O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Três momentos na fotografia de arquitetura

07:00 - 19 Agosto, 2018
Três momentos na fotografia de arquitetura, Bernd Becher, Hilla Becher. Framework Houses, 1959-73. © 2018 Hilla Becher. Crédito: MoMA; presente de Hilla Becher. Sob termos de "Fair Use"
Bernd Becher, Hilla Becher. Framework Houses, 1959-73. © 2018 Hilla Becher. Crédito: MoMA; presente de Hilla Becher. Sob termos de "Fair Use"

A partir dos primeiros experimentos realizados pelo francês Joseph Niépce em 1793, e de seu primeiro teste de maior sucesso em 1826, a fotografia tornou-se objeto de exploração e recurso de registro de momentos vividos e lugares do mundo. Dentro do amplo espectro da produção fotográfica ao longo da história, em vários casos a arquitetura desempenhou papel protagonista nos registros, seja pela perspectiva da fotografia enquanto arte, documento ou, como foi muitas vezes, instrumento de construção de cultural.

Com grande autonomia enquanto prática e debate particular dentro desse tema, a fotografia de arquitetura tem a capacidade de reiterar uma série de aspectos expressivos das obras retratadas, tensionar a relação das mesmas com seus entornos, propor leituras específicas ou genéricas dos edifícios, entre outras possibilidades de investigação.

Projeto escolhido para Memorial das vítimas do tiroteio na escola primária de Sandy Hook

19:00 - 18 Agosto, 2018
Projeto escolhido para Memorial das vítimas do tiroteio na escola primária de Sandy Hook, Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group
Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group

O Sandy Hook Permanent Memorial Commission anunciou o projeto final que foi escolhido por unanimidade para o memorial em Newtown, Connecticut. A proposta The Clearing, por Ben Waldo e Daniel Affleck, do Grupo SWA, foi oficialmente recomendada pela comissão, e o Conselho de Seletores fará as aprovações finais este mês. O memorial vencedor homenageia as 26 vítimas e sobreviventes do tiroteio de 2012 na Escola Elementar Sandy Hook.

Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group Sandy Hook Memorial. Image © SWA Group + 10

Miniaturas de arquiteturas sacras feitas de papel, por Michael Velliquette

16:00 - 18 Agosto, 2018
via Michael Velliquette
via Michael Velliquette

O artista americano Michael Velliquette produziu sua mais recente série de obras de arte baseadas em papel, criando intricados modelos da arquitetura sagrada. Suas formas de papel cortadas à mão são reunidas em estruturas complexas “semelhantes à arquitetura sagrada e à mandalas tridimensionais”.

Priorizando a simetria formal, o equilíbrio e a ordem, os modelos visam evocar “uma sensação de unidade visual” através de uma paleta de tons neutros ou monocromáticos.

via Michael Velliquette via Michael Velliquette via Michael Velliquette via Michael Velliquette + 18

Fachada de tijolos assentados por robôs: o projeto de Carlos Ratti para o campus de ciência de Milão

15:00 - 18 Agosto, 2018
Fachada de tijolos assentados por robôs: o projeto de Carlos Ratti para o campus de ciência de Milão, Cortesia de Carlo Ratti Associati
Cortesia de Carlo Ratti Associati

A Carlo Ratti Associati acaba de divulgar os detalhes de seu projeto para o novo Campus de Ciências da Universidade de Milão. Fachadas de tijolos serão construídas por equipamentos mecânicos programados digitalmente, criando uma série de área comuns permeáveis que funcionarão como um oásis natural em meio à nova sede da tradicional universidade milanesa. Desenvolvida em parceria com o grupo australiano Lendlease, a proposta chamada de “Ciência para os Cidadãos” deverá ser implantada no novo Distrito de Inovação da cidade de Milão, aonde foi realizada a Expo Milano de 2015.

Quanto estiver pronto, o novo Distrito de Inovação deverá receber mais de 18.000 estudantes e 2.000 pesquisadores todos os dias. A proposta desenvolvida pelo escritório de Carlo Ratti procura “criar um campus aberto, um espaço para a experimentação e inovação, promovendo um intercâmbio diário entre a universidade, a cidade de Milão e seus habitantes”.

Leku Studio testa estratégias de urbanização reversível em escolas de Barcelona

10:00 - 18 Agosto, 2018
Leku Studio testa estratégias de urbanização reversível em escolas de Barcelona, Cortesía de Leku Studio
Cortesía de Leku Studio

Apesar de ser uma referência urbanística com reconhecimento internacional, o Eixample de Barcelona enfrenta diversos desafios característicos de uma cidade em constate mudança, um cenário urbano muito diferente do que foi projetado por Ildefons Cerdá.

Nesse cenário, o escritório de Barcelona Leku Studio, desenvolveu um projeto de "agradabilização" de diversos entornos escolares no Eixample, testando, por meio da urbanização reversível, novos usos e distribuições que favorecem espaços mais humanos e agradáveis e que aproximam a escala urbana às crianças. "Devem ser espaços comunitários; como território de extensão da escola; como espaço para a brincadeira, para o verde, para a história e para a vida local dos bairros", explicam Leku Jokin Santiago Elorriaga e Marta Sola Páramo, cofundadores do Leku Studio.

Por que arquitetos se dão tão bem com startups

07:00 - 18 Agosto, 2018
Por que arquitetos se dão tão bem com startups, Roupa para dormir de Forrest Jessee. Imagem © Forrest Jessee
Roupa para dormir de Forrest Jessee. Imagem © Forrest Jessee

Este artigo foi originalmente publicado por Jude Fulton no Medium sob o título "Why Architects are Super Well-Suited for Startups". Você pode ver a postagem original aqui.

UNStudio é vencedor em concurso para arranha-céu em Melbourne

19:00 - 17 Agosto, 2018
UNStudio é vencedor em concurso para arranha-céu em Melbourne, Green Spine / UNStudio + Cox Architecture . Cortesia de UNStudio / Cox Architecture
Green Spine / UNStudio + Cox Architecture . Cortesia de UNStudio / Cox Architecture

O UNStudio foi oficialmente anunciado como vencedor do concurso de projeto para um novo marco na cidade de Melbourne. Selecionado de uma série de escritórios de ponta, incluindo BIG, OMA e MAD Architects, a proposta do UNStudio para o projeto de U$ 2 bilhões inclui um par de torres trançadas chamadas Green Spine. Como o maior projeto monofásico da história de Victoria, na Austrália, o Green Spine foi projetado como um ambiente de uso misto de ponta, centrado em inovação em arquitetura e design.

Green Spine. Cortesia de UNStudio / Cox Architecture Green Spine. Cortesia de UNStudio / Cox Architecture Green Spine. Cortesia de UNStudio / Cox Architecture Green Spine. Cortesia de UNStudio / Cox Architecture + 30

Galaxy SOHO de Zaha Hadid Architects, pelas lentes de Andres Gallardo

16:00 - 17 Agosto, 2018
Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo
Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo

O fotógrafo Andres Gallardo voltou suas lentes para o projeto Galaxy Soho, de Zaha Hadid Architects, localizado em Pequim. O complexo comercial, concluído em 2012, é um dos trabalhos finalizados mais recentes da ilustre carreira da arquiteta iraquiana.

Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo Galaxy SOHO / ZHA. Imagem © Andres Gallardo + 18

8 Instalações de Quintessenz que usam a cor para alterar a percepção do espaço

15:00 - 17 Agosto, 2018
8 Instalações de Quintessenz que usam a cor para alterar a percepção do espaço, Kagkatikas Secret. Cortesia de Quintessenz
Kagkatikas Secret. Cortesia de Quintessenz

Fundada pelos artistas Thomas Granseuer e Tomislav Topic, de Hanôver e Berlim, Quintessenz tem suas raízes na cultura do grafite e no uso das cores. Combinando pintura, imagem em movimento e instalação, seu trabalho usa padrões e formas encontradas na arquitetura para alterar as percepções do espaço. Usando antigos edifícios industriais como tela, Quintessenz busca criar espaço de cor. Independentemente dos meios utilizados, a cor é próprio conteúdo.

Paradis Perdus. Cortesia de Quintessenz Kagkatikas Secret. Cortesia de Quintessenz Paradis Perdus. Cortesia de Quintessenz Flickering Lights. Cortesia de Quintessenz + 34

Patrimônio histórico é tema do 1º Concurso de Fotografia do CAU/GO

14:00 - 17 Agosto, 2018
Patrimônio histórico é tema do 1º Concurso de Fotografia do CAU/GO

Estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Público Nacional de Fotografia do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), que tem como tema “Patrimônio Histórico na Arquitetura e Urbanismo”. As imagens serão recebidas até as 16 horas do dia 24 de setembro, na sede do CAU/GO.

Patrimônio Histórico: o que são bens materiais e imateriais

12:00 - 17 Agosto, 2018
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Image © Nelson Kon

Hoje, 17 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data que institui reconhecimento ao esforço pela preservação dos bens de significância popular, histórica e artística no território brasileiro. Comemora-se a data no mesmo dia em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, que teve importante papel na criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Criado no ano de 1937, é o órgão responsável por promover e organizar todo o processo de preservação do Patrimônio Cultural Nacional, e “proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras”. [1]

O colapso da ponte de Gênova era previsível - e poderia ter sido evitado

10:00 - 17 Agosto, 2018
O colapso da ponte de Gênova era previsível - e poderia ter sido evitado, Imagem: said.touama. <a href='https://www.instagram.com/p/BmdtD8BHtuY/'>Via Instagram</a>
Imagem: said.touama. Via Instagram

Somam 39 as vítimas fatais do colapso da ponte Morandi, em Gênova, na Itália. O incidente aconteceu na terça-feira, 14 de agosto, quando um dos componentes estruturais da ponte, uma torre de sustentação localizada entre trilhos ferroviários e armazéns, cedeu, desmoronando de uma altura de 45 metros. 

A causa do colapso ainda não é conhecida, mas agora a atenção está voltada para o registro de manutenção da ponte, preocupações com sua integridade que datam de décadas, e como o colapso se enquadra no contexto mais amplo do envelhecimento da infraestrutura italiana.

Dia Nacional do Patrimônio Histórico: conheça a lista de conjuntos urbanos tombados pelo Iphan

07:00 - 17 Agosto, 2018
Dia Nacional do Patrimônio Histórico: conheça a lista de conjuntos urbanos tombados pelo Iphan, Centro histórico da cidade de Antonina. O local foi tombado pelo Iphan em 2012. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo
Centro histórico da cidade de Antonina. O local foi tombado pelo Iphan em 2012. Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Cidades são o testemunho vivo das transformações culturais, sociais, econômicas e políticas pelas quais passam a sociedade. Em constante transformação, marcas superficiais do passado vão desaparecendo ao passo que as cicatrizes mais profundas se sobrepõem às múltiplas camadas de presentes que se desenrolam nas cidades ao longo das décadas e séculos. 

No curso da história, algumas cidades, por uma combinação de fatores, conseguem se manter mais preservadas, mostrando com mais intensidade vestígios do passado, do Brasil colonial, enquanto que em outras as marcas dos primeiros tempos da urbanização no país foram apagadas ou tragadas pelas eras que se seguiram.

Estudantes peruanos ganham o Prêmio Inaugural de Pesquisa sobre a Água do World Architecture Festival

19:00 - 16 Agosto, 2018
Estudantes peruanos ganham o Prêmio Inaugural de Pesquisa sobre a Água do World Architecture Festival, via World Architecture Festival
via World Architecture Festival

World Architecture Festival anunciou o vencedor do seu primeiro Prêmio de Pesquisa sobre a Água. O primeiro lugar foi concedido a uma equipe de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) que projetou um sistema de gerenciamento de água que "captura, armazena e trata a água da chuva e a insere em redes de água pré-existentes".

Inaugurado em Pequim o primeiro projeto expositivo do AMO na China

16:00 - 16 Agosto, 2018
Inaugurado em Pequim o primeiro projeto expositivo do AMO na China, True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA
True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA

O estúdio de pesquisa e design do OMA, o AMO, acaba de inaugurar True Me, o primeiro projeto expográfico na China desenvolvido pelo estúdio subordinado ao escritório fundado por Rem Koolhaas. Montado na 798 Art Factory de Pequim, a exposição True Me apresenta uma reflexão à respeito da cultura contemporânea da selfie explorando diferentes possibilidades da auto-representação através da arte e das mídias digitais. Concebida pela startup Meitu em parceria com a Beijing Contemporary Arts Foundation, a exposição apresenta um conjunto de obras de diferentes artistas como Hou Ying, Lu Yang, Maleonn, Xie Haiwei, Ye Funa, Chen Tianzhuo, teamLab e Theodore Bradley. Em comemoração ao lançamento do novo logotipo da emergente empresa chinesa de tecnologia, a exposição revela o interesse do AMO em seguir explorando temas relacionados à cultura visual.

True Me. Imagem Cortesia de OMA True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA True Me. Imagem © Bian Jie, Courtesy of OMA True Me. Imagem Cortesia de OMA + 20

Requalificar sem gentrificar, o exemplo de Seul

15:00 - 16 Agosto, 2018
Requalificar sem gentrificar, o exemplo de Seul, Cortesia de Kyoung Roh, via Metropolis Magazine
Cortesia de Kyoung Roh, via Metropolis Magazine

Este artigo foi originalmente publicado pela Metropolis Magazine como "A Once-Maligned Concrete Megastructure in Seoul is Revitalized - Sans Gentrification".

Concluído em 1966, o Sewoon Sangga é uma megaestrutura residencial construída no coração de Seul. Projetado pelo proeminente arquiteto sul-coreano Kim Swoo-geun, este enorme edifício de uso misto é composto por oito blocos em altura cobrindo uma faixa de um quilômetro de extensão em pleno centro da cidade. Como um projeto extremamente inovador para a época, ele foi concebido como uma pequena cidade independente, contando com todas as comodidades necessárias para a vida de seus moradores além de um parque, um grande átrio de acesso e um deck para pedestres. Infelizmente, durante a execução muitas das ideias utópicas de Kim foram por água abaixo devido às limitações dos sistemas construtivos. Já no final da década de 1970, o Sewoon Sangga passou por um voraz processo de abandono, deixando centenas de unidades residenciais vazias assim como a grande maioria dos espaços comerciais, que se deslocaram para o outro lado do rio no novo distrito de Gangnam, em rápida expansão e desenvolvimento. Devido a sua localização central e a queda vertiginosa dos preços dos aluguéis, a megaestrutura foi sendo ocupada pelo comércio informal e abrigando uma série de atividades ilícitas.

A arquitetura da memória: onde habita o pensamento

14:00 - 16 Agosto, 2018
A arquitetura da memória: onde habita o pensamento, © Ana Asensio
© Ana Asensio

O Blog da Fundação Arquia, responsabilidade da arquiteta Ana Asensio, nos traz um artigo que faz uma reflexão, a partir de uma experiência pessoal, sobre como a memória não deve ser tratada de forma ascética, já não são suficientes estudos técnicos e tipológicos de um determinado patrimônio arquitetônico ou do reconhecimento das características de um local, de seus costumes ou história. A memória é emocional e, por isso, é necessário entender o verdadeiro significado do lugar e o valor dessa arquitetura que vai além do material.

O edifício mais antigo de cada Estado dos EUA

12:00 - 16 Agosto, 2018

Os Estados Unidos é um país relativamente jovem, mas com uma história rica e diversificada. Das antigas aldeias do povo Pueblo do Novo México e dos primeiros colonos espanhóis na Flórida, aos comerciantes russos do Alasca e missionários do século XIX em Utah, cada um dos 50 estados tem sua própria história para contar.

Não há melhor maneira de rastrear essa história do que através dos edifícios, e é por isso que mapeamos os edifícios mais antigos em cada estado dos Estados Unidos. Quer sejam casas de campo, grandes mansões, fortalezas ou igrejas, esses locais históricos nos oferecem um vislumbre dos primórdios das regiões. Nos ajudam a entender o que levou os primeiros habitantes ao estado - e como poderiam ter sido suas vidas.

8 Ações para melhorar a segurança viária nas cidades

10:00 - 16 Agosto, 2018
8 Ações para melhorar a segurança viária nas cidades, Segurança viária exerce fortes influências sobre a qualidade de vida e saúde nas cidades. Image © Paula Tanscheit/WRI Brasil
Segurança viária exerce fortes influências sobre a qualidade de vida e saúde nas cidades. Image © Paula Tanscheit/WRI Brasil

Imagine quantos esforços precisam ser feitos para evitar a morte de 1,24 milhão de pessoas por ano. Esse é o número médio de fatalidades que ocorrem no trânsito no mundo todo. É urgente que as cidades passem a proteger melhor seus cidadãos para que, com a atual tendência de aumento da população urbana, esse número não cresça ainda mais. Mas e se oito ações fossem suficientes para pouparmos a ocorrência de centenas de mortes ou ferimentos graves?

A publicação “O Desenho de Cidades Seguras” enumerou “oito ações para melhorar a segurança viária” e nós buscamos boas práticas e pesquisas que traduzem algumas delas.

Hospitais e centros de saúde: 50 exemplos acompanhados de suas plantas

07:00 - 16 Agosto, 2018
Hospitais e centros de saúde: 50 exemplos acompanhados de suas plantas, Cortesía de Fabian Dejtiar
Cortesía de Fabian Dejtiar

A planta arquitetônica é uma interessante forma de representação e aproximação ao programa funcional dos hospitais e centros de saúde, onde a complexidade do sistema implica a necessidade de estudos específicos de distribuição e organização espacial para uma correta atenção sanitária. 

