Arquitetura Belga

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Bélgica

Projetos mais recentes em Bélgica

Últimas notícias em Bélgica

Pavilhão belga na Bienal de Veneza explora relação entre arquitetura e cidade

Com o título de Composite Presence [Presença Composta em tradução literal], o pavilhão belga da 17ª Exposição Internacional de Arquitetura - A Bienal de Veneza, irá explorar a complexa relação entre arquitetura e as cidades de Flandres e Bruxelas, a partir do tema "a memória como uma prática arquitetônica". Com curadoria de Bovenbouw Architectuur, em colaboração com o Flanders Architeture Institute, o pavilhão nacional estará aberto para visitas de 22 de maio a 21 de novembro de 2021.

Hidrovias urbanas: a dinâmica da arquitetura dos canais

A arquitetura permanece em constante tensão com as forças naturais. Projetados em torno da gravidade, do clima e do tempo, os edifícios sempre fazem parte de sistemas maiores. Em todo o mundo, os arquitetos têm buscado mitigar as forças naturais, construindo espaços e estruturas híbridas, áreas artificiais onde a natureza encontra os feitos humanos. Incorporando essa relação, os canais refletem o desejo de direcionar a natureza e seus fluxos. Hoje, esses espaços fluidos estão se abrindo para novos programas, projetos que exploram a vida moderna e a vitalidade urbana.

8 Iniciativas que empoderam as mulheres nos setores da arquitetura e construção

Enquanto em muitos países do mundo os setores da construção, da arquitetura, da engenharia e do planejamento urbano ainda estão dominados por homens, as iniciativas que empoderam as mulheres nestas disciplinas estão surgindo em todo o mundo. Estes movimentos, - que desempenham um papel fundamental na integração do poder feminino - adotam muitas formas como sites, plataformas, organizações, etc. que trabalham com profissionais, artesãs e trabalhadoras. 

David Chipperfield divulga projeto para transformar antigo hotel na Bélgica em edifício residencial

O escritório David Chipperfield Architects divulgou uma proposta de restauração para o Grand Hotel em Nieuwpoort, na Bélgica. Iniciado em 2019, o projeto transforma a estrutura em um edifício residencial, ao mesmo tempo em que busca recuperar sua importância enquanto marco arquitetônico.

Barozzi Veiga vence concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica

Barozzi Veiga, em colaboração com Tab Architects e Barbara Van Der Wee Architects, acaba de vencer o concurso para a renovação do Museu Judaico da Bélgica. Discreta, porém presente e integrada ao tecido urbano, segundo o júri, a proposta foi selecionada entre cinco projetos finalistas que concorriam ao prêmio.

David Chipperfield recebe autorização para seguir com projeto residencial na Bélgica

O escritório David Chipperfield Architects recebeu permissão para seguir com o projeto Hertogensite Residences para uma torre habitacional de 14 pavimentos em Leuven, na Bélgica. A proposta envolve a transformação de um antigo bairro hospitalar, conectando nove residências e quatro edifícios de apartamentos de 4 pavimentos.

Fundação Mies van der Rohe divulga finalistas do Young Talent Architecture Award 2020

A Fundação Mies van der Rohe e a Creative Europe anunciaram os 12 projetos finalistas que concorrem ao Young Talent Architecture Award 2020 (YTAA 2020) e os 9 finalistas da edição asiática do YTAA 2020.

De desenho de mobiliário a projetos curatoriais: 5 escritórios europeus em ascensão

A New Generations é uma plataforma europeia que analisa os mais inovadores e promissores escritórios de arquitetura da Europa, promovendo um espaço para trocas, discussões, teoria e produção de arquitetura. Desde 2013, o New Generations já envolveu mais de 300 escritórios com os mais diversos programas culturais, desde festivais, até exposições, oficinas, entrevistas e, ainda, testou novos formatos experimentais de eventos.

Henning Larsen propõe transformação urbana para o centro de Bruxelas

Henning Larsen apresentou seu desenho para Brouck´R, um projeto de transformação da cidade que está em frente à movimentada Place de Brouckère em Bruxelas. Inspirada na herança tradicional e contemporânea, a proposta gera um destino vibrante e de uso misto do século XXI no centro da cidade.

Museu de Design de Gent na Bélgica receberá projeto de ampliação escolhido por concurso

A equipe formada pela Carmody Groarke e pela TRANS architectuur | stedenbouw acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura Baumeister para projetar a ampliação do Museu de Design de Gent, na Bélgica. Através de sua abordagem inovadora, o projeto desenvolvido pela parceria britânico-belga se destaca em meio ao contexto histórico, promovendo novas formas de abordar a cidade e o patrimônio construído.

Carregando... Pode demorar alguns segundos