O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

O Prêmio Pritzker 2018 será anunciado no dia 7 de março

18:50 - 22 Fevereiro, 2018
O Prêmio Pritzker 2018 será anunciado no dia 7 de março, via The Hyatt Foundation | Pritzker Architecture Prize
via The Hyatt Foundation | Pritzker Architecture Prize

O Prêmio Pritzker de 2018 será anunciado na quarta-feira, 7 de março às 10h da manhã. Os laureados passados incluem uma lista de nomes influentes da arquitetura, incluindo Philip JohnsonZaha HadidRem KoolhaasOscar NiemeyerNorman FosterPeter ZumthorToyo ItoAlejandro Aravena e, mais recentemente, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta do RCR Arquitectes (veja a lista completa aqui).

Centro de artes performáticas projetado pelo REX em Nova Iorque recebe autorização para ser construído

16:00 - 22 Fevereiro, 2018
 Imagem © Luxigon
Imagem © Luxigon

Após questões financeiras terem ameaçado ano passado o projeto do Ronald O. Perelman Performing Arts Center no World Trade Center, o novo centro de artes performáticas está pronto para seguir, após um acordo entre os proprietários e as autoridades portuárias de Nova Iorque e Nova Jersey. 

Instalação com cabos tensionados transforma pátio de monastério em Vila Nova de Gaia

15:00 - 22 Fevereiro, 2018
Instalação com cabos tensionados transforma pátio de monastério em Vila Nova de Gaia, © Paulo Dias
© Paulo Dias

Quando Le Corbusier visitou Maiorca em 1932, registrou suas impressões em um caderno, hoje mantido nos arquivos da Fundação Le Corbusier em Paris. As páginas deste caderno, intitulado Carnet C 10, refletem claramente os interesses de Le Corbusier durante esta viagem particular. No entanto, elas também lançam luz sobre o papel do desenho em seu pensamento de forma mais geral, como Xavier Monteys refletiu na lição que ele deu como parte da série de palestras Author's Lessons - Le Corbusier e Drawing, intitulada Drawings in a Notebook. Se olharmos atentamente os esboços realizados durante a viagem a Maiorca, podemos ver que a série é moldada por dois desenhos de Barcelona, ​​feitos de um barco no início e no final de sua viagem, entre os quais registrou diversos objetos.

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

12:00 - 22 Fevereiro, 2018
© Pixelaw
© Pixelaw

O uso do bambu na construção ainda não é generalizado. Esta é a razão pela qual Eleana Jamil propõe o uso deste material sustentável em diferentes configurações, resultando em uma estrutura resistente, leve e permeável.

Este projeto, um pavilhão urbano na Malásia, construído principalmente com anéis circulares de bambu, explora as diferentes possibilidades do material linear com uma variedade de medidas e tipos de junções.

Inspiração animal: escola no interior de São Paulo copia girafa amarela de projeto francês

10:00 - 22 Fevereiro, 2018
Inspiração animal: escola no interior de São Paulo copia girafa amarela de projeto francês, © Philippe Ruault / © Nogueirense
© Philippe Ruault / © Nogueirense

Até que ponto pode a arquitetura beber de referências sem ser considerada uma cópia de outro edifício? Essa é uma discussão que levanta opiniões diversas e controversas que nos fazem refletir sobre a questão dos direitos autorais de uma obra e lembrar das infames cópias arquitetônicas produzidas nos últimos anos na China, que mimetizam desde edifícios emblemáticos até a capital francesa

Por que a arquitetura vernacular africana continua sendo ignorada

07:00 - 22 Fevereiro, 2018
A Grande Mesquita de Djenné, Mali. Imagem © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Djenne_great_mud_mosque.jpg'>Wikimedia user Ruud Zwart</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.5/nl/deed.en'>CC BY-SA 2.5 NL</a>
A Grande Mesquita de Djenné, Mali. Imagem © Wikimedia user Ruud Zwart licensed under CC BY-SA 2.5 NL

Este artigo foi originalmente publicado no Common Edge como "Making a Case for the Renaissance of Traditional African Architecture."

Durante o último mês de setembro, esgotaram-se todas as entradas para o show do músico Afrobeat nigeriano Wizkid no Royal Albert Hall, em Londres. Wizkid junta-se a uma crescente lista de ilustres músicos africanos que já se apresentaram na prestigiada casa de shows londrina, como Selif Kaita, Youssou Ndour, Miriam Makeba entre outros. Este importante evento serve para reafirmar o renascimento cultural pelo qual todo o continente africano está passando, marcando ainda a crescente influência da música africana no cenário global, assim como do cinema, da moda, da gastronomia e das artes em geral.

Infelizmente, a arquitetura africana vernacular, especialmente na África subsaariana, não tem se beneficiado desse renascimento cultural. Muito pelo contrário, ao longo dos últimos anos ela tem sido amplamente ignorada. Apesar de sua eminente influência durante a era pré-colonial, a arquitetura vernacular africana pouco evoluiu desde então, se limitando às tradicionais choupanas de paredes de barro e cobertura de palha; e por esta razão ela tem sido desdenhada pela população, freqüentemente associada à escassez e a insuficiência. Conseqüentemente, a negligência da arquitetura popular africana resultou na exiguidade de seus artesãos experientes, conhecedores da arte da construção tradicional. Atualmente, restam poucas esperanças de um possível avivamento de um dos mais tradicionais estilos de arquitetura do nosso planeta.

Eco-Habitação modular empurra os limites da construção com papelão

19:00 - 21 Fevereiro, 2018
Eco-Habitação modular empurra os limites da construção com papelão, Wikkelhouse Dordrech. Cortesia de Yvonne Witte
Wikkelhouse Dordrech. Cortesia de Yvonne Witte

Projetado e desenvolvido pela Fiction Factory, uma empresa de Amsterdã, Wikkelhouse traduz-se vagamente como "casa embrulhada". Esta casa modular sustentável é criada exclusivamente com papelão como seu material de construção principal e é personalizável em tamanho e função.

Wikkelhouse Dordrech. Cortesia de Yvonne Witte Sala de estar. Cortesia de Yvonne Witte Em construção. Cortesia de Yvonne Witte Em construção. Cortesia de Yvonne Witte + 12

Projeto de lei obriga edificações de Maringá a apresentarem o nome dos arquitetos e urbanistas responsáveis

16:00 - 21 Fevereiro, 2018
Projeto de lei obriga edificações de Maringá a apresentarem o nome dos arquitetos e urbanistas responsáveis, Projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, a Catedral de Maringá já identifica o autor do projeto arquitetônico logo na entrada: projeto de lei vai regulamentar esse tipo de prática. Image © Assessoria de Comunicação/PMM
Projetada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, a Catedral de Maringá já identifica o autor do projeto arquitetônico logo na entrada: projeto de lei vai regulamentar esse tipo de prática. Image © Assessoria de Comunicação/PMM

As edificações públicas municipais, os espaços urbanos licenciados e as edificações privadas de interesse e uso coletivos deverão conter, obrigatoriamente, os nomes dos autores do projeto arquitetônico e/ou projeto urbanístico e do responsável técnico pela execução da obra. É o que prevê um projeto de lei aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Maringá. O texto segue para a sanção do prefeito da cidade, Ulisses Maia.

Projeto pretende criar sistema de saneamento sustentável para despoluir o Quilombo de Santana

15:00 - 21 Fevereiro, 2018

O projeto LIMPAR SANTANA consiste na construção de um sistema de saneamento básico sustentável que garantirá a limpeza das linhas de água do Quilombo de Santana, no estado do Rio de Janeiro, buscando melhorar o atual nível da qualidade de água de consumo das habitações do local.

Avaliada a situação topográfica, geotécnica e geográfica existente, propõe-se utilizar bacias evapotranspiradoras, sistema que permite o tratamento de efluentes através de um filtro natural e da evaporação pela folha de bananeiras; e sistemas de caixas de água biodigestoras que transformam as águas em um resíduo utilizável para a agricultura.

20 Dicas de desenho técnico para arquitetura

12:00 - 21 Fevereiro, 2018
20 Dicas de desenho técnico para arquitetura

A ovelha negra dos desenhos arquitetônicos é o desenhos técnicos. Todos adoram desenhar perspectivas, croquis - a parte criativa, interessante e expressiva do desenho arquitetônico. Mas e os aspectos do desenho: a parte técnica, lógica e racional? Pode não ser tão sexy como o desenho à mão livre, mas é tão importante quanto.

Se você não tem as habilidades adequadas de desenho técnico, isso será notado em seus trabalhos; suas perspectivas parecerão "menos inteligentes", menos proporcionais e seus projetos não terão tanta consistência. Então, para fazer desenhos técnicos parecerem menos frios e mais acessíveis, compartilho as melhores 20 dicas de desenho técnico que encontrei.

Playlist: Oscars 2018

10:00 - 21 Fevereiro, 2018
Playlist: Oscars 2018, © Sony Pictures
© Sony Pictures

No início deste ano foi divulgada a lista completa de filmes indicados ao Oscar 2018, selecionados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e as expectativas estão cada vez mais altas para saber quais serão nomeados os melhores dessa edição.

Do digital ao concreto: colagens do FALA Atelier comparadas aos edifícios construídos

07:00 - 21 Fevereiro, 2018

Colagens digitais e outros meios similares de representação têm estado em pauta nas discussões sobre a como a arquitetura pode ser comunicada. Nesta recente - e bem vinda - fuga das imagens renderizadas fotorrealistas, vimos surgir outras opções de representação arquitetônica que cativam não pela semelhança tremenda com uma idealização de realidade, mas justamente pelo oposto, a semelhança com a textura do cotidiano, apresentada através de desenhos singelos de inspiração em colagens, aquarelas e pinturas.

Ilustrações futuristas mostram novas opções de trabalho no campo da arquitetura e construção em 2030

16:00 - 20 Fevereiro, 2018
Ilustrações futuristas mostram novas opções de trabalho no campo da arquitetura e construção em 2030, via MIT Technology Review
via MIT Technology Review

Em um mundo onde a tecnologia ocupa a linha de frente de nossas vidas, é difícil imaginar que muitos dos empregos de hoje em dia não existiam há 10 anos; motoristas de uber, gerentes de redes sociais, desenvolvedores de aplicativos e até o trabalho de um editor do ArchDaily pareceriam ideias abstratas num passado bastante próximo. À medida que a tecnologia avança, mais postos de trabalho serão criados, enquanto outros serão deixados para trás, dando margem a especulações sobre o que virá a seguir.

É quase impossível prever o futuro, mas a agência digital AKQA e a Mish Global tentaram o impossível e vislumbraram vários empregos potenciais no setor de arquitetura e construção em 2030, a partir das inspirações de várias apresentações do Fórum Econômico Mundial. Com a velocidade das mudanças na última década, esses novos empregos não parecem muito longe da realidade.

Se o próximo Pritzker fosse alguém que fala português, em quem você apostaria?

15:30 - 20 Fevereiro, 2018
Se o próximo Pritzker fosse alguém que fala português, em quem você apostaria?

Estamos próximos do anúncio do maior prêmio da arquitetura mundial. Abrimos aqui a discussão sobre quais seriam as arquitetas ou arquitetos que mereceriam esse prêmio nos países de língua portuguesa. Qual a sua opinião? 

Fumihiko Maki: a importância do projetar consciente na arquitetura

15:00 - 20 Fevereiro, 2018

Conheça um pouco da obra e da mente de Fumihiko Maki com o mais recente vídeo da série Time-Space-Existence, produzido pela PLANE—SITE. Cada vídeo foca em diferentes princípios que norteiam a produção de renomados arquitetos. Maki é conhecido por suas experimentações com materiais e por buscar a fusão das culturais oriental e ocidental. 

4 World Trade Center. Imagem © Tectonic MIT Media Lab. Imagem © Anton Grassl Spiral. Imagem © Toshiharu Kitajima Spiral. Imagem © Toshiharu Kitajima + 17

Guia Arauco: Como projetar e construir uma cozinha corretamente?

14:00 - 20 Fevereiro, 2018
Guia Arauco: Como projetar e construir uma cozinha corretamente?, Cortesía de Arauco
Cortesía de Arauco

Antes de começar a projetar, o mais importante é entender como a cozinha será utilizada. Este é o enfoque básico que qualquer arquiteto deve ter, porque a cozinha não pode ser um espaço residual, ou simplesmente um espaço que se definirá automaticamente ao final do projeto; deve-se entender que a cozinha possui fluxos e distintas áreas de trabalho e isso deve ser levado em conta desde o início do projeto.

Mas além do estilo ou do desenho requerido pelo cliente, é importante definir certa modulação que permita otimizar seu rendimento e assim minimizar os custos de fabricação de seus diferentes elementos. Deste modo, as medidas de todos os componentes de uma cozinha devem ser entendidas e interiorizadas antes que o espaço que os abrigará seja definido.

Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco + 23

A arquitetura das lojas de Design: espaço, objeto e expectador

12:00 - 20 Fevereiro, 2018
A arquitetura das lojas de Design: espaço, objeto e expectador, Loja Forma / Paulo Mendes da Rocha. Image<a href='http://arquigrafia.org.br/photos/8070'>© Ruth Verde Zein via Arquigrafia </a> Licença CC BY-NC-SA 3.0
Loja Forma / Paulo Mendes da Rocha. Image© Ruth Verde Zein via Arquigrafia Licença CC BY-NC-SA 3.0

Conceber espaços destinados à exposição de peças de mobiliário com alto grau de complexidade no desenvolvimento – estrutural, ergonômico, artístico e histórico, requer uma abordagem projetual distinta, já que é importante expor e persuadir o expectador-cliente a adquirir o produto. No Brasil, exímios exemplos como a loja Forma (1987), Micasa (2004), Casa Matriz (2004), Micasa Volume B (2007), Ouvidor (2013), Dpot (2016), Líder (2016) e Micasa Volume C (2017) destacam-se por unir com maestria tais fundamentos. Em linhas gerais, pode-se dizer que asseguram a “caixa branca” requerida como plano de fundo, comparativamente como obras de arte na neutralidade dos espaços expográficos, e ainda, dispostas de modo a provocar o desejo pela aquisição.

Wandenkolk Tinoco: modernismo regionalista no Nordeste

10:00 - 20 Fevereiro, 2018
Wandenkolk Tinoco: modernismo regionalista no Nordeste , via screenshot do filme
via screenshot do filme

Foram muitos os projetos elaborados por Wandenkolk Tinoco desde sua formatura no final da década de 1950 pela Escola de Belas Artes de Pernambuco: residências, edifícios institucionais e edifícios residenciais, além de pinturas e esculturas. Afora sua prática como arquiteto de prancheta, Wandenkolk atuou por diversos anos como professor no curso da Faculdade de Arquitetura do Recife, que viria a se tornar mais tarde curso integrante da Universidade Federal de Pernambuco.

11 Casas com balanços impressionantes

07:00 - 20 Fevereiro, 2018
© Cécile Septet
© Cécile Septet

© Juan Solano © Ivan Hunter © Sergio Pirrone © Satoshi Asawaka + 12

Balanços estruturais são elementos que frequentemente chamam a atenção nas obras de arquitetura, não só por seu aporte estético mas também pelo virtuosismo técnico que sua execução implica. Tal elemento é pouco visto em projetos residenciais, seja por questões técnicas ou econômicas, por isso, compilamos a seguir onze casas que fogem à regra e desafiam as leis da física com sua engenhosidade estrutural.

Envie seu projeto para os Prêmios World Architecture Festival 2018

05:00 - 20 Fevereiro, 2018
Envie seu projeto para os Prêmios World Architecture Festival 2018

É hora de preparar sua inscrição! Agora, no 11º ano, o World Architecture Festival acontecerá em Amsterdã de 28 a 30 de novembro. Os organizadores esperam que quase 500 práticas arquitetônicas concorram por prêmios em mais de 30 categorias. O evento desloca-se para a histórica cidade holandesa após dois anos em Berlim.

O Festival é o maior evento de reconhecimento de arquitetura do mundo - todos os projetos arquitetônicos pré-selecionados são apresentados pessoalmente pelos arquitetos a um estimado júri. E este ano, cerca de metade dos 120 jurados devem ser mulheres.

"Colchão radicular" fornece isolamento térmico, absorção acústica e resistência ao fogo ao mesmo tempo

19:00 - 19 Fevereiro, 2018
"Colchão radicular" fornece isolamento térmico, absorção acústica e resistência ao fogo ao mesmo tempo, Cortesía de Rootman SpA
Cortesía de Rootman SpA

Com o objetivo de promover maneiras mais eficientes de isolar e proteger as envoltórias de construção, a equipe chilena Rootman desenvolveu Thermoroot; um isolante biodegradável e 100% natural fabricado com base em raízes sem modificações genéticas ou aditivos químicos. Essas raízes constituem um Colchão Radicular (CR) que, além de isolar termicamente e acusticamente as paredes, pisos e tetos do edifício, proporciona uma resistência muito alta ao fogo.

Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA + 13

Escultura de Janet Echelman inspirada na ideia de tempo é suspensa sobre a Plaza Mayor de Madri

16:00 - 19 Fevereiro, 2018
© João Ferrand
© João Ferrand

A mais recente escultura da artista americana Janet Echelman está atualmente em exibição na Plaza Mayor de Madri. Intitulada "1.78 Madrid", a peça é a mais nova das esculturas suspensas feitas de fios de Echelman, e a nova em sua série Earth Time, iniciada em 2010. Em exibição até 19 de fevereiro, a obra foi apresentada na ocasião do 400° aniversário de Madri. 

© João Ferrand © João Ferrand © João Ferrand © João Ferrand + 15

Fotos contam uma breve história da Eslováquia e a influência da arquitetura soviética pós-moderna

15:00 - 19 Fevereiro, 2018
Memorial and Museum of the Slovak National Uprising, arquiteto Dušan Kuzma, 1963-1970. Banská Bystrica, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego
Memorial and Museum of the Slovak National Uprising, arquiteto Dušan Kuzma, 1963-1970. Banská Bystrica, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego

Devido ao cenário político constantemente agitado e aos recorrentes tumultos socio-econômicos, o povo eslovaco esteve repetidamente desprovido de liberdade ao longo de sua história. Após à Primeira Guerra Mundial, a Eslováquia foi um dos países forçados a fazer parte do então Estado Comum da Checoslováquia, a qual seria posteriormente invadida e desmembrada pelo regime nazista em 1938 para finalmente ser incorporada pela União Soviética em 1945 [1]. A arquitetura eslovaca durante o período socialista é uma manifestação única do pós-modernismo que celebra a intensa industrialização do país na época.

O fotógrafo de arquitetura Stefano Perego fez uma extensa documentação da singular arquitetura eslovaca do período compreendido entre os anos 60 e 80 e compartilhou o resultado com o ArchDaily.

Slovak Radio Building, arquitetos Štefan Svetko, Štefan Ďurkovič e Barnabáš Kissling, 1967-1983. Bratislava, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego "UFO", escultor Juraj Hovorka, 1979. Restored in 2014. Bratislava, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego Bridge of the Slovak National Uprising, por A. Tesár, J. Lacko e I. Slameň, 1967-1972. Bratislava, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego Fountain of Union, escultores Juraj Hovorka, Tibor Bártfay, Karol Lacko e arquitetos Virgil Droppa e Juraj Hlavica, 1979-1980. Bratislava, Eslováquia. Imagem © Stefano Perego + 18

Esta cidade murada medieval mostra como o urbanismo tradicional pode suportar altas densidades

12:00 - 19 Fevereiro, 2018
© Sabine de Villeroy
© Sabine de Villeroy

A fortaleza protetora, as ruas de paralelepípedos e a disposição urbana medieval são características de muitas cidades costeiras da Europa. Mas ao explorar a cidade francesa de Saint-Malo, é difícil acreditar que esta seja a cidade original. O que separa Saint-Malo de muitas outras cidades europeias localizadas junto ao mar, desde sua localização marcante, - é a complexa história de como ela foi completamente destruída na Segunda Guerra Mundial, mas reconstruída com a sua estética original.

© <a href='https://www.flickr.com/photos/ferrariguy90/8467381701'>Flickr user Trevor Huxham</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-NC-ND 2.0</a> © <a href='https://www.flickr.com/photos/archer10/15206970485'>Flickr user Dennis Jarvis</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a> Desconhecido, <a href="https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saint-Malo_après_la_bataille_de_1944.jpg">Saint-Malo après la bataille de 1944</a>, marked as public domain, more details on <a href="https://commons.wikimedia.org/wiki/Template:PD-old">Wikimedia Commons</a> © <a href='https://www.flickr.com/photos/lutherankorean/2652730156'>Flickr user Pom Angers</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a> + 7