O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

C.F. Møller Architects divulga imagens de um "marco escultural" no porto de Aarhus

16:00 - 24 Junho, 2018
C.F. Møller Architects divulga imagens de um "marco escultural" no porto de Aarhus, Cortesia de Aestethica Studio
Cortesia de Aestethica Studio

O escritório C.F. Møller Architects divulgou imagens de sua torre de escritórios de 144 metros de altura no porto de Aarhus, na Dinamarca. Projetada para ser um "marco escultural", a proposta combina funções culturais, comerciais e de negócios para ativar o espaço público em uma antiga área industrial portuária.

O projeto inclui a recuperação de um complexo industrial existente de 5.600 metros quadrados, que será aberto para estabelecer uma conexão mais forte entre espaços internos e externos. A geometria da nova torre se inspira no edifício existente, estabelecendo um diálogo entre o antigo e o novo tecido urbano.

Cortesia de Aestethica Studio Cortesia de Aestethica Studio Cortesia de Aestethica Studio Cortesia de Aestethica Studio + 15

Apartamento da Unité d'Habitation de Le Corbusier é restaurado em seu desenho original

15:00 - 24 Junho, 2018
Apartamento da Unité d'Habitation de Le Corbusier é restaurado em seu desenho original, © Didier Gaillard- Hohlweg
© Didier Gaillard- Hohlweg

O arquiteto Philipp Mohr liderou a reforma de um apartamento na icônica Unité d’Habitation em Berlim, de Le Corbusier, realizada com base no projeto original do arquiteto franco-suíço. Ao longo de dois anos, a equipe de Mohr se engajou na pesquisa de arquivos, compras de antiguidades e no levantamento da Unité d'Habitation Marseille, na França.

Mohr comprou o apartamento em 2016 e embarcou em uma jornada de demolição, medição e extensa renovação, incluindo a diminuição do pé-direito e deslocamento de paredes móveis, a fim de recriar o interior originalmente previsto por Le Corbusier.

© Didier Gaillard- Hohlweg © Didier Gaillard- Hohlweg © Didier Gaillard- Hohlweg © Didier Gaillard- Hohlweg + 23

Ecos do território mexicano, pelas lentes de Santiago Arau

10:00 - 24 Junho, 2018
Ecos do território mexicano, pelas lentes de Santiago Arau, © Santiago Arau
© Santiago Arau

© Santiago Arau © Santiago Arau © Santiago Arau © Santiago Arau + 12

Santiago Arau é um renomado fotógrafo cuja obra se concentra em imagens aéreas do território mexicano. Sua lentes apontam de Ciudad Juarez a Cancun e Holbox, da fronteira norte até o sudeste mexicano, de 5.500 metros acima do nível do mar até cinco metros abaixo dele, já tendo percorrido mais de 5 mil quilômetros. Santiago define este recurso como "uma perspectiva diferente da que estamos acostumados, uma vez que ver as coisas de cima nos coloca onde estamos, é uma maneira de medir a escala humana, urbana e geográfica dentro de um território. As possibilidades de enquadramento de um drone são infinitas, você pode decidir a altura, o enquadramento e a técnica para fotografar um objeto, maximizando o poder da câmera."

Broadway Malyan projetará uma "cidade da saúde" em Brisbane, Austrália

19:00 - 23 Junho, 2018
Broadway Malyan projetará uma "cidade da saúde" em Brisbane, Austrália, Cortesia de Broadway Malyan
Cortesia de Broadway Malyan

Para o seu primeiro grande projeto na Austrália, o escritório internacional Broadway Malyan foi escolhido pelos empreendedores por trás da Greater Springfield, a maior comunidade planejada do continente, para projetar um novo distrito voltado à saúde em torno do terreno do Hospital Privado de Springfield, em Brisbane. Já um centro de saúde que contém o hospital, Aveo Springfield Retirement Village e um hotel, a proposta expandiria a chamada “cidade da saúde” para incluir uma expansão hospitalar, consultórios médicos, espaço residencial e comercial, bem como instalações para bem-estar. educação, pesquisa, hospitalidade, cuidado com idosos e empresas start-up.

