Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

World Architecture Festival mantém data em dezembro e estende prazo de inscrições

O World Architecture Festival e o World Festival of Interiors: Inside estão programados para acontecer entre 2 e 4 de dezembro, em Lisboa. A organização pretende manter a data do evento, ao passo que escritórios do mundo todo continuam enviando seus projetos. 

Edital para arquitetos e engenheiros atuarem no combate ao COVID-19 oferece salários de R$ 10 mil

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou hoje um edital de processo seletivo para cadastro reserva de até 6 mil profissionais, para atuarem temporariamente no combate à COVID-19 na Rede Ebserh. Além de profissionais da área da saúde, o edital é aberto também a arquitetos e engenheiros para jornadas de 40 horas semanais e salário de R$ 10.350,45.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será virtual

Em um comunicado em seu website e perfil no Instagram, o Pavilhão da Federação Russa anunciou que sua exposição Open! na Bienal de Arquitetura de Veneza lançará progressivamente seu conteúdo on-line. Lidando com o recente surto de COVID-19 que levou ao adiamento da Bienal de Veneza 2020, o pavilhão se transformará em uma plataforma digital, antecipando a nova data de abertura do evento.

Grafton Architects vence concurso para o novo Centro Anthony Timberlands nos EUA

A Grafton Architects acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura para o projeto do novo Centro Anthony Timberlands de Inovação em Design e Materiais da Universidade do Arkansas. Desenvolvido em colaboração com os arquitetos do Modus Studio, o centro de pesquisa deverá entrar em fase de projeto executivo ao longo dos próximos meses.

Trienal de Lisboa apresenta série de debates sobre imaginação arquitetônica

A Trienal de Arquitetura de Lisboa divulgou em seu canal no Vimeo a série de debates Talk, Talk, Talk realizada no âmbito de sua edição de sua 5ª edição, que teve curadoria geral de Éric Lapierre. Dividida em cinco grandes exposições, a Trienal abordou em uma delas a imaginação arquitetônica, tema da mostra Espaço Interior e também dos debates aqui mostrados.

Opposite Office propõe hospital temporário no aeroporto de Berlim para combater coronavírus

O estúdio Opposite Office propôs transformar o novo aeroporto de Berlim, em construção desde 2006, em um "super-hospital" para pacientes com coronavírus. Na tentativa de preparar o sistema de saúde e aumentar suas capacidades, a firma apresentou uma alternativa de reuso adaptável, projetando soluções adaptadas ao contexto para combater a pandemia.

Salone del Mobile. Milano é adiado para abril de 2021

À luz da pandemia de coronavírus que afeta o mundo inteiro, o conselho do Salone del Mobile. Milano decidiu adiar a edição de 2020 para o próximo ano. O evento internacional ocorrerá, portanto, de 13 a 18 de abril de 2021.

A cultura urbana do coronavírus: conversa entre Guilherme Wisnik e Giselle Beiguelman

A Escola da Cidade volta a realizar seu Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea em formato de “lives” públicas e abertas. No episódio de hoje, Guilherme Wisnik recebe Giselle Beiguelman para uma conversa inspirada pela série Coronavida, publicada na Revista seLecT.

Prêmio Obra do Ano 2020: Conheça os vencedores

Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Obra do Ano de 2020, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Hoje chegou o dia de conhecer os vencedores do ODA 2020.

Hospital temporário no Pacaembu começará a receber pacientes de coronavírus

O hospital de campanha do Pacaembu, montado emergencialmente para conter a demanda causada pela pandemia de COVID-19 em São Paulo, começará a receber pacientes a partir do dia 1º de abril, quarta-feira. A estrutura hospitalar funcionará dentro do estádio localizado na região central da cidade e terá capacidade para 200 leitos para pacientes de baixa complexidade.

OMA inaugura nova loja de departamentos na Coréia do Sul

Projetado pelo OMA / Chris van Duijn, o mais novo Centro Comercial “The Galleria” acaba de ser inaugurado em Gwanggyo, na região sul de Seul, na Coréia do Sul. O complexo que leva assinatura do OMA é a sexta filial inaugurada pela loja de departamentos no país, a qual encontra-se localizada no centro de uma nova área de desenvolvimento urbano da cidade de Seul.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA + 13

IABsp lança proposta de plano emergencial para arquitetura em meio à pandemia de COVID-19

A pandemia global provocada pelo coronavírus tem demandado ações emergenciais para salvar vidas que, por sua vez, demandam medidas complementares para preservar empregos e renda, especialmente da parcela mais vulnerável da população. No campo da arquitetura e do urbanismo não é diferente: a precarização de parte significativa dos profissionais se agrava em função da imposição do isolamento social como medida absolutamente essencial para enfrentar a pandemia. Sem reservas para garantir condições mínimas de sobrevivência, muitas arquitetas e arquitetos estão sem alternativas. Medidas emergenciais, como a renda básica, em discussão no Congresso, são urgentes. Acertadamente focam em pessoas de baixa renda, mas ações adicionais são necessárias, dada a dimensão da crise.

