Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Rudy Ricciotti + Amelia Tavella projetam o Conservatório de Música Ajaccio na França

Amelia Tavella e Rudy Ricciotti venceram o concurso para projetar o Conservatório Henri Tomasi de Música, Dança e Artes Cênicas. Selecionados pela cidade de Ajaccio, os arquitetos propuseram um edifício integrado na encosta da Córsega.

Snøhetta é selecionado para criar a nova identidade visual da Wikipedia

Em breve, a Wikipedia estará de cara nova. Isso porque a Wikimedia Foundation – responsável pela plataforma aberta e gratuita – fechou uma parceria com o escritório de arquitetura Snøhetta para o desenvolvimento da nova identidade visual para a enciclopédia on-line gratuita mais visitada do mundo. Com o objetivo de criar uma imagem capaz de impulsionar e promover o compromisso internacional da Wikimedia Fondation de “tornar o conhecimento livre”, o processo de projeto será totalmente documentado e disponibilizado pela equipe de criação.

Powerhouse Company projeta edifício corporativo de madeira flutuante em Roterdã

A Powerhouse Company divulgou novas imagens o seu projeto para a sede da Global Commission on Adaptation. Chamado de Floating Office Rotterdam (FOR), o edifício da sede da GCA será inteiramente construído em estrutura de madeira além de ser auto-suficiente em energia. Com o início das obras de construção planejado para a primavera de 2020, a sede flutuante da GCA deverá ficar temporariamente implantada em Rijnhaven, em pleno coração da cidade de Rotterdam.

Kinder Building projetado por Steven Holl em Houston será inaugurado ainda este ano

O edifício Nancy e Rich Kinder de Arte Moderna e Contemporânea, que faz parte do Museu de Belas Artes de Houston, está programado para abrir ao público em 1º de novembro de 2020. O projeto foi concebido para a “exibição das importantes e crescentes coleções MFAH de arte dos séculos XX e XXI".

Vista de detalhe dos tubos de vidro na fachada oriental. Nancy and Rich Kinder Building.. Image © Richard Barnes Vista exterior da subestrutura de concreto da fachada oeste. Nancy and Rich Kinder Building.. Image © Richard Barnes Fachada do tubo de vidro na fachada norte. Nancy and Rich Kinder Building.. Image © Richard Barnes Noite vista da tubulação de vidro na fachada leste. Nancy and Rich Kinder Building. Image © Richard Barnes + 9

Cecilia Alemani será a curadora da 59ª Bienal de Arte de Veneza

A Bienal de Arte de Veneza escolheu como diretora artística de sua edição de 2021 a curadora-chefe do programa de arte do High Line em Nova Iorque, Cecilia Alemani. Primeira mulher italiana a chefiar o evento, Alemani organizará o festival que tem início a partir de maio do próximo ano.

AIA divulga os vencedores do seu prêmio de arquitetura de interiores 2020

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) premiou sete projetos na edição de 2020 de seu Interior Architecture Awards. O programa voltado à arquitetura de interiores reconhece os espaços internos mais inovadores, "interiores de edifícios que deixam sua marca nas cidades, lugares e espaços em que vivemos e trabalhamos."

© Connie Zhou © James Ewing/OTTO © Tim Griffith © Michael Moran Photography + 10

FMZD transforma estrutura de concreto abandonada no Irã em galeria vertical

O Teerã Eye é um projeto de shopping center integrado à cidade, concebido como uma extensão do espaço público em pleno centro da capital iraniana. Projetado para atender a demanda por espaços comerciais e de serviço no centro de Teerã, o edifício concebido pela Farshad Mehdizadeh Design, é na verdade, um projeto de reforma e reformulação de uma antiga estrutura de concreto existente.

Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design Cortesia de FMZD | Farshad Mehdizadeh Design + 18

Tadao Ando divulga imagens do Museu de Arte He em construção na China

Tadao Ando Architect & Associates revelou o projeto para o He Art Museum (HEM), o primeiro museu de arte dedicado à cultura regional de Lingnan, no sul da China. Com abertura prevista para 21 de março de 2020 e com uma exposição inaugural com curadoria de Feng Boyi, intitulada From The Mundane World, o museu projetado por Tadao Ando se tornará uma porta de entrada para as artes.

