do mapa da exposição Divisões Sólidas

A exposição Muros de Ar no pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza de 2018 apresentou 17 projetos de diferentes regiões do país, selecionados a partir de uma chamada aberta, além de uma série de grandes desenhos cartográficos que abordam diferentes aspectos da urbanização do país através das lentes da arquitetura. Nesta publicação apresentamos a série de dez mapas presentes no catálogo da exposição Muros de Ar, como recortes dos mapas da exposição, estudo desenvolvido pelo Mapping-lab em colaboração com os curadores do Pavilhão do Brasil (Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho) e equipe.

Sistema construtivo fora do canteiro de obras duplica quantidade de pavimentos de antigo edifício em Barcelona

13:00 - 21 Março, 2019
Sistema construtivo fora do canteiro de obras duplica quantidade de pavimentos de antigo edifício em Barcelona, © Albert Argiles / Otger Rius.
© Albert Argiles / Otger Rius.

La Casa por el Tejado, empresa especializada em obras em edificações antigas, duplicou o número de pavimentos e unidades residenciais de um edifício em Barcelona. As novas residências foram construídas fora do canteiro de obras ao longo de doze semanas, levando em conta as dimensões e características do edifício dentro do qual seriam instaladas.

O papelão como estrutura: da indústria às obras de Shigeru Ban

11:00 - 21 Março, 2019
O papelão como estrutura: da indústria às obras de Shigeru Ban, © Bridgit Anderson
© Bridgit Anderson

Tubos de papelão são tão comuns que já nem reparamos em sua existência - mas eles estão por todos os lados: no rolo de papel higiênico, na embalagem do diploma da faculdade, nos fogos de artifício e nas grandes indústrias de tecidos e papel. E agora, cada vez mais, podem ser encontrados em um lugar inusitado: nas paredes de casas e construções. O material faz parte da vida moderna - sendo produzido para uma infinidade de aplicações industriais e produtos de consumo. A grande maioria é utilizada como núcleos estruturais em operações de enrolamento: imediatamente após a fabricação, o papel, o filme ou o fio têxtil é enrolado diretamente em tubos de papelão - resultando em um rolo estável que é facilmente estocado e transportado.

Cortesia de Voluntary Architects' Network © Michael Moran / OTTO © Michael Moran / OTTO © Bridgit Anderson + 8

Habitação social na América Latina: geometria do controle

07:30 - 21 Março, 2019
Habitação social na América Latina: geometria do controle, Programa Minha Casa Minha Vida - Luís Correia/PI. Foto: Otávio Nogueira, via Flickr. Licença CC BY 2.0
Programa Minha Casa Minha Vida - Luís Correia/PI. Foto: Otávio Nogueira, via Flickr. Licença CC BY 2.0

Depois de refletir sobre o desenho capaz de estabelecer 'pertencimento emocional' e os antipadrões de habitação social, Nikos A. Salingaros, David Brain, Andres M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit continuam com sua série de artigos sobre habitação social na América Latina. Nesta ocasião, o texto aborda como o controle influencia a forma urbana e os modos de habitar.

Série de desenhos à mão destaca a complexidade estrutural da arquitetura de estádios

15:00 - 20 Março, 2019
Série de desenhos à mão destaca a complexidade estrutural da arquitetura de estádios, © Mohammad Pirdavari
© Mohammad Pirdavari

Para qualquer estudante de arquitetura, o trabalho final de graduação tende a ser o momento perfeito para dar o máximo de si. Seja através de visualizações 3D ou maquetes físicas notáveis, sua apresentação final é a chance de exibir todas as habilidades conceituais e técnicas adquiridas ao longo dos anos.

Para o trabalho final de pós-graduação, o arquiteto Mohammad Pirdavari, do Ati-Naghsh Hamraz Consultants, projetou um estádio representado através de uma série de desenhos à mão. Suas intrincadas ilustrações ajudam a destacar a materialidade do edifício e a relação entre estrutura exposta e revestimentos.

© Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari + 31

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Que haja luz: indicadores para descrever e projetar o conforto visual

11:00 - 20 Março, 2019
Que haja luz: indicadores para descrever e projetar o conforto visual, Atelier_142 / Atelier Wilda. Image © David Foessel
Atelier_142 / Atelier Wilda. Image © David Foessel

Os arquitetos estão cada vez mais conscientes da influência no bem-estar e boa saúde dos usuários de nossos projetos. A iluminação natural - e como deve ser complementada com iluminação artificial - é um fator essencial a considerar para o conforto visual dos espaços internos. Mas sabemos como lidar com isso corretamente?

