O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb

14:00 - 15 Agosto, 2018
10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb, A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill. Imagem © Gregori Civera
A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill. Imagem © Gregori Civera

ArchDaily e Airbnb foram fundados no mesmo ano, 2008, porém com propósitos muito diferentes. Desde então, o ArchDaily acumulou uma vasta base de dados com milhares de projetos localizados em cidades e países de todo o mundo. O Airbnb, por outro lado, revolucionou a forma como exploramos os países e habitamos os edifícios, mesmo se for por uma única noite.

Enquanto para os amantes da arquitetura foram oferecidas ocasionalmente experiências muito limitadas através do Airbnb, como a estadia de uma noite na Grande Muralha da China ou uma visita arquitetônica ao Estádio Olímpico de Tóquio 2020, cortesia de Kengo Kuma, a lista de obras disponíveis na plataforma possui ainda mais jóias arquitetônicas agora disponíveis para reserva.

Kubuswoningen / Piet Blom. Imagem © Dirk Verwoerd Residência Ex of In / Steven Holl Architects. Imagem © Paul Warchol Sky Pods / Natura Vive. Imagem © Airbnb VillaLóla / ARKÍS architects. Imagem © ARKÍS architects + 52

Decreto estabelece que novos empreendimentos residenciais deverão prever acessibilidade

07:00 - 15 Agosto, 2018
Decreto estabelece que novos empreendimentos residenciais deverão prever acessibilidade, Cortesia de CAU/BR
Cortesia de CAU/BR

Novos empreendimentos residenciais no país deverão incorporar recursos de acessibilidade em todas as áreas de uso comum, já as unidades habitacionais devem ser adaptadas de acordo com a demanda do compradores. Os condomínios terão prazo de 18 meses para se adaptar às novas regras estabelecidas pelo Decreto 9.451, cujas diretrizes regulamentam a Lei Brasileira de Inclusão.

Novas imagens do "The Eleventh" mostram a torre do BIG em construção em Manhattan

16:00 - 14 Agosto, 2018
Cortesia de Andrew Campbell Nelson
Cortesia de Andrew Campbell Nelson

O "The Eleventh", do Bjarke Ingels Group, marca o skyline de Manhattan como a primeira das duas torres em Chelsea. Novas imagens mostram a construção avançando rapidamente, com a torre mais alta, de 35 pavimentos, já sendo revestida. 

A estrutura principal alcançará 121 metros de altura, enquanto uma segunda torre chegará aos 91 metros. O projeto do BIG será vizinho de projetos de Frank Gehry (IAC Building)Jean Nouvel (100 11th Avenue) e Foster + Partners (551 West 21st Street).

Cortesia de Andrew Campbell Nelson Cortesia de Andrew Campbell Nelson Cortesia de Andrew Campbell Nelson Cortesia de TheXI.com + 14

Quais países já baniram o amianto?

15:00 - 14 Agosto, 2018
Quais países já baniram o amianto?, © <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Asbest_leien_-_Asbestos_Roof_Shingles.jpg'>Wikimedia Commons</a>, Licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en">CA Attribution-Share Alike 3.0</a>
© Wikimedia Commons, Licença CA Attribution-Share Alike 3.0

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselhou países de todo o mundo a eliminarem o uso de todos os tipos de amianto para prevenir doenças relacionadas ao material, que é um cancerígeno perigoso. De acordo com a Organização para a Conscientização de Doenças causadas por Amianto, estima-se que 40.000 pessoas morrem a cada ano nos EUA devido ao contato com o material. 

Apesar das preocupações da OMS, a Fast Company informou que, na administração de Trump, "a [Agência de Proteção Ambiental dos EUA] (EPA) tornou ainda mais fácil para as empresas introduzirem novos usos de produtos contendo amianto nos EUA". Embora a Asbestos Nation calcule que 55 países já tenham proibido o cancerígeno, você pode se perguntar: meu país já proibiu o amianto? A seguir, apresentamos uma lista feita por Laurie Kazan-Allen, secretária da organização International Ban Asbestos, que mostra os 65 países e regiões que já baniram o perigoso material.

Desaba a ponte Morandi em Gênova deixando dezenas de vitimas

12:30 - 14 Agosto, 2018
Desaba a ponte Morandi em Gênova deixando dezenas de vitimas, Imagem: said.touama. <a href='https://www.instagram.com/p/BmdtD8BHtuY/'>Via Instagram</a>
Imagem: said.touama. Via Instagram

Uma ponte de cerca de 1,5 quilômetro de extensão entrou em colapso esta manhã em Gênova, na Itália. A ponte Morandi, construída na década de 1960, cruza o rio Polcevera, na porção oeste do porto de Genova, e conecta o centro da cidade com o aeroporto da região. As autoridades creditam o desastre a falhas estruturais somadas a uma forte tempestade que ocorria no momento do colapso.

Exposição "Infinito Vão – 90 anos de Arquitetura Brasileira" na Casa da Arquitectura

10:00 - 14 Agosto, 2018

"O verdadeiro amor é vão, estende-se infinito,
Imenso monolito, nossa arquitetura."
- Gilberto Gil, Drão

Há pouco mais de dois anos a Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura deu início a um enorme esforço que tinha como objetivo reunir um acervo de obras significativas dos últimos 90 anos da história da arquitetura brasileira. Além de aumentar o já imponente acervo da Casa - que conta, entre outros itens, com centenas de maquetes originais de Souto de Moura - o acervo de mais de oito mil documentos da arquitetura brasileira dará corpo à exposição Infinito Vão, com curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião

São Paulo ganha o Parque Augusta, finalmente!

07:00 - 14 Agosto, 2018
São Paulo ganha o Parque Augusta, finalmente! , Parque Augusta. Image © Danilo Verpa/ Folhapress
Parque Augusta. Image © Danilo Verpa/ Folhapress

Final feliz de uma das disputas em torno da apropriação do espaço urbano em São Paulo: o terreno que abrigará o Parque Augusta finalmente se torna um bem público e comum. Depois de décadas de impasse, a função social-ambiental-cultural do último bosque central da cidade prevaleceu sobre o direito das empresas proprietárias do terreno de explorá-lo construindo torres.

Como criar conteúdo de interesse para Arquitetos (Parte 2)

19:10 - 13 Agosto, 2018
Como criar conteúdo de interesse para Arquitetos (Parte 2), © Marc Goodwin
© Marc Goodwin

Em nosso artigo anterior mostramos a importância em diferenciar-se da concorrência por meio de conteúdos capazes de gerarem valor entre o leitor, levando à fidelização de clientes ou à captação de potenciais interessados em seu produto.

LOLA, L + CC e Taller Architects vencem concurso para parque florestal e esportivo em Guang Ming, China

19:00 - 13 Agosto, 2018
LOLA, L + CC e Taller Architects vencem concurso para parque florestal e esportivo em Guang Ming, China, Passarela entre as folhagens das árvores. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC
Passarela entre as folhagens das árvores. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC

LOLA Landscape ArchitectsTaller Architects L+CC divulgaram imagens de seu projeto vencedor do concurso para um parque florestal e esportivo de 600 hectares em Guang Ming, Shenzhen, China. Encomendado em resposta à explosão da indústria de tecnologia na área metropolitana de Shenzhen, o parque dará ênfase à saúde, esportes e natureza para oferecer um contraponto ecológico ao entorno urbano denso.

A colaboração vencedora teve a concorrência dos escritórios JCFO, SWA, e TCL com o júri elogiando o esquema por sua “nova abordagem e [por] estar altamente atento à ecologia local [enquanto] incorpora técnicas românticas e visões urbanas realistas”.

Vista aérea do lago central em direção a Guang Ming. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC Passarela cruzando uma rodovia. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC Cabana da floresta que pode ser alugada por uma noite. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC Pavilhão no lago. Cortesia de LOLA, TALLER, and L+CC + 21

Algoritmos computacionais: o futuro das plantas arquitetônicas?

15:00 - 13 Agosto, 2018
Planta baixa otimizada. Cortesia de Joel Simon
Planta baixa otimizada. Cortesia de Joel Simon

O programador Joel Simon criou um projeto de pesquisa experimental, intitulado Evolving Floor Plans, para explorar organizações de plantas arquitetônicas especulativas e otimizadas usando design generativo. Interessado na sobreposição dos campos da ciência da computação, biologia e arquitetura, Joel organizou as salas de aula e a circulação de pessoas em uma escola hipotética através de um algoritmo genético programado para minimizar o tempo de caminhada, uso dos corredores, entre outros parâmetros.

O objetivo é abordar o desenho da planta arquitetônica somente a partir da perspectiva de otimização, sem considerar convenções ou possibilidade de construção. A pesquisa tem como objetivo analisar como uma combinação de métodos explícitos, implícitos e emergentes permite que plantas de alta complexidade evoluam.

Planta baixa otimizada. Cortesia de Joel Simon Corredores. Cortesia de Joel Simon Janelas. Cortesia de Joel Simon Esquema da conceituação. Cortesia de Joel Simon + 5

O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira

14:00 - 13 Agosto, 2018
O Lugar de Partilha: Uma Casa de Brincar e Não Só… a festa da cumeeira, © Casa da Arquitectura
© Casa da Arquitectura

E, por fim, a obra terminou em festa. Concluída “Uma Casa de Brincar e Não Só… / Not Only a Playhouse”, a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura entregou na última sexta-feira, dia 10 de agosto, o equipamento aos moradores do Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, Portugal. Música e performance fecharam de forma animada duas semanas de intenso trabalho no âmbito da segunda edição de “O Lugar de Partilha”.

Cenouras podem tornar o concreto mais forte e sustentável?

12:00 - 13 Agosto, 2018
via flickr user conchur (CC BY 2.0)
via flickr user conchur (CC BY 2.0)

As cenouras podem não ajudá-lo a enxergar no escuro, mas elas podem tornar seus edifícios mais fortes e mais ecológicos. Engenheiros da Lancaster University, no Reino Unido, trabalharam em colaboração com a Cellucomp Ltd do Reino Unido para estudar os efeitos da adição de “nano plaquetas” extraídas das fibras das raízes para melhorar o desempenho das misturas de concreto.

Os concretos de compósitos vegetais, feitos a partir de vegetais como a beterraba ou a cenoura, têm superado estruturalmente e ambientalmente todos os aditivos de cimento comercialmente disponíveis, tais como grafeno e nanotubos de carbono, fazendo isso a um custo muito menor.

Conheça os vencedores do Arquiteturas Film Festival 2018

19:00 - 12 Agosto, 2018
Conheça os vencedores do Arquiteturas Film Festival 2018, Captura de tela do filme "The Hyms of Muscovy", de Dimitri Venkov. Image Cortesia de Arquiteturas Film Festival
Captura de tela do filme "The Hyms of Muscovy", de Dimitri Venkov. Image Cortesia de Arquiteturas Film Festival

O Arquiteturas Film Festival, um dos mais proeminentes festivais voltados a produções cinematográficas que abordam arquiteturas e cidades, divulgou a lista de filmes premiados na edição de 2018. Em sua 6ª edição, o festival, que é um projeto independente promovido pela DYMA – Do You Mean Architecture, se dedicou a "explorar o que aprendemos com as histórias futuristas, utópicas ou hiper-realistas que têm vindo a moldar a nossa cultura visual através do cinema."

Defendendo que “não há cinema sem arquitetura”, o objetivo do Arquiteturas é descobrir e apresentar produções cinematográficas que fomentem debates reais e válidos do mundo contemporâneo e que ampliem o pensamento critico do espectador. 

BIG projeta complexo de uso misto sobre palafitas em Miami

16:00 - 12 Agosto, 2018
BIG projeta complexo de uso misto sobre palafitas em Miami, Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal
Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal

O escritório Bjarke Ingels Group divulgou imagens de sua proposta para o bairro de Allapattah, em Miami. Publicado em primeira mão pelo The Real Deal, o projeto, que leva o nome de Miami Produce Center, se ergue sobre palafitas e contará com escritórios, equipamentos educacionais, unidades residenciais, comércio, um hotel e estacionamento. O complexo de oito edifícios cobrirá mais de 8 acres a região noroeste do centro de Miami.

Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal Miami Produce Center. Imagem via The Real Deal + 7

SOM Foundation lança novo prêmio para pesquisas que busquem "humanizar altas densidades"

15:00 - 12 Agosto, 2018
SOM Foundation lança novo prêmio para pesquisas que busquem "humanizar altas densidades", One World Trade Center / SOM. Cortesia de  James Ewing
One World Trade Center / SOM. Cortesia de James Ewing

As populações estão se mudando para áreas urbanas em ritmo acelerado. De acordo com as Nações Unidas, a população urbana mundial aumentou de 751 milhões em 1950, para 4.2 bilhões em 2018. Até 2050 é esperado um acréscimo de 2.5 bilhões de pessoas em áreas urbanas. Em resposta a esse crescimento, arquitetos e urbanistas estão sendo desafiados a criar espaços sustentáveis e resilientes, que acomodem as necessidades, vitais e desejáveis, da sociedade. 

SOM, o escritório de arquitetura, urbanismo, design de interiores e engenharia Skidmore, Owings & Merrill, convida educadores e estudantes dos Estados Unidos a se inscreverem no 2018 SOM Foundation Research Prize: "Humanizando Altas Densidades". O prêmio busca uma pesquisa acadêmica interdisciplinar com potencial de "avançar na prática de arquitetura, estrutura, desenho urbano e todas as disciplinas relacionadas". 

11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas

07:00 - 12 Agosto, 2018
11 Álbuns de Kanye West reimaginados como arquiteturas, Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal
Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal

O designer Amaory B. Portorreal produziu uma série de ilustrações retratando casas inspiradas na música de Kanye West. A série é uma resposta ao recente anúncio do rapper de que ele estaria lançando um novo empreendimento de arquitetura focado em moradias de baixa renda.

Mais do que um comentário sobre as interações de West com a arquitetura, a série apresenta um exemplo intrigante da conexão entre música e arquitetura, passando de uma forma de arte lírica e melódica para uma baseada no espaço e na materialidade.

College Dropout. Imagem © Amaory B. Portorreal Late Registration. Imagem © Amaory B. Portorreal Graduation. Imagem © Amaory B. Portorreal 808's & Heartbreak. Imagem © Amaory B. Portorreal + 12

Melhores projetos internacionais de 2018 concedido pelo Instituto Australiano de Arquitetos

19:00 - 11 Agosto, 2018
Melhores projetos internacionais de 2018 concedido pelo Instituto Australiano de Arquitetos, Kampung Admiralty, Singapore / WOHA . Image © Patrick Bingham-Hall via Australian Institute of Architects
Kampung Admiralty, Singapore / WOHA . Image © Patrick Bingham-Hall via Australian Institute of Architects

Instituto Australiano de Arquitetos anunciou os vencedores do seu Prêmio International Chapter 2018. Reconhecendo projetos de fora da Austrália, mas projetados por membros do Instituto Australiano de Arquitetos, o júri homenageou seis projetos de uma lista restrita de 17.

Os projetos abrangem arquitetura comercial, interior, pública, residencial e de pequena escala, com vencedores vindos da Ásia e do Pacífico, incluindo três em Cingapura.

House 412, Sri Lanka / Pulina Ponnamperuma + Robust Architecture Workshop. Image © Kolitha Perera via Australian Institute of Architects Bayshore Park Underpass, Singapore / GreenhilLi Architecture + Design. Image © GreenhilLi via Australian Institute of Architects New Wings at The Asian Civilizations Museum, Singapore / GreenhilLi Architecture + Design. Image © GreenhilLi via Australian Institute of Architects Australian Embassy Bangkok, Thailand / BVN. Image © John Gollings via Australian Institute of Architects + 31

MAD Architects resgata túnel abandonado no Japão com instalações de arte

15:00 - 11 Agosto, 2018
MAD Architects resgata túnel abandonado no Japão com instalações de arte , Gruta de Luz (Água). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc
Gruta de Luz (Água). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc

MAD Architects acaba de inaugurar o seu mais novo projeto, o restauro do famoso túnel do desfiladeiro de Kiyotsu, na prefeitura de Niigata, no Japão. A intervenção concebida pelo escritório de arquitetura fundado por Ma Yansong, transformou o histórico túnel em uma trilha subterrânea de espaços expositivos para a arte conceitual. O “Túnel de Luz”, como foi chamado, foi aberto ao público durante a Trienal de Echigo-Tsumari de 2018, passando por baixo de imensas formações rochosas ao longo de seus 750 metros de túneis e galerias, o túnel culmina em uma plataforma semi aberta que oferece uma vista estonteante para uma das mais belas paisagens naturais do Japão.

A proposta do MAD procurou “transformar os elementos arquitetônicos ao longo do túnel através de intervenções artísticas singulares”. Inspirado em cinco elementos: madeira, terra, metal, fogo e água - o projeto explora a relação entre o ser humano e a natureza, "reconectando os moradores e visitantes com a grandiosa beleza da paisagem natural".

Periscópio (Madeira). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc A gota (Fogo). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc A gota (Fogo). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc Expressão da cor (Terra). Imagem Cortesia de Nacasa & Partners Inc + 22

O que você quer perguntar aos candidatos à presidência sobre nossas cidades? Envie suas questões para o Esquina

10:00 - 11 Agosto, 2018
O que você quer perguntar aos candidatos à presidência sobre nossas cidades? Envie suas questões para o Esquina, © Alex Radelich / Unsplash
© Alex Radelich / Unsplash

O Esquina, blog da jornalista Mariana Barros hospedado no portal do Estadão, lançou o especial #EsquinaNaUrna, para levar aos candidatos à Presidência da República as principais demandas para melhorar as cidades brasileiras. Você faz a pergunta e manda para o Esquina. O blog fará uma seleção para ser respondida pelos candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais.

Steven Holl Architects é escolhido para projetar o futuro campus da Universidade de Dublin

19:00 - 10 Agosto, 2018
Cortesia de Steven Holl Architects
Cortesia de Steven Holl Architects

Steven Holl Architects foi anunciado como vencedor do concurso University College Dublin Future Campus, abrangendo o total de 98 propostas, e como finalistas como Diller Scofidio + Renfro, John Ronan Architects, O’Donnell + Tuomey, Studio Libeskind, e UNStudio.

O projeto vencedor apresenta sete novos quadrados projetados em torno de elementos históricos e bosques, integrando recursos sustentáveis como conectores solares e tanques de retenção de água. O concurso buscou expressar as habilidades criativas da UCD e fortalecer sua presença física e identidade, significando um importante projeto educacional para a capital irlandesa.

Cortesia de Steven Holl Architects Cortesia de Steven Holl Architects Cortesia de Steven Holl Architects Cortesia de Steven Holl Architects + 7

Os monumentos condenados da Europa revolucionária, pelas lentes de Darmon Richter

16:00 - 10 Agosto, 2018
Os monumentos condenados da Europa revolucionária, pelas lentes de Darmon Richter, Complexo Memorial Heroico de Sardarapat. Imagem © Darmon Richter
Complexo Memorial Heroico de Sardarapat. Imagem © Darmon Richter

O pesquisador britânico Darmon Richter lançou recentemente o Monumentalism, um estudo visual de mais de 200 fotografias que mostram projetos construídos pelos regimes socialistas do século XX em todo o mundo. Essas fotos foram feitas em mais de 30 países diferentes e retratam diferentes assuntos, desde desfiles militares na antiga União Soviética até memoriais revolucionários. 

Monumento aos Nove Irmãos Kherkheulidze. Imagem © Darmon Richter Memorial do parque Dudik. Imagem © Darmon Richter Memorial do genocídio armênio. Imagem © Darmon Richter Portões de Artsakh. Imagem © Darmon Richter + 11

Transformar estacionamentos em habitações, o grande desafio para as novas gerações

07:00 - 10 Agosto, 2018
Transformar estacionamentos em habitações, o grande desafio para as novas gerações, © Gensler via LA Times
© Gensler via LA Times

Você está procurando um novo lugar para morar? Talvez seja a hora de ampliar a sua busca e dar uma olhadinha também nas garagens dos edifícios que está visitando. É muito provável que estas antigas estruturas para veículos se transformem na próxima menina dos olhos dos construtores e empreendedores. Somente nos Estados Unidos, considera-se que existam mais de meio bilhão de vagas de estacionamento em um país onde a população é de apenas 326 milhões de habitantes, isso é equivalente a uma área de 6.500 quilômetros quadrados de superfície. Ainda que a tendência mais razoável seja investir em um futuro "livre de carros", estas estruturas continuam pipocando ao redor do mundo. Considerando que as nossas estruturas urbanas estão sendo desenvolvidas para abrigar um número cada vez maior de veículos automotores, como poderíamos reverter estas estruturas no momento em que a demanda começar a diminuir?

Departamento de preservação de Nova Iorque paralisa projeto de reforma do AT&T proposto pelo Snøhetta

16:00 - 9 Agosto, 2018
Departamento de preservação de Nova Iorque paralisa projeto de reforma do AT&T proposto pelo Snøhetta , Proposta de alteração Image Courtesy of DBOX
Proposta de alteração Image Courtesy of DBOX

O projeto de reforma do AT&T Headquartes em Nova Iorque, encabeçado pelo escritório Snøhetta, foi paralisado pela LPC - Landmarks Preservation Commission, o departamento de preservação do patrimônio da cidade. O controverso ícone pós-modernista projetado por Philip Johnson e John Burgree se tornou o mais novo edifício novaiorquino a receber o título de 'Individual Landmark', tornando-se patrimônio da cidade, o que atinge diretamente o projeto de reforma do edifício

O projeto previa uma reforma radical no térreo, adotando um embasamento mais transparente que retirava o revestimento de pedra original. Além disso, o projeto pretendia também instalar uma parede de vidro em frente ao elemento mais importante da arquitetura original, o enorme arco na entrada principal do edifício.O projeto foi amplamente criticado, como no vídeo de Robert A. M. Stern ou ainda pelo docomomo ou pela organização change.org

Proibido em 65 países, amianto volta ao mercado dos EUA

15:00 - 9 Agosto, 2018
Proibido em 65 países, amianto volta ao mercado dos EUA, Cortesia de Flickr de Stefano Mortellaro
Cortesia de Flickr de Stefano Mortellaro

A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) permitiu a reintrodução do amianto na indústria norte-americana, conforme relatado pela Fast Company. A substância perigosa, proibida em 65 países, poderá agora ser introduzida nos EUA por meio de produtos e materiais domésticos comuns.

Este é o resultado de um “SNUR”, sigla em inglês para Nova Regra de Uso Significativo, que permite, entre outras coisas, que produtos contendo amianto sejam aprovados pelo governo federal.