Terreno Construção HEM . Imagem Cortesia de HEM Vista Parcial HEM . Imagem Cortesia de HEM Vista Parcial HEM . Imagem Cortesia de HEM Vista Parcial HEM . Imagem Cortesia de HEM + 19

Anunciados os curadores da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2022

A Trienal de Arquitectura de Lisboa divulgou os curadores de sua 6ª edição, que ocorrerá no ano de 2022. Os nomes escolhidos foram Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, pela grande experiência profissional nas diversas vertentes da disciplina, que inclui formação, atividade acadêmica e de projeto em Portugal e outros países. A dupla vai dedicar-se ao longo de três anos a preparar a Trienal 2022, que se inicia com um trabalho exploratório de pesquisa e a definição de uma equipe curatorial para o desenvolvimento programático, terminando com toda a sua implementação. 

Uma viagem pela Califórnia através de sua arquitetura residencial

Martis Camp 506 / Blaze Makoid Architecture. Image Cortesía de Blaze Makoid Architecture C-Glass House / Deegan Day Design. Image © Taiyo Watanabe Off-Grid Guest House / Anacapa. Image © Erin Feinblatt McElroy House _ Ehrlich Architects / Ehrlich Yanai Rhee Chaney Architects. Image © Miranda Brackett + 26

Localizada no extremo oeste dos Estados Unidos, a Califórnia é o estado mais populoso do e o terceiro em extensão territorial. Ao longo de seus quase quinhentos mil quilômetros quadrados encontram-se algumas das cidades mais populosas do país como é o caso de Los Angeles, San Diego, San Francisco, Long Beach e Oakland.

Bjarke Ingels divulga declaração sobre seu encontro com o presidente Jair Bolsonaro

Após a grande repercussão do encontro de Bjarke Ingels com o presidente Jair Bolsonaro na última semana, o arquiteto dinamarquês divulgou uma declaração sobre o porquê de sua vinda ao Brasil. O encontro também reuniu uma comitiva do grupo Be-Nômade, que planeja investir em turismo sustentável no país e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Leia, abaixo, o texto, cujo título é "Nosso papel e impacto no mundo":

Carlo Ratti Associati divulga projeto para a orla de Lugano

Projetado pelo escritório CRA-Carlo Ratti Associati e MIC-Mobility in Chain, o plano proposto para a cidade suíça de Lugano estabelece uma rede de espaços públicos que conectam a cidade ao lago. O projeto cria também um jardim flutuante e uma orla reconfigurável.

Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati + 10

TERROIR projeta centro turístico em linha férrea em Melbourne, Austrália

O escritório de arquitetura TERROIR projetou um novo centro de visitantes para a Victoria's Puffing Billy Railway na Austrália. O projeto de US$ 20 milhões fica cerca de 40 quilômetros a leste de Melbourne. TERROIR foi selecionado a partir de um concurso, e a estratégia do estúdio era se concentrar na experiência do visitante ancorada na autenticidade da paisagem e sensações proporcionadas pela ferrovia.

Cortesia de Doug and Wolf Cortesia de Doug and Wolf Cortesia de Doug and Wolf Cortesia de Doug and Wolf + 9

Centro de conferências de Zaha Hadid Architects em Unicorn Island está prestes a ser concluído

O centro de exposições e conferências Start-Up, primeiro edifício do masterplan Unicorn Island, em Chengdu, China, está prestes a ser concluído. Desenvolvido por Zaha Hadid Architects, o masterplan de 67 hectares oferecerá ambientes de lazer e trabalho para empresas chinesas e internacionais.

© MIR © MIR © MIR © MIR + 7

MVRDV divulga projeto de cidade inteligente para a companhia Tencent na China

O MVRDV acaba de divulgar imagens de sua proposta para o concurso da nova sede da Tencent, localizado na Baía de Qianhai, Shenzhen, China. Destacando o potencial ecológico da tecnologia das smart cities, o projeto prevê um distrito urbano completo, incluindo escritórios, residências para funcionários da Tencent, unidades comerciais, instalações públicas, escolas e um centro de conferências.

© Atchain © Atchain © Atchain © Atchain + 26

ONU-Habitat promove planejamento inclusivo e igualdade de gênero através da tecnologia

A ONU-habitat ou a agência das Nações Unidas para assentamentos humanos e desenvolvimento urbano sustentável, cujo foco principal é lidar com os desafios da urbanização rápida, vem desenvolvendo abordagens inovadoras no campo do design urbano, a fim de incentivar a participação ativa, especialmente de crianças, mulheres e indivíduos carentes.