Maison Kochi / Meister Varma Architects. Image © Praveen Mohandas The Heart in Ikast / C.F. Møller Architects. Image © Adam Mørk Scheune Minden / Architekten Stein Hemmes Wirtz. Image © Linda Blatzek Photography ‘Hope’ Lavan’s Studio Apartment / MMGS ARCHITECTS. Image © Ramitha Watareka + 13

Dicionário Iphan do Patrimônio Cultural: o que é "autenticidade"

07:30 - 20 Março, 2019
Dicionário Iphan do Patrimônio Cultural: o que é "autenticidade"

A noção de autenticidade é indissociável das discussões teóricas e das ações realizadas na área de Conservação e Restauro, e guarda relação direta com a percepção dos valores associados a determinado bem cultural – sejam eles de natureza tangível ou intangível. A autenticidade se constitui como um princípio basilar e estruturante da ética que sustenta e alinha critérios, conceitos e justificativas pertinentes ao universo da preservação. Como todo processo de construção cultural, a autenticidade não pode ser compreendida ou definida em termos absolutos e preestabelecidos, e seu reconhecimento está intrinsecamente ligado ao contexto a que se refere – a um determinado momento e a um determinado lugar.

30 Esquemas e Detalhes Construtivos para uma Arquitetura Sustentável

16:00 - 19 Março, 2019
30 Esquemas e Detalhes Construtivos para uma Arquitetura Sustentável

A concepção do sustentável na arquitetura é fundamentada a partir do ambiente. Os múltiplos focos que são abordados em projetos a partir do conceito de sustentabilidade permitiram configurar uma diversidade de espaços habitáveis com melhores rendimentos quando comparados com outros tipos de aproximações projetuais.

Os benefícios da incorporação de vegetação - tanto em fachadas como em coberturas - e os estudos em relação ao desenho de conforto térmico e os sistemas construtivos - respeito ao material e sua manufatura - outorgam uma série de questões que permitem considerar o desenho sustentável como um fator determinante na busca de edificações que melhoram as condições de vida e respeitam seu entorno natural.

Veja uma seleção de 30 esquemas e detalhes construtivos de projetos que se destacam por sua abordagem sustentável.

Construindo o atraso: disfunções urbanas e o “direito” de protocolo em São Paulo

15:00 - 19 Março, 2019
Construindo o atraso: disfunções urbanas e o “direito” de protocolo em São Paulo,  Antonio Miotto/SMDU-PMSP. Image via IABsp
Antonio Miotto/SMDU-PMSP. Image via IABsp

O chamado “direito de protocolo” é hoje um equívoco jurídico, pois permite que o empreendedor imobiliário privado escolha a legislação aplicável a seu empreendimento. O mecanismo foi estabelecido nos anos 1970, em contexto anterior a avanços democráticos, especialmente àqueles relacionados à função social da propriedade e a direitos como ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, à moradia e ao patrimônio cultural. Hoje, a manutenção desse “direito” de protocolo afasta no tempo a concretização das mudanças previstas nas novas legislações urbanas, corrigindo as disfunções que vivenciamos no dia a dia da cidade, como as enchentes.

Categorias para você

Cultivando territórios comuns: encontros para autonomia

19:00 - 18 Março, 2019
Cultivando territórios comuns: encontros para autonomia, Cortesia de Marcela Arruda
Cortesia de Marcela Arruda

Considerando que 90% das cidades são construídas sem arquitetos e urbanistas, quais são os reais arquitetos que estão imaginando e construindo o mundo que queremos viver? Quais os modos de produção, os materiais, os modos de relação e reprodução social que são praticados por esses coletivos e apontam caminhos de futuros possíveis, inclusivos, diversos, justos e ecológicos? Quais arquiteturas existem para instigar a liberdade, a colaboração, a co-responsabilidade, o cuidado consigo, com o outro e com o espaço que habitamos?

