O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos

Artigos

Casas brasileiras: 16 residências com telhado

07:30 - 23 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 16 residências com telhado, Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura. Imagem: © Christian Maldonado
Casa FVB / Claudia Haguiara Arquitetura. Imagem: © Christian Maldonado

Frequentemente usada para se referir a qualquer tipo de cobertura, a palavra "telhado", a rigor, refere-se a um tipo específico composto por um ou mais planos inclinados conhecidos como "águas" sobre as quais são assentadas telhas. Isso diferencia o telhado de outras coberturas, como lajes planas, cúpulas e abóbodas. O ângulo de inclinação destas "águas" está diretamente relacionado à incidência de ventos na edificação e ao tipo de telha usada, sendo essencial para o escoamento de águas pluviais e resguardo do interior da casa.

Desenho à mão, um ofício subestimado

12:00 - 22 Janeiro, 2019
© Jim Keen
© Jim Keen

Fiz parte da última geração de estudantes de arquitetura que não usava computadores (estamos falando apenas do início dos anos 90 aqui; havia eletricidade, televisões coloridas, foguetes, só nada de renderizações.) No meu último ano na faculdade, calculei mal quanto demoraria para terminar meu projeto de graduação. À medida que o prazo se aproximava, percebi que era tarde demais para me comparar às apresentações de meus colegas. Na época, Zaha Hadid e suas pinturas desconstrutivistas definiam o estilo da ilustração arquitetônica. Isso significava que muitos projetos de estudantes eram renderizados em tintas a óleo em grandes telas.

Arquitetura, pedagogia e um projeto de país: o Sistema S

07:30 - 22 Janeiro, 2019
Arquitetura, pedagogia e um projeto de país: o Sistema S, SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Imagem © Flagrante / Romullo Fontenelle
SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Imagem © Flagrante / Romullo Fontenelle

Muito tem se falado desde que o novo ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que é preciso “meter a faca” no Sistema S, entretanto, as discussões se concentraram nas questões e aspectos financeiros do sistema. Para compreender a relevância do Sistema S - que tem no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SESC (Serviço Social do Comércio), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), seu carro chefe - para a sociedade brasileira, parece mais significativo conhecer as motivações originais do sistema de ensino profissionalizante, o projeto pedagógico e político por trás de sua criação, a importância da arquitetura de suas unidades para alcançar os objetivos pretendidos e a sua relevância ainda atual no campo da educação e cultura.

Mobiliários de fibrocimento: leveza e resistência

19:00 - 21 Janeiro, 2019
Mobiliários de fibrocimento: leveza e resistência, Cortesia de Swisspearl
Cortesia de Swisspearl

A ideia de transformar materiais frios e brutos em formas elegantes sempre fascinou artistas, arquitetos e designers. Desde as esculturas de mármore carrara de Lorenzo Berdini e Michelangelo, onde formas humanas eram talhadas de pesados blocos de pedras com detalhes como o toque da pele ou a leveza de um manto, tornar aos olhos objetos rígidos e pesados em macios e leves é algo extremamente desafiador. Na arquitetura isso não é diferente: entre descolar um volume levemente do chão, deixar um pequeno recuo entre estrutura e vedação, alterar o revestimento de parte de um bloco, há diversos artifícios para tornar a edificação visualmente mais leve.

Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl + 20

Vidros: glossário de termos técnicos para arquitetos

12:00 - 21 Janeiro, 2019
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda

Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.

De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.

Parroquia San Norberto / Carlos Campuzano Castelló. Image © Jorge Gamboa Hotel Click Clack / Plan:b arquitectos. Image © Andrés Valbuena Parque Biblioteca España / Giancarlo Mazzanti. Image © Diana Moreno Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos. Image © Sergio Gómez + 23

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas

10:00 - 21 Janeiro, 2019
Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas, Cortesia de Enscape
Cortesia de Enscape

A Realidade Virtual oferece benefícios que, há apenas alguns anos, seriam dificilmente imagináveis. É possível andar pelos projetos antes de serem construídos; os espaços internos são totalmente vivenciados antes de todos os detalhes serem decididos. Ela permite que arquitetos e clientes tenham a capacidade de trabalhar como verdadeiros colaboradores em um projeto.