Nova Iorque aprova a construção do jardim projetado pelo Snøhetta no 550 Madison

A Comissão de Planejamento de Nova Iorque aprovou por unanimidade a construção do 550 Madison Garden, projetado pelo escritório norueguês Snøhetta. O projeto que busca reinventar este espaço público recebeu recentemente aprovação pelo Conselho Comunitário de Manhattan.

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020

Cosmos Architecture, um escritório internacional com sede em Madri, Milão, Xangai e Cairo, elaborou uma proposta para o Pavilhão Egípcio na Bienal de Veneza 2020. O projeto é, na realidade, uma campanha de conscientização que destaca diversas questões ambientais do Egito e apresenta soluções adequadas.

Projeto de Jean Nouvel no Equador começa a ser construído

O empreendimento residencial recentemente projetado por Jean Nouvel, Aquarela, em Quito, Equador está em construção. Desenvolvido em parceria com a empresa local Uribe & Schwarzkopf, o projeto de 136.580 metros quadrados busca se integrar com a paisagem montanhosa dos arredores da cidade.

Cortesia de: Jean Nouvel - Ateliers Jean Nouvel. Arquiteto associado: Alberto MEDEM - Humboldt Arquitectos S.L. Cortesia de: Jean Nouvel - Ateliers Jean Nouvel. Arquiteto associado: Alberto MEDEM - Humboldt Arquitectos S.L. Cortesia de: Jean Nouvel - Ateliers Jean Nouvel. Arquiteto associado: Alberto MEDEM - Humboldt Arquitectos S.L. Cortesia de: Jean Nouvel - Ateliers Jean Nouvel. Arquiteto associado: Alberto MEDEM - Humboldt Arquitectos S.L. + 15

Ciel, o hotel mais alto do mundo está em construção em Dubai

Conquistando o título de hotel mais alto do mundo assim que for concluído, Ciel é um arranha-céu atualmente em desenvolvimento na Marina de Dubai. Projetada pela NORR e idealizada pelo The First Group (TFG), a torre terá 360 metros de altura e contará com 1.042 suítes de luxo.

Projeto transforma a Praça da Liberdade de Fortaleza em uma "cidade das crianças"

Vencedor do Concurso Nacional de Ideias promovido pela Prefeitura de Fortaleza no ano de 2018, o projeto apresenta a requalificação de espaços públicos, datados do início do século passado, com o objetivo de torná-los convidativos e firmar um parque urbano contemporâneo de caráter patrimonial no centro da cidade, com ênfase especial na dimensão social e na memória do Parque da Liberdade como Cidade das Crianças e sua conexão com a Praça do Sagrado Coração de Jesus.

ODA projeta masterplan para recuperar antiga área industrial de Moscou

A escritório ODA venceu o concurso internacional para projetar um plano diretor de 300 mil metros quadrados em Moscou, Rússia. O projeto prevê um grande desenvolvimento de uso misto voltado a estimular antigas zonas industriais nos arredores da cidade.

Cortesia de Brick Visual Cortesia de Brick Visual Cortesia de Brick Visual Cortesia de Brick Visual + 7

Vencedores do concurso para uma pré-escola em Moçambique

A Archstorming divulgou os projetos vencedores do concurso para uma pré-escola em Moçambique. Os participantes foram desafiados a projetar uma escola em Xai-Xai para crianças com deficiência, e a proposta vencedora será construída com a ajuda da ONG Somos del Mundo e da iniciativa local Estamos Juntos. Os jurados selecionaram cinco vencedores e dez menções honrosas.

Cortesia de Archstorming Cortesia de Archstorming Cortesia de Archstorming Cortesia de Archstorming + 7

Como a chegada dos veículos autônomos transformará nossas cidades?

Ainda não sabemos quando, mais é apenas uma questão de tempo até que os algoritmos assumam o controle de tudo, ou de quase tudo. Embora não seja nenhuma novidade, veículos auto-dirigidos ou autônomos vem sendo desenvolvidos há mais de 3000 anos quando marinheiros adaptavam cata-ventos conectados aos lemes de seus navios para que o mesmo pudesse navegar de forma independente. Acontece que ao longo dos últimos dez anos, a humanidade assistiu um esforço sem precedentes em busca do desenvolvimento de novas tecnologias de auto-direção voltadas para o aprimoramento de veículos urbanos autônomos. Atualmente, a tecnologia vem sendo testada em pelo menos trinta e seis estados dos EUA, e acredita-se que em um futuro não muito distante, 90% da frota de veículos de cidades como Lisboa e Austin poderão ser substituídos por veículos auto-dirigidos.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.