Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos: campanha do CAU/RJ visa ampliar o acesso à profissão

Nesta semana estreia a campanha publicitária nacional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), com o tema "Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos", que tem como objetivo ressaltar a importância do trabalho do arquiteto e urbanista para a sociedade como um todo, inclusive para quem pensa em reformas e construções mais modestas. Como exemplo, a campanha apresenta o condomínio Moradas da Saúde, no Rio de Janeiro, projeto do arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis. 

Os melhores trabalhos de conclusão de curso em 2019

No final de cada ano realizamos uma chamada de trabalhos finais de graduação dos leitores de países lusófonos. Com isso, buscamos selecionar os projetos que consideramos os mais interessantes a fim de apresentar visões inspiradoras e debates para todo o nosso público.

Nesta edição, recebemos 333 propostas de todo o Brasil e algumas cidades portuguesas. A seleção destes trabalhos é realizada de acordo com os quais julgamos mais bem apresentados, graficamente interessantes e cuja temática abordada consideramos instigante e oportuna a um trabalho de conclusão de curso. Mais que simplesmente resolver um projeto de modo satisfatório, entendemos que um TCC/TFG -- por condensar os esforços do estudante em um momento de passagem da academia para a vida profissional (mas, importante mencionar, ainda fazendo parte da trajetória acadêmica) -- deve levantar questões e incitar a discussão acerca do tema proposto.

Vale ressaltar que diversas propostas não seguiram o regulamento da chamada e foram desclassificadas ou apresentaram uma quantidade insuficiente de material para avaliação. 

Veja, a seguir, nossa seleção* dos 32 melhores trabalhos de conclusão de curso de países de língua lusófona acompanhados pelas descrições enviadas por seus autores.

Prefeitura de Salvador vai melhorar calçadas e cobrar os donos dos imóveis

A Prefeitura de Salvador está lançando a segunda fase do programa "Eu Curto Meu Passeio", que tem o objetivo de promover a reforma das calçadas mal mantidas e que ofereçam risco à população.

Snøhetta vence concurso para projetar o novo teatro de Xingtai na China

O escritório norueguês de arquitetura Snøhetta foi selecionado para projetar o mais novo marco urbano de Xingtai, uma das cidades mais antigas da China. Atravessando um período de grandes mudanças, a cidade de Xingtai decidiu investir em um projeto icônico que representasse este momento e o Snøhetta foi o escritório escolhido para dar forma a este objetivo. O Grande Teatro de Xingtai, previsto no novo plano diretor da cidade desenvolvido a alguns anos, será em breve o mais novo monumento construído na província chinesa de Hebei.

Architectural Review anuncia os vencedores do prêmio "AR New into Old 2019"

A revista Architectural Review anunciou a Sala Beckett de Flores & Prats como projeto vencedor do prêmio AR New into Old 2019. O projeto foi selecionado pelo júri da AR que destacou seu processo único de restauração e renovação. Também foram atribuídas duas menções honrosas e três menções, destacando projetos com alternativas sustentáveis. Os prêmios AR New into Old reconhecem as maneiras criativas pelas quais os edifícios antigos são reformados, adaptando-se aos novos usos contemporâneos.

© Nic Lehoux © Mika Huisman © Fuji Koji © Nataly Lee + 14

Acompanhe as obras do primeiro edifício de Álvaro Siza em Nova Iorque

Com 120 metros de altura e localizado na esquina da West 56th Street com a Eleventh Avenue, o primeiro edifício de Álvaro Siza em Nova Iorque está prestes a ser concluído. Nomeado 611 West 56th Street, o condomínio residencial contará também com diversos equipamentos para seus residentes, como uma piscina, um spa, uma academia, um playground para crianças e espaços para eventos.

Kansas City se torna a primeira grande cidade dos EUA a adotar transporte público gratuito

Kansas City se tornou a primeira grande cidade dos Estados Unidos a adotar transporte público gratuito. Na semana passada, o Conselho Municipal votou por unanimidade a favor de tornar o sistema de ônibus da cidade gratuito, fazendo par ao sistema gratuito de bondes lançado em 2016.

Biblioteca pública nos Países Baixos vence o grande prêmio WAF 2019

O World Architecture Festival convidou profissionais de todo o mundo a apresentarem seus projetos em uma variedade de categorias. Os vencedores destas categorias defenderam seus edifícios diante de um júri especial ao final do evento.

Nesta edição do festival, a Biblioteca Pública LocHal projetada pelo escritório Civic Architects foi eleita o Edifício do Ano. O projeto foi selecionado dentre uma lista que incluía trabalhos de firmas como Heatherwick Studio, CEBRA, Nikken Sekkei e Roger Stirk Harbour + Partners.

© Su Chen, Chun Fang © Onnis Luque © Francisco Nogueira © Laurian Ghinitoiu + 18

APCA divulga os vencedores de 2019 na categoria Arquitetura

A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou ontem a lista de vencedores do Prêmio APCA 2019. A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem arquitetura, artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão.

Desde 2010, a APCA incorporou os críticos de arquitetura, que este ano concederam sete prêmios: melhor obra de arquitetura; resistência ambiental; valorização da arquitetura no debate público; valorização do patrimônio arquitetônico; trajetória dedicada à Universidade Pública e à pesquisa acadêmica; urbanidade; e apropriação urbana.

Adjaye Associates e Daniel Boyd se unem para projetar a nova Sydney Plaza

A cidade de Sydney selecionou o escritório Adjaye Associates e o artista aborígine contemporâneo Daniel Boyd para projetar um novo edifício, praça, e obra de arte pública. O projeto busca descobrir a história perdida do lugar onde está inserido, reconciliar culturas e definir identidades.

OMA divulga imagens de seu mais recente hotel em Amsterdã

O OMA concluiu as obras de sua mais recente adição à paisagem construída de Amsterdã. O edifício formado pelo empilhamento de três volumes triangulares deslocados abrigará o Nhow Amsterdam RAI Hotel.

Cortesia de OMA © Walter Herfst © Walter Herfst © Walter Herfst + 20

MVRDV projeta novo Centro de Exposições para a cidade de Utrecht

MVRDV em parceria com o Jaarbeurs, o Centro de Exposições e Convenções da cidade de Utrecht na Holanda, projetou um novo plano diretor para a área, incluindo um novo edifício com uma mega cobertura jardim para o complexo do centro de exposições da cidade. O sócio fundador da MVRDV, Winy Maas, disse que o principal objetivo deste projeto é criar “um novo jardim para a cidade de Utrecht”. O novo Jaarbeurs foi projetado para ser um edifício sustentável, aberto para a cidade em todas as direções, e dotado de uma cobertura verde acessível e escalonada que conectará o topo do edifício aos espaços públicos do entorno através de uma série de terraços e jardins escalonados.

Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 10

Pavilhão construído com material reciclado transforma espaço público na África do Sul

O escritório de sul-africano de arquitetura theMAAK acaba de inaugurar uma instalação de arte pública desenvolvida durante o último workshop Design & Make realizado anualmente pelo escritório na Cidade do Cabo. Chamada de Follies in the Veld (FITV), a oficina aberta promovida pelo theMAAK busca aproximar profissionais da indústria da arquitetura e a comunidade em geral, desenvolvendo projetos coletivos e inclusivos para determinados espaços da cidade. Neste ano de 2019, os participantes construíram uma grande 'folie', ou instalação de arte pública, exclusivamente com materiais reciclados.

© Sophie Zimmermann © Ella Petousis Cortesia de theMAAK_FITV 2019 Cortesia de theMAAK_FITV 2019 + 11

Documentário City Dreamers destaca quatro mulheres arquitetas que repensaram a cidade

City Dreamers é um documentário do cineasta Joseph Hillel que destaca a cidade de amanhã em constante mudança e a vida e obra de quatro mulheres arquitetas que reconsideraram o ambiente urbano. Phyllis Lambert, Denise Scott Brown, Cornelia Hahn Oberlander e Blanche Lemco van Ginkel são pioneiras inspiradoras que observaram e moldaram a cidade de hoje e de amanhã.

Ponte de concreto negro faz a conexão entre uma vila e um cemitério na República Tcheca

Ondřej Císler, da Aoc architects, e Petr Tej, do Instituto Klokner de Praga, projetaram uma ponte sobre o rio Dřetovice em Vrapice, perto da cidade de Kladno, na República Tcheca.

© Jakub Skokan e Martin Tůma / BoysPlayNice © Jakub Skokan e Martin Tůma / BoysPlayNice © Jakub Skokan e Martin Tůma / BoysPlayNice © Jakub Skokan e Martin Tůma / BoysPlayNice + 33

Estudantes constroem abrigos para comunidades em situação de emergência na Argentina

A Faculdade de Arquitetura, Desenho, Arte e Urbanismo da Universidade de Morón (UM FADAU) na região metropolitana de Buenos Aires, tornou-se conhecida em toda a Argentina por implementar uma nova tipologia de trabalho de conclusão de curso, chamado de Projeto Final Integrador (PFI). Desde a sua implementação em 2016, ao longo do último ano do curso os estudantes de arquitetura se comprometem a desenvolver projetos sociais em escala real, projetando, gerenciando e construindo edifícios que devem então ser doados à uma organização sem fins lucrativos ou município de sua escolha. A iniciativa da Faculdade de Arquitetura de Morón faz parte do Programa Acadêmico de Assistência Federal “PAAF!!”, criado pela mesma Faculdade com o intuito de aproximar o ensino e a extensão, capacitando seus alunos para enfrentar os problemas mais urgentes e a desenvolver soluções inteligentes e que possam contribuir de imediato para a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais carentes do país.

Escritórios de arquitetura de Istambul, pelas lentes de Marc Goodwin

O fotógrafo de arquitetura Marc Goodwin visitou recentemente Istambul para continuar sua jornada documentando os escritórios de arquitetura do mundo. Ele visitou várias cidades e países, incluindo Brasil, Cidade do Panamá, Holanda, Dubai, Londres, Paris, Pequim, Xangai, Seul, países nórdicos, Barcelona e Los Angeles. Em Istambul, Marc fotografou 10 escritórios trabalhando em diferentes tipos e escalas de projetos. Descubra os escritórios individuais e a cidade através do recurso mais recente de Marc.

© Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin © Marc Goodwin + 21

MoMA disponibiliza para download "Brazil Builds": o livro que apresentou a arquitetura brasileira para o mundo

Em 13 de janeiro de 1943, cidadãos de Nova Iorque - e, de modo geral, arquitetos de todo o mundo - puderam conhecer a arquitetura brasileira. Brazil builds : architecture new and old, 1652-1942 foi a exposição realizada pelo MoMA - Museu de Arte Moderna sobre a arquitetura produzida no Brasil não apenas naquele momento, mas desde meados do século XVII.

12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo encerra com série de palestras no IABsp

Em exposição até 8 de dezembro no CCSP, a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo faz parte dos projetos realizados pelo IAB - Departamento de São Paulo. Neste sábado, dia 7, o instituto celebra esta edição que se encerra com conversas sobre as perspectivas para o novo ciclo de gestão. O evento acontece na sede do IABsp e tem entrada gratuita.

Heatherwick Studio divulga imagens do projeto "1000 Trees" em Xangai

O Heatherwick Studio publicou novas imagens do projeto "1000 Trees" atualmente em construção na cidade de Xangai, na China. Datadas de agosto de 2019, as novas imagens mostram o rápido progresso da construção deste edifício de mais de 300.000 metros quadrados, o qual deverá ser concluído e inaugurado já em 2020.

© Qingyan Zhu © Qingyan Zhu © Qingyan Zhu © Qingyan Zhu + 12

Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo entre as 50 melhores cidades para se investir em 2019

O Global Power City Index (GPCI) é um relatório anual no qual as principais cidades do mundo são ranqueadas conforme o seu poder de "magnetismo", ou seja, a capacidade que estas cidade tem para atrair investimentos, pessoas e capital. No relatório deste ano, o GPCI incluiu três cidades latino-americanas entre as cinquenta cidades mais atrativas para se investir.

Guia gratuito permite calcular a quantidade de água usada nas edificações

A preocupação em relação ao uso de recursos naturais na arquitetura tem recebido cada vez mais a atenção de profissionais e pesquisadores e já é possível vislumbrar, inclusive, um futuro em que arquitetos terão não apenas que projetar, mas também viabilizar o desmonte e reciclagem das edificações. Nesse sentido, assume grande destaque a conscientização sobre do desperdício de água em canteiros de obra, questão que se tornou tema de um guia lançado recentemente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Anunciados os vencedores do segundo dia do WAF 2019

Com a continuação do World Architecture Festival 2019, anunciamos a seguir os vencedores do segundo dia do evento. Dentre os premiados estão obras de Herzog & de Meuron, Heathewick Studio, White Arkitekter, entre outros.

© Stijn Bollaert © Kuo-Min Lee © Rasmus Hjortshoj © Shengliang Su + 22

Artista celebra os pilares mais icônicos da arquitetura brasileira na Art Miami

A artista Patrícia Golombek celebra alguns dos mais emblemáticos pilares da arquitetura moderna brasileira em sua série de pinturas em acrílico sobre tela intitulada Brazilian Columns of the 20th Century, em exposição na galeria Espace Meyer-Zafra, como parte do evento Art Miami.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.