O vidro na arquitetura comercial: Textura, Brilho e Cor

11:00 - 18 Março, 2019
O vidro na arquitetura comercial: Textura, Brilho e Cor, Pier 17 South Street Seaport. Image Courtesy of Bendheim
Pier 17 South Street Seaport. Image Courtesy of Bendheim

Hoje em dia, novas tecnologias para o tratamento de vidro proporcionam novas maneiras de usar este material na arquitetura. Aplicados internamente, especificamente em espaços comerciais, o vidro em suas diferentes texturas, cores, acabamentos e níveis de transparência pode permitir a visão desobstruída de certos produtos, ocultar áreas privadas sem bloquear a passagem da luz e atrair a atenção dos clientes para pontos focais, entre muitos outros usos.

Analise, abaixo, uma seleção de aplicações em projetos comerciais.

Antipadrões da habitação social na América Latina

07:30 - 18 Março, 2019
Antipadrões da habitação social na América Latina, <a href='https://www.plataformaarquitectura.cl/cl/893152/paraisos-siniestros-fotografias-aereas-de-vivienda-de-interes-social-el-mexico'>Paraísos Siniestros: vivienda de interés social en México</a>. Imagem © Jorge Taboada
Paraísos Siniestros: vivienda de interés social en México. Imagem © Jorge Taboada

Continuando a série de artigos desenvolvidos por Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit, as reflexões sobre a habitação social na América Latina são agora abordadas do ponto de vista antagônico de crenças desatualizadas. Nestas, noções e erros cometidos - em alguns casos simplesmente por inércia - são discutidos no contexto latino-americano, e as soluções adaptáveis focam no longo prazo e nas raízes urbanas dos moradores.

Arquitetura da memória: um conto sobre a relação da arquitetura e do bem-estar físico e mental

13:00 - 17 Março, 2019
Arquitetura da memória: um conto sobre a relação da arquitetura e do bem-estar físico e mental, Cortesia de Sam Wilson
Cortesia de Sam Wilson

A arquitetura, em todas as suas formas, possui a capacidade inata de despertar as mais distintas emoções nos seres humanos. Consequentemente, muito se discute sobre a relação entre a arquitetura, a paisagem e o bem-estar das pessoas.

Na última edição do Fairytales Competition, organizado pela Blank Space no ano passado, a arquiteta Katie Flaxman (Studio 31 Landscape Architects), apresentou uma história surpreendente. Um arquiteto chamado Horace, que sofria muito com o seu frágil estado de saúde mental e sua filha, Rowan. A historia fictícia criada por Katie descreve a jornada de Horace através da arquitetura das diferentes instituições de saúde por onde ele passa, e como um bom projeto de arquitetura pode colaborar para com o bem-estar físico e mental das pessoas doentes.

Transcrevemos aqui alguns trechos da surpreendente história criada por Flaxman, acompanhada pelas elegantes ilustrações de arquitetura de Sam Wilson.

O corpo no espaço fílmico: vídeos de arquitetura e a expansão da realidade

07:30 - 17 Março, 2019
O corpo no espaço fílmico: vídeos de arquitetura e a expansão da realidade, The Learn’d. Screenshot do vídeo
The Learn’d. Screenshot do vídeo

Desde os anos 1970, a arquitetura tem buscado conexões com outros campos da arte, procurando inspiração para romper com os paradigmas da época na escultura e pintura, bem como na música e na literatura. Em escolas e na prática profissional, projetos de arquitetura foram desenvolvidos a partir do estudo de "pinturas de Vermeer, bem como dos cubistas, da música de Bach, bem como de Maredith Monk, de fragmentos literários de Hareclitus, bem como de Moby Dick de Herman Melville e de Finnegan’s Wake de James Joyce.”[1] 

Espaços de armazenamento em casas pequenas: soluções e exemplos úteis

07:30 - 15 Março, 2019
Espaços de armazenamento em casas pequenas: soluções e exemplos úteis, Cabin on the Border / SO? Architecture&Ideas. Image Cortesía de SO?
Cabin on the Border / SO? Architecture&Ideas. Image Cortesía de SO?

Cidades densas, casas pequenas. Com cada vez mais frequência, nos vemos obrigados a nos adaptar a espaços que simplesmente não comportam certos objetos e elementos do cotidiano. Como arquitetos, estas restrições são oportunidades e nos relembram que nosso objetivo é oferecer soluções precisas a demandas específicas, e que o projeto com área e orçamento ilimitados é algo virtualmente inexistente. 

