O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Instituto Moreira Salles de São Paulo instala escultura permanente de Richard Serra

07:30 - 21 Fevereiro, 2019
© Cristiano Mascaro - Instituto Moreira Salles
© Cristiano Mascaro - Instituto Moreira Salles

Um dos artistas de maior influência na arte contemporânea, o escultor norte-americano Richard Serra terá sua primeira obra aberta à visitação pública da América Latina instalada em São Paulo. A sede do Instituto Moreira Salles na Avenida Paulista abrigará permanentemente a escultura Echo, feita especialmente para o centro cultural, e que poderá ser visitada gratuitamente pelo público a partir do próximo sábado no jardim externo do instituto.

Museu da Ciência Robótica de Seul será construído por... robôs

19:00 - 20 Fevereiro, 2019
© Melike Altınışık Architects
© Melike Altınışık Architects

O escritório turco Melike Altınışık Architects (MAA) venceu um concurso internacional para o projeto do Museu de Ciências Robóticas de Seul, Coréia do Sul. Organizada pelo Governo Metropolitano de Seul, o concurso exigiu um projeto “inédito”, voltado a apoiar a formação em robótica e aumentar o interesse público pelo tema.

Os princípios da robótica, ciência, tecnologia e inovação moldaram todos os aspectos do projeto, desde a forma e estrutura até o material e operação. O escopo principal do museu é “criar um universo próprio para robôs e seus visitantes”, e o edifício se manifesta como uma estrutura esférica, não-direcional.

© Melike Altınışık Architects © Melike Altınışık Architects © Melike Altınışık Architects © Melike Altınışık Architects + 9

HOZO desenvolve régua de rolamento digital capaz de medir superfícies curvas com precisão

13:00 - 20 Fevereiro, 2019

O estúdio HOZO Design C.O. lançou uma campanha de financiamento coletivo no Indiegogo para a “primeira régua compacta de rolamento digital”. A “ROLLOVA” se propõe a substituir réguas e trenas tradicionais por um dispositivo compacto que mede curvas e retas. O corpo de aço inoxidável conta com uma tela digital de alto contraste que mostra as medidas das superfícies.

Com uma tolerância máxima de + -0,4%, o dispositivo pode medir distâncias de até 10 metros. Para medidas em cantos de janelas, o aparelho compensa o valor adicionando seu próprio raio ou o diâmetro, semelhante aos medidores de laser convencionais.

Votações abertas para o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019

11:00 - 20 Fevereiro, 2019
Votações abertas para o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019

2018 foi um excelente ano para o ArchDaily. Nossa audiencia global continuou crescendo, aproveitando dos quase 40.000 novos artigos e 4.300 novos projetos publicados em nossa plataforma. Estamos orgulhosos e entusiasmados por alcançar leitores em todos os cantos do mundo e aproveitamos a oportunidade para continuar compartilhando inspirações, conhecimentos e ferramentas necessárias para projetar um mundo urbanizado mais amigável e democrático. 

Recentemente compartilhamos com nossos leitores as tendências que definirão o campo da arquitetura em 2019. Pudemos identificar essas tendências de forma confiável, não apenas por nossa experiência acumulada em publicá-las, mas também devido à nossa abordagem baseada em dados. Temos o compromisso de ouvir e compartilhar os interesses de nossos leitores - e nenhum esforço exemplifica melhor isso que nosso prêmio anual Building of The Year.

A edição de 2019 do BOTY, será apresentada em parceria com a Unreal Engine, e isso é particularmente estimulante para o ArchDaily, uma vez que marca dez anos consecutivos de nossos programas de premiação. Com o Building Of The Year, pedimos a você, leitoras e leitores, que compartilhe a responsabilidade de reconhecer e escolher os projetos que causaram impactos na profissão. Ao compartilhar sua opinião, você se torna parte de uma rede imparcial e representativa de jurados dedicados a destacar os projetos mais relevantes da última década.

Nas próximas três semanas, essa sabedoria coletiva irá reduzir os mais de 4.000 projetos publicados no ano passado em apenas 15 destacados finalistas - os melhores de cada categoria do ArchDaily

Esta é a sua chance de premiar a arquitetura que você admira ao nomear seus projetos favoritos para os Building of the Year Awards 2019!



UMAPaz oferece curso gratuito de construção sustentável em São Paulo

07:30 - 20 Fevereiro, 2019
UMAPaz oferece curso gratuito de construção sustentável em São Paulo, Imagem cortesia de CicloVivo
Imagem cortesia de CicloVivo

No mês de abril, a UMAPaz realiza um curso voltado para pessoas que queiram conhecer mais sobre sustentabilidade aplicada a projetos de arquitetura e construção civil, incluindo pequenas reformas. Com abordagem introdutória, busca esclarecer conceitos sobre construções sustentáveis para interessados no tema sem exigir conhecimento prévio.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

REX divulga projeto para o Centro de Artes Performáticas da Brown University

21:00 - 19 Fevereiro, 2019
REX divulga projeto para o Centro de Artes Performáticas da Brown University, Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON
Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON

O escritório de arquitetura e design REX revelou seu projeto para o novo Centro de Artes Performáticas da Brown University. O edifício acadêmico e cultural foi feito para ser um espaço flexível e adaptável que serve como um hub para performances. Combinando um salão principal multifuncional com um palco aberto, o projeto atende à necessidade de um espaço de performance adequado para grandes apresentações. O novo centro foi projetado para incentivar a colaboração e inspirar novos modos de produção artística e cultural.

Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON Centro de Artes Performáticas da Brown University. Imagem Cortesia de LUXIGON + 35

Arq.Futuro e Beĩ Editora lançam Aprendendo A Viver Na Cidade na Escola Da Cidade

15:00 - 19 Fevereiro, 2019
Cortesia de BEI Editora
Cortesia de BEI Editora

Concebido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o curso “Aprendendo a viver na cidade” tem como objetivo despertar os jovens para a importância de compreender a cidade, ao mesmo tempo descobrindo como interferir nela. O curso é entregue em formato de livro - que já pode ser encontrado nas livrarias - e será lançado oficialmente na Escola da Cidade, no próximo dia 27/02. O curso conta com vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Os professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula terão acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

Fundació Joan Miró inaugura exposição sobre o papel do desenho na vida e obra de Lina Bo Bardi

07:30 - 19 Fevereiro, 2019
Fundació Joan Miró inaugura exposição sobre o papel do desenho na vida e obra de Lina Bo Bardi, Imagem das salas da exposição " Lina Bo Bardi Drawing" na Fundació Joan Miró. © Fundació Joan Miró, Barcelona. Foto: Pep Herrero
Imagem das salas da exposição " Lina Bo Bardi Drawing" na Fundació Joan Miró. © Fundació Joan Miró, Barcelona. Foto: Pep Herrero

A Fundació Joan Miró, de Barcelona, apresenta Lina Bo Bardi Drawing, a primeira exposição a focar especificamente o papel do desenho na vida e obra da arquiteta brasileira nascida na Itália.

A exposição apresenta uma coleção cuidadosamente selecionada de cem desenhos do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, testemunhando a importância de desenhar em todas as etapas da carreira multidisciplinar de Bo Bardi. O projeto tem curadoria de Zeuler Rocha Lima - arquiteto, artista, pesquisador e especialista internacional em Bo Bardi - com apoio da Fundació Banco Sabadell.

Residência WW: um novo espaço para mulheres empreendedoras na Cidade do México

19:00 - 18 Fevereiro, 2019
Residência WW: um novo espaço para mulheres empreendedoras na Cidade do México, © Alejandro Catala
© Alejandro Catala

© Alejandro Catala © Alejandro Catala © Alejandro Catala © Alejandro Catala + 16

Residência WW é um projeto no México que nasce da ideia de gerar uma comunidade entre mulheres através de um espaço que constitui um clube social e de negócios dentro de uma casa dos anos 1920 situada na Rua Edgar Allan Poe 102, na Cidade do México. O objetivo é criar uma comunidade de mulheres e promover um espaço para o desenvolvimento da mesma.

Categorias para você

Manuelle Gautrand desenvolve projeto de condomínio futurista em Amsterdã

15:00 - 18 Fevereiro, 2019
Manuelle Gautrand desenvolve projeto de condomínio futurista em Amsterdã, Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari
Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari

A arquiteta francesa, Manuelle Gautrand, desenvolveu um projeto de uso misto com 400 unidades residencias para o mais novo bairro futurista de Amsterdã, o Hyde Park. Os edifícios foram concebidos de acordo com diferentes "temas" e encontram-se distribuídos ao redor de uma praça central, como uma vila sustentável, isso porque o projeto procura alcançar metas ambientais ambiciosas, transformando-se em um modelo de vida sustentável. Além disso, cada uma das estruturas é única e exclusiva, apresentando diferentes volumes, materiais, cores e alturas.

Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari Hyde Park Residence. Imagem Cortesia de Romain Ghomari + 15

Expansão do Norton Museum projetada por Foster + Partners é inaugurada na Flórida

19:00 - 17 Fevereiro, 2019
Expansão do Norton Museum projetada por Foster + Partners é inaugurada na Flórida, Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young
Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young

A expansão do Norton Museum of Art, projetada pelo escritório Foster + Partners, foi inaugurada em West Palm Beach, na Flórida. Dois anos após o início das obras, o museu abrirá as portas para o público, apresentando uma nova fachada principal. O projeto preserva a ala leste original, de 1941, e a lógica do plano desenhado pelo arquiteto Marion Sims Wyeth.

Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young Expansão do Norton Museum. Imagem © Nigel Young + 7

Academia Bezalel de Artes e Design projetada pelo SANAA em Jerusalém tem inauguração prevista para 2022

15:00 - 17 Fevereiro, 2019
Academia Bezalel de Artes e Design projetada pelo SANAA em Jerusalém tem inauguração prevista para 2022, Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de SANAA
Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de SANAA

O novo campus da Academia Bezalel de Artes e Design em Jerusalém, projetado pelo escritório japonês SANAA, tem nova data de inauguração. Inicialmente proposto em 2013, o projeto para a escola de arte nacional de Israel teve início em 2015 e será inaugurado, segundo as previsões, em 2022. O campus está sendo construído no centro da cidade de Jerusalém e terá capacidade para receber 2.500 estudantes e 500 membros do corpo docente.

Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de SANAA Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de SANAA Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de Bezalel Academy of Arts and Design Bezalel Academy of Art and Design. Image Cortesia de Bezalel Academy of Arts and Design + 5

Pavilhão Barcelona é transformado em uma instalação de luz por Luftwerk & Iker Gil

13:00 - 17 Fevereiro, 2019
Pavilhão Barcelona é transformado em uma instalação de luz por Luftwerk & Iker Gil, Geometry of Light. Image © Kate Joyce
Geometry of Light. Image © Kate Joyce

Uma nova instalação de luzes e lasers projetada pelo estúdio Luftwerk e Iker Gil transformou o famoso Pavilhão Barcelona de Mies van der Rohe. Intitulada Geometry of Light, a instalação foi pensada para destacar os materiais e a estrutura através da luz e do som. Partindo da grade tridimensional que define as superfícies do pavilhão, a instalação oferece uma nova camada interpretativa que percorre e reimagina o espaço arquitetônico.

Dubai anuncia a construção de mais uma torre com mais de 500 metros de altura

21:00 - 16 Fevereiro, 2019
Dubai anuncia a construção de mais uma torre com mais de 500 metros de altura, © Dubai Holding
© Dubai Holding

A Dubai Holding divulgou detalhes do mais recente arranha-céu planejado para a maior metrópole dos Emirados Árabes Unidos. O Burj Jumeira terá 550 metros de altura e é “inspirado nas ondas harmoniosas das dunas e oásis” da região. Oficializada no dia 31 de janeiro deste ano na presença do líder do país, o Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, a nova torre fará parte de um grande empreendimento conhecido como Downtown Jumeira, “uma cidade do futuro que se destaca por seu design inteligente e coesa rede de infraestrutura."

A fachada da torre será revestida por telas digitais que podem ser utilizadas para várias ocasiões e celebrações. Ademais, a torre contará com um lounge e restaurante 450 metros acima do solo, além de vários mirantes de observação que oferecerão aos visitantes vistas panorâmicas de Dubai.

© Dubai Holding © Dubai Holding © Dubai Holding © Dubai Holding + 6

Mario Botta projeta edifício para um "zoológico reverso" na Bélgica

19:00 - 16 Fevereiro, 2019
Mario Botta projeta edifício para um "zoológico reverso" na Bélgica, Cortesia de Philippe van Gelooven
Cortesia de Philippe van Gelooven

Em breve o público terá a oportunidade de experimentar a vulnerabilidade e o temor de habitar, mesmo que brevemente, o reino animal. O “Reverse Zoo”, LABIOMISTA, uma espécie de zoológico reverso, é um projeto de 60 acres encabeçado pelo artista belga Koen Vanmechelen e deve ser inaugurado em 2019.

