O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias

Noticias

Capela na Grécia explora luz e materialidade para criar um espaço de espiritualidade

19:00 - 24 Março, 2019
Capela na Grécia explora luz e materialidade para criar um espaço de espiritualidade, Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos
Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos

O arquiteto grego Giannis Giannoutsos desenvolveu o projeto de uma capela para uma pequena igreja na região oeste da Grécia. Localizado em Stratos, o projeto explora a justaposição de duas estruturas religiosas - uma antiga, outra nova - no mesmo lugar. Erguendo-se ao lado das ruínas de uma igreja rural do século XIX chamada Asprocclesia, ou Capela Branca, o projeto cria um espaço de introspecção e resguardo em meio ao descampado.

Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos Capela Branca. Cortesia de Ilias Georgakopoulos + 17

Residência rural sustentável e produtiva na Colômbia, por Espacio Colectivo Arquitectos + Estación Espacial Arquitectos

15:00 - 24 Março, 2019
Cortesía de Espacio Colectivo Arquitectos + Estación Espacial Arquitectos
Cortesía de Espacio Colectivo Arquitectos + Estación Espacial Arquitectos

Frente ao desafio de projetar unidades habitacionais para as áreas rurais do sul da cidade de Bogotá, a Sociedade Colombiana de Arquitetos convocou a participação de propostas que apresentam soluções tecnológicas e espaciais, não só que permitam o desenvolvimento de formas de produtividade e crescimento viáveis, mas também apliquem critérios de sustentabilidade, eficiência e conforto.

Considerando a adaptabilidade da arquitetura da unidade aos terrenos situados em três geografias variadas e características da paisagem andina, o juri concedeu o primeiro lugar à equipe de FP Arquitectura e o segundo lugar ao Espacio Colectivo Arquitectos + Estación Espacial Arquitectos. Conheça este último em detalhe pelas palavras de seus autores a seguir.

Depois de 50 anos, Cuba participa da Trienal de Milão com as Escolas Nacionais de Arte

13:00 - 24 Março, 2019
Arquivo Jose Mosquera Lorenzo, 1964. Imagem © Vittorio Garatti
Arquivo Jose Mosquera Lorenzo, 1964. Imagem © Vittorio Garatti

50 anos depois de sua última participação, Cuba retorna à Trienal de Milão para a XXI Exposição Internacional intitulada "Natureza rompida: o desenho se baseia na sobrevivência humana".

Abordando a relação entre o homem e a natureza, o Pavilhão de Cuba evidencia a experiência de alguns exemplos não convencionais da arquitetura orgânica: as Escolas Nacionais de Arte da Havana, um desejo de Fidel Castro e Che Guevara de oferecer uma formação artística a todos os países em desenvolvimento.

Energia solar ultrapassa nuclear em capacidade instalada no Brasil

07:30 - 24 Março, 2019
Energia solar ultrapassa nuclear em capacidade instalada no Brasil, Cortesia de CicloVivo
Cortesia de CicloVivo

O Brasil acaba de superar a marca de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional em sistemas de geração centralizada solar fotovoltaica, ou seja, usinas de grande porte, conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa, sustentável e cada vez mais competitiva, atingiu um total de 2.056 MW de potência instalada operacional, o equivalente a 1,2% da matriz elétrica do país. Com isso, passa a ocupar a posição de 7ª maior fonte do Brasil, ultrapassando a nuclear, com 1.990 MW (1,2%) provenientes das usinas de Angra I e Angra II, localizadas no Rio de Janeiro.

LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso

21:00 - 23 Março, 2019
LAD recria antiga praça de Milão como um jardim suspenso, © LAD
© LAD

O Laboratorio di Architettura i Design, ou simplesmente LAD, acaba de apresentar uma inovadora proposta de espaço público para a cidade de Milão, algo tão surpreendente que poderia vir a ser uma nova tipologia arquitetônica. Implantado em meio a uma movimentada via urbana, o sovraparco foi concebido com a intenção de resgatar um espaço urbano residual, proporcionando novo uso e de quebra, criando uma nova área verde no centro da cidade. Desenvolvido pelo escritório italiano com sede em Roma, o projeto para a Piazzale Loreto de Milão transformará uma antiga rotunda em um vibrante e exuberante espaço público. Entretanto, os arquitetos estão apenas sugerindo uma solução mais do que apresentando um projeto, a ideia pretende contribuir para com a discussão sobre os espaços urbanos residuais das nossas cidades.

© LAD © LAD © LAD © LAD + 12

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

WOJR explora simetria e rigidez no projeto de uma casa na floresta

19:00 - 23 Março, 2019
WOJR explora simetria e rigidez no projeto de uma casa na floresta, House of the Woodland. Cortesia de D-Render
House of the Woodland. Cortesia de D-Render

O escritório WOJR, de Cambridge, desenvolveu o projeto de uma casa-pirâmide que explora ideias de simetria, rigidez geométrica e enquadramentos visuais. Com um programa que se baseia em torno de rituais de contemplação e relaxamento, a casa é formalmente definida por uma malha de nove quadrados que estruturam quatro treliças de compensado apoiadas sobre oito paredes de blocos de concreto.

House of the Woodland. Cortesia de D-Render House of the Woodland. Cortesia de D-Render House of the Woodland. Cortesia de D-Render House of the Woodland. Cortesia de D-Render + 20

Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia

13:00 - 23 Março, 2019
Stefano Boeri Architetti projeta floresta vertical no centro de Tirana, na Albânia, Floresta vertical de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti
Floresta vertical de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti

Tirana será a primeira cidade da Albânia a contar com uma "floresta vertical". Uma tipologia de projeto que está se tornando um sinônimo do trabalho realizado por Stefano Boeri. Responsável também pelo desenvolvimento do novo master plan da capital, o qual foi concluído há três anos, o escritório de arquitetura com sede em Milão planeja densificar as áreas verdes no centro da cidade de Tirana. A floresta vertical concebida por Boeri se materializará em forma de um edifício de vinte e um pavimentos e cento e cinco unidades residenciais.

Floresta vertical de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti Escola 24 horas de Tirana. Imagem © Stefano Boeri Architetti Blloku Cube. Imagem © Stefano Boeri Architetti Tirana 2030 - Agricultura. Imagem © Stefano Boeri Architetti + 19

Casas brasileiras: 20 residências com iluminação zenital

07:30 - 23 Março, 2019
Casa DS / Studio Arthur Casas. Imagem: © Ricardo Labougle
Casa DS / Studio Arthur Casas. Imagem: © Ricardo Labougle

Em projetos residenciais, os elementos de conforto ambiental são centrais para a concepção de propostas que estabeleçam um sentido de aconchego, acolhimento e sensação de pertencimento em um lugar protegido e seguro. A iluminação talvez seja o aspecto mais importante na conformação desse conjunto, já que ela é capaz de apontar usos específicos nos ambientes internos e externos das casas, estabelecer funções de uso prático ou de relaxamento, e destacar elementos arquitetônicos que atribuem grande valor às obras.

Alunos e professores da UFAL lançam abaixo-assinado para dar à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa

06:30 - 23 Março, 2019
Alunos e professores da UFAL lançam abaixo-assinado para dar à arquiteta Zélia Maia Nobre o título de Doutora Honoris Causa, Parque Hotel. Image © Acervo de Zélia Maia Nobre, doado à FAU - UFAL
Parque Hotel. Image © Acervo de Zélia Maia Nobre, doado à FAU - UFAL

Os alunos, professores e colaboradores da Faculdade de Arquitetura & Urbanismo & Design de Alagoas, encabeçados pelas professoras Adriana Capretz Borges da Silva Manhas, Josemary Omena Passos Ferrare e a aluna Cecília Oliveira do Nascimento Rossé, organizaram um abaixo-assinado on-line para conceder à professora Zélia de Melo Maia Nobre o Título de Doutora Honoris Causa da UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

Categorias para você

Carlo Ratti divulga projeto do pavilhão italiano para a Expo Dubai 2020

21:00 - 22 Março, 2019
Carlo Ratti divulga projeto do pavilhão italiano para a Expo Dubai 2020, © Carlo Ratti Associati
© Carlo Ratti Associati

Carlo Ratti Associati publicou detalhes de seu projeto vencedor do concurso para o Pavilhão Italiano na Expo Dubai 2020, projetado em colaboração com Italo Rota, Matteo Gatto e F&M Ingegneria. Inspirado pela tradição marinha de Dubai, a sequência de construção do pavilhão fará com que três barcos cheguem a Dubai por mar, antes de serem levantados e virados de cabeça para baixo para se tornar o teto do pavilhão.

Intitulado “Sailing Beauty”, o pavilhão procura explorar novas formas em que “a beleza conecta pessoas”, incorporando o tema da participação da Itália na Expo Dubai 2020. O pavilhão também presta homenagem à longa história de exploradores durante séculos que “navegaram mares e teceram juntos um patrimônio cultural mediterrâneo compartilhado.”

