O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Pilares icônicos na arquitetura moderna brasileira

12:00 - 13 Novembro, 2018
Pilares icônicos na arquitetura moderna brasileira , © Joana França. ImagePalácio da Alvorada
© Joana França. ImagePalácio da Alvorada

Nos cinco pontos da "nova arquitetura" definidos como norteadores da produção arquitetônica moderna a partir da década de 1920 por Le Corbusier e materializados na construção da Villa Savoye (janelas em fita, fachada livre, terraço jardim, planta livre e pilotis), talvez o emprego dos pilotis seja o elemento mais incorporado pelos arquitetos modernos brasileiros

Lumion 9: renderizando ambientes melhor e mais rápido

10:00 - 13 Novembro, 2018

A Lumion sempre definiu o que a renderização deveria ser: rápida e sem estresse, com resultados excepcionais. Agora, com a mais recente versão de seu software de renderização 3D, o Lumion 9, será mais fácil do que nunca apresentar seus modelos 3D em um ambiente vibrante,com céus fantásticos e reais, uma infinita variedade de paisagens e iluminação e materiais excepcionais. Ah, e a renderização leva minutos, não horas.

Lumion 9 Lumion 9 Lumion 9 Lumion 9 + 8

Arquitetura é um produto corporativo - e estamos todos comprando

12:00 - 12 Novembro, 2018
Arquitetura é um produto corporativo - e estamos todos comprando, Google Dublin. Image © Peter Wurmli
Google Dublin. Image © Peter Wurmli

A arquitetura, ao contrário de outros aspectos da cultura (como moda ou música), só pode realmente ser experimentada e entendida pessoalmente. Para marcas famosas, projetar uma nova sede pode ser uma excelente oportunidade para sinalizar gostos e valores - mas também cria uma questão arquitetônica interessante. Embora os edifícios sejam habitados (quase 24 horas por dia) pelos funcionários da empresa, eles também são muito povoados pela imaginação de pessoas em todo o mundo. Como é estar nesses lugares?

© Nigel Young. ImageThe Bloomberg Headquarters in London © Foster + Partners, ARUP, Kier + Wright, Apple . ImageRendering of the Apple Campus in Palo Alto Novo campus da Google em King's Cross, projetado pela BIG e pela Heatherwick Studios. Image Courtesy of Google Google Tel Aviv. Image © Itay Sikolski + 10

Casas brasileiras: 20 projetos com concreto em planta e corte

07:00 - 12 Novembro, 2018
Casas brasileiras: 20 projetos com concreto em planta e corte, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O concreto talvez seja o material mais facilmente associado à arquitetura moderna brasileira; de alta resistência à compressão e, quando armado, capaz de assumir variadas formas, sua plasticidade fez com que se tornasse o material favorito de alguns dos mais expressivos arquitetos brasileiros do século passado. 

Hoje, ainda é bastante explorado na arquitetura produzida no Brasil, seja por sua robustez estrutural, facilidade de manutenção ou valor estético. 

A história do restauro de um ícone em Guadalajara: La Minerva

19:00 - 11 Novembro, 2018
© Marte Merlos
© Marte Merlos

© Marte Merlos © Marte Merlos © Marte Merlos © Marte Merlos + 26

La Minerva é uma escultura monumental icônica da capital de Jalisco, feita por Joaquín Arias em 1957 por ordem do então governador Agustín Yáñez. Os anos se passaram e seria durante a Copa do Mundo México de 1986, quando após uma vitória da equipe brasileira, seu treinador deu aos jogadores uma tarde livre e a comemoração terminou ali, na confluência das avenidas López Mateos, Vallarta, Golfo de Cortés e Circunvalación Agustín Yañez. A partir deste dia, celebrações e demonstrações adotaram La Minerva como cenário predileto. No entanto, fenômenos climáticos e as vibrações veiculares conferiram sérios danos à sua estrutura.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Estudantes da Hartford Architecture vencem concurso de sustentabilidade urbana com o projeto de parque “Live, Work, Play”

19:00 - 10 Novembro, 2018
Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford
Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford

Uma equipe de cinco estudantes de mestrado em arquitetura da Universidade de Hartford ganharam recentemente a competição Dream Green, patrocinada pelo Connecticut Institute for Resilience and Climate Adaptation e pelo Escritório de Sustentabilidade da Prefeitura de Hartford. O concurso solicitou propostas para melhorar a cidade através de projetos “pop-up” que transformem espaços urbanos subutilizados, ao mesmo tempo em que destacam a infraestrutura verde e o projeto sustentável.

Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford Departamento de Arquitetura da Universidade de Hartford + 11

Seminários online gratuitos mostram como implementar ruas completas

07:00 - 10 Novembro, 2018
Seminários online gratuitos mostram como implementar ruas completas, Rua Completa Joel Carlos Borges, São Paulo. Foto: Pedro Mascaro/WRI Brasil, via Flickr. Licença CC BY-NC-SA 2.0
Rua Completa Joel Carlos Borges, São Paulo. Foto: Pedro Mascaro/WRI Brasil, via Flickr. Licença CC BY-NC-SA 2.0

Mudar o paradigma de desenho viário aplicado há tantas décadas no Brasil é desafiador. Enxergar cada via com olhos de quem pensa primeiro no uso das pessoas e não mais dos automóveis é um exercício cada vez mais necessário e urgente no planejamento urbano. É nesse contexto que o conceito Ruas Completas busca construir ruas mais seguras, saudáveis e equânimes.

Para apoiar profissionais de diversas áreas a entender e colocar em prática os princípios de Ruas Completas, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) criaram os Seminários Online Ruas Completas. Foram realizadas oito conferências ao longo do ano de 2018 que exploraram diversos assuntos relacionados às etapas do desenvolvimento de um projeto. Centenas de pessoas de 150 cidades brasileiras assistiram palestras com 17 especialistas de dez organizações diferentes.

Translações sonoras: a construção de paisagens auditivas na cidade

19:00 - 9 Novembro, 2018
Translações sonoras: a construção de paisagens auditivas na cidade, Intervenção na Praça do Pêndulo de Foucault
Intervenção na Praça do Pêndulo de Foucault

Translações Sonoras é uma instalação urbana desenvolvida pelos arquitetos Mathias Klenner e Sofía Balbontín, acadêmicos da Faculdade de Arquitetura, Design e Construção da UDLA, em conjunto com estudantes de arquitetura da Universidad Austral de Chile.

A intervenção explora as diversas paisagens sonoras de Valdivia e seu entorno próximo, vinculando territórios e comunidades através da translação em tempo real de múltiplas sonoridades invisibilizadas em direção ao centro da cidade.

Conheça a proposta detalhada segundo as palavras de seus autores, a seguir.

Uruguai vence o Prêmio CICOP Chile 2018

19:00 - 8 Novembro, 2018
Uruguai vence o Prêmio CICOP Chile 2018, Primer Lugar. Image Cortesía de Premio CICOP
Primer Lugar. Image Cortesía de Premio CICOP

Projetos do Uruguai, Argentina, Chile e Brasil foram escolhidos como vencedores do Prêmio CICOP Chile 2018. Esta é a quarta edição nacional — e a segunda edição internacional — da chamada aberta latino-americana de projetos que desenvolvam intervenções em edifícios, conjuntos edificados ou áreas de valor patrimonial.

"Atuar com sensibilidade e propriedade técnica no patrimônio construído colabora para unir forças em favor da conservação e reforçar a contribuição que o campo profissional pode dar para a transmissão de valores patrimoniais às futuras gerações", explicam os organizadores na chamada que recebeu 92 propostas nesta edição.

O diretor do concurso foi Nicolas Iza, enquanto a coordenação geral ficou a cargo de Marco Antonio Orellana. Por sua vez, o júri foi composto por Arturo López Bachiller e David Avila, representantes do escritório Luis Vidal + Arquitectos; juntamente com María Inés Arribas, Mabel Briceño, Antonino Pirozzi e Carolina Vergara, representantes da CICOP Chile.

Mención Especial: Maderoteca, mediateca en Puerto Madero. Image Cortesía de Premio CICOP Mención honrosa: Ágora suburbana en terreno ex-CCU. Image Cortesía de Premio CICOP Mención honrosa: Tipología de claustro como oportunidad de reinserción urbana. Image Cortesía de Premio CICOP Mención honrosa: Tava Mbyá-Guarani. . Image Cortesía de Premio CICOP + 22

Policarbonato na arquitetura: 10 soluções translúcidas

12:00 - 7 Novembro, 2018
Policarbonato na arquitetura: 10 soluções translúcidas, © Brett Boardman
© Brett Boardman

Como construir envoltórias leves, com uma confortável luz difusa e alta resistência ao impacto e ao clima?

O policarbonato oferece diversas soluções para o aproveitamento da iluminação natural. Seja em fachadas, espaços internos ou coberturas, os benefícios do policarbonato, como leveza, linhas limpas, painéis coloridos e efeitos de luz, oferecem uma ampla gama de liberdade projetual. A tecnologia de painéis microcelulares reduz a necessidade de luz artificial e favorece a uniformidade na difusão da luz natural, obtendo fachadas com eficiência energética e sensação de espaço e iluminação nos espaços interiores. Confira, a seguir, 10 projetos que utilizaram policarbonato como material de envoltória.