Royal Academy anuncia lista de jovens arquitetos indicados para o Prêmio Dorfman

13:00 - 16 Fevereiro, 2019

A Royal Academy revelou os finalistas do Prêmio Dorfman, uma premiação anual que reconhece jovens talentos da arquitetura. O prêmio é dado àqueles "que re-imaginam o futuro da arquitetura e cujo trabalho demonstra um alto grau de sensibilidade para o contexto local e global".

Nesta edição, os selecionados são: Fernanda Canales (México), Alice Casey e Cian Duggan da TAKA Architects (Irlanda), Mariam Kamara do Atelier Masomi (Níger) e Boonserm Premthada do Bangkok Project Studio (Tailândia). O júri do prêmio deste ano incluiu Alan Stanton (Presidente), Louisa Hutton, Phyllida Barlow, Kirsty Wark, Lesley Lokko e Richard Burdett. O vencedor será anunciado ainda este ano.

Painel de Portinari doado à ONU será recriado em mosaico na USP

07:30 - 16 Fevereiro, 2019
Painel de Portinari doado à ONU será recriado em mosaico na USP, Painel "Guerra e Paz" de Candido Portinari na ONU, Nova Iorque. Image Cortesia de Oficina de Mosaicos
Painel "Guerra e Paz" de Candido Portinari na ONU, Nova Iorque. Image Cortesia de Oficina de Mosaicos

Liderada pelos portugueses Isabel Ruas e Gonçalo Ruas, a Oficina de Mosaicos criará uma releitura da obra Guerra e Paz, enorme painel pintado por Candido Portinari e doado à ONU em 1956, na forma de mosaico, que ficará exposta permanentemente no campus da USP no Butantã. O projeto tem o apoio do filho do artista, João Portinari, e está em fase de captação de recursos.

Masterplan do SOM na Nigéria começa a ser construído

21:00 - 15 Fevereiro, 2019
Masterplan do SOM na Nigéria começa a ser construído, Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill
Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill

A Skidmore, Owings & Merrill acaba de dar início as obras do masterplan desenvolvido para a cidade de Alárò, um projeto urbano que pretende integrar uma enorme área urbanizada à leste de Lagos, a maior cidade da Nigéria. O distrito modelo de uso misto contará com uma nova porta de entrada para a cidade de Lagos, um novo distrito comercial internacional, um novo porto e ainda um novo aeroporto. Desenvolvido por encomenda do governo local de Lagos e em parceria com a maior empresa de construção da África, a Rendeavour, o projeto foi concebido para impulsionar o investimento de capital estrangeiro na região além de criar um novo centro econômico e cultural para a África Ocidental.

Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill Alárò City. Imagem Cortesia de Skidmore, Owings & Merrill + 8

Artista constrói escultura de aço inoxidável de 17 toneladas a partir de mapas de Londres

19:00 - 15 Fevereiro, 2019
Artista constrói escultura de aço inoxidável de 17 toneladas a partir de mapas de Londres, Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons
Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons

O artista Lee Simmons inaugurou uma escultura 15 metros de altura e 17 toneladas no bairro de Marylebone, em Londres. Batizado de Quadrilinear, o projeto consiste em cinco camadas de aço cortado a laser que, empilhadas, atingem quatro pavimentos de altura. De geometria retangular, a coluna de aço inoxidável é baseada em mapas históricos desconstruídos do bairro.

Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons Quadrilinear. Imagem © Lee Simmons + 10

Brasil receberá versão tropical do festival Burning Man

07:30 - 15 Fevereiro, 2019
Brasil receberá versão tropical do festival Burning Man, Edição de 2018 do Burning Man teve como atração uma bola espelhada gigante projetada por Bjarke Ingles. Cortesia de Bjarke Ingels
Edição de 2018 do Burning Man teve como atração uma bola espelhada gigante projetada por Bjarke Ingles. Cortesia de Bjarke Ingels

Imagine um cenário digno de Mad Max, mas recheado com instalações artísticas tecnológicas. É assim que se parece a paisagem do Burning Man, festival de arte e contracultura norte-americano que todos os anos constrói — e, logo em seguida, destrói — uma cidade inteira, no meio do deserto de Nevada, para sediar o evento. Mas a novidade é que o Brasil agora faz parte da programação, recebendo sua própria edição anual do festival: o Tropical Burn.