© Carlo Ratti Associati © Carlo Ratti Associati © Carlo Ratti Associati © Carlo Ratti Associati + 5

Sidewalk Labs testa "capa de chuva" para edifícios em Toronto

19:00 - 22 Março, 2019
Sidewalk Labs testa "capa de chuva" para edifícios em Toronto, Construindo o protótipo. Imagem © David Pike
Construindo o protótipo. Imagem © David Pike

A Sidewalk Labs está testando uma "capa de chuva" para edifícios, uma estrutura protótipo de tração que é feita para tornar as condições climáticas extremas mais confortáveis. Criada como parte do projeto smart city de Quayside, em Toronto, a estrutura da capa de chuva visa ajudar a proteger do vento e da chuva, ao mesmo tempo em que reduz as demandas de energia nos edifícios. Projetado pela RWDI e Partisans, com sede em Toronto, o protótipo estreou no escritório 307 da Sidewalk. Feita a partir de uma fina membrana de plástico, a capa de chuva permanecerá ali por um ano enquanto as equipes testam seu desempenho.

Construindo o protótipo. Imagem © David Pike Construindo o protótipo. Imagem © David Pike Construindo o protótipo. Imagem © David Pike Construindo o protótipo. Imagem © David Pike + 19

Você conhece o arquiteto Aurelio Martinez Flores?

09:30 - 22 Março, 2019
Você conhece o arquiteto Aurelio Martinez Flores? , Fotografia Otto Stupakoff via Acervo Felipe SS Rodrigues. ImageInstituto Moreira Salles Poços de Caldas - MG, 1990
Fotografia Otto Stupakoff via Acervo Felipe SS Rodrigues. ImageInstituto Moreira Salles Poços de Caldas - MG, 1990

A pesquisa Aurelio Martinez Flores: a produção do arquiteto mexicano no Brasil (1960-2015) investiga a trajetória de vida e a produção arquitetônica do arquiteto Aurelio Martinez Flores (1929-2015) no período de 1960-2015, em consonância com a história da arquitetura na América Latina, e o crescente interesse em resgatar arquitetos que correram em paralelo às principais correntes arquitetônicas predominantes nas últimas décadas no Brasil. Sua produção, embora desconhecida, exerce enorme influência sobre uma das mais bem-sucedidas vertentes da arquitetura brasileira contemporânea.

ONU pretende integrar políticas de alimentação ao planejamento urbano

07:30 - 22 Março, 2019
ONU pretende integrar políticas de alimentação ao planejamento urbano, Desperdício de alimentos preocupa a FAO. Foto: EBC, via ONU/FAO
Desperdício de alimentos preocupa a FAO. Foto: EBC, via ONU/FAO

A Organização das Nações Unidas, por meio de sua agência especializada em alimentação e agricultura (FAO - Food and Agriculture Organization) lançou este mês uma publicação que tem como foco estratégias para integrar políticas de nutrição ao planejamento urbano. O documento reúne exemplos de boas práticas na redução do desperdício de comida, na promoção de dietas saudáveis e no fortalecimento das cadeias locais de produção.

Megaprojeto Hudson Yards é finalmente inaugurado em Nova Iorque

21:00 - 21 Março, 2019
Megaprojeto Hudson Yards é finalmente inaugurado em Nova Iorque, Cortesia de Related-Oxford
Cortesia de Related-Oxford

O aguardado projeto Hudson Yards, em Nova Iorque, finalmente abriu suas portas ao público. Construído em Midtown Manhattan, o projeto é o maior empreendimento já realizado na cidade e o maior empreendimento imobiliário privado dos Estados Unidos, cobrindo quase 14 acres de terra (mais de 56.000 m²) com torres residenciais, escritórios, praças, jardins, shopping centers e restaurantes, todos projetados por alguns dos arquitetos mais emblemáticos do mundo.

Cortesia de Michael Moran para Related-Oxford
Cortesia de Michael Moran para Related-Oxford

O edifício mais atraente do projeto é o Vessel, uma monumental estrutura de aço revestida de cobre projetada pelo Heatherwick Studio. Os visitantes agora podem subir a escada geométrica e ter uma visão panorâmica do novo plano urbano.

Daniel Libeskind projeta Museu Antropológico de Iquique no Chile

19:00 - 21 Março, 2019
Daniel Libeskind projeta Museu Antropológico de Iquique no Chile, Cortesía de I. Municipalidad de Iquique y autorías ©StudioLibeskind
Cortesía de I. Municipalidad de Iquique y autorías ©StudioLibeskind

"Dragão de Tarapacá" é o nome do projeto do novo Museu Antropológico Regional de Iquique, de Daniel Libeskind, que será construído na praia de Huayquique. No ano passado, o arquiteto americano visitou o Chile para conhecer o local e se encontrar com o prefeito de Iquique, Mauricio Soria Macchiavello.

