Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares?

Este artigo foi publicado originalmente no Common Edge.

Em abril de 1782, apenas seis anos após a assinatura da Declaração de Independência dos EUA, John Adams chegou a Amsterdã como o primeiro embaixador do país nos Países Baixos. Três meses depois, um consórcio de banqueiros holandeses concedeu um empréstimo de 5 milhões de florins (equivalente a US$ 150 bilhões hoje) à nova república, um sinal claro de confiança nos EUA. Apesar de não poder oferecer um empréstimo, como engenheiro sanitarista holandês, posso oferecer outra coisa aos americanos: os cinco séculos de experiência do meu país vivendo, trabalhando e prosperando abaixo do nível do mar. Este é certamente um conhecimento que os EUA precisarão desesperadamente à medida que o nível da água continua a subir, ameaçando inúmeras comunidades costeiras. 

Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 1 de 4Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 2 de 4Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 3 de 4Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 4 de 4Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Mais Imagens

O aumento do nível do mar, é claro, afetará as comunidades costeiras em todo o mundo. No entanto, devido à sua vasta extensão litorânea - a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica estima que seja cerca de 95.000 milhas - os EUA estarão particularmente vulneráveis. É difícil estimar um número preciso de como o nível do mar subirá - é o que os cientistas chamam de modelo de fluido - mas, de acordo com a agência governamental, "um pior cenário de 2,5 metros até 2100 não pode ser descartado”. E os níveis de água não aumentarão independentemente de outros fatores ecológicos; furacões e tempestades cada vez mais fortes devido às mudanças climáticas, aumento da temperatura do ar e da água, erosão costeira e inundações exacerbarão ainda mais o estresse nas comunidades costeiras.

Um relatório de 2018 do Global Change Research Project estimou que existem quase 50 milhões de unidades habitacionais nos EUA em perigo de eventuais inundações. Algumas comunidades — em números limitados e hesitantes — já começaram sua retirada relutante. Algumas cidades estão considerando barreiras contra tempestades e diques. No entanto, essas estruturas não são apenas bombas de CO2 caras devido à forte dependência do concreto como material de construção, mas são de eficácia limitada, por algumas décadas no máximo. E, verdade seja dita, nem todo o litoral será defensável. Alguma terra terá de ser entregue de volta ao mar. Mas a decisão de abandonar cidades densamente povoadas seria economicamente catastrófica e politicamente pesada. Eu (e outros engenheiros) acreditamos firmemente que, de alguma forma, a solução holandesa no uso de polderes, uma integração de infraestrutura rígida e leve, baseada na natureza, seria capaz de proteger comunidades costeiras ameaçadas nos EUA.

Antes de delinear nossos projetos-piloto para três cidades americanas, precisamos entender um pouco dessa história. A maioria das pessoas na Holanda vive, como seus antecessores por 485 anos, dentro dos limites do grande Delta do Rio Rhine/Meus/Scheldt, em polderes baixos. Isso inclui os habitantes de nossas maiores cidades: Amsterdã (a capital), Roterdã (o terceiro maior porto do mundo), Haia (a sede do governo), Utrecht e Haarlem.

Os polderes são grandes áreas de terra e água, totalmente cercadas por diques, onde a elevação do solo está situada abaixo do nível médio do mar (MSL) e o lençol freático dentro do polder é controlado por engenheiros. Cerca de 50% da massa total de terra e água da Holanda está situada em polderes e sempre abaixo do nível médio do mar.

Para poder viver com segurança em tal ambiente, é necessária uma ampla infraestrutura: diques marítimos e fluviais, canais de drenagem, bacias temporárias de armazenamento de água e bombas, além de financiamento suficiente para a gestão e manutenção de todos esses sistemas. O financiamento para toda a infraestrutura necessária na Holanda é fornecido principalmente pelo governo central, mas os residentes que se beneficiam dessas estruturas e serviços de proteção pagam por isso com uma taxa mensal. Uma agência de gestão de água totalmente integrada, pública e estadual, o chamado Water Board, é responsável por projetar, construir, gerenciar e manter toda a infraestrutura dos polderes.

Alguma versão dessa solução holandesa é viável para os EUA? Cultural e politicamente, é uma questão em aberto. Sabemos que o sistema de polderes e dique funciona para nós. Também entendemos os baixos níveis de confiança que os americanos agora têm em seu governo e como os governos estaduais e locais têm lutado para concluir grandes projetos de infraestrutura no prazo e dentro do orçamento. Se levarmos a sério os perigos iminentes da elevação do nível do mar, isso deve mudar. O tempo já é perigosamente curto. Considerando a crescente taxa de aumento do nível do mar e o ritmo lento dos esforços globais para reduzir as emissões de carbono, os EUA enfrentam uma escolha difícil: projetar, construir e manter a infraestrutura de água apropriada ou mudar para um terreno mais alto.

Para executar e concluir com sucesso esses projetos, recomendamos o estabelecimento de uma agência do governo federal, trabalhando em colaboração com o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA; que poderia ser chamada de Agência de Segurança Costeira. Para garantir manutenção e gerenciamento adequados, seria dotada de engenheiros e cientistas e suficientemente financiada nas próximas décadas. Agora, sejamos honestos aqui: os custos serão altos (mas o custo de não fazer nada será muito maior), os prazos longos e a política, sem dúvida, muito complicada. Mas não há muitas outras opções neste momento. Delineamos planos para três cidades, mas nem é preciso dizer que muitas outras cidades, vilas e regiões dos EUA já estão em grave risco.

Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 4 de 4
Cortesia de Van den Herik Sliedrecht e Nautilus Coastal-Solutions

BOSTON

Propomos separar completamente os estuários dos rios Charles, Mystic e Neponset e as águas do porto de Boston das águas ascendentes do Oceano Atlântico por meio de um dique marítimo robusto e baseado na natureza. Isso compreenderia três seções, começando do continente na Península Pemberton-Hull, em direção à Ilha Georges e Ilha Lovell, até chegar à Ilha Deer no norte. Essas três seções reduzirão significativamente a linha costeira atual ao longo da Baía do Porto de Boston e protegerão a área metropolitana contra a elevação do nível do mar e inundações costeiras.

Dentro da agora fechada Boston Harbor Bay, seriam necessários diques auxiliares, juntamente com um sistema de monitoramento do nível de água, com estações de bombeamento e vertedouro/estruturas de entrada de água, permitindo o controle total do lençol freático do porto, incluindo o controle do crescimento de algas. Além disso, dependendo das condições específicas do local e da costa, outras estruturas e serviços serão necessários para proteger edifícios, infraestruturas, sistemas de transporte, sistemas de esgoto e estações de tratamento de água, bem como as zonas úmidas internas da baía e sua biodiversidade crucial.

Duas eclusas também serão incluídas dentro do dique marítimo: uma grande para as embarcações oceânicas que atendem ao porto e uma pequena para a navegação de recreio. Algumas dessas ideias já foram apresentadas em um relatório, Designing With WATER: Creative Solutions From Across the Globe, elaborado em 2014 em nome da Boston Harbor Association. O estudo propôs a mudança das instalações portuárias para o lado da baía Harbour Island Barrier, que pode ser facilmente acomodada em nossa solução dos polderes holandeses.

Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 3 de 4
Cortesia de Van den Herik Sliedrecht e Nautilus Coastal-Solutions

CONDADO MIAMI-DADE

A situação costeira no condado de Miami-Dade é muito diferente e certamente mais desafiadora do que as outras duas propostas apresentadas neste ensaio. No ano passado, a comissão do condado rejeitou uma proposta de US$ 4,6 bilhões para instalar comportas e diques de 3 metros de altura a fim de proteger o centro de Miami. Em vez disso, o condado quer soluções naturais, como ilhas-barreira e manguezais. Outras cidades estão explorando abordagens semelhantes: instalar linhas costeiras vivas, recriar pântanos, criar leitos de ostras artificiais, construir proteções locais contra inundações com parques e espaços abertos. Essas medidas certamente são úteis e devem continuar, mas provavelmente não serão suficientes para ficar à frente da atual taxa de elevação do nível do mar e das forças intensificadoras de tempestades e furacões.

Nossa proposta para Miami-Dade: Coastal.Retrofit 2.0, é uma solução baseada na natureza que envolve a construção de uma barreira de recife (1) a aproximadamente 500 metros da costa. Um dique marítimo escondido (6), situado diretamente por baixo da praia elevada (5), será a principal estrutura de proteção da cidade. Entre essas duas estruturas, uma lagoa tranquila (8) é criada. As zonas úmidas (2) criadas pela nova barreira de recifes de frente para a lagoa serão extensamente plantadas com árvores de mangue (2a) e abaixo do lençol freático com leitos de ervas marinhas (2b). A areia necessária para elevar as praias (5) e estabelecer a zona úmida do recife de barreira (2) será escavada a partir do fundo do Oceano Atlântico com dragas, a pelo menos 10 milhas de distância da atual linha costeira.

Estruturas adicionais, incluindo diques cruzados interiores, serão necessárias para compartimentar e controlar o lençol freático interior. O uso dos canais e vias navegáveis existentes para esses diques cruzados minimizará os distúrbios da paisagem e das vias navegáveis. Serão necessárias grandes estações de bombeamento de água, vertