Edifício tombado de 22 pavimentos desaba após incêndio no centro de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções ocasionou o desabamento de um arranha-céu de 22 pavimentos no centro de São Paulo, na madrugada de ontem para hoje. Localizado no entroncamento entre a Avenida Rio Branco e o Largo Paissandu, próximo ao Vale do Anhangabaú, o edifício servira no passado como sede da Polícia Federal e estava ocupado por cerca de 90 famílias de um movimento de moradia.

Segundo moradores do edifício, as chamas começaram por volta da 1h30 após uma explosão no quinto andar e logo se espalharam por toda a estrutura, atingindo inclusive edificações vizinhas, como a Igreja Martin Luther localizada no Largo e outro edifício em altura de frente para a estrutura que desabou.

Edifício Wilton Paes de Almeida, 1961 © Larissa França Peres via Arquigrafia Licença CC BY 3.0. Image

Algumas das famílias que moravam no edifício já haviam sido cadastradas pela Secretaria de Habitação de São Paulo, sendo boa parte destas de imigrantes. O Corpo de Bombeiros está atuando no local com mais de 30 viaturas e até o momento divulgou apenas uma vítima desaparecida.

Ajude as famílias atingidas com doações nos seguintes endereços: Ocupação Mauá - Rua Mauá 340, PAróquia Santa Ifigênia - Rua Santa Ifigênia 30, Ocupação Luana Barbosa - Rua Dr Augusto Miranda 22 e Cruz Vermelha - Av. Moreira Guimarães 699. Os itens emergenciais são: Alimentos, Água, Roupas - infantis e adulto, Fraldas, Sapatos e Produtos de higiene pessoal.

Imagem de Corpo de Bombeiros de São Paulo - PMESP, via Twitter

O edifício Wilton Paes de Almeida, projetado em 1961 pelo arquiteto Roger Zmekhol para sede da Companhia Comercial de Vidros do Brasil, era famoso por sua grande fachada envidraçada, que lhe rendeu em 1992 proteção de nível 3 na lista do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - Conpresp.

Edifício Wilton Paes de Almeida. Imagem via Google Maps
Edifício Wilton Paes de Almeida, 1961 © Larissa França Peres via Arquigrafia Licença CC BY 3.0. Image
Edifício Wilton Paes de Almeida, 1961 © Larissa França Peres via Arquigrafia Licença CC BY 3.0. Image

Referência: El País, Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Edifício tombado de 22 pavimentos desaba após incêndio no centro de São Paulo" 01 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893568/edificio-de-22-pavimentos-desaba-apos-incendio-no-centro-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.