"Biodomos" nas montanhas dos Emirados Árabes buscam promover o ecoturismo

16:00 - 23 Junho, 2018
"Biodomos" nas montanhas dos Emirados Árabes buscam promover o ecoturismo, Cortesia de Baharash Architecture
Cortesia de Baharash Architecture

O edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, possui 828 metros de altura e está no coração do centro urbano de Dubai, região em constante crescimento. Mas apenas algumas horas a leste da metrópole, um tipo diferente de monumento está atraindo turistas para os Emirados Árabes Unidos (EAU): as Montanhas Al Hajar. Com o seu pico a 3.008 metros, a elegância natural da cordilheira rivaliza com as conquistas arquitetônicas do país. O Biodomes Wildlife Conservation Center, um projeto da Baharash Architecture para o Eco Resort Group dos EAU, visa celebrar a cordilheira a partir de um paradigma de ecoturismo.

Cortesia de Baharash Architecture Cortesia de Baharash Architecture Cortesia de Baharash Architecture Cortesia de Baharash Architecture + 10

UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã

15:00 - 23 Junho, 2018
UNStudio projeta teleférico sustentável em Amsterdã, Cortesia de Plompmozes
Cortesia de Plompmozes

UNStudio divulgou as últimas imagens do seu projeto para o IJbaan, um teleférico sustentável que deverá conectar as áreas oeste e norte de Amsterdã. O projeto, idealizado pelos fundadores Mas Dekker e Willem Wessels, surgiu como uma campanha de crowdfunding ainda em 2015. Como resultado desta empreitada, o teleférico deverá entrar em operação até 2025, em comemoração ao 750º aniversário da cidade. A proposta de transporte “100% elétrico” faz parte da ambição da capital holandesa em transformar-se no maior centro europeu de inovação urbana, integrando a tecnologia e projetos arrojados aos sistemas de transporte público existentes.

Percorrendo uma distância de 1,5 km, o teleférico conectará dois dos distritos residenciais mais prósperos de Amsterdã, Amsterdam-West e Amsterdam-Noord, através de um sistema de três torres e duas estações. A estrutura urbana foi concebida para acomodar uma futura terceira estação, dependendo do padrão de crescimento dos distritos vizinhos.

Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes Cortesia de Plompmozes + 8

O brutalismo de Toronto, pelas lentes de Ruta Krau

10:00 - 23 Junho, 2018
© Ruta Krau
© Ruta Krau

A fotógrafa Ruta Krau registrou imagens impressionantes do Andrews Building, um dos edifícios brutalistas mais famosos do Canadá e exemplar celebrado da arquitetura em concreto de Toronto. Projetado por John Andrews, arquiteto da icônica CN Tower de Toronto, o Andrews Building incorpora o espírito modernista de se conectar com o contexto natural, aspecto evidente em sua implantação sobre uma ravina, emergindo como uma piramide escalonada a partir desse acidente topográfico. 

As fotografias de Krau capturam a estética bruta e natural do edifício modernista, destacando a textura deixada pelas tábuas de madeira usadas para enformar o concreto aparente. Presente tanto no interior como no exterior, essa textura complementa os pisos de coloração terrosa e as paredes revestidas de madeira.

© Ruta Krau © Ruta Krau © Ruta Krau © Ruta Krau + 19

Benoy divulga imagens de novo projeto na orla marítima em Wenzhou, China

19:00 - 22 Junho, 2018
Benoy divulga imagens de novo projeto na orla marítima em Wenzhou, China, Cortesia de Benoy
Cortesia de Benoy

Benoy divulgou imagens de seu projeto vencedor no concurso para um empreendimento em Wenzhou, China. INCITY MEGA fará parte do masterplan do Eixo Verde Central, um distrito paisagístico que atravessa o tecido urbano da cidade.

O esquema INCITY MEGA, de 250 mil metros quadrados, ocupará dois dos oito terrenos do Eixo Central Verde, com um programa de uso misto que inclui comércio, cinemas, praças e academias. O esquema é em resposta a uma população de consumidores em rápido crescimento em Wenzhou e se juntará às propostas anteriores na região de Hammer Schmidt LassenUNStudio e HENN.

Cortesia de Benoy Cortesia de Benoy Cortesia de Benoy Cortesia de Benoy + 8

Exposição "Freestanding" revela a poética da arquitetura de Sigurd Lewerentz

16:00 - 22 Junho, 2018
Exposição "Freestanding" revela a poética da arquitetura de Sigurd Lewerentz, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Como parte de nossa cobertura para Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, apresentamos Freestanding, uma exposição no Pavilhão Central da Bienal. Abaixo, a equipe descreve sua contribuição com suas próprias palavras.

CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan

10:00 - 22 Junho, 2018
CAU/BR reivindica salário mínimo profissional para arquitetos no concurso do Iphan, Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, RJ. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0
Igreja de Santa Rita de Cássia, Paraty, RJ. Image © Rodrigo Soldon, via Flickr. Licença CC BY-ND 2.0

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU/BR enviou uma carta aberta à presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a historiadora Kátia Bogéa, reivindicando remuneração de salário mínimo profissional para os arquitetos que forem selecionados através do concurso nacional lançado na semana passada.