Cidade versus água: entenda como Veneza foi construída

07:30 - 21 Janeiro, 2019
Cidade versus água: entenda como Veneza foi construída, Veneza, Itália. Imagem: <a href="https://www.flickr.com/photos/dalbera/6156556391/">dalbera</a> on <a href="https://visualhunt.com">VisualHunt.com</a> / <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/"> CC BY</a>
Veneza, Itália. Imagem: dalbera on VisualHunt.com / CC BY

Seja do ponto de vista do turista francês, da narrativa do filósofo Jean Paul Sartre, ou como ponto de partida das investidas desbravadoras de Marco Polo em suas Viagens, a cidade de Veneza faz parte de um imensurável repertório literário global, ocupando o lugar de objeto misterioso e belo que instiga qualquer um que se disponha a experienciá-la. Ela figura em livros de artes e história, quando o foco está nas grandes obras de arquitetura e artes visuais que a cidade carrega, ou quando há interesse nas divergentes e lendárias narrativas que dizem respeito à sua origem. Nos livros de ficção, a áurea calma de seus canais, as pequenas vielas, as cores e texturas de sua paisagem são plano de fundo para uma miríade de histórias imaginadas.

Como um bom projeto urbano pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas

16:00 - 19 Janeiro, 2019
Como um bom projeto urbano pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas, Hong Kong is one of the most densely populated cities on earth. Image via Shutterstock
Hong Kong is one of the most densely populated cities on earth. Image via Shutterstock

Centros urbanos geralmente acumulam mais calor do que regiões periféricas e menos povoadas, este é um fenômeno climático mais conhecido como ilha de calor urbano (UHI). Embora este não seja um fenômeno recente, o qual vem sendo analisado por décadas, recentes descobertas indicam que a maneira como construímos nossas cidades é um dos principais fatores para o agravamento deste fenômeno histórico. Considerando isso, a descoberta destes novos dados deverá transformar decisivamente a maneira como planejamos e construímos nossas cidades no futuro.

Dinamismo e contraste: o campus da UNAM pelas lentes de Yueqi “Jazzy” Li

10:00 - 19 Janeiro, 2019
© Yueqi "Jazzy" Li
© Yueqi "Jazzy" Li

Ainda que o Campus da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), localizado na região centro-sul da Cidade do México, seja tão enigmático quanto os famosos murais de O’Gorman, sua própria arquitetura é aquilo que nos deixa mais intrigados quando visitamos este lugar. Caminhando pela UNAM, nos deparamos com uma exposição arquitetônica de edifícios modernistas, em sua grande maioria construídos durante os anos 70, juntamente com uma série de pátios abertos, passagens secretas e alguns pavilhões. Excepcionalmente, a arquitetura do campus têm um pouco de tudo: geometria arrojada, abertura, abstração, humanidade, permeabilidade, alvenarias ruindo e rochas vulcânicas espalhadas por toda parte.

© Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li + 29

Categorias para você

7 conselhos de grandes arquitetos para jovens arquitetos

07:30 - 19 Janeiro, 2019

Em muitos momentos na carreira de arquiteto nos deparamos com dúvidas e inseguranças sobre a nossa profissão. Por isso, estar em contato com a sabedoria de grandes nomes do campo como Alejandro Aravena, Álvaro Siza, César Pelli, Francis Kéré, Jeanne Gang, Norman Foster e Paulo Mendes da Rocha, sirva como um momento de inspiração para enfrentar os desafios que a Arquitetura e Urbanismo nos propõe. Veja, a seguir, conselhos destes grandes arquitetos.

