Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade

À medida que começamos 2024, as cidades europeias apresentam vários marcos de desenvolvimento urbano que estão traçando o caminho para o novo ano. Sob os temas de mobilidade urbana em Bruxelas, sustentabilidade em Valência, Smart Cities em Roterdã e resfriamento urbano em Paris, cada cidade está tentando mostrar progressos rumo à 2030. Nessas diversas estruturas urbanas, as cidades europeias estão demonstrando um compromisso em definir desafios e trabalhar para moldar um futuro climaticamente consciente.

Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 2 de 5Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 5 de 5Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 4 de 5Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 3 de 5Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Mais Imagens

Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 4 de 5
via Shutterstock | Marc Bruxelle | Bruxelas

O Brussels Times acaba de anunciar que a capital belga foi classificada entre as 10 cidades mais congestionadas do mundo. Com veículos levando 27 minutos a mais para percorrer 10 km em comparação ao ano anterior, a cidade foi classificada em quinto lugar na região europeia. Em um esforço para reduzir o congestionamento, a cidade está incentivando ativamente outras formas de transporte, incluindo trens, ônibus e bicicletas. O problema do congestionamento de Bruxelas começou em 2022, e a Ministra da Mobilidade, Elke Van den Brandt, acredita que o reforço de uma cobrança inteligente por quilômetro pode ser uma solução plausível para essa superlotação.

Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 5 de 5
via Shutterstock | RossHelen | Valência

Valência, na Espanha, recebeu o título de Capital Verde Europeia 2024. Localizada na costa sudeste da Espanha, a cidade celebra o reconhecimento prestigioso com 400 atividades centradas na poluição, perda de biodiversidade e conscientização sobre mudanças climáticas. Conquistado pela cidade devido ao seu ênfase no envolvimento dos cidadãos, o prêmio elogia a cooperação entre o governo local e os cidadãos de Valência. Para alcançar as metas de neutralidade ambiental e climática até 2030, o lema de Valência é "Em uma Missão Juntos". Além disso, os esforços da cidade são ainda fortalecidos pelo "selo da Missão da UE", posicionando-a como um exemplo para outras cidades europeias que estão migrando para alternativas sustentáveis.


Artigo Relacionado

With 200 Days Left, Paris Prepares for the 2024 Olympic Games

Este ano, Roterdã sediará a Conferência de Cidades Inteligentes Abertas e Ágeis 2024. Enfatizando o valor da cooperação estreita entre cidades, Roterdã apresentará sua "Plataforma Urbana Aberta", que se concentra em mecanismos mínimos de interoperabilidade para troca de dados. Com o tema "Tornar-se Melhor Conectado", a conferência tem como objetivo apoiar uma forte rede entre cidades, promovendo o crescimento e o desenvolvimento colaborativo entre elas.

Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade - Imagem 3 de 5
via Shutterstock | Roman Belogorodov | Vista de cima do rio Sena

Para atender à crescente demanda por ar-condicionado, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de carbono, Paris está oficialmente estendendo um novo sistema de resfriamento urbano que utiliza água do rio Sena. O sistema, administrado pela Paris Fraicheur e de propriedade da Engie e RATP, substitui sistemas individuais de ar-condicionado em prédios por água gelada do Sena, reduzindo as emissões de carbono. Segundo a Reuters, a cidade pretende quadruplicar a rede para 250 km até 2042. Na verdade, o plano é expandi-la para regiões do sul e estabelecimentos como hospitais, creches e casas de repouso.

Paris também está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2024. Previsto para ser o maior evento já organizado na França, o conselho da cidade aprovou 43 novas iniciativas que catalisam a transformação da cidade. Além disso, cidades europeias tomaram medidas, incluindo multas, taxas de entrada e sistemas de agendamento de horários, para impor restrições e lidar com a superlotação nos centros urbanos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade" [Navigating 2024: European Cities Tackle Urban Cooling, Congestion, and Connection] 23 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012243/solucoes-urbanas-para-enfrentar-o-aquecimento-o-congestionamento-e-a-conectividade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.