Qual é, então, a chave para acomodar tudo o que precisamos para viver? Revisemos algumas operações efetivas para armazenar em espaços mínimos.

END THE ROC / nook architects. Imagem © Yago Partal Bazillion / YCL Studio. Imagem © Leonas Garbačauskas HB6B / Karin Matz. Image Cortesía de Karin Matz Gorki / Ruetemple. Image Cortesía de Ruetemple + 33

Assista Marielle Franco no debate "Arquitetura - Substantivo Feminino"

15:44 - 14 Março, 2019
Assista Marielle Franco no debate "Arquitetura - Substantivo Feminino", Marielle Franco em agosto de 2016 - https://www.flickr.com/photos/midianinja/2956840473. Image © Mídia NINJA
Marielle Franco em agosto de 2016 - https://www.flickr.com/photos/midianinja/2956840473. Image © Mídia NINJA

Hoje completa um ano do brutal assassinato da socióloga e vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. Na semana anterior de seu assassinato, Marielle participou de uma série de debates organizada pelo CAU/RJ chamada "Arquitetura - Substantivo Feminino" com o objetivo de fortalecer as mobilizações do Dia Internacional da Mulher.

Lições da arquitetura: leituras a partir de poéticas

15:00 - 14 Março, 2019

O arquiteto Luciano Margotto, orientado pela Profa. Dra. Mônica Junqueira de Camargo, apresenta nessa tese de doutorado cinco lições da arquitetura: Austeridade, Generosidade, Liberdade, Público e Espacialidade. O autor investiga no trabalho as obras de arquitetos como Carlos Millan, Marcello Fragelli, Eduardo Souto de Moura, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Fábio Penteado, Lucio Costa, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha, Brasil Arquitetura, Gabriel Guarda, Martín Correa e Alvaro Siza. Veja abaixo o resumo da tese defendida na FAUUSP em 2016.

A improvável vida, morte e renascimento do cais de Hastings

13:00 - 14 Março, 2019
A improvável vida, morte e renascimento do cais de Hastings , Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou
Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou

A história do Cais de Hastings é improvável. Localizado em Hastings - a poucos passos de distância do campo de batalha que definiu a história da Inglaterra - o cais foi aberto ao público em 1872. Durante décadas, a estrutura entreteve multidões à beira-mar, mas no século XXI caiu em desuso. Em 2008, o cais foi fechado - um ato que se tornou aparentemente irreversível quando, dois anos depois, a estrutura foi alvo de um incêndio.

Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou Hastings Pier / dRMM. Imagem © Laurian Ghinitiou + 21

Casas brasileiras: 12 residências com teto-jardim

07:30 - 14 Março, 2019
Casas brasileiras: 12 residências com teto-jardim, Casa em Cotia / UNA Arquitetos. © Nelson Kon
Casa em Cotia / UNA Arquitetos. © Nelson Kon

Ocupar a cobertura das edificações é um feito milenar, no entanto, apenas com o movimento moderno e os cinco pontos da arquitetura de Le Corbusier é que a "quinta fachada" começou a ser explorada em todo o seu potencial. Pilotis, planta livre, janela em fita e fachada livre elementos estruturais se uniam ao uso da cobertura como jardim para constituir as diretrizes para a nova arquitetura. O modernismo enquanto linguagem universal ruiu, mas permanecem na arquitetura contemporânea vários de seus preceitos.

Habitação social na América Latina: desenho capaz de estabelecer 'pertencimento emocional'

16:00 - 13 Março, 2019
Habitação social na América Latina: desenho capaz de estabelecer 'pertencimento emocional', Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Imagem © Pedro Kok
Casa Vila Matilde / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Imagem © Pedro Kok

Desenvolvida por Nikos A. Salingaros, David Brain, Andrés M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit, esta série de artigos oferece um conjunto das melhores práticas para a habitação social, baseadas em evidências, que são aplicáveis em situações gerais. Exemplos variados são discutidos para o contexto latino-americano: soluções adaptáveis que agem buscando uma sustentabilidade duradoura e ajudam os residentes a vincularem-se ao seu (novo) ambiente construído. 