A importância de entender o corpo humano: Projetando para todo o tipo de pessoas

12:00 - 18 Janeiro, 2019
A importância de entender o corpo humano: Projetando para todo o tipo de pessoas, Esboços de Bill Stumpf, que mostram seu desejo de projetar uma cadeira que funcione para todos os tipos de corpos. Cortesia de Herman Miller
Esboços de Bill Stumpf, que mostram seu desejo de projetar uma cadeira que funcione para todos os tipos de corpos. Cortesia de Herman Miller

É um simples senso comum: um bom design é baseado nas pessoas e no que elas realmente precisam. Como arquitetos, estamos nos aprofundando o suficiente para dar as respostas corretas aos requisitos que enfrentamos em cada projeto?

A Herman Miller é um ótimo exemplo desse entendimento. Fundada em 1905 por Dirk Jan De Pree, a empresa americana produz equipamentos e móveis para escritórios e habitações, incluindo um alto nível de pesquisa para entender o corpo humano e a maneira como habitamos nossos espaços cotidianos. Essas investigações, apoiadas por testes de usabilidade e trabalho multidisciplinar, resultam em um grande número de peças de mobiliário e projetos espaciais que agora são usados com sucesso por pessoas em todo o mundo.

Tivemos a oportunidade de visitar a sede da empresa em Zeeland, Michigan, e entender como esses estudos têm sido realizados há várias décadas.

Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

19:00 - 16 Janeiro, 2019
Anunciados os projetos finalistas para o EU Mies Award 2019

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras pré-selecionadas que concorrerão ao Prêmio da União Européia de Arquitetura Contemporânea - Prêmio Mies van der Rohe de 2019. O Prêmio, do qual o ArchDaily é parceiro de mídia, partiu de 383 trabalhos nomeados pelo júri para uma seleção de 40 finalistas, celebrando as tendências e oportunidades da reutilização adaptativa, habitação e cultura em toda a Europa.

Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco

12:00 - 16 Janeiro, 2019
Fachadas recicláveis e duradouras: 20 edifícios revestidos em zinco, Perry and Marty Granoff Center for the Creative Arts, Brown University / Diller Scofidio + Renfro. Image © Iwan Baan
Perry and Marty Granoff Center for the Creative Arts, Brown University / Diller Scofidio + Renfro. Image © Iwan Baan

O zinco é um elemento natural extraído do minério. É a sigla ZN, que aparece na temida Tabela Periódica, aquela que tanto nos atormentava nas aulas de química. Através de um processo metalúrgico para a queima das impurezas, a redução do óxido de zinco e o refino, ele assume uma aparência muito mais amigável, que são as chapas, bobinas e rolos utilizados na construção civil. A principal característica deste material é sua maleabilidade, que permite que seja trabalhado facilmente, permitindo revestir complexas formas em fachadas e coberturas das construções.

DAS transforma o tecido urbano de Qianmen em um impressionante mural axonométrico

10:00 - 16 Janeiro, 2019
DAS transforma o tecido urbano de Qianmen em um impressionante mural axonométrico , Cortesia de Drawing Architecture Studio (DAS)
Cortesia de Drawing Architecture Studio (DAS)

A expressão artística é muitas vezes indisciplinada. Às vezes, o tumulto de cores e a explosão de linhas e formas ajudam a criar uma ilustração 2D, que é precisamente o que o Drawing Architecture Studio (DAS) fez na nova filial da Ucommune em Dajiang Hutong, Pequim.

No final de 2018, Li Han, co-fundador do Drawing Architecture Studio, ganhou o Drawing Prize por seu desenho digital de The Samsara of Building No.42 on Dirty Street, que também ilustra uma narrativa visual da cidade de Pequim e sua cronologia residencial ao longo do século XXI. Este ano, o DAS assumiu a área de Qianmen, co-trabalhando com a marca Ucommune, transformando sua rede rodoviária, arquitetura e composição urbana em um panorama dinâmico e meticulosamente detalhado intitulado Under the Zhengyangmen.