Entre nossos projetos publicados encontramos numerosos exemplos que trazem diferentes respostas e tipos evidenciando desde as plantas mais abertas, que são orientadas a partir dos benefícios da luz solar, até as mais compactas, que priorizam as particulares circulações internas e os acessos. 

A seguir, selecionamos uma série de 50 exemplos que podem nos ajudar a compreender como diferentes arquitetos enfrentaram esse desafio.

"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez

19:00 - 15 Agosto, 2018
"Pavilhão invertebrado" questiona a noção da resistência estrutural associada à rigidez, © BASE studio
© BASE studio

0-VOID é um pavilhão inflável desenvolvido no terceiro ano do ateliê de Projeto Arquitetônico orientado pelo BASE studio na Faculdade de Arquitetura e Arte da Universidad del Desarrollo, em Santiago do Chile. O pavilhão sintetiza e incorpora os temas explorados ao longo do semestre, em torno do potencial presente em sistemas pneumáticos para a formulação de respostas geométricas, materiais e espaciais não convencionais.

Seu desenho foi feito a partir de um processo iterativo entre a exploração do material 1:1 e as ferramentas digitais, o que foi relatado por um número de exercícios anteriores desenvolvidos pelos alunos durante o semestre.

David Chipperfield Architects apresenta projeto para impulsionar a requalificação da cidade de Margate na Inglaterra

16:00 - 15 Agosto, 2018
David Chipperfield Architects apresenta projeto para impulsionar a requalificação da cidade de Margate na Inglaterra, The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects
The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects

Em uma iniciativa sem fins lucrativos concebida para estimular o renascimento econômico da cidade histórica de Margate, David Chipperfield Architects desenvolveu independentemente um projeto de ampliação para a Turner Contemporary Art Gallery, a qual abrigaria um albergue voltado à acolher visitantes e turistas. Apelidado carinhosamente de Turner Rooms, o projeto foi concebido para ampliar a visibilidade da instituição no panorama artístico nacional e internacional, garantindo rendimentos que favoreçam a saúde financeira da galeria. Localizada à beira-mar de Margate, a proposta oferecerá uma nova e rica experiência aos futuros visitantes.

The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects The Turner Rooms. Imagem Cortesia de David Chipperfield Architects + 13

Antepavilion 2018 apresenta uma estrutura inflável para performances artísticas nos canais de Londres

15:00 - 15 Agosto, 2018

O Antepavilion 2018 foi inaugurado em Londres, após o sucesso de sua primeira edição no ano passado. Projetada e construída por Thomas Randall-Page e Benedetta Rogers, a edição deste ano recebe o nome de AirDraft e consiste em um teatro inflável sobre uma barcaça do século XIX que oferece um espaço para performances e apresentações musicais nos canais de Londres.

O projeto foi escolhido entre 132 propostas enviadas para o concurso organizado pela Shiva Ltd e pela Architecture Foundation, que convidava os participantes a se envolverem com “a herança do Canal de Regent de maneiras inovadoras”.

© Jim Stephenson © Jim Stephenson © Jim Stephenson © Jim Stephenson + 20

10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb

14:00 - 15 Agosto, 2018
10 Projetos do ArchDaily que você pode reservar no Airbnb, A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill. Imagem © Gregori Civera
A Muralha Vermelha / Ricardo Bofill. Imagem © Gregori Civera

ArchDaily e Airbnb foram fundados no mesmo ano, 2008, porém com propósitos muito diferentes. Desde então, o ArchDaily acumulou uma vasta base de dados com milhares de projetos localizados em cidades e países de todo o mundo. O Airbnb, por outro lado, revolucionou a forma como exploramos os países e habitamos os edifícios, mesmo se for por uma única noite.

Enquanto para os amantes da arquitetura foram oferecidas ocasionalmente experiências muito limitadas através do Airbnb, como a estadia de uma noite na Grande Muralha da China ou uma visita arquitetônica ao Estádio Olímpico de Tóquio 2020, cortesia de Kengo Kuma, a lista de obras disponíveis na plataforma possui ainda mais jóias arquitetônicas agora disponíveis para reserva.

Kubuswoningen / Piet Blom. Imagem © Dirk Verwoerd Residência Ex of In / Steven Holl Architects. Imagem © Paul Warchol Sky Pods / Natura Vive. Imagem © Airbnb VillaLóla / ARKÍS architects. Imagem © ARKÍS architects + 52