© Ben Hosking © Imagen Subliminal Cortesía de Danpal Cortesía de Danpal + 33

Como funcionam as vigas vagão, que permitem grandes vãos e peças elegantes

12:00 - 6 Novembro, 2018
Como funcionam as vigas vagão, que permitem grandes vãos e peças elegantes, Sede do SEBRAE / gruposp + Luciano Margotto. Image © Nelson Kon
Sede do SEBRAE / gruposp + Luciano Margotto. Image © Nelson Kon

Vigas vagão são aquelas constituídas por barras e tirantes de aço, onde a aplicação destes últimos atuam na redução dos esforços de flexão e deformações da peça, permitindo a diminuição na altura da viga. Em outras palavras, são a união de vigas contínuas de alma cheia (aço ou madeira) junto a cabos de aço que são posicionados na região inferior e apoiados por montantes tracionados. Desse modo, conseguem vencer maiores vãos, mantendo a menor seção possível e a esbelteza da peça. Segundo o engenheiro Yopanan Rebello, “o termo ‘vagonada’ deriva diretamente de sua aplicação como apoio em vagões de trem” [2]. 

Como a arquitetura do hip-hop está conquistando seu espaço

12:00 - 5 Novembro, 2018
PHAT (Nathaniel Belcher, Stephen Slaughter) Harlem Ghetto Fabulous, 2003. Imagem via revista Metropolis. Imagem Cortesia de Cortesia PHAT (Nathaniel Belcher, Stephen Slaughter)
PHAT (Nathaniel Belcher, Stephen Slaughter) Harlem Ghetto Fabulous, 2003. Imagem via revista Metropolis. Imagem Cortesia de Cortesia PHAT (Nathaniel Belcher, Stephen Slaughter)

Este artigo foi publicado originalmente em Metropolis Magazine como "Hip-Hop Architecture's Philip Johnson Moment".

Mais de 40 anos depois de ter emergido das festas do South Bronx, o hip-hop tornou-se uma força esmagadora que remodelou a cultura global. Mas no seu aspecto mais elementar e fundamental, o hip-hop é um confronto direto e poderoso com o ambiente construído. "Vidros quebrados em todos os lugares / Pessoas mijando nas escadas, você sabe que eles simplesmente não se importam", Grandmaster Flash and the Furious Five cantaram em sua faixa seminal de 1982 "The Message". "Eu não aguento o cheiro, não aguento o barulho / Não tenho dinheiro para sair, acho que não tenho escolha.” (Broken glass everywhere / People pissing on the stairs, you know they just don’t care / I can’t take the smell, can’t take the noise / Got no money to move out, I guess I got no choice.”)

Os desafios de preservar um patrimônio local, mas mundialmente famoso

10:00 - 5 Novembro, 2018
Os desafios de preservar um patrimônio local, mas mundialmente famoso, The Exchange / Oyler Wu Collaborative. Cortesia de Oyler Wu Collaborative
The Exchange / Oyler Wu Collaborative. Cortesia de Oyler Wu Collaborative

Em sua periferia, a cidade de Columbus, no estado de Indiana, é uma cidade suburbana como qualquer outra dos Estados Unidos. Mas passeie pelo centro da cidade e você verá uma inesperada variedade de arquitetura moderna. Esta pequena cidade foi, nos últimos cinquenta anos, uma espécie de laboratório para a arquitetura, atraindo arquitetos tão diversos quanto Kevin Roche e IM Pei. As crianças frequentam a escola em um edifício projetado por Richard Meier, os fiéis frequentam uma igreja projetada por Eliel Saarinen.

Saiba como usar as diferentes escalas do desenho arquitetônico

07:00 - 5 Novembro, 2018
Saiba como usar as diferentes escalas do desenho arquitetônico, © ArchDaily
© ArchDaily

A atuação profissional de um arquiteto urbanista pode assumir inúmeras frentes graças à diversa composição curricular em grande parte dos cursos de graduação, com disciplinas que lidam com o desenho e o projeto em diferentes âmbitos. Dos grandes planos urbanos às reformas de apartamentos, da metrópole ao mobiliário, esses profissionais trabalham com objetos diversos, mas levam em comum sua ferramenta expressiva e de comunicação de ideais, o desenho e as maquetes.