A era de ouro da impressão 3D: Inovações mudando a indústria

19:00 - 15 Janeiro, 2019
A era de ouro da impressão 3D: Inovações mudando a indústria, © © Universal Favourite
© © Universal Favourite

A impressão 3D em si não é mais uma tecnologia nova, mas isso não impediu que pesquisadores e inovadores de todo o mundo criassem novos aplicativos e oportunidades. Alguns experimentos com novos materiais foram conduzidos por preocupações de sustentabilidade e outros são simplesmente o resultado de imaginação e criatividade. Outros optaram por investir seu tempo utilizando materiais mais tradicionais de novas maneiras. Materiais, no entanto, são apenas o começo. Os pesquisadores desenvolveram novos processos que permitem a criação de objetos que anteriormente eram impossíveis de imprimir e, em uma escala maior, novas tipologias de edifícios estão sendo testadas - incluindo um habitat para o planeta Marte!

Arquitetura comercial: exemplos de 100 a 1.000 m²

10:00 - 14 Janeiro, 2019
Arquitetura comercial: exemplos de 100 a 1.000 m²

A distribuição espacial dos estabelecimentos comerciais, como mostramos neste artigo, é determinante para o seu sucesso. Ela não só permite facilitar a logística e a circulação de clientes, mas também encontrar variações e inovações que permitam criar espaços mais eficientes e originais. 

A seguir, selecionamos alguns projetos publicados em nossos sites, juntamente com suas representações em planta, que podem ajudá-lo a entender as diferentes propostas dos arquitetos para espaços comerciais de cem a mil metros quadrados. 

Casas brasileiras: 13 residências em terrenos estreitos

07:30 - 14 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 13 residências em terrenos estreitos, © Nelson Kon
© Nelson Kon

Adensamento e a demanda pelo solo urbano resultaram, entre outras coisas, na redução das dimensões dos lotes nas cidades. Grandes porções de terra, outrora destinadas a residências unifamiliares, passaram a receber edifícios onde vivem muitas famílias e, dependendo da localização, que contam em seus térreos com serviços e estabelecimentos comerciais. Construir uma casa em grandes centros urbanos não é fácil, e um dos motivos é a ausência de lotes para isso ou, quando existem, suas reduzidas dimensões.

Inovação social e participação cidadã: a ativação do Parque Linear do Canivete

07:30 - 13 Janeiro, 2019
Inovação social e participação cidadã: a ativação do Parque Linear do Canivete, Cortesia de Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você
Cortesia de Marcella Arruda / A Cidade Precisa de Você

Nos próximos 20 anos, 45% do território urbano deverá ser espaços públicos (ruas, parques e praças), de acordo com os dados da ONU Habitat. Qual será a qualidade destes espaços? Quais atores se responsabilizarão pela sua gestão? É relevante no Brasil e no mundo o movimento de reapropriação dos espaços públicos pelos habitantes da cidade. O direito à cidade está em pauta e, no centro dele, muitos cidadãos estão se propondo a participar ativamente das decisões em relação à sua cidade ou, mesmo, em atividades cotidianas de melhora dos espaços públicos.

Faith & Form elege as melhores arquiteturas religiosas de 2018

10:00 - 12 Janeiro, 2019
Faith & Form elege as melhores arquiteturas religiosas de 2018, Shoraku-ji, Toru Kashihara Architects, Photo Takumi Ota
Shoraku-ji, Toru Kashihara Architects, Photo Takumi Ota

A arquitetura religiosa é uma tipologia muito rica e, há muito tempo, vem abrindo caminho para várias inovações em termos de projeto e estruturas. A revista Faith & Form e o Fórum de Religião, Arte e Arquitetura (IFRAA) reconhecem anualmente a criatividade dentro deste campo.

Os vencedores deste ano incluem 35 projetos que abrangem uma variedade de denominações religiosas, escalas e locais. Além disso, o prêmio reconheceu duas tendências que definem a arquitetura religiosa contemporânea: "a preferência por materiais naturais em ambientes de oração, e soluções inventivas de projeto para lidar com orçamentos reduzidos."

