O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias

Noticias

Henning Larsen reimagina o futuro de um subúrbio sueco

19:00 - 22 Janeiro, 2019
Henning Larsen reimagina o futuro de um subúrbio sueco, Tibble Masterplan. Image Courtesy of Henning Larsen
Tibble Masterplan. Image Courtesy of Henning Larsen

A prática dinamarquesa Henning Larsen criou um novo masterplan para reimaginar os subúrbios e a cidade de Täby, na Suécia. Na esperança de abordar o desejo de uma vida urbana vibrante nos subúrbios, o plano diretor de 292.000 metros quadrados enfatiza o esporte, a educação, a natureza, a cultura e o empreendedorismo. Transformando Täby de um subúrbio em uma cidade, o projeto se concentrará no senso coesivo de identidade local da cidade, bem como em sua forte ênfase na educação e no meio ambiente.

Bjarke Ingels receberá o Prêmio Kalmanani no México

16:00 - 22 Janeiro, 2019
Bjarke Ingels receberá o Prêmio Kalmanani no México, Cortesía de NODE
Cortesía de NODE

Cortesía de NODE Cortesía de NODE Cortesía de NODE Cortesía de NODE + 5

O Prêmio Kalmanani é um evento que ocorre anualmente na Cidade do México e ao longo de sua trajetória reconheceu o trabalho de diversos arquitetos, como SANAA, Sou Fujimoto, Steven Holl e Álvaro Siza. Nesta edição, o NODE tem a honra de apresentar Bjarke Ingels - BIG na Cidade do México com a intenção de celebrar a trajetória de um dos escritórios de arquitetura mais inovadores e importantes da atualidade. Recém nomeado arquiteto chefe da WeWork, Bjarne Ingels dará uma Conferência Magna, além de receber o Prêmio Kalmanani em sua oitava edição.

Cinco projetos para a expansão do aeroporto O’Hare em Chicago vão a voto popular

15:00 - 22 Janeiro, 2019
Cinco projetos para a expansão do aeroporto O’Hare em Chicago vão a voto popular, O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Foster Epstein Moreno
O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Foster Epstein Moreno

Cinco equipes de arquitetura, compostas por alguns dos mais renomados escritórios do mundo, foram selecionadas para apresentar suas ideias para o projeto de expansão do Aeroporto O'Hare de Chicago. Promovido pela prefeitura da cidade de Chicago, os projetos encontram-se em exposição no Chicago Architecture Center. As equipes selecionadas incluem Fentress-EXP-Brook-Garza, Foster Epstein Moreno, Studio ORD, SOM e Santiago Calatrava. Chamado de O’Hare 21, o projeto representa a primeira grande reforma do Aeroporto de Chicago ao longo dos últimos 25 anos.

O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Studio ORD O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Santiago Calatrava O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de SOM O'Hare International Airport expansion. Imagem Cortesia de Fentress-EXP-Brook-Garza + 6

Desenho à mão, um ofício subestimado

12:00 - 22 Janeiro, 2019
© Jim Keen
© Jim Keen

Fiz parte da última geração de estudantes de arquitetura que não usava computadores (estamos falando apenas do início dos anos 90 aqui; havia eletricidade, televisões coloridas, foguetes, só nada de renderizações.) No meu último ano na faculdade, calculei mal quanto demoraria para terminar meu projeto de graduação. À medida que o prazo se aproximava, percebi que era tarde demais para me comparar às apresentações de meus colegas. Na época, Zaha Hadid e suas pinturas desconstrutivistas definiam o estilo da ilustração arquitetônica. Isso significava que muitos projetos de estudantes eram renderizados em tintas a óleo em grandes telas.

