O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Anunciados os vencedores do Concurso Vila dos Mellos promovido pela Escola da Cidade

19:00 - 18 Dezembro, 2018
Anunciados os vencedores do Concurso Vila dos Mellos promovido pela Escola da Cidade, Proposta de Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Arquitetos. Image Cortesia de Escola da Cidade
Proposta de Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Arquitetos. Image Cortesia de Escola da Cidade

Foram anunciados os vencedores do Concurso Vila dos Mellos, promovido pela Escola da Cidade. Com o objetivo de selecionar cinco projetos modelo de residência unifamiliar com construção racionalizada para a implantação no Condomínio Vila dos Mellos - empreendimento que prevê a construção de 101 casas - o concurso indicava que cada lote receberia uma casa selecionada, a critério do novo proprietário, entre os cinco projetos vencedores.

Estudantes da TU Delft projetam cápsula inovadora para o Hyperloop

16:00 - 18 Dezembro, 2018
Estudantes da TU Delft projetam cápsula inovadora para o Hyperloop , Cortesia de Delft Hyperloop
Cortesia de Delft Hyperloop

Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft propôs um projeto inovador para uma cápsula de Hyperloop. Vencedora da competição SpaceX Hyperloop Pod em 2016, a equipe da TU Delft ficou em segundo lugar este ano com um projeto de cápsula para um dos sistemas de transporte mais promissores do futuro próximo. Os Países Baixos, em particular, onde a Universidade está localizada, esperam ser o primeiro país da Europa a construir um sistema Hyperloop funcional.

O trabalho da equipe ajudará a impulsionar o desenvolvimento do sistema Dutch Hyperloop e catalisará os esforços do governo para investir em pesquisa que ajudará a tornar o Hyperloop uma realidade. O sistema seria capaz de diminuir o número de veículos na estrada e acomodar as necessidades de transporte para longas, médias e curtas distâncias. 

Álvaro Siza projetará requalificação do Miradouro do Zebro em Portugal

07:30 - 18 Dezembro, 2018
Álvaro Siza projetará requalificação do Miradouro do Zebro em Portugal, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Portugal terá mais uma obra de autoria de Álvaro Siza. O mais ilustre arquiteto português foi convidado pelas autoridades de Oleiros a projetar a requalificação do Miradouro do Zebro, importante ponto turístico da cidade que se localiza na região central do país.

Orçado em dois milhões de euros, o projeto de requalificação contará também com a construção de uma ponte suspensa que conectará Oleiros, Pampilhosa da Serra e Fundão.

Conheça os vencedores do concurso para a nova sede do CAU/TO

19:00 - 17 Dezembro, 2018
Conheça os vencedores do concurso para a nova sede do CAU/TO, Primeiro Lugar. Image via CAU/TO
Primeiro Lugar. Image via CAU/TO

Lançado em 16 de outubro de 2018 pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), o Concurso Público Nacional de Arquitetura nº 001/2018 teve por objetivo a seleção da melhor proposta de Estudo Preliminar de Arquitetura para a construção de sua Sede, a ser construída na quadra ACNO 11(103N), Conjunto 02, na Rua de Pedestre NO-09, Lote 37 na cidade de Palmas, Tocantins.

Anthony Saroufim registra a materialidade da Cidade das Artes e Ciências de Santiago Calatrava

16:00 - 17 Dezembro, 2018
© Anthony Saroufim
© Anthony Saroufim

A virtuosidade plástica e estrutural das obras do arquiteto espanhol Santiago Calatrava podem ser contempladas (ou criticadas) em várias partes do mundo, mas sua Cidade das Artes e Ciências, projetada juntamente com Felix Candela, continua sendo uma maravilha da arquitetura contemporânea. Como muitos visitantes internacionais, o fotógrafo libanês Anthony Saroufim se viu atraído pelo famoso complexo de edifícios - e decidiu registrá-lo a partir do ponto de vista da interação das pessoas com a materialidade construída.

© Anthony Saroufim © Anthony Saroufim © Anthony Saroufim © Anthony Saroufim + 12

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

High Line abrirá um novo espaço de arte pública em Nova Iorque

15:00 - 17 Dezembro, 2018
High Line abrirá um novo espaço de arte pública em Nova Iorque, The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro
The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro

No próximo ano, o icônico High Line, em Nova Iorque, inaugurará um novo espaço público para a arte, projetado por James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro, com obras de arte de Simone Leigh. O espaço público será o mais novo trecho do parque elevado dedicado a exposições temporárias de arte contemporânea. A primeira obra de arte será a Brick House, um busto de bronze de dezesseis metros de altura de uma mulher negra, concebida por Simone Leigh.

The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro The Spur & The Plinth. Cortesia de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro + 7

Os melhores trabalhos de conclusão de curso de 2018

07:30 - 17 Dezembro, 2018

No final de cada ano realizamos uma chamada de trabalhos finais de graduação dos leitores de países lusófonos. Com isso, buscamos selecionar os projetos que consideramos os mais interessantes a fim de apresentar visões inspiradoras e debates para todo o nosso público.

Nesta edição, recebemos 466 propostas de todo o Brasil além de cidades como Lisboa e Luanda. Antes de apresentarmos os 30 selecionados pela equipe de editores, é preciso dizer que nesta lista não estão, necessariamente, os melhores projetos que recebemos, mas sim, os trabalhos que julgamos mais bem apresentados, graficamente interessantes e cuja temática abordada nos pareceu mais oportuna a um trabalho de conclusão de curso. Mais que simplesmente resolver um projeto de modo satisfatório, entendemos que um TCC -- por condensar os esforços do estudante em um momento de passagem da academia para a vida profissional (mas, importante mencionar, ainda fazendo parte da trajetória acadêmica) -- deve levantar questões e incitar a discussão acerca do tema proposto.

Vale ressaltar que diversas propostas não seguiram o regulamento da chamada e foram desclassificadas ou apresentaram uma quantidade insuficiente de material para avaliação. 

Veja, a seguir, nossa seleção* dos melhores trabalhos de conclusão de curso de países de língua lusófona acompanhados pelas descrições enviadas por seus autores.

Google divulga revisão do projeto de seu novo campus, por BIG e Heatherwick Studio

16:00 - 16 Dezembro, 2018
Google divulga revisão do projeto de seu novo campus, por BIG e Heatherwick Studio, Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio
Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio

Novos detalhes do campus Mountain View da Google, projetado pelo BIG e Heatherwick Studio, foram divulgados. Anunciado em 2015, o projeto passou por diversas revisões depois de enfrentar dificuldades com o conselho de planejamento da cidade. A proposta mais recente inclui uma combinação de escritório, comércio, espaços públicos e residenciais. Localizado em North Bayshore, Califórnia, o projeto revisado enfoca o ambiente natural local e no acesso à moradia.

Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio Google Mountain View Campus. Cortesia de Bjarke Ingels Group & Heatherwick Studio + 15

NUDES projeta Mesquita de Luz em Dubai

15:00 - 16 Dezembro, 2018
NUDES projeta Mesquita de Luz em Dubai, Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES
Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES

O escritório de arquitetura NUDES, com sede em Mumbai, divulgou um novo projeto chamado "Mesquita de Luz", proposto para o concurso Dubai Creek Harbor. O projeto foi pensado de modo a criar um jogo de luz a partir de uma geometria composta por várias camadas que "filtram" a luminosidade incidente na sala de orações. A mesquita explora a combinação de luz e forma construída em torno de uma experiência espiritual.

Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES Mesquita de Luz. Cortesia de NUDES + 7

Feliz Dia das Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas

16:30 - 15 Dezembro, 2018
Feliz Dia das Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas, Foto de fundo: FAUUSP, Vilanova Artigas, 1969. © Acervo FAUUSP
Foto de fundo: FAUUSP, Vilanova Artigas, 1969. © Acervo FAUUSP

Hoje, 15 de dezembro, é um dia de três importantes comemorações. Celebrando o Dia do Arquiteto e Urbanista, a equipe editorial Archdaily Brasil parabeniza a todos os profissionais que diariamente atuam em prol das discussões urbanas, sociais e construtivas e que para além de soluções técnicas, trabalham projetando sonhos.

Comemorado até 2011 no dia 11 de dezembro, a data foi oficialmente alterada a quatro dias posteriores em homenagem à data de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.

Pavilhão da Holanda para a Expo 2020 cria um ecossistema temporário no deserto

16:00 - 15 Dezembro, 2018
Pavilhão da Holanda para a Expo 2020 cria um ecossistema temporário no deserto, via V8 Architects
via V8 Architects

O pavilhão holandês da EXPO 2020 em Dubai foi projetado por um consórcio formado por Expomobilia, Kossmann.dejong, V8 Architects e Witteveen+Bos. O desenho foi concebido “como um sistema climático de circuito fechado, no qual os visitantes desfrutam de uma grande experiência sensorial”.

Com base no tema escolhido pelos Países Baixos de “unir água, energia e alimento”, o pavilhão será construído usando um método que prioriza o fechamentos dos ciclos, materiais locais e uma agenda reciclável pós-uso.

via V8 Architects via V8 Architects via V8 Architects via V8 Architects + 6

Becos de Tóquio viram inspiração para suportes de livros

15:00 - 15 Dezembro, 2018
Becos de Tóquio viram inspiração para suportes de livros, © <a href='https://twitter.com/monde55212068'>Twitter de monde</a>
© Twitter de monde

O designer monde, de Tóquio, criou uma série de suportes de livros inspirados nos estreitos becos da capital japonesa. Segundo o My Modern Met, os suportes, feitos de madeira cortada a laser e equipados com iluminação, transmitem a “sensação vertiginosa de percorrer as vielas da cidade”.

O projeto levou dois anos e os resultados foram apresentados no evento de artes e ofícios Design Festa, e atraíram a atenção de lojas do Japão, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

Três equipes são selecionadas para redesenhar as latas de lixo de Nova Iorque

19:00 - 14 Dezembro, 2018
Três equipes são selecionadas para redesenhar as latas de lixo de Nova Iorque, Cortesia de New York City Department of Sanitation
Cortesia de New York City Department of Sanitation

O Departamento de Saneamento, o Instituto Van Alen e a Sociedade de Designers Industriais da América / Instituto Americano de Arquitetos de Nova Iorque anunciaram os três finalistas em sua BetterBin competition. O concurso ofereceu aos projetistas uma oportunidade de repensar a icônica cesta de lixo verde da cidade de Nova Iorque. As três equipes finalistas de projeto são o Group Project (Colin P. Kelly), a IONDESIGN GmbH Berlin e a Smart Design. Cada equipe agora produzirá 12 protótipos em tamanho real que serão testados nos bairros da cidade no verão de 2019.

Kleinewelt propõe bloco habitacional de uso misto em Moscou

16:00 - 14 Dezembro, 2018
Kleinewelt propõe bloco habitacional de uso misto em Moscou, Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten
Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten

O escritório russo Kleinewelt Architekten projetou um bloco de habitação de uso misto para Moscou, composto por uma fachada em relevo de pedra esculpida. Inspirado em gabinetes russos históricos e palácios italianos, o projeto combina um edifício residencial com espaços culturais e funções de assistência social. Chamado de Allegoria Mosca, o desenho baseia-se na história do local e possui um espaço de arte ao ar livre, salas de conferências e palestras, além de um salão de exposições flexível.

Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten Allegoria Mosca. Imagem Cortesia de Kleinewelt Architekten + 11

Revista Canadian Architect divulga os melhores da arquitetura canadense de 2018

10:00 - 14 Dezembro, 2018
Revista Canadian Architect divulga os melhores da arquitetura canadense de 2018, Idea Exchange Old Post Office / RDH Architects. Imagem via Canadian Architect Magazine
Idea Exchange Old Post Office / RDH Architects. Imagem via Canadian Architect Magazine

A revista canadense Canadian Architect anunciou os contemplados de seu programa anual Awards of Excellence. Em seu 51º ano, os prêmios são "o maior reconhecimento de excelência no âmbito da arquitetura nacional canadense". A revista celebra projetos não construídos e trabalhos estudantis, focando em projetos inovadores, audaciosos e que levam em consideração sustentabilidade social e ambiental.

De 190 concorrentes, entre estudantes e profissionais, foram 14 projetos contemplados. Os ganhadores, que podem ser vistos abaixo, foram divididos entre prêmios de Excelência, Mérito, Excelência Acadêmica e a nova categoria, Excelência na Fotografia. 

Revisite o Museu Nacional antes do incêndio com este passeio virtual produzido pela Google

07:30 - 14 Dezembro, 2018
Revisite o Museu Nacional antes do incêndio com este passeio virtual produzido pela Google, Museu Nacional, Rio de Janeiro. Imagem de museunacionalviverj. <a href='https://www.instagram.com/p/Bq-cjGSFLF0/'>Via Instagram</a>
Museu Nacional, Rio de Janeiro. Imagem de museunacionalviverj. Via Instagram

Destruído em setembro deste ano por um incêndio de grandes proporções, o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, é uma das instituições culturais de maior importância do país - sendo, inclusive, referência internacional em pesquisas. Parte preciosa de seu acervo foi, lamentavelmente, destruído pelas chamas, no entanto, apesar da imensurável perda, o público pode agora visitar algumas das galerias através de um passeio virtual com imagens em 360°, divulgado hoje pela Google.

Conheça os vencedores do prêmio internacional VELUX 2018 para estudantes de arquitetura

19:00 - 13 Dezembro, 2018
Conheça os vencedores do prêmio internacional VELUX 2018 para estudantes de arquitetura, Cortesía de Velux Group
Cortesía de Velux Group

A cada ano o prêmio internacional VELUX desafia estudantes de arquitetura de todo o mundo a pensar o futuro da luz natural, inspirando-se nas explorações e investigações criativas.

Na sua versão de 2018, o júri formado por Carme Pigém Barceló, Rick Joy, Li Hu, Saša Begovic e Martin Pors Jepsen anunciou os vencedores mundiais: os projetos selecionados, entre os 9 vencedores regionais, foram Light Forms Juggler, de Anastasia Maslova, e Road to Light, de Yuhan Luo, Di Lan, Yuan Liu e Yusong Liu.

UNStudio projeta teatro transparente no distrito cultural de Hong Kong

16:00 - 13 Dezembro, 2018
UNStudio projeta teatro transparente no distrito cultural de Hong Kong, © DBOX
© DBOX

O UNStudio divulgou imagens de seu complexo Lyric Theatre no Distrito Cultural West Kowloon de Hong Kong. Concebido como uma "celebração do mundo teatral", o projeto de uso misto abrigará três salas de cinema, sala de ensaios, além de restaurantes, lojas e outras opções de entretenimento.

Projetado para ser aberto, inclusivo e acolhedor, o projeto compacto é composto por uma série de elementos transparentes empilhados, tornando as artes acessíveis ao público em geral. As exibições abertas atraem os visitantes para dentro de uma série de praças reativas ao redor do projeto, apoiadas por "um programa adicional que é independente do cronograma oficial".

© DBOX © DBOX © DBOX © DBOX + 28

APCA anuncia lista de vencedores na categoria Arquitetura de 2018

10:00 - 13 Dezembro, 2018
APCA anuncia lista de vencedores na categoria Arquitetura de 2018, Capela do Vaticano na Bienal de Veneza, por Carla Juaçaba. Imagem © Laurian Ghinitoiu
Capela do Vaticano na Bienal de Veneza, por Carla Juaçaba. Imagem © Laurian Ghinitoiu

A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou ontem a lista de vencedores do Prêmio APCA 2018. A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.

A cerimônia de entrega a todos os artistas contemplados neste Prêmio APCA acontecerá em data a ser marcada no primeiro semestre de 2019, ano em que a entidade celebrará sua 62ª. Premiação

Prêmio RIBA 2018 reconhece os melhores projetos estudantis do mundo em 2018

19:00 - 12 Dezembro, 2018
Prêmio RIBA 2018 reconhece os melhores projetos estudantis do mundo em 2018, How to Carve a Giant. Image © Sonia Magdziarz
How to Carve a Giant. Image © Sonia Magdziarz

O Royal Institute of British Architects anunciou os vencedores das medalhas 2018 para os melhores projetos de estudantes de arquitetura do mundo. Os vencedores deste ano foram selecionados entre 328 projetos e dissertações enviadas por mais de 100 escolas de arquitetura de 37 países. Três medalhas foram apresentadas, bem como menções a nove estudantes de arquitetura de todo o mundo. A cada ano, as medalhas são concedidas para premiar talentos e promover a inovação na educação em arquitetura.

EID Architecture projeta arranha-céu torcido em Fuzhou, na China

16:00 - 12 Dezembro, 2018
EID Architecture projeta arranha-céu torcido em Fuzhou, na China, Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture
Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture

Os arquitetos do EID Architecture foram selecionados como um dos dois finalistas de um concurso internacional para projetar uma torre de 518 metros de altura em Fuzhou, na China. Localizada em um valioso terreno na orla do rio em Fuzhou, a Shimao North Riverfront Tower se tornará a peça central de um novo distrito de negócios da cidade. O projeto explora o que significam as torres super altas atualmente. Em contraste com outros edifícios em altura, a ideia deste marco é integrar arquitetura e engenharia para alcançar um nível de eficiência elevado.

Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture Shimao Fuzhou Tower. Image Courtesy of EID Architecture + 23

Yong Ju Lee e Atelier KJ criam estruturas flutuantes para o Pavilhão Coreano da Expo 2020 em Dubai

15:00 - 12 Dezembro, 2018
Yong Ju Lee e Atelier KJ criam estruturas flutuantes para o Pavilhão Coreano da Expo 2020 em Dubai, Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ
Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ

A Yong Ju Lee Architecture e o Atelier KJ criaram o "Elusive Boundary" [tradução livre: "Limite Ilusório"] para o Pavilhão Coreano na Expo 2020 Dubai. O projeto foi concebido como um local para encontros radicais de diferentes áreas de atuação. O tema principal do Pavilhão Coreano, Mobilidade, é definido como um novo espaço de possibilidades criado pelo movimento entre territórios e fuga/expansão para novos territórios. O movimento definido pela nova mobilidade não é linear, mas sim um evento simultâneo entre territórios.

Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ Pavilhão Elusive Boundary. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ + 15

Congresso Brasileiro de Arquitetos traz o tema Espaço e Democracia

10:00 - 12 Dezembro, 2018
Congresso Brasileiro de Arquitetos traz o tema Espaço e Democracia, Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Porto Alegre sediará o 21º Congresso Brasileiro de Arquitetos em outubro de 2019. Realizado pela Instituto de Arquitetos do Brasil, o evento será preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que acontecerá em 2020 no Rio de Janeiro. O tema desta edição é Espaço e Democracia.

Luxemburgo será primeiro país a liberar transporte público gratuito

07:00 - 12 Dezembro, 2018
Luxemburgo será primeiro país a liberar transporte público gratuito, Cortesia de CicloVivo
Cortesia de CicloVivo

O pequeno Estado soberano de Luxemburgo possui cerca de 560 mil habitantes. O número de carros, no entanto, não acompanha seu tamanho: 662 para cada mil pessoas, segundo o New York Times. É a maior quantidade de carros em relação à população de toda a União Europeia. Para resolver essa questão, o primeiro-ministro Xavier Bettel, reeleito para o segundo mandato, prometeu passe livre para todos os moradores.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.