A partir de demandas acumuladas nos últimos 30 anos, o projeto é uma busca para melhorar a orla costeira, permitir que a população que vive na parte alta do setor se aproxime do mar e aumente os espaços públicos dentro do comuna

Recortes cartográficos – Muros de Ar

15:00 - 21 Março, 2019
Recortes cartográficos – Muros de Ar, Nível de escolaridade – recorte do mapa da exposição Divisões Sólidas
Nível de escolaridade – recorte do mapa da exposição Divisões Sólidas

A exposição Muros de Ar no pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza de 2018 apresentou 17 projetos de diferentes regiões do país, selecionados a partir de uma chamada aberta, além de uma série de grandes desenhos cartográficos que abordam diferentes aspectos da urbanização do país através das lentes da arquitetura. Nesta publicação apresentamos a série de dez mapas presentes no catálogo da exposição Muros de Ar, como recortes dos mapas da exposição, estudo desenvolvido pelo Mapping-lab em colaboração com os curadores do Pavilhão do Brasil (Gabriel Kozlowski, Laura González Fierro, Marcelo Maia Rosa e Sol Camacho) e equipe.

Sistema construtivo fora do canteiro de obras duplica quantidade de pavimentos de antigo edifício em Barcelona

13:00 - 21 Março, 2019
Sistema construtivo fora do canteiro de obras duplica quantidade de pavimentos de antigo edifício em Barcelona, © Albert Argiles / Otger Rius.
© Albert Argiles / Otger Rius.

La Casa por el Tejado, empresa especializada em obras em edificações antigas, duplicou o número de pavimentos e unidades residenciais de um edifício em Barcelona. As novas residências foram construídas fora do canteiro de obras ao longo de doze semanas, levando em conta as dimensões e características do edifício dentro do qual seriam instaladas.

O papelão como estrutura: da indústria às obras de Shigeru Ban

11:00 - 21 Março, 2019
O papelão como estrutura: da indústria às obras de Shigeru Ban, © Bridgit Anderson
© Bridgit Anderson

Tubos de papelão são tão comuns que já nem reparamos em sua existência - mas eles estão por todos os lados: no rolo de papel higiênico, na embalagem do diploma da faculdade, nos fogos de artifício e nas grandes indústrias de tecidos e papel. E agora, cada vez mais, podem ser encontrados em um lugar inusitado: nas paredes de casas e construções. O material faz parte da vida moderna - sendo produzido para uma infinidade de aplicações industriais e produtos de consumo. A grande maioria é utilizada como núcleos estruturais em operações de enrolamento: imediatamente após a fabricação, o papel, o filme ou o fio têxtil é enrolado diretamente em tubos de papelão - resultando em um rolo estável que é facilmente estocado e transportado.

Cortesia de Voluntary Architects' Network © Michael Moran / OTTO © Michael Moran / OTTO © Bridgit Anderson + 8

Habitação social na América Latina: geometria do controle

07:30 - 21 Março, 2019
Habitação social na América Latina: geometria do controle, Programa Minha Casa Minha Vida - Luís Correia/PI. Foto: Otávio Nogueira, via Flickr. Licença CC BY 2.0
Programa Minha Casa Minha Vida - Luís Correia/PI. Foto: Otávio Nogueira, via Flickr. Licença CC BY 2.0

Depois de refletir sobre o desenho capaz de estabelecer 'pertencimento emocional' e os antipadrões de habitação social, Nikos A. Salingaros, David Brain, Andres M. Duany, Michael W. Mehaffy e Ernesto Philibert-Petit continuam com sua série de artigos sobre habitação social na América Latina. Nesta ocasião, o texto aborda como o controle influencia a forma urbana e os modos de habitar.

Conheça os vencedores do Prêmio MIPIM / Architectural Review Future Project 2019

19:00 - 20 Março, 2019
Conheça os vencedores do Prêmio MIPIM / Architectural Review Future Project 2019, Wonderwoods por MVSA Architects + Stefano Boeri Architetti. Imagem via MIPIM
Wonderwoods por MVSA Architects + Stefano Boeri Architetti. Imagem via MIPIM

MIPM e The Architectural Review reconheceram “Wonderwoods” de MVSA Architects e Stefano Boeri Architetti como vencedor geral do seu Future Projects Award 2019. Desenvolvidas para o cliente G & S Vastgoed, as torres gêmeas de 90 metros em Utrecht, Holanda, proporcionam um equilíbrio entre natureza e a cidade.