IABsp abre chamada de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo

11:30 - 22 Janeiro, 2019
IABsp abre chamada de propostas para a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo, Área de estudo do Centro Cultural São Paulo, um dos locais que abrigarão a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo. Foto: Ciro Miguel
Área de estudo do Centro Cultural São Paulo, um dos locais que abrigarão a XII Bienal de Arquitetura de São Paulo. Foto: Ciro Miguel

A partir das 18h30, em um happy hour no edifício-sede do IABsp, os curadores Vanessa Grossman, Ciro Miguel e Charlotte Malterre-Barthes conversarão com interessados em apresentar propostas para a XII Bienal. O evento ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. A chamada fica aberta até 1º de abril.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

Moshe Safdie é laureado com o Prêmio Wolf 2019

10:00 - 22 Janeiro, 2019
Moshe Safdie é laureado com o Prêmio Wolf 2019, Habitat 67 / Moshe Safdie. Imagem © Timothy Hursley
Habitat 67 / Moshe Safdie. Imagem © Timothy Hursley

Moshe Safdie foi laureado com o Prêmio Wolf de Arquitetura 2019. A honraria anual elege um vencedor nos campos da pintura, música, escultura ou arquitetura. Sendo um dos mais prestigiados prêmios internacionais de Israel, reconhece realizações no avanço da ciência e da arte para o bem da humanidade. Na escolha deste ano, o júri citou a carreira exemplar de Safdie motivada por preocupações sociais da arquitetura e experimentações formais.

Arquitetura, pedagogia e um projeto de país: o Sistema S

07:30 - 22 Janeiro, 2019
Arquitetura, pedagogia e um projeto de país: o Sistema S, SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Imagem © Flagrante / Romullo Fontenelle
SESC Pompéia / Lina Bo Bardi. Imagem © Flagrante / Romullo Fontenelle

Muito tem se falado desde que o novo ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que é preciso “meter a faca” no Sistema S, entretanto, as discussões se concentraram nas questões e aspectos financeiros do sistema. Para compreender a relevância do Sistema S - que tem no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SESC (Serviço Social do Comércio), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), seu carro chefe - para a sociedade brasileira, parece mais significativo conhecer as motivações originais do sistema de ensino profissionalizante, o projeto pedagógico e político por trás de sua criação, a importância da arquitetura de suas unidades para alcançar os objetivos pretendidos e a sua relevância ainda atual no campo da educação e cultura.

Mobiliários de fibrocimento: leveza e resistência

19:00 - 21 Janeiro, 2019
Mobiliários de fibrocimento: leveza e resistência, Cortesia de Swisspearl
Cortesia de Swisspearl

A ideia de transformar materiais frios e brutos em formas elegantes sempre fascinou artistas, arquitetos e designers. Desde as esculturas de mármore carrara de Lorenzo Berdini e Michelangelo, onde formas humanas eram talhadas de pesados blocos de pedras com detalhes como o toque da pele ou a leveza de um manto, tornar aos olhos objetos rígidos e pesados em macios e leves é algo extremamente desafiador. Na arquitetura isso não é diferente: entre descolar um volume levemente do chão, deixar um pequeno recuo entre estrutura e vedação, alterar o revestimento de parte de um bloco, há diversos artifícios para tornar a edificação visualmente mais leve.

Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl Cortesia de Swisspearl + 20

Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China

16:00 - 21 Janeiro, 2019
Maior ponte peatonal feita de concreto e impressão 3D é concluída na China, © Professor Xu Weiguo
© Professor Xu Weiguo

A ponte para pedestres de concreto impressa em 3D mais longa do mundo foi concluída em Xangai. Projetada pelo professor Xu Weiguo da Tsinghua University (Escola de Arquitetura) - Centro de Pesquisa Conjunta Zoina Land para Arquitetura Digital, a ponte de 26,3 metros de comprimento foi inspirada na antiga Ponte Anji em Zhaoxian, China.

A estrutura de arco único foi criada usando um sistema de concreto de impressão 3D desenvolvido pela equipe do professor Xu Weiguo, integrando design digital, eficiência de custo, tecnologia inteligente e dinamismo arquitetônico. Com largura de 3,6 metros, os guarda-corpos da ponte têm a forma de fitas fluidas, criando um movimento leve e elegante em toda a Baía da Sabedoria de Xangai. 