John Portman & Associates vence concurso para torre em Wuxi, China

19:00 - 21 Junho, 2018
Cortesia de John Portman & Associates
Cortesia de John Portman & Associates

Mesmo após a morte do arquiteto John Portman em janeiro, o escritório continua seu legado de arquitetura hoteleira inovadora e elegante. Na segunda-feira, a firma de Atlanta e Xangai anunciou que havia sido escolhida para projetar uma nova torre residencial e hoteleira em Xi Shui, China. O projeto de Portman & Associates, apelidado de “Greenland Wuxi 200”, venceu as inscrições internacionais para um concurso de projeto oferecido pelo empreendedor Greenland Hong Kong Wuxi.

Learning Systems: livro da a+t analisa a complexidade de projetos escolares de diferentes partes do mundo

15:00 - 21 Junho, 2018
Learning Systems: livro da a+t analisa a complexidade de projetos escolares de diferentes partes do mundo, Cortesia de a+t architecture publishers
Cortesia de a+t architecture publishers

Os edifícios escolares abrigam sistemas complexos. Do jardim de infância ao corpo docente da universidade, a jornada através dos níveis de aprendizagem consiste em um acúmulo de experiências vitais decorrentes da interação entre esses sistemas.

A função educacional, assim chamada pelo funcionalismo, agora constrói seus ambientes com novos paradigmas que refletem e respondem a uma agenda social cada vez mais diversificada e complexa.

Fotografias mostram o Palácio da Justiça de São Paulo após restauro

07:00 - 21 Junho, 2018
Fotografias mostram o Palácio da Justiça de São Paulo após restauro , © Daniel Ducci
© Daniel Ducci

Projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e construído na famosa Praça Clovis, no centro de São Paulo, entre os anos 1920 e 1940, o Palácio da Justiça de São Paulo ocupa uma área de 25 mil metros quadrados e apresenta uma planta simétrica, com quatro torreões formando seus ângulos em cujas alas distribuem-se os ambientes. Entre 2014 e 2016, o edifício foi restaurado pelo escritório paulistano Kruchin Arquitetura

WXCA Architects recebe o primeiro prêmio em concurso para Museu na Polônia

19:00 - 20 Junho, 2018
WXCA Architects recebe o primeiro prêmio em concurso para Museu na Polônia, Cortesia de WXCA Architects
Cortesia de WXCA Architects

O edifício proposto pela WXCA Architects foi escolhido como o vencedor para o Muzeum Książąt Lubomirskich em Wroclaw, na Polônia. Mais de 100 projetos de todo o mundo foram submetidos ao projeto. No entanto, a proposta da empresa vencedora forneceu um equilíbrio homogêneo de desenho contemporâneo com elementos clássicos, um conceito que levou ao seu primeiro prêmio.

Cortesia de WXCA Architects Cortesia de WXCA Architects Cortesia de WXCA Architects Cortesia de WXCA Architects + 14

Módulo residencial auto-suficiente permitirá viver em meio à natureza sem abrir mão das comodidades contemporâneas

16:00 - 20 Junho, 2018
Módulo residencial auto-suficiente permitirá viver em meio à natureza sem abrir mão das comodidades contemporâneas , Cortesia de IO House
Cortesia de IO House

O ruído incessante dos canteiros de obras, as ruas caóticas da cidade, a monotonia de passar mais de 8 horas por dia em um cubículo... Todos este efeitos colaterais da vida urbana podem afetar profundamente o nosso corpo e a nossa mente. Viver em meio à natureza pode até parecer libertador, no entanto, nossa dependência tecnológica faz com que a vida fora do ambiente urbano seja praticamente inviável. Bem, e se você pudesse manter o estilo de vida moderno e, ao mesmo tempo, dormir em uma casa escondida na floresta?

A IO Houses criou a SPACE, um projeto habitacional versátil e inovador para pessoas que amam a natureza e querem preservá-la mas não querem abrir mão dos confortos e comodidades da vida contemporânea.

Cortesia de IO House Cortesia de IO House Cortesia de IO House Cortesia de IO House + 7

De volta para o passado com estas versões brutalistas de relógios de cuco

15:00 - 20 Junho, 2018
© Guido Zimmermann
© Guido Zimmermann

Máquinas de café e gnomos de jardim à parte, os fanáticos do brutalismo agora poderão expressar seu amor pelo controverso estilo modernista de outra maneira, tudo graças ao novo trabalho do artista alemão Guido Zimmermann. Seus belíssimos “Cuckoo Blocks” reinventam o tradicional relógio de cuco da Floresta Negra com um desenho inspirado no brutalismo modernista do final da década de 1960.

