Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, FachadaComplexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de InterioresComplexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, VigaComplexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, AçoComplexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos Responsáveis: Gustav Düsing & Max Hacke
  • Cliente: TU Braunschweig
  • Programa: Prédio da Universidade, Centro de Aprendizagem
  • Orçamento: 5.2 Mi
  • Tipo De Construção: Híbrida aço-madeira modular e desmontável
  • Cidade: Braunschweig
  • País: Alemanha
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Fachada
© Leonhard Clemens

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão de Estudos da Universidade Técnica de Braunschweig, projetado pelos arquitetos Gustav Düsing e Max Hacke, de Berlim, é um inovador edifício universitário desenhado para atender à evolução do cenário acadêmico em um mundo pós-pandemia. Com aulas digitais e inteligência artificial desafiando os modelos tradicionais de aprendizagem, o papel do campus universitário está sendo reimaginado.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Imagem 6 de 23
© Leonhard Clemens
Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Fachada, Corrimão
© Leonhard Clemens

Localizado no campus central da prestigiosa universidade, o edifício de dois andares serve como um novo marco, integrando-se perfeitamente às vias existentes.

O principal objetivo foi criar um espaço acessível e versátil que atenda a estudantes de todas as disciplinas, oferecendo um ambiente de aprendizagem contemporâneo que complemente as tipologias de campus existentes. O conceito de espaço aberto promove várias atividades estudantis e fornece um ambiente flexível para trabalho em grupo, seminários, palestras e atividades de lazer. Um dos princípios fundamentais do Pavilhão de Estudos é sua hierarquia espacial plana, promovendo a troca de conhecimento interdisciplinar e a comunicação interpessoal entre estudantes e membros do corpo docente.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores
© Iwan Baan
Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Imagem 18 de 23
Planta - Térreo
Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Iwan Baan

Diferentemente das tipologias tradicionais de campus, como salas de aula e bibliotecas que enfatizam a transferência de conhecimento unilateral, este edifício incentiva a colaboração e a interação. Ele fornece uma base para todas as atividades, concedendo aos estudantes a máxima liberdade em sua utilização.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela, Corrimão, Aço
© Lemmart

Para cultivar um senso de comunidade que transcenda as disciplinas individuais, o espaço foi intencionalmente projetado para ser uniforme, eliminando áreas de tráfego e divisões espaciais entre os níveis. Em vez disso, uma série de zonas foi criada, cada uma com suas próprias escadas e entradas. Desde áreas espaçosas de pé-direito duplo até refúgios aconchegantes e espaços de apresentação, o Pavilhão de Estudos oferece uma variedade de ambientes. Notavelmente, o edifício apresenta uma fachada totalmente envidraçada que inunda o interior com luz natural e se conecta perfeitamente com os espaços exteriores. Cortinas acústicas, carpetes e forros contribuem para um agradável ambiente sonoro, possibilitando as trocas.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores
© Lemmart

O princípio organizacional do edifício gira em torno do conceito de uma superestrutura, permitindo a constante reconfiguração da planta. Essa flexibilidade garante que o edifício permaneça relevante como um novo elemento do campus por um longo período.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Mesa
© Iwan Baan
Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Imagem 20 de 23
Corte Perspectivado

A inovadora construção híbrida de aço e madeira é completamente desmontável. A estrutura de suporte primária modular, composta por vigas e pilares em uma malha de 3x3m, permite fácil reconstrução ou realocação. O conceito está alinhado com a ideia de um "depósito de materiais futuros", promovendo práticas de construção circular através da reutilização de elementos arquitetônicos como painéis de fachada, escadas e plataformas.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Interiores, Cerca, Terraço, Jardim
© Leonhard Clemens

Com relação à eficiência energética, o Pavilhão de Estudos depende de um fornecimento de aquecimento proveniente de 80% de energia renovável, complementado por sondas terrestres para resfriamento no verão. Um arco de 3m de profundidade com uma cobertura e varandas fornece sombra durante o verão enquanto aproveita o ganho de calor solar durante o inverno, esse método passivo é apoiado pela presença de até 200 estudantes trabalhando em laptops. O edifício é naturalmente ventilado através de janelas oscilobatentes e de uma claraboia central.

Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Lemmart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braunschweig, Lower Saxony, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Educacional TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke" [Study Pavilion TU Braunschweig / Gustav Düsing + Max Hacke] 30 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001409/complexo-educacional-tu-braunschweig-gustav-dusing-plus-max-hacke> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.