BIG projeta teleférico de acesso ao novo estádio de beisebol do Oakland Athletics

21:00 - 14 Fevereiro, 2019
BIG projeta teleférico de acesso ao novo estádio de beisebol do Oakland Athletics, Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group
Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group

O Bjarke Ingels Group divulgou o projeto de um teleférico que funciona como acesso ao novo estádio de beisebol da equipe Oakland Athletics. A nova estrutura substituirá o Oakland-Alameda County Coliseum, construído há 51 anos. O acesso ao estádio consiste em um meio de transporte de zero emissão de carbono que oferecerá um novo ponto de vista a quem chega para assistir às partidas.

Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group Imagem Cortesia de Bjarke Ingels Group + 5

Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami

10:40 - 14 Fevereiro, 2019
Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami,  Serpentine Pavilion 2019, Design Render, Interior View, © Junya Ishigami + Associates
Serpentine Pavilion 2019, Design Render, Interior View, © Junya Ishigami + Associates

A Serpentine Gallery de Londres anunciou o arquiteto japonês Junya Ishigami como responsável pelo projeto do Serpentine Pavilion 2019. Ishigami, que aos 44 é o segundo arquiteto mais jovem a participar do programa (depois de Frida Escobedo), é conhecido por seus projetos que exploram aspectos como leveza e efemeridade.

O projeto de Ishigami consiste em uma grande superfície de ardósia suspensa no parque, erguida por esbeltos pilotis que criam uma paisagem interna que lembra uma floresta. A penumbra proporcionada pela cobertura criará um espaço sereno para contemplação e reflexão. Ishigami explica que seu projeto para o pavilhão exemplifica a ideia de "espaço livre", com a qual ele "busca a harmonia entre estruturas feitas pelo homem e aquelas que já existem".

Serpentine Pavilion 2019 será projetado pelo arquiteto japonês Junya Ishigami Junya Ishigami, Botanical Garden Art Biotop / Water Garden, Tochigi, Japan, 2018, © Junya Ishigami + Associates Junya Ishigami by Tasuko Amada Serpentine Pavilion 2019, Design Render, Exterior View, © Junya Ishigami + Associates + 6

Restauração do Palácio Gustavo Capanema chega à última etapa

07:30 - 14 Fevereiro, 2019
Restauração do Palácio Gustavo Capanema chega à última etapa, Palácio Gustavo Capanema, ícone do modernismo mundial. Foto: Oscar Liberal / Iphan
Palácio Gustavo Capanema, ícone do modernismo mundial. Foto: Oscar Liberal / Iphan

Hoje se inicia mais uma etapa de obras no edifício que é símbolo do modernismo no Brasil, o Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). Essa será a última parte de uma série de intervenções promovidas no prédio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), garantindo sua completa restauração e a valorização de sua importância enquanto ícone arquitetônico.

MoMA divulga data de abertura e novas imagens da expansão de Diller Scofidio + Renfro

19:00 - 13 Fevereiro, 2019
MoMA divulga data de abertura e novas imagens da expansão de Diller Scofidio + Renfro, Vista exterior do museu de arte moderna na 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro
Vista exterior do museu de arte moderna na 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro

O Museu de Arte Moderna (MoMA) anunciou a data de abertura, em outubro de 2019, de sua extensão projetada por Diller Scofidio + Renfro / Gensler, que oferecerá 3.700 metros quadrados de espaço de galerias para a famosa instituição em Manhattan. A expansão apresenta duas importantes adições, com os estúdios Marie-Josée e Henry Kravis criando um espaço duplo para programação experimental e ao vivo, e a Plataforma Paula e James Crown oferecendo ritmo experimental e criativo para explorar ideias, questões e processos que surgem da coleção do MoMA.

O projeto não foi criado sem controvérsias, com considerável reação gerada a partir da decisão de demolir o American Folk Art Museum, a fim de abrir caminho para a nova expansão. Falando ao Los Angeles Times, em janeiro de 2014, a diretora do DS + R, Liz Diller, abraçou as críticas, dizendo que "nós estaríamos do mesmo lado se não soubéssemos todos os detalhes".

Corte norte/sul - perspectiva através dos novos espaços da galeria no Museu de Arte Moderna, olhando para o leste ao longo da 53rd Street. Imagem © Diller Scofidio + Renfro Elevação do Museu de Arte Moderna na Fifty-Third Street, com vista de corte abaixo do nível da rua. Imagem © Diller Scofidio + Renfro Vista da Plataforma Marlene Hess e James D. Zirin. Imagem © Iwan Baan Vista do segundo andar olhando para o leste com a nova loja do museu, bar e Plataforma Daniel e Jane Och. Imagem © Iwan Baan + 12

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.