Mais do que um objeto de decoração para os fanáticos brutalistas, os relógios são, na verdade, uma resposta à crise da classe média resultado do aumento dos preços dos aluguéis nas metrópoles modernas. 

© Guido Zimmermann © Guido Zimmermann © Guido Zimmermann © Guido Zimmermann + 16

As 25 piores tendências do design de interiores dos últimos 50 anos

10:00 - 20 Junho, 2018
As 25 piores tendências do design de interiores dos últimos 50 anos, © Dmitri Kessel
© Dmitri Kessel

A decoração é um campo muito suscetível a variações de gosto, dependendo do profissional responsável pelo projeto. Para descobrir quais foram os maiores "crimes" do design de interiores dos últimos 50 anos, a Samsung fez uma pesquisa com o público britânico. 

A gigante tecnológica pediu a duas mil pessoas que votassem nas piores tendências do design de interiores dos últimos 50 anos. Os resultados são tão controversos quanto variados, totalizando 25 "modismos" que surgiram no último meio século que que não deixaram nenhum ambiente doméstico intacto. 

Traga vida para seus renders com estas escalas humanas em alta resolução do Studio Esinam - gratuitas com o código promocional do ArchDaily

16:00 - 19 Junho, 2018
© Studio Esinam
© Studio Esinam

O escritório sueco Studio Esinam lançou uma nova seção de arquivos de escalas humanas, oferecendo uma ajuda para arquitetos e designers que procuram trazer vida para suas renderizações e visualizações. Os produtos do estúdio, incluindo estas fachadas de ícones da arquitetura, são feitos na Suécia com materiais ecológicos.

Em comemoração ao lançamento, o estúdio oferece um pacote misto de 50 arquivos em alta resolução de graça - o custo usual é de £100. Os usuários podem ter acesso à oferta usando o código de desconto “archdaily” na loja online

Time-lapse da construção dos estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar

15:00 - 19 Junho, 2018
Time-lapse da construção dos estádios para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar, via screenshot from video
via screenshot from video

Com a chegada da Copa do Mundo de 2018, nós, arquitetos, já podemos dar uma olhada no que está sendo construído para a próxima edição do maior evento esportivo do mundo. A Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Qatar oferece tudo aquilo que há de mais emocionante na arquitetura de estádios, com a maioria das infraestruturas sendo construídas do zero. Vários arquitetos de renome mundial apresentaram propostas, e o seguinte conjunto de vídeos recém-lançados mostra a progressão de cada estádio, à medida que chegamos à aproximadamente quatro anos para o início da competição. Enfatizando a tecnologia da construção destas mega estruturas, os vídeos destacam um lado às vezes negligenciado dos projetos de estádios. Para materializar a incrível arquitetura destes estádios, sem a necessidade de renders fenomenais - como os produzidos por Foster + Partners e Zaha Hadid Architects - impressionantes tecnologias de engenharia e controle de compatibilização de projetos são necessários, e nos primeiros estágios da construção, isso se torna o ponto mais importante. Veja à seguir a beleza dessas maravilhas estruturais, mas esteja ciente - você poderá ficar com febre durante a próxima Copa do Mundo.

via screenshot from video via screenshot from video via screenshot from video via screenshot from video + 25

Adobe recria tipografias perdidas de mestres da Bauhaus

07:00 - 19 Junho, 2018
Adobe recria tipografias perdidas de mestres da Bauhaus, Bauhaus Dessau. Image © Nate Robert via Flickr Licença CC BY-SA 2.0
Bauhaus Dessau. Image © Nate Robert via Flickr Licença CC BY-SA 2.0

A ideia de obra de arte total - Gesamtkunstwerk - norteou diversas escolas e movimentos no século passado e com a Bauhaus não foi diferente. Arquitetura indissociável do design de mobiliário; este, por sua vez, em profundo diálogo com o vestuário, design gráfico, pintura, etc., na Bauhaus os campos se influenciavam mutuamente, diluindo a fronteira entre arte e indústria e evoluindo em conjunto. Seu fechamento em 1933 pelo regime nazista deixou em suspensão centenas de projetos.

Com o objetivo de reviver alguns dos trabalhos iniciados na Bauhaus, a Adobe lançou o projeto Hidden Treasures, que pretende trazer ao mundo digital cinco fontes tipográficas inspiradas em desenhos originais de cinco mestres da escola: Joost Schmidt, Xanti Schawinsky, Reinhold Rossig, Calr Marx e Alfred Arndt.

Conheça os ganhadores dos Prêmios Danta 2018 da Bienal de Arquitetura da Guatemala

19:00 - 17 Junho, 2018
Conheça os ganhadores dos Prêmios Danta 2018 da Bienal de Arquitetura da Guatemala, Uno Uno / Shoarq. Image © SHOARQ
Uno Uno / Shoarq. Image © SHOARQ

Entre as atividades e conferências realizadas por três dias consecutivos no Teatro Lux do centro histórico da Cidade da Guatemala, a Bienal de Arquitetura da Guatemala (BAG) apresentou nos últimos dias de maio, as obras e projetos vencedores do Danta Awards. 

Nesta ocasião, a organização propôs que a arquitetura "é tratada como um compromisso com a esfera pública e privada e com o poder de negociar mudanças individuais ou coletivas para construir seus sonhos e aspirações, até para expressar seus ideais utópicos". Nesse contexto, o júri do concurso analisou mais de 100 projetos postulados em toda a Guatemala e no restante da América Central, premiando parques, habitações coletivas, ginásios e reformas, entre outras tipologias, que responderiam ao cenário descrito pela BAG 2018.

Todos os projetos premiados na categoria profissional serão registrados e premiados para participar da XXI Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito 2018, onde serão expostos juntamente com projetos de todo o continente americano e submetidos ao veredicto do júri.

Kennedy Center divulga novas imagens das obras do projeto de expansão de Steven Holl

16:00 - 17 Junho, 2018
Kennedy Center divulga novas imagens das obras do projeto de expansão de Steven Holl, Cortesia de Steven Holl Architects
Cortesia de Steven Holl Architects

O Centro John F. Kennedy de Artes Cênicas divulgou novas imagens da obra de expansão projetada por Steven Holl Architects em Washington DC. Com inauguração prevista para setembro de 2019, o projeto de expansão do REACH visa “oferecer aos artistas e visitantes novas e amplas oportunidades para interagir totalmente com o Centro”.

O projeto tem cerca de 7.000 metros quadrados de área construída em um terreno de 4,6 acres, o que representa um aumento de 20% na área de acesso público e o dobro de espaços ao ar livre. 

Cortesia de Field Conditions Cortesia de Field Conditions Cortesia de Steven Holl Architects Cortesia de Steven Holl Architects + 13

Serpentine Pavilion de Frida Escobedo, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

15:00 - 17 Junho, 2018
Serpentine Pavilion de Frida Escobedo, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Após a inauguração da Serpentine Pavillion 2018, projetada pela arquiteta mexicana Frida Escobedo, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu voltou suas lentes para Londres. As imagens registram a beleza elementar do pavilhão do Escobedo, definido por uma fachada de cimento permeável inspirada nas celosias mexicanas.

Mesclando elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, o pavilhão se concentra em um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com a mesma técnica usada nas celosias mexicanas. 

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 30

Está na hora de repensarmos os prêmios de arquitetura?

10:00 - 17 Junho, 2018
Está na hora de repensarmos os prêmios de arquitetura?, Esquerda: Robert Venturi e Denise Scott Brown, © Frank Hanswijk; Direita, Franklin Court na Filadélfia, projetada por Venturi Scott Brown and Associates, © Mark Cohn
Esquerda: Robert Venturi e Denise Scott Brown, © Frank Hanswijk; Direita, Franklin Court na Filadélfia, projetada por Venturi Scott Brown and Associates, © Mark Cohn

A arquitetura, em sua forma realizada, não é nem a visão nem o trabalho de uma única pessoa. É uma prática inerentemente coletiva em seus processos. Mas a arquitetura como a conhecemos só é celebrada depois de concluída, e raramente é celebrada pela forma como é produzida. Poucos prêmios reconhecem a vasta rede de pessoas que permite àqueles que estão no topo da pirâmide colocarem seus nomes nas obras concluídas.

Controvérsias recentes lançaram mais luz sobre esse aspecto - da petição para que Denise Scott Brown fosse reconhecida retroativamente pelo trabalho que rendeu ao seu marido, Robert Venturi, o Prêmio Pritzker em 1991 (pedido que foi rejeitado pelo Pritzker) a revelações no início deste ano sobre a maneira como arquitetos como Richard Meier abusam de seu poder no campo profissional para ganhos pessoais