Seja qual for o propósito de projeto, o desenho está presente enquanto forma de representar a realidade, ideias, especulações, concepções. A escala, fator que estabelece o nível de leitura que se deve fazer dessas representações, determina o vínculo entre o mundo real e as dimensões do desenho ou maquete - não por acaso, a escala 1:1 é conhecida também como "escala real". 

As fachadas em tons pastéis da Rússia

10:00 - 3 Novembro, 2018
© Maria Gonzalez
© Maria Gonzalez

© Maria Gonzalez © Maria Gonzalez © Maria Gonzalez © Maria Gonzalez + 21

Nas últimas viagens que nossa equipe editorial fez à Rússia, nas quais visitamos cidades como Moscou, Kaliningrado, Belgorod e até Grozny, a capital da República da Chechênia - documentamos os sutis exteriores em tons pastéis vistos nas cidades do maior país do mundo. De edifícios neoclássicos, modernos e brutalistas a espaços públicos e infraestruturas urbanas, como metrôs, pontes e praças, os tons pastéis se destacam como parte essencial de sua identidade. Confira, a seguir, uma pequena seleção de fotografias desses edifícios.

10 Anos de World Architecture Festival, 10 edifícios premiados

15:00 - 2 Novembro, 2018
Courtesy of Grafton Architects. ImageUniversita Luigi Bocconi / Grafton Architects  Save this picture! via Grafton Architects via Grafton Architects
Courtesy of Grafton Architects. ImageUniversita Luigi Bocconi / Grafton Architects Save this picture! via Grafton Architects via Grafton Architects

10 Projetos de arquitetos internacionais em solo brasileiro

12:00 - 2 Novembro, 2018
10 Projetos de arquitetos internacionais em solo brasileiro, © © Gustavo Xavier
© © Gustavo Xavier

Durante a segunda metade do século XX, o Brasil recebeu uma série de arquitetos vindos de diversas partes do mundo, mas sobretudo da Europa, e que deixaram um legado de projetos brutalistas seguindo alguns dos cânones de mestres como Le Corbusier. Nomes como Lina Bo Bardi, Hans Broos e Franz Heep tiveram inegável influência na arquitetura brasileira.

Nos últimos anos o país voltou a receber uma diversidade de edifícios projetados por arquitetos estrangeiros e que transformaram-se em ícones arquitetônicos, indo além da simples função de abrigar determinado programa, mas em alguns dos casos, contribuindo para o ciclo turístico. Compilamos, a seguir, 10 edifícios projetados por arquitetos de renome internacional e implantados em solo nacional, confira!

Em defesa do brutalismo polonês: redescobrindo os ícones da arquitetura comunista

10:00 - 2 Novembro, 2018
Em defesa do brutalismo polonês: redescobrindo os ícones da arquitetura comunista , Falowiec / Gdańsk. Imagem via Wikimedia
Falowiec / Gdańsk. Imagem via Wikimedia

Varrer de uma cidade a sua arquitetura é como se pudéssemos apagar por completo partes de sua história. Apesar da aversão generalizada por grande parte da população, a arquitetura brutalista na Polônia pós-stalinista andava de mãos dadas com o movimento político que prometia uma sociedade mais justa e igualitária. A arquitetura que hoje em dia é vista como a materialização de um antigo regime opressivo, austero e arrogante, foi originalmente concebida para ser tudo menos isso; estes edifícios carregam hoje um legado bastante ambíguo, apreciados como ícones do seu tempo ou rejeitados como memórias que as pessoas preferem esquecer.

Em um artigo recente publicado pelo New York Times, o escritor Akash Kapur compartilha as emoções de sua mais recente visita à Polônia, aonde nos convida à refletir sobre esta complexa história construída, tantas vezes contraditória e quase sempre, mal compreendida. Acompanhado por arquitetos locais comprometidos à defender com unhas e dentes alguns dos exemplos mais extraordinários da arquitetura moderna do final do século XX, Kapur visitou inúmeras obras decadentes do brutalismo na Polônia, conversando com a população local e descobrindo suas histórias.

