Arquitetura Belga

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Bélgica

Projetos mais recentes em Bélgica

Últimas notícias em Bélgica

Bélgica inaugura estufa gigante para testar novas técnicas de agricultura urbana

O maior centro de pesquisa europeu para a produção de alimentos na cidade foi inaugurado em Flandres Ocidental, na Bélgica. Batizado de Agrotopia, o espaço é uma estufa gigante onde serão aplicadas técnicas inovadoras de horticultura urbana.

Bruxelas vai pagar até 900 euros para quem abandonar o carro

Os cidadãos que vivem na região de Bruxelas, capital da Bélgica, vão receber até € 900 (euros) para cancelarem o registro de seus automóveis. A medida faz parte do “Bruxell’Air”, um programa de apoio financeiro para quem deseja adotar outros modos de transporte.

Prêmio Mies van der Rohe 2022 divulga lista de finalistas

A Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram os sete finalistas que competirão pelo Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – Prêmio Mies van der Rohe. A lista inclui cinco projetos na categoria Arquitetura e outros dois na categoria Arquitetura Emergente que são "modelos e referências para políticas urbanas locais". Os vencedores serão anunciados em abril deste ano e a cerimônia acontecerá em maio.

Panorama da Expo Dubai 2020: 6 pavilhões imperdíveis

Com pouco mais de um ano de atraso devido a razões já bastante óbvias, a Expo Dubai 2020 foi finalmente inaugurada no último dia 1 de outubro. Realizada por primeira vez no Oriente Médio, a Expo é um dos principais eventos no calendário mundial da arquitetura, contando hoje com 191 países participantes. Os já tradicionais pavilhões nacionais foram organizados em três distritos temáticos: Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade, com cada pavilhão apresentando as principais contribuições do país no setor. Além destes, cada um dos três distritos conta ainda com um pavilhão temático: o Pavilhão de Sustentabilidade “Terra”, projetado pela Grimshaw, o Pavilhão de Mobilidade “Alif”, concebido pela Foster + Partners e o Pavilhão da Oportunidade “Mission Impossible”, desenvolvido pela AGi Architects.

Já existem modelos viáveis de moradias de qualidade a preços acessíveis

Este artigo foi publicado originalmente no Common Edge.

Conheça os vencedores do Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico 2021

O Prêmio Europeu de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico (AHI), organizado pelo Colégio de Arquitetos da Catalunha (COAC) e pela Associação de Arquitetos para a Defesa da Intervenção no Patrimônio Arquitetônico (AADIPA), acaba de anunciar os vencedores da sua última edição, em ocasião da Bienal Internacional de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico de 2021.

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade

Com o título de Composite Presence [Presença Composta em tradução literal], o pavilhão belga da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - A Bienal de Veneza, irá explorar a complexa relação entre arquitetura e as cidades de Flandres e Bruxelas, a partir do tema "a memória como uma prática arquitetônica". Com curadoria de Bovenbouw Architectuur, em colaboração com o Flanders Architeture Institute, o pavilhão nacional estará aberto para visitas de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.

Hidrovias urbanas: a dinâmica da arquitetura dos canais

A arquitetura permanece em constante tensão com as forças naturais. Projetados em torno da gravidade, do clima e do tempo, os edifícios sempre fazem parte de sistemas maiores. Em todo o mundo, os arquitetos têm buscado mitigar as forças naturais, construindo espaços e estruturas híbridas, áreas artificiais onde a natureza encontra os feitos humanos. Incorporando essa relação, os canais refletem o desejo de direcionar a natureza e seus fluxos. Hoje, esses espaços fluidos estão se abrindo para novos programas, projetos que exploram a vida moderna e a vitalidade urbana.

8 Iniciativas que empoderam as mulheres nos setores da arquitetura e construção

Enquanto em muitos países do mundo os setores da construção, da arquitetura, da engenharia e do planejamento urbano ainda estão dominados por homens, as iniciativas que empoderam as mulheres nestas disciplinas estão surgindo em todo o mundo. Estes movimentos, - que desempenham um papel fundamental na integração do poder feminino - adotam muitas formas como sites, plataformas, organizações, etc. que trabalham com profissionais, artesãs e trabalhadoras. 

David Chipperfield divulga projeto para transformar antigo hotel na Bélgica em edifício residencial

O escritório David Chipperfield Architects divulgou uma proposta de restauração para o Grand Hotel em Nieuwpoort, na Bélgica. Iniciado em 2019, o projeto transforma a estrutura em um edifício residencial, ao mesmo tempo em que busca recuperar sua importância enquanto marco arquitetônico.