O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Novo presidente do México transforma residência presidencial em centro cultural

16:00 - 11 Dezembro, 2018
© Santiago Arau
© Santiago Arau

© Santiago Arau © Santiago Arau © Santiago Arau © Santiago Arau + 15

A história da antiga residência presidencial de "Los Pinos" remonta ao ano de 1935, quando o presidente Lázaro Cárdenas decidiu transferir o domicílio oficial do Castelo de Chapultepec, um lugar suntuoso demais para o representante popular de um país democrático, para a quinta de "Los Pinos". Este primeiro passo foi dado com a intenção de que os próximos presidentes, ao longo dos seus mandados de seis anos, pudessem simpatizar com a ideia de morar fora de Chapultepec ainda que, posteriormente, pudessem ampliar a estrutura de Los Pinos para melhor acolher o complexo programa da residência presidencial.

383 Projetos nomeados para o Prêmio Mies van der Rohe 2019

12:00 - 11 Dezembro, 2018
383 Projetos nomeados para o Prêmio Mies van der Rohe 2019

A Fundació Mies van der Rohe e a Comissão Europeia divulgaram os 383 projetos nomeados para o Prêmio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2019 - Prêmio Mies van der Rohe. Os projetos, oriundos de 36 países do continente europeu, representam uma ampla gama de tipologias e tipos de escritórios. Dos países incluídos, a maioria dos projetos vem da Espanha e da Bélgica (27 e 21 indicados, respectivamente). Londres, que abriga 12 candidatos, possui mais projetos mais indicados de qualquer outra cidade, seguida por Vilnius (9) e Paris (8).

Portugal colocará em circulação moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura

07:00 - 11 Dezembro, 2018
Portugal colocará em circulação moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura, Moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura. Image via Banco de Portugal. Divulgação
Moeda em homenagem a Eduardo Souto de Moura. Image via Banco de Portugal. Divulgação

Uma moeda comemorativa em homenagem ao arquiteto Eduardo Souto de Moura será colocada em circulação esta semana em Portugal. Parte da série "Arquitetura Portuguesa" de moedas temáticas emitidas pelo Banco de Portugal, a moeda, que vale 7,50 Euros, estará disponível ao público a partir desta quarta-feira, 12 de dezembro, em tesourarias do Banco de Portugal e instituições de crédito.

Königsberger Vannucchi vence concurso para novo mobiliário da Avenida Paulista

19:00 - 10 Dezembro, 2018
Königsberger Vannucchi vence concurso para novo mobiliário da Avenida Paulista, Concurso  Paulista para todos - Proposta de Königsberger Vannucchi . Image via Esquina
Concurso Paulista para todos - Proposta de Königsberger Vannucchi . Image via Esquina

Na última quarta-feira, 05 de dezembro, foi anunciado o projeto vencedor ao Festival de Ideias Paulista Para Todos, iniciativa do Esquina.net.br, em que participaram quatro equipes compostas por escritórios de arquitetura paulistanos (FGMF + Erê Lab, Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados + Mauricio Alito, Nitsche Arquitetos + Petro Fontes, e Paulo Mendes da Rocha + Nadezhda Rocha) avaliados pela equipe de jurados composta por Carlos Leite (urbanista, PhD, professor na FAU Mackenzie, diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria e ex-diretor da São Paulo Urbanismo), Sol Camacho (curadora do Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano e diretora do Instituto Lina Bo Bardi/Casa de Vidro, graduada pela Universidad Iberoamericana, do México, e mestre em Urban Design pela Harvard University) e Renato Schermann Ximenes de Melo (Sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados).

C.F. Møller Architects divulga imagens da nova sede da Carlsberg em Copenhague

16:00 - 10 Dezembro, 2018
C.F. Møller Architects divulga imagens da nova sede da Carlsberg em Copenhague, © C.F. Møller Architects
© C.F. Møller Architects

C.F. A Møller Architects revelou novas imagens de sua proposta para a sede da Carlsberg em Copenhague, na Dinamarca. A construção está em andamento, com a cerimônia de entrega marcada para a primavera de 2018.