O processo da arquitetura: um documentário sobre o trabalho do Invisible Studio

O primeiro episódio de Practice, uma nova série documental sobre o processo da arquitetura, analisa a teoria e prática do fundador do Invisible Studio, Piers Taylor. O curta-metragem acompanha o arquiteto durante o processo de construção de uma pequena cabana, alternando imagens visualmente atraentes com conversas sobre seus primeiros anos na profissão e o início do Invisible Studio.

Novo conjunto habitacional do SANAA em Paris, pelas lentes de Vincent Hecht

O complexo de moradias sociais recentemente concluído da SANAA em Paris foi registrado em uma série de fotografias de Vincent Hecht. Iniciativa da Paris Habitat, a maior empresa de habitação social da França, o projeto compreende quatro edifícios que acomodam mais de 100 unidades de habitação social.

© Vincent Hecht © Vincent Hecht © Vincent Hecht © Vincent Hecht + 20

Conexões entre pessoas e lugares são a chave para a segurança dos espaços públicos

Hoje, muitos espaços públicos são vistos como locais não tão seguros em milhares de cidades ao redor do mundo. A noção de segurança é perdida no momento em que uma localidade se torna vazia, não recebe iluminação, uso ou até mesmo a atenção adequada. Conectar os espaços entre o que é público e o que é privado pode ser um trunfo para evitar isso. Esses espaços são chamados deplinth. O conceito é amplamente explorado em A Cidade Ao Nível dos Olhos, livro que compila projetos que transformaram locais no mundo inteiro.

Henning Larsen vence concurso internacional para um complexo e uso misto em Sydney

O escritório Henning Larsen foi eleito vencedor de um concurso para a transformação do Cockle Bay Park no centro de Sydney, Austrália. O projeto, desenvolvido em parceria com o GPT Group e a AMP Capital, foi escolhido entre seis finalistas que incluíam também as firmas UN Studio + Cox Architecture, Woods Bagot, Grimshaw, FJMT e Wilkinson Eyre.

© Henning Larsen © Henning Larsen © Henning Larsen © Henning Larsen + 19

JUPE HEALTH projeta módulos móveis de terapia intensiva para atender a demanda causada pelo COVID-19

Com os hospitais nos Estados Unidos cada vez mais lotados devido à pandemia do COVID-19, a startup JUPE HEALTH está criando uma série de unidades móveis para lidar com a falta de leitos. Segundo a equipe, o projeto foi concebido como unidades de repouso e recuperação que podem ser rapidamente implantadas, mas também podem servir como UTIs móveis.

Cortesia de JUPE HEALTH Cortesia de JUPE HEALTH Cortesia de JUPE HEALTH Cortesia de JUPE HEALTH + 11

10 Filmes sobre cidades e espaços públicos

A cidade vem sendo explorada como tema desde os primórdios do cinema, aparecendo como cenário ou protagonista em produções de grandes diretores, como, por exemplo, Fritz Lang, Jean-Luc Godard, François Truffaut, Roberto Rossellini  e Quentin Tarantino, para citar apenas alguns. O primeiro filme produzido, Chegada do Trem à Estação de La Ciotat (1925), dos irmãos Lumière, já mostrava o ambiente urbano moderno como importante elemento fílmico e de contextualização.

Assista a esta série de debates sobre agricultura e arquitetura publicada pela Trienal de Lisboa

A Trienal de Arquitetura de Lisboa divulgou em seu canal no Vimeo a série de debates Talk, Talk, Talk realizada no âmbito de sua edição de sua 5ª edição, que teve curadoria geral de Éric Lapierre. Dividida em cinco grandes exposições, a Trienal abordou em uma delas a relação entre agricultura e arquitetura, tema destes debates aqui mostrados.

MVRDV vence concurso para o Centro Internacional Shimao ShenKong em Shenzhen

O MVRDV acaba de ser escolhido como o grande vencedor do consumo de projetos para o Centro Internacional Shimao ShenKong na China, sobressaindo-se à uma seleta lista de outros vinte e sete finalistas. A proposta apresentada pelos arquitetos holandeses propõe a construção de um complexo de uso misto de mais de cem mil metros quadrados em pleno coração do Campus da Universiade de New Town, implantada no distrito de Longgang em Shenzhen.

© Atchain © Atchain © Atchain © Atchain + 8

Arquiteto e crítico Michael Sorkin falece aos 71 anos por coronavírus

O arquiteto, urbanista e escritor Michael Sorkin faleceu no dia 26 de março, em Manhattan, devido a complicações causadas por COVID-19. Diretor e fundador do Michael Sorkin Studios e presidente do grupo de pesquisa sem fins lucrativos Terreform, Sorkin era conhecido por seus artigos publicados no Village Voice, The Nation e muitas outras revistas.

Inscrições abertas para o maior prêmio de valorização do patrimônio cultural no Brasil

Todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural podem participar do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1987, esta é a maior premiação nacional no campo do patrimônio cultural e tem como objetivo valorizar aqueles que atuam em favor da preservação dos bens culturais do país.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.