Se proponen, entonces, nuevos aportes a la ciencia de la complejidad, en particular, el trabajo de Christopher Alexander sobre cómo evolucionar exitosamente la forma urbana. Con la aplicación de las herramientas conceptuales del 'Lenguaje de Patrones' y los 'Códigos generativos', estos principios apoyan soluciones previas derivadas de otras, que nunca se habían propuesto como formas viables.

50 comandos de AutoCAD que todo arquiteto deveria conhecer

15:00 - 13 Março, 2019

Após passar tanto tempo em frente ao AutoCAD trabalhando em seus projetos, certamente já tem seu próprio conjunto de comandos favoritos para sistematizar alguns passos. Também é certo que não conhece ou não se recorda de todos. Assim, apresentamos uma lista com 50 comandos que podem ajudar a acelerar o trabalho e descobrir novos atalhos.

A lista a seguir foi desenvolvida e testada por nossa equipe nas versões 2013, 2014 e 2015 do AutoCAD em inglês. Também preparamos uma série de GIFs para exemplificar alguns casos.

Após conferir a lista, comente quais são seus comandos favoritos (incluindo aqueles que não fazem parte da lista). A opinião de nossos leitores ajudará a atualizar este artigo.

Como projetar uma piscina de borda infinita?

13:00 - 13 Março, 2019
Como projetar uma piscina de borda infinita?, © Photographix
© Photographix

Há poucas coisas que nos fascinam mais que o mar. Sua contemplação suscita um sentimento de paz e suas cores, texturas, movimentos e amplitude proporcionam um efeito cientificamente comprovado de relaxamento no nosso sistema nervoso. Acima de tudo, nos faz perceber o quão pequenos somos ante o universo. Não é por acaso que uma casa de frente para o mar seja um sonho de consumo para muitos. E com uma piscina logo à frente, nem se fala. As piscinas de borda infinita brincam com esse sentimento de infinitude do mar com o céu. Através de um jogo inteligente de planos e níveis, criam uma ilusão de ótica que deixa qualquer um boquiaberto, fazendo com que a água da piscina pareça se fundir com o horizonte, transbordando em uma ou mais bordas. Mas antes de planejar sua foto no Instagram com uma taça de espumante na mão, é interessante entender como elas são construídas.

© Hiroyuki Oki © Àdria Goula © Àdria Goula © Fernando Guerra | FG+SG + 20

8 Estratégias de planejamento, desenho e mobilidade para criar ruas mais seguras

07:30 - 13 Março, 2019
8 Estratégias de planejamento, desenho e mobilidade para criar ruas mais seguras, Ruas mais inteligentes e sinalização viária em Bogotá, Colômbia, buscam aumentar a segurança para pedestres e ciclistas. Foto: Dylan Passmore / Flickr. Image Cortesia de WRI Brasil
Ruas mais inteligentes e sinalização viária em Bogotá, Colômbia, buscam aumentar a segurança para pedestres e ciclistas. Foto: Dylan Passmore / Flickr. Image Cortesia de WRI Brasil

Apesar de mais de 1,35 milhões de pessoas perderem a vida em acidentes de trânsito todos os anos, esse tipo de fatalidade não tem a mesma atenção de políticos e da mídia quando desastres de avião, trem ou embarcações. Algumas acreditam que as mortes em acidentes com veículos são parte da rotina ou inevitáveis – mas elas não precisam ser.

Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily

15:00 - 12 Março, 2019
Os 11 projetos mais influentes dos 11 anos do ArchDaily, © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

ArchDaily faz 11 anos! Para comemorar a ocasião, queremos compartilhar com você os onze projetos mais visitados por nossos leitores durante esta incrível jornada. Desde os clássicos indiscutíveis e atemporais de arquitetos como Le Corbusier e Ludwig Mies van der Rohe, até os trabalhos pioneiros de arquitetos como Zaha Hadid e OMA, passando pelo delicado trabalho do Gabinete de Arquitectura, esses 11 exemplos nos ensinam lições valiosas sobre a arquitetura, principalmente como projetar para requisitos específicos, sem perder a criatividade e beleza do projeto arquitetônico.

Em nome do ArchDaily, queremos agradecer todos os arquitetos que compartilham conosco a melhor arquitetura do mundo, ajudando-nos a inspirar profissionais de todo o globo a construir cidades melhores.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.