Osiedle Plac Grunwaldzki "Manhattan" / Wrocław Falowiec / Gdańsk © Marcin Lachowicz via Wikimedia + 10

13 Projetos que celebram o espaço da democracia

07:00 - 2 Novembro, 2018
13 Projetos que celebram o espaço da democracia, São Paulo, Vão Livre do MASP. 2014. Image © Mauro Restiffe. Cortesia de Instituto Moreira Salles
São Paulo, Vão Livre do MASP. 2014. Image © Mauro Restiffe. Cortesia de Instituto Moreira Salles

Nos últimos anos, vários movimentos Brasil afora e em diversos países fizeram grande serviço à sociedade reiterando a necessidade de ocupar os espaços públicos das cidades de forma a reivindicar qualidade e liberdade de uso para os bens coletivos. Como exemplo, temos no Brasil o Movimento Ocupe Estelita no Recife que, por meio de uma luta frente à crescente especulação imobiliária na região, confrontou as intenções mercadológicas do desenho urbano agressivo nas margens do Capibaribe. Foi a partir de alguns casos como esse que, em entrevista à organização Fora, o professor, crítico e curador Guilherme Wisnik tratou da questão do espaço público enquanto espaço de conflito.

Arquitetura obscura: os melhores interiores em preto

16:00 - 1 Novembro, 2018
Arquitetura obscura: os melhores interiores em preto, © Daici Ano
© Daici Ano

O uso de luz e sombra na arquitetura pode ter várias aplicações. A cultura tradicional japonesa se destaca por trabalhar com espaços de pouca luz, por outro lado, a arquitetura moderna e o minimalismo trabalham espaços bem iluminados, com superfícies brancas e amplas aberturas. 

Assim, a cor preta, espaços escuros e minimalismo convergem na mesma linguagem, oferecendo novas possibilidades para o projeto de iluminação e uso de novos materiais. Apresentamos a seguir uma seleção dos melhores espaços internos contemporâneos que usam o preto como elemento protagonista, criando ambientes introspectivos e dramáticos. 

LOMEX: Ícone modernista não construído de Paul Rudolph é concluído em novas renderizações

12:00 - 1 Novembro, 2018
LOMEX: Ícone modernista não construído de Paul Rudolph é concluído em novas renderizações, Praça pela Ponte Williamsburg. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen
Praça pela Ponte Williamsburg. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen

Paul Rudolph, apesar de ter saltado para o sucesso internacional no início das décadas de 1940 e 1950 por suas estruturas brutalistas, viu um abrupto fim à popularidade de seu característico estilo à medida que o pós-modernismo ganhou destaque. Como os gostos mudaram para uma tarifa diferente, o mesmo aconteceu com a abordagem de Rudolph - deixando uma série de propostas não construídas acumular poeira.

Mas, não mais.

Caminho central. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen Visão original da LOMEX de Paul Rudolph. Imagem Visão original da LOMEX de Paul Rudolph. Imagem Vista a partir dos terraços. Imagem Cortesia de Lasse Lyhne-Hansen + 14

Destaques da semana: o que significa modernismo hoje?

10:00 - 1 Novembro, 2018
Metropol Parasol / Jürgen Mayer. Imagem © Nikkol Rot for Holcim
Metropol Parasol / Jürgen Mayer. Imagem © Nikkol Rot for Holcim

É compreensível estar cansado do modernismo. Aquilo que despontou no início do século vinte como uma mudança radical em nossa disciplina - afastando-se dos cânones então tradicionais da arquitetura - acabou se tornando apenas uma sombra daquilo que um dia fora, uma fantasia por trás da qual muitos arquitetos passaram a se esconder. A racionalidade (genuína ou não) passou a ser assumida como uma estratégia para defender-se das críticas e justificar os resultados. O limite entre a arquitetura moderna de fato e suas outras tantas formas oportunistas e perversas, tornou-se invisível e praticamente impossível de identificar.  

Em defesa do Ministério das Cidades

07:00 - 1 Novembro, 2018
Em defesa do Ministério das Cidades, Crédito da imagem: <a href="https://visualhunt.com/author2/a9f3f9">TenerifeTenerife</a> on <a href="https://visualhunt.com/re2/a5ff0c67">Visualhunt</a> / <a href="http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/"> CC BY-NC-SA</a>
Crédito da imagem: TenerifeTenerife on Visualhunt / CC BY-NC-SA

Encerrando as ações do “outubro urbano”, que comemora todos os anos, a ONU designou 31 de outubro como o “Dia Mundial das Cidades” com o objetivo de promover uma maior troca de experiências entre os países sobre como enfrentar os desafios da crescente urbanização global e contribuir para o desenvolvimento sustentável.  

Não ao fim do Ministério das Cidades: arquitetos lançam petição online

17:00 - 31 Outubro, 2018
Não ao fim do Ministério das Cidades: arquitetos lançam petição online

Após a eleição, o novo governo já começou a anunciar algumas mudanças nos ministérios. Entre elas está a extinção do Ministério das Cidades. Na tentativa de levantar a discussão e evitar esta dissolução, foi organizada uma petição que pode ser assinada aqui.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.