© Professor Xu Weiguo © Professor Xu Weiguo © Professor Xu Weiguo © Professor Xu Weiguo + 20

Categorias para você

Chrysler Building em Nova Iorque é colocado à venda

15:00 - 21 Janeiro, 2019
Chrysler Building em Nova Iorque é colocado à venda, Chrysler Building. Imagem Cortesia de Tishman Speyer
Chrysler Building. Imagem Cortesia de Tishman Speyer

O famoso Chrysler Building de Nova York está novamente à venda, pouco mais de 20 anos depois de ter sido adquirido pela última vez. De acordo com o Wall Street Journal, os atuais proprietários de uma das mais icônicas estruturas da "Big Apple", colocaram-na oficialmente no mercado, embora o valor do edifício ainda não tenha sido divulgado. Projetado por William Van Alen, o edifício havia sido adquirido pela Tishman Speyer em 1997. Como uma das silhuetas mais conhecidas do skyline de Nova York, o Chrysler Building é admirado por seus detalhes Art Deco inspirados nos automóveis de época produzidos pela Chrysler.

Vidros: glossário de termos técnicos para arquitetos

12:00 - 21 Janeiro, 2019
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda
Colegio Lusitania Paz de Colombia / Camilo Avellaneda. Image © Carlos Alfonso Avellaneda

Nosso parceiro Vidrio Andino compartilhou conosco informações valiosas relacionadas ao mundo do vidro, o que pode nos ajudar a entender melhor como o material funciona e nos orienta na escolha do vidro certo para o nosso projeto de arquitetura.

De A a Z, verifique abaixo por que devemos evitar o choque térmico, o que é o fator solar ou exatamente o que queremos dizer quando falamos de vidro temperado.

Parroquia San Norberto / Carlos Campuzano Castelló. Image © Jorge Gamboa Hotel Click Clack / Plan:b arquitectos. Image © Andrés Valbuena Parque Biblioteca España / Giancarlo Mazzanti. Image © Diana Moreno Pabellón Desconectado / Plan:b arquitectos. Image © Sergio Gómez + 23

Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas

10:00 - 21 Janeiro, 2019
Explorando seu projeto em realidade virtual: 7 dicas de especialistas, Cortesia de Enscape
Cortesia de Enscape

A Realidade Virtual oferece benefícios que, há apenas alguns anos, seriam dificilmente imagináveis. É possível andar pelos projetos antes de serem construídos; os espaços internos são totalmente vivenciados antes de todos os detalhes serem decididos. Ela permite que arquitetos e clientes tenham a capacidade de trabalhar como verdadeiros colaboradores em um projeto.

Cidade versus água: entenda como Veneza foi construída

07:30 - 21 Janeiro, 2019
Cidade versus água: entenda como Veneza foi construída, Veneza, Itália. Imagem: <a href="https://www.flickr.com/photos/dalbera/6156556391/">dalbera</a> on <a href="https://visualhunt.com">VisualHunt.com</a> / <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/"> CC BY</a>
Veneza, Itália. Imagem: dalbera on VisualHunt.com / CC BY

Seja do ponto de vista do turista francês, da narrativa do filósofo Jean Paul Sartre, ou como ponto de partida das investidas desbravadoras de Marco Polo em suas Viagens, a cidade de Veneza faz parte de um imensurável repertório literário global, ocupando o lugar de objeto misterioso e belo que instiga qualquer um que se disponha a experienciá-la. Ela figura em livros de artes e história, quando o foco está nas grandes obras de arquitetura e artes visuais que a cidade carrega, ou quando há interesse nas divergentes e lendárias narrativas que dizem respeito à sua origem. Nos livros de ficção, a áurea calma de seus canais, as pequenas vielas, as cores e texturas de sua paisagem são plano de fundo para uma miríade de histórias imaginadas.

Perkins + Will e ASL Arquitectos projetarão o novo Instituto Hebraico em Santiago

19:00 - 20 Janeiro, 2019
Cortesía de Organizadores
Cortesía de Organizadores

Os escritórios ASL Arquitectos (Chile) e Perkins + Will (Estados Unidos) receberam o primeiro lugar no projeto do novo Instituto Hebraico em Santiago, Chile.

Os autores explicaram em sua apresentação que " o projeto mantém sua inspiração na letra Shin, mas evolui sua forma para acomodar os três pátios de cada um dos ciclos de ensino. Cada um deles tem uma conexão visual direta com o estádio, permitindo assim a amplitude e a integração com a comunidade".

Ponte mais longa do mundo está prestes a ser concluída no Kuwait

16:00 - 20 Janeiro, 2019
Ponte mais longa do mundo está prestes a ser concluída no Kuwait, Ponte Sheik Jaber Al-Ahmad Al-Sabah Causeway. Imagem Cortesia de Hyundai E&C
Ponte Sheik Jaber Al-Ahmad Al-Sabah Causeway. Imagem Cortesia de Hyundai E&C

A ponte mais longa do mundo feita pela Hyundai E&C e Combined Group Contracting está em fase de conclusão no Kuwait. Chamada de "calçada do Sheik Jaber Al-Ahmed Al-Sabah", a obra de US $ 3 bilhões é um dos maiores projetos de infraestrutura do mundo. Com uma extensão total de mais de 45 quilômetros, a ponte conectará a Cidade do Kuwait, no sul da baía, com Subiya New Town, ao norte. A ponte se une a um plano de desenvolvimento mais amplo para o ressurgimento da antiga Rota da Seda.

Berlim em miniatura: vídeo faz capital alemã parecer uma maquete vista de cima

15:00 - 20 Janeiro, 2019

MiniLook Berlin from Okapi on Vimeo.

Na correria do dia-a-dia, deslocando-se continuamente entre a casa e o trabalho, deixamos de prestar atenção nos detalhes que nos cercam. Pensando nisso, o Okapi Creative Studio criou "MiniLook Berlim", um vídeo que pretende reapresentar a cidade à seus moradores. Utilizando uma técnica de stop-motion e tilt-shift, o vídeo faz o tempo parar e a cidade parecer uma maquete, destacando as banais cenas cotidianas e imagens pitorescas da natureza, ainda que o pano de fundo esteja repleto de edifícios que todos nós conhecemos.

Zero Waste Lab imprime mobiliário urbano feito com resíduos plásticos

10:00 - 20 Janeiro, 2019
Zero Waste Lab imprime mobiliário urbano feito com resíduos plásticos , Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris
Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris

O New Raw lançou o Zero Waste Lab, em Thessaloniki, uma iniciativa de pesquisa em que os cidadãos gregos podem transformar lixo plástico em mobiliário urbano. Parte do projeto maior Print Your City, a iniciativa utiliza um braço robótico e a reciclagem para a criação de peças de mobiliário personalizadas que fecham o ciclo dos resíduos de plástico. A iniciativa visa usar fragmentos de produtos reciclados para redesenhar espaços públicos dentro das cidades.

Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris Print Your City. Imagem © Stefanos Tsakiris + 26

Manual gratuito de hortas urbanas é disponibilizado pelo Instituto Pólis

07:30 - 20 Janeiro, 2019
Manual gratuito de hortas urbanas é disponibilizado pelo Instituto Pólis, via Instituto Pólis
via Instituto Pólis

Publicação elaborada para o projeto Moradia urbana com tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Pólis, a cartilha Hortas Urbanas visa melhorar a alimentação das pessoas envolvidas na Tecnologia Social Hortas Urbanas, beneficiando o ambiente como um todo e favorecendo a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros suspensos e outras possibilidades a depender da realidade local.

Como um bom projeto urbano pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas

16:00 - 19 Janeiro, 2019
Como um bom projeto urbano pode minimizar os efeitos das mudanças climáticas, Hong Kong is one of the most densely populated cities on earth. Image via Shutterstock
Hong Kong is one of the most densely populated cities on earth. Image via Shutterstock

Centros urbanos geralmente acumulam mais calor do que regiões periféricas e menos povoadas, este é um fenômeno climático mais conhecido como ilha de calor urbano (UHI). Embora este não seja um fenômeno recente, o qual vem sendo analisado por décadas, recentes descobertas indicam que a maneira como construímos nossas cidades é um dos principais fatores para o agravamento deste fenômeno histórico. Considerando isso, a descoberta destes novos dados deverá transformar decisivamente a maneira como planejamos e construímos nossas cidades no futuro.

Coleção de objetos projetados por Zaha Hadid será exibida na Maison et Objet em Paris

15:00 - 19 Janeiro, 2019
Coleção de objetos projetados por Zaha Hadid será exibida na Maison et Objet em Paris, Vasos em trança. Imagem © Zaha Hadid Design
Vasos em trança. Imagem © Zaha Hadid Design

Zaha Hadid Architects publicou imagens da sua última coleção que será apresentada na Maison et Objet 2019 em Paris no final deste mês. A coleção, que incorpora o processo inventivo de Zaha Hadid, apresenta uma taça de vidro em formato de "redomoinho" e uma coleção em mármore monocromático.

O festival Maison et Objet é descrito como a autoridade internacional para decoração do lar, design de interiores, arquitetura e cultura lifestyle, com a sua feira bianual de Paris que acontecerá nos dias 18 a 22 de janeiro de 2019.

Jogo de mesa. Imagem © Zaha Hadid Design Mármore cell. Imagem © Zaha Hadid Design Mármore cell. Imagem © Zaha Hadid Design Bandeja. Imagem © Zaha Hadid Design + 17

Dinamismo e contraste: o campus da UNAM pelas lentes de Yueqi “Jazzy” Li

10:00 - 19 Janeiro, 2019
© Yueqi "Jazzy" Li
© Yueqi "Jazzy" Li

Ainda que o Campus da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), localizado na região centro-sul da Cidade do México, seja tão enigmático quanto os famosos murais de O’Gorman, sua própria arquitetura é aquilo que nos deixa mais intrigados quando visitamos este lugar. Caminhando pela UNAM, nos deparamos com uma exposição arquitetônica de edifícios modernistas, em sua grande maioria construídos durante os anos 70, juntamente com uma série de pátios abertos, passagens secretas e alguns pavilhões. Excepcionalmente, a arquitetura do campus têm um pouco de tudo: geometria arrojada, abertura, abstração, humanidade, permeabilidade, alvenarias ruindo e rochas vulcânicas espalhadas por toda parte.

© Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li © Yueqi "Jazzy" Li + 29

7 conselhos de grandes arquitetos para jovens arquitetos

07:30 - 19 Janeiro, 2019

Em muitos momentos na carreira de arquiteto nos deparamos com dúvidas e inseguranças sobre a nossa profissão. Por isso, estar em contato com a sabedoria de grandes nomes do campo como Alejandro Aravena, Álvaro Siza, César Pelli, Francis Kéré, Jeanne Gang, Norman Foster e Paulo Mendes da Rocha, sirva como um momento de inspiração para enfrentar os desafios que a Arquitetura e Urbanismo nos propõe. Veja, a seguir, conselhos destes grandes arquitetos.

Pirâmide holográfica dará forma ao pavilhão temporário do Museu Garage em Moscou

16:00 - 18 Janeiro, 2019
Pirâmide holográfica dará forma ao pavilhão temporário do Museu Garage em Moscou, Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects
Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects

Uma pirâmide holográfica projetada pelos arquitetos do SYNDICATE Architects foi a proposta vencedora do concurso para o Pavilhão de Cinema de Verão do Museu de Arte Contemporânea Garage, em Moscou, Rússia. O projeto foi o escolhido entre uma lista de seis competidores. O concurso oferecia a oportunidade para arquitetos russos projetarem um pavilhão temporário e multifuncional acessível, que atendesse às exigências do museu em relação à responsabilidade ambiental.

Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects Pavilhão de Cinema do Verão. Imagem - Corteria de Syndicate Architects + 4

Maior arranha-céu da China será projetado pelo escritório americano Adrian Smith + Gordon Gill

15:00 - 18 Janeiro, 2019
Maior arranha-céu da China será projetado pelo escritório americano Adrian Smith + Gordon Gill, Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture
Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture

O escritório de arquitetura Adrian Smith + Gordon Gill acaba de ser anunciado como o grande vencedor do concurso internacional para o masterplan de Shimao Longgang, o qual incluirá o projeto daquele que será o maior arranha-céu da China, com mais de 700 metros de altura. Mais conhecido como Shenzhen-Hong Kong International Center, o projeto será implantado entre dois parques da cidade, o Parque Longcheng e o Parque Nacional Dayun. O arranha-céu foi concebido para se tornar o mais novo ícone da cidade de Shenzhen.

Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture Shenzhen-Hong Kong International Center. Imagem Cortesia de Adrian Smith + Gordon Gill Architecture + 5

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.