Rural Chapel, Midland Architecture, Photo Liz Dutton Saint Mary’s Student Chapel, Mark Cavagnero Associates Architects, Photo Henrik Kam Bahá’í Temple of South America, Hariri Pontarini Architects, Photo Sebastian Wilson Leon A Silent Space, Lafina Eptaminitaki + 35

Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora

16:00 - 11 Janeiro, 2019
Aeroporto de Changi de Safdie Architects encontra beleza em uma tipologia desafiadora, © Safdie Architects
© Safdie Architects

A arquitetura aeroportuária é uma tipologia complexa para inovar. Exigências técnicas, de segurança e circulatórias forçam os projetos a seguirem caminhos limitados (e precedentes); pouco orçamento é deixado para criar espaços de descanso e muito menos esteticamente interessantes.

O que torna o espaço central do projeto de Safdie Architect para o Aeroporto de Changi, em Cingapura, ainda mais incomum. O Jewel Changi Airport reinventa o hall não apenas como um espaço intermediário para os viajantes, mas também como uma grande atração pública. O transporte público atravessa a cidade chegando até o aeroporto e fazendo com que o grande jardim e espaço comercial dentro da cúpula central sejam estabelecidos como um nó para o encontro. No futuro, um espaço no lado norte do parque sediará eventos públicos para até 1.000 pessoas.

© Safdie Architects © Safdie Architects © Safdie Architects © Safdie Architects + 6

As 10 melhores contas no Instagram com fotografias aéreas

12:00 - 11 Janeiro, 2019
As 10 melhores contas no Instagram com fotografias aéreas, © Joana França
© Joana França

Nos últimos anos o registro da arquitetura e cidades por meio da fotografia tem presenciado uma surpreendente e acelerada transformação. Fotógrafos profissionais e amadores têm buscado diferentes pontos de pontos de vista, indo além do que nossos olhos podem ver quando caminhamos no nível da rua. Nesse sentido, a fotografia aérea, que busca alcançar a visão dos pássaros é sobrepostas a intenções estéticas que revelam um olhar íntimo e arrebatador das cidades e paisagens.

Casas brasileiras: 15 residências com varandas

07:30 - 11 Janeiro, 2019
Casas brasileiras: 15 residências com varandas, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Um dos elementos arquitetônicos que mais fortemente promove a relação do interior com o exterior é a varanda. Difícil é precisar sua origem, sendo vista em exemplos de arquitetura vernacular no oriente, no mundo árabe, na Europa e, com grande expressividade, no Brasil.

15 Cursos online que podem ser úteis para arquitetos e estudantes

19:00 - 9 Janeiro, 2019
15 Cursos online que podem ser úteis para arquitetos e estudantes, <a href="https://www.Vecteezy.com">Vecteezy!</a>
Vecteezy!

Cursos online têm ganhado cada vez mais espaço na internet. Além da flexibilidade e comodidade de aprender na hora e no local que quiser, eles proporcionam o acesso a conteúdos de professores conceituados e faculdades importantes. No campo da arquitetura e construção a oferta de cursos online tem aumentado bastante. Ano passado fizemos essa lista, que focava em técnicas construtivas e materiais, principalmente. Dessa vez selecionamos 15 cursos online que abrangem diferentes assuntos. Desde uma série de vídeos sobre a concretização de um projeto até uma obra, passando por instalações sanitárias até cursos sobre parametrização na arquitetura, veja abaixo a seleção que fizemos de cursos que poderão proporcionar boas informações técnicas e ajudar muito no próximo projeto:

Conheça 5 cidades imaginárias do universo literário

07:30 - 9 Janeiro, 2019
Conheça 5 cidades imaginárias do universo literário, © Luisa Riviera, via Portal Aprendiz
© Luisa Riviera, via Portal Aprendiz

“O escrito é como uma cidade, para a qual as palavras são mil portas.”
- Walter Benjamin

Não há estradas ou mapas que levem até elas. Ainda assim, muitas cidades imaginadas na literatura parecem mais palpáveis do que as reais, domando com suas centelhas fantásticas o imaginário humano. A quantidade de detalhes geográficos, culturais e sociais de cidades como a célebre Macondo, de “Cem anos de Solidão”, tantas vezes coloca uma lupa sobre as relações do território e seus habitantes.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.