A característica definidora do projeto é uma fachada verde viva que absorve 5,4 toneladas de CO2 por ano, atrás da qual está abrigada uma mistura de residências, escritórios e instalações públicas. O projeto é um dos vários a serem premiados na lista de 2019, com 16 categorias que celebram o florescimento da natureza na cidade, buscando “restaurar nossa capacidade de se conectar com o mundo natural à medida que nosso planeta passa pela maior onda de crescimento urbano da história."

Wonderwoods por MVSA Architects + Stefano Boeri Architetti. Imagem via MIPIM Aqualuna por 3XN Architects. Imagem via MIPIM Stockholm Loop por Belatchew Arkitekt. Imagem via MIPIM Tropicalia por Coldefy & Associés. Imagem via MIPIM + 16

Série de desenhos à mão destaca a complexidade estrutural da arquitetura de estádios

15:00 - 20 Março, 2019
Série de desenhos à mão destaca a complexidade estrutural da arquitetura de estádios, © Mohammad Pirdavari
© Mohammad Pirdavari

Para qualquer estudante de arquitetura, o trabalho final de graduação tende a ser o momento perfeito para dar o máximo de si. Seja através de visualizações 3D ou maquetes físicas notáveis, sua apresentação final é a chance de exibir todas as habilidades conceituais e técnicas adquiridas ao longo dos anos.

Para o trabalho final de pós-graduação, o arquiteto Mohammad Pirdavari, do Ati-Naghsh Hamraz Consultants, projetou um estádio representado através de uma série de desenhos à mão. Suas intrincadas ilustrações ajudam a destacar a materialidade do edifício e a relação entre estrutura exposta e revestimentos.

© Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari © Mohammad Pirdavari + 31

Que haja luz: indicadores para descrever e projetar o conforto visual

11:00 - 20 Março, 2019
Que haja luz: indicadores para descrever e projetar o conforto visual, Atelier_142 / Atelier Wilda. Image © David Foessel
Atelier_142 / Atelier Wilda. Image © David Foessel

Os arquitetos estão cada vez mais conscientes da influência no bem-estar e boa saúde dos usuários de nossos projetos. A iluminação natural - e como deve ser complementada com iluminação artificial - é um fator essencial a considerar para o conforto visual dos espaços internos. Mas sabemos como lidar com isso corretamente?

Maison Kochi / Meister Varma Architects. Image © Praveen Mohandas The Heart in Ikast / C.F. Møller Architects. Image © Adam Mørk Scheune Minden / Architekten Stein Hemmes Wirtz. Image © Linda Blatzek Photography ‘Hope’ Lavan’s Studio Apartment / MMGS ARCHITECTS. Image © Ramitha Watareka + 13

Conheça os vencedores do 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

09:30 - 20 Março, 2019
Conheça os vencedores do 6º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura, Sesc Avenida Paulista / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Image © Pedro Vannucchi
Sesc Avenida Paulista / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Image © Pedro Vannucchi

A Saint-Gobain anunciou os projetos vencedores do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável. Na categoria Melhor Projeto da Edição, o vencedor foi o Sesc Avenida Paulista, do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Os vencedores em “Conforto”, “Inovação” e “Sustentabilidade” foram, respectivamente, o Edifício Nova L’oréal, de RRA – Ruy Rezende Arquitetura; a Sede Administrativa da Fecomércio Sesc Senac (RS), do Estúdio 41; e o Sesc Osasco, de Spadoni & Associados Arquitetura e Urbanismo.

ArquiCast - o podcast brasileiro sobre Arquitetura e Urbanismo

08:00 - 20 Março, 2019
ArquiCast - o podcast brasileiro sobre Arquitetura e Urbanismo, nrkbeta - modificada. Image via Flickr
nrkbeta - modificada. Image via Flickr

Você gosta de Podcast? Recentemente fechamos uma parceria com o ArquiCast, um ótimo podcast sobre Arquitetura e Urbanismo em português comandado por Adilson Amaral, Aline Cruz e Raphael Rodrigues. Para quem não sabe, podcast é uma espécie de programa de rádio periodicamente atualizado pelos produtores via tecnologia RSS (Really Simple Syndication) para blogs. Veja alguns dos episódios já gravados onde eles comentam algumas publicações feitas pelo ArchDaily.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.