A nova imagem oferece uma visão sobre o acabamento externo proposto e a atmosfera interna do projeto, incluindo o átrio central com vista para o local histórico onde a famosa cervejaria começou.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

MoMa anuncia cinco finalistas para o programa PS1 Young Architects 2019

15:00 - 10 Dezembro, 2018
MoMa anuncia cinco finalistas para o programa PS1 Young Architects 2019, Cortesia de Pedro & Juana
Cortesia de Pedro & Juana

O Museu de Arte Moderna e o MoMA PS1 anunciaram os cinco finalistas do Young Architects Program (YAP) 2019. O concurso foi fundado para oferecer ao talento arquitetônico emergente a oportunidade de desenhar uma instalação temporária ao ar livre no pátio PS1 para a série anual de "Warm-Up" do verão do MoMA. Os jovens arquitetos tem o desafio de desenvolver desenhos criativos que proporcionem sombra, bancos e água enquanto trabalham com pautas que abordam os problemas ambientais, como sustentabilidade e reciclagem.

Cortesia de Low Design Office (LOWDO) Cortesia de Matter Design Cortesia de Oana Stanescu Cortesia de TO + 5

Projeto para reconectar moradores de rua com serviços de apoio ganha medalha de pesquisa RIBA 2018

19:00 - 9 Dezembro, 2018
Projeto para reconectar moradores de rua com serviços de apoio ganha medalha de pesquisa RIBA 2018, © Hildrey Studio
© Hildrey Studio

O Instituto Real de Arquitetos Britânicos concedeu a Chris Hildrey do Hildrey Studio, a Medalha RIBA 2018 para a Pesquisa com o projeto ProxyAddress: Usando dados de localização para reconectar aqueles que enfrentam a falta de moradia com os serviços de suporte. O projeto de Hildrey aborda uma das principais causas de falta de moradia no Reino Unido: o fim de um "arrendamento garantido de curta duração "onde um senhorio tem o direito legal de emitir uma ordem de posse. ProxyAddress aborda esse problema por meio da pesquisa colaborativa e aplicação no mundo real.

Startup sustentável supera BIG e Henning Larsen para projeto de uma eco-vila em Copenhague

15:00 - 9 Dezembro, 2018
Startup sustentável supera BIG e Henning Larsen para projeto de uma eco-vila em Copenhague, UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se
UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se

A startup de sustentabilidade Lendager Group venceu BIG e Henning Larsen em competição para projetar uma nova vila ecológica em Copenhague, na Dinamarca. Com UN17 village, a Lendager Group criou o primeiro projeto no mundo que traduzirá todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em ação tangível. Após quase 25 anos de planejamento, as 400 novas residências irão completar o novo distrito da cidade, Ørestad South.

UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se UN17. Imagem Cortesia de tmrw.se + 14

Richard Rogers recebe a medalha de ouro AIA de 2019

19:00 - 8 Dezembro, 2018
Richard Rogers recebe a medalha de ouro AIA de 2019, Centre Georges Pompidou / Richard Rogers + Renzo Piano. Image © Flickr user dalbera licensed under CC BY 2.0
Centre Georges Pompidou / Richard Rogers + Renzo Piano. Image © Flickr user dalbera licensed under CC BY 2.0

Richard Rogers foi premiado com a Medalha de Ouro AIA 2019 pelo Instituto Americano de Arquitetos. O renomado arquiteto e fundador da Rogers Stirk Harbour + Partners foi reconhecido “por sua influência no ambiente construído [que] redefiniu as responsabilidades de um arquiteto com a sociedade”.

Honrando “um indivíduo ou um par de arquitetos cujo corpo significativo de trabalho teve uma influência duradoura na teoria e na prática da arquitetura”, a Medalha de Ouro do AIA é frequentemente considerada a maior honraria concedida nos Estados Unidos pela arquitetura.

NEO Bankside. Image © Edmund Sumner 3 World Trade Center. Image Courtesy of Rogers Stirk Harbour + Partners The Leadenhall Building. Image © Richard Bryant – Courtesy of British Land/Oxford Properties Y-Cube. Image © Grant Smith + 7

UNStudio projeta cidade do futuro na Holanda

16:00 - 8 Dezembro, 2018
UNStudio projeta cidade do futuro na Holanda , City of the Future. Imagem Cortesia of Plompmozes
City of the Future. Imagem Cortesia of Plompmozes

O UNStudio apresentou recentemente uma inovadora proposta para a chamada "cidade do futuro", um projeto piloto implantado no Distrito Central de Inovação (CID) da cidade de Haia. Mais conhecido como "cidade tecno-social", o projeto abrangerá uma área total de um quilômetro quadrado em pleno centro urbano de Haia. A proposta desenvolvida por uma equipe multidisciplinar encabeçada pelos arquitetos do famoso escritório holandês, tem como principal objetivo transformar a região em um novo e moderno bairro verde, auto-suficiente em moradias e escritórios.

City of the Future. Imagem Cortesia of Plompmozes City of the Future. Image Courtesy of UNStudio City of the Future. Imagem Cortesia of Plompmozes City of the Future + 14

Novas imagens do mais recente projeto do BIG para Toronto

15:00 - 8 Dezembro, 2018
KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group
KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group

O Bjarke Ingels Group revelou recentemente as mais novas imagens do projeto habitacional King Street West em Toronto, no Canadá. Concebido como um conjunto de pixels extrudados, as unidades vão se sobrepondo umas as outras de forma a criar uma série de espaços abertos que funcionarão como varandas para salas comerciais e unidades habitacionais. Formalmente, esta abordagem permitiu escalonar o edifício frente aos edifícios históricos existentes no entorno. As últimas imagens revelam como será tanto o interior quanto o exterior deste edifício que nos faz lembrar do clássico projeto de Moshe Safdie em Montreal.

KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group KING Toronto. Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group + 11

Conheça os vencedores do Prêmio IABSP 2018

17:30 - 7 Dezembro, 2018

A Premiação IABsp, um dos mais aguardados e competitivos prêmios da arquitetura brasileira,  revelou ontem, 7 de dezembro, os vencedores de 2018 em 14 categorias. Ao longo dos anos, desde sua primeira edição em 1968, a premiação do IABsp se afirmou como uma importante plataforma de crítica, reconhecimento e divulgação da produção da arquitetura e do urbanismo nacional, promovendo a troca de ideias e de novas soluções entre os arquitetos brasileiros.

Além das premiações por categoria, foi concedido o prêmio Rino Levi, relativo ao conjunto da obra de um arquiteto. Neste ano, quem recebeu a homenagem foi Rosa Kliass, pelo conjunto de sua obra de paisagismo.

Conheça abaixo os vencedores nas categorias:

Carlo Ratti explora o impacto da inteligência artificial nas cidades como tema da Bienal de Shenzhen

16:00 - 7 Dezembro, 2018
Carlo Ratti explora o impacto da inteligência artificial nas cidades como tema da Bienal de Shenzhen, Roboat. Imagem © MIT and AMS_www roboat org
Roboat. Imagem © MIT and AMS_www roboat org

Carlo Ratti acaba de ser anunciado como o curador da próxima Bienal de Arquitetura de Shenzhen de 2019. Ele comporá o time de curadores junto com a equipe da Politécnica de Torino e da South China University. O principal objetivo de uma das principais bienais de arquitetura da atualidade é explorar o impacto da inteligência artificial nas comunidades e no espaço urbano.

A equipe de curadoria da bienal pretende investigar "como será a nossa relação com o espaço urbano depois que os edifícios que projetamos e construímos começarem a responder à nossa presença". A experiência de Ratti no campo da inteligência artificial tem reflexo direto em sua prática junto ao MIT Senseable City Lab, cujos experimentos procuram fornecer uma ideia de como será o futuro das da nossas cidades.

Retrofuturismo em Buenos Aires

15:00 - 7 Dezembro, 2018
Retrofuturismo em Buenos Aires, Buenos Aires no futuro. Fonte: El Hogar, 1929. Nº 1021. Imagem via Ediciones Infinito e Dra. Arq. Margarita Gutman
Buenos Aires no futuro. Fonte: El Hogar, 1929. Nº 1021. Imagem via Ediciones Infinito e Dra. Arq. Margarita Gutman

Buenos Aires em 2018. Habitantes? Quase 3 milhões. Trens magnéticos de alta velocidade? Zero. Arranha-céus interconectados com vias férreas? Zero. DeLoreans voando pelos ares? Lamentavelmente, zero. Inovações no transporte? O metro-bus e a ciclovia. Em termos urbanísticos, a cidade parece não haver avançado no ritmo que se imaginava.

O que existia era uma fé cega no futuro. Um futuro onde tudo seria possível, onde o céu não era o limite e as pessoas poderiam circular livremente sobre as nuvens através de uma rede de caminhos que conectariam altas torres. O que ocorreu? Para isso, devemos viajar no tempo. Mais precisamente, ao passado.

Startup brasileira cria casa pré-fabricada inteligente de montagem rápida

07:00 - 7 Dezembro, 2018
Startup brasileira cria casa pré-fabricada inteligente de montagem rápida, © Filippo Bamberghi/Reprodução
© Filippo Bamberghi/Reprodução

Uma startup brasileira chamada SysHaus, em parceria com o arquiteto Arthur Casas, desenvolveu o projeto de uma casa sustentável e inteligente que fica pronta na metade do tempo de obras comuns. O projeto da startup especializada em imóveis de alto padrão é feito somente com peças de materiais reciclados, como alumínio e MDF. Além disso, a casa não produz resíduos nem desperdício de água.

Conheça o vencedor do Prêmio Nacional Clarin-SCA para estudantes de arquitetura 2018

19:00 - 6 Dezembro, 2018
Conheça o vencedor do Prêmio Nacional Clarin-SCA para estudantes de arquitetura 2018, Cortesía de Agustín Ichuribehere
Cortesía de Agustín Ichuribehere

A recuperação de um patrimônio em desuso, a sua revitalização e a sensibilidade ao entorno foram os conceitos-chave valorizados pelo júri para a definição deste ganhador na décima oitava edição do Prêmio Nacional Clarín-SCA para estudantes de arquitetura.

Agustín Ichuribehere, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de La Plata, conjuntamente com a orientação do professor Martín Villanueva, foi o autor do projeto vencedor. Trata-se de um edifício para o Departamento de Música e Lutheria da Universidade Nacional de Comahue e a intervenção em um bem patrimonial: os galpões da fábrica de sidra "La Reginense" em Villa Regina, Rio Negro, Argentina.

Conheça a proposta em detalhes com as palavras do autor, a seguir.

Aires Mateus projeta ampliação do museu de belas-artes de Toulouse

16:00 - 6 Dezembro, 2018
Aires Mateus projeta ampliação do museu de belas-artes de Toulouse, Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus
Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus

O escritório de arquitetura português Aires Mateus, acaba de divulgar o seu projetou de ampliação para o Musée des Augustins em Toulouse, na França. Reunindo o museu e o convento des Augustins, a proposta do novo edifício tem um claro objetivo, abrir e conectar a instituição ao tecido urbano da cidade de Toulouse. A proposta desenvolvida procura respeitar os valores espaciais do projeto original do convento e do museu, destacando-se através de sua arquitetura, contexto e referência histórica.

Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus Musée des Augustins à Toulouse. Imagem Cortesia de Aires Mateus + 9

Parque flutuante é feito com lixo plástico coletado de rio na Holanda

07:00 - 6 Dezembro, 2018
Parque flutuante é feito com lixo plástico coletado de rio na Holanda, Cortesia de CicloVivo
Cortesia de CicloVivo

Depois de quase cinco anos de projeto, recuperação de plásticos, reciclagem, angariação de fundos e colaboração intensiva, foi inaugurado o primeiro parque flutuante de plástico reciclado. O protótipo foi instalado no porto de Roterdã, o maior porto marítimo da Europa na segunda maior cidade holandesa.

Com 140m², o chamado “Recycled Park” comprova o potencial dos materiais descartados. No caso deste projeto, coube a fundação Recycled Island recolher os plásticos, durante um ano e meio, instalando “armadilhas” nos rios poluídos (que poderiam parar no mar).

Illuminated River transformará o rio Tâmisa de Londres em instalação luminosa

16:00 - 5 Dezembro, 2018
Illuminated River transformará o rio Tâmisa de Londres em instalação luminosa, Cortesia Leo Villareal Studio
Cortesia Leo Villareal Studio

O artista Leo Villareal e o escritório de arquitetura Lifschutz Davidson Sandilands, com sede em Londres, estão trabalhando juntos para projetar e instalar a primeira fase do projeto de arte pública da Illuminated River Foundation, que irá iluminar elementos arquitetônicos de pontes existentes, redefinindo a paisagem à beira-rio.

Esta instalação marca o estágio inicial do projeto que foi anunciado há quase dois anos. Todas as etapas devem ser concluídas até 2022. Em sua totalidade, incluirá intervenções em 15 pontes no centro de Londres - criando uma obra de arte única e conectada ao longo do rio que flui da Albert Bridge, no oeste de Londres, até a Tower Bridge, no centro da cidade.

IKEA e Tom Dixon firmam parceria para desenvolver produtos voltados à agricultura urbana

15:00 - 5 Dezembro, 2018
IKEA e Tom Dixon firmam parceria para desenvolver produtos voltados à agricultura urbana, © IKEA
© IKEA

A IKEA em colaboração com Tom Dixon firmaram uma frutífera parceria para repensar o futuro da agricultura urbana, “transformando nossas casas em fazendas do século XXI”. Em sua participação conjunta no próximo Chelsea Flower Show, a feira de paisagismo mais popular do Reino Unido, a equipe compartilhará com a comunidade internacional soluções inovadoras que poderão ser utilizadas para cultivar plantas e vegetais em sua casa e jardim”.

O conceito que aproximou Tom Dixon da IKEA é a ideia de celebrar o cultivo de alimentos como um elemento fundamental da vida cotidiana, algo que poderá inspirar um estilo de vida mais saudável e sustentável. Considerando a economia de recursos que esta atividade poderá ocasionar, reduzindo o gasto com combustível para transporte de alimentos, o desperdício de água e alimentos em si, a equipe fará uso dos princípios de design democrático da IKEA para “promover a agricultura e o consumo sustentável e acessível em nossas casas e comunidades urbanas”.

Pavilhão temporário é construído na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi

12:00 - 5 Dezembro, 2018
Pavilhão temporário é construído na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, © Simon Plestenjak
© Simon Plestenjak

O Instituto Bardi acaba de inaugurar o seu "Pavilhão de Verão", uma estrutura construída aos pés da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, e que contará com uma agenda de concertos, exposições, palestras, entre outros usos. Construída em meio à vegetação e com uma forma orgânica que lembra obras de Lina, o pavilhão ao mesmo tempo mescla-se e chama atenção no contexto. Toda a arrecadação realizada durante as atividades será revertida para a manutenção e programação cultural do Instituto Bardi / Casa de Vidro em 2019.

Veja abaixo o memorial do projeto, desenvolvido por Sol Camacho.

Em foco: Lina Bo Bardi

06:00 - 5 Dezembro, 2018
Em foco: Lina Bo Bardi, © Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
© Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Hoje, 05 de dezembro, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992) completaria 104 anos. Uma das arquitetas de maior importância e expressividade na arquitetura brasileira do século XX, Lina estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e, logo após se graduar, mudou-se para Milão, onde foi editora da Revista Quiaderni di Domus após ter trabalhando para Gio Ponti.

Resultado do Concurso para a reurbanização da área central de Conde, Paraíba

19:00 - 4 Dezembro, 2018
Resultado do Concurso para a reurbanização da área central de Conde, Paraíba, Projeto - 1º Lugar. Image Cortesia de Prefeitura de Conde
Projeto - 1º Lugar. Image Cortesia de Prefeitura de Conde

No dia 22 de outubro, o projeto vencedor do 1º Concurso Público de Projetos de Conde foi divulgado. Foram enviados 32 projetos, vindos de 11 estados com propostas de intervenção para uma área de aproximadamente 14.266 m², com projetos de paisagismo, urbanismo, infraestrutura urbana e dos equipamentos públicos e mobiliários do espaço. A área definida como objeto do concurso é a que concentra a maior quantidade de áreas livres e equipamentos públicos implantados dentro do perímetro urbano de Conde, como mercado, escolas, praças, igrejas, feira livre, serviços de transporte e repartições públicas. Dentre eles, as praças Pedro Alves e Antônio de Sousa Santos, juntamente com as ruas Domingos Maranhão e Nossa Senhora da Conceição, apresentam expressivos potenciais urbanísticos e abrigam relevantes eventos sociais da cidade.

O júri foi formado por profissionais da área de arquitetura e urbanismo, além de um representante local. O projeto vencedor veio de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e atendeu a vários aspectos solicitados que foram a economia, o comércio local e a criação de espaços de permanência para a população. A equipe formada por Bruno de Moraes Britto, Camila Bellver Alberti, Douglas Silveira Martini, Jean Michel Forte dos Anjos e Mariana Mocellin Mincarone. Veja os projetos premiados abaixo:

As cidades e países mais criativos segundo o Airbnb

15:00 - 4 Dezembro, 2018
As cidades e países mais criativos segundo o Airbnb, Tianjin Binhai Library / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute. Imagem © Ossip Van Duivenbode
Tianjin Binhai Library / MVRDV + Tianjin Urban Planning and Design Institute. Imagem © Ossip Van Duivenbode

À medida que nos aproximamos do final do ano, começamos a refletir sobre tudo que aconteceu neste intenso ano de 2018. Tendo isso em vista, o Airbnb realizou uma ampla pesquisa em sua base de dados para apresentar quais são, segundo o seu ponto de vista, as cidades e os países mais "criativos" deste ano. Os dados se referem à procura dos hóspedes que trabalham e se envolvem com atividades e industrias criativas. A lista se baseia em uma antiga pesquisa realizada pelo Airbnb, a qual revelou que um em cada dez hóspedes do Airbnb e um em cada três anfitriões se identificam como membros da comunidade criativa.

Veja à seguir a lista daqueles que foram considerados os principais países e cidades para a comunidade criativa segundo o novo estudo divulgado pelo Airbnb. Para os arquitetos e arquitetas que já estão planejando (ou já planejaram) às férias deste final de ano, divulgamos anteriormente aqui dez projetos do ArchDaily que podem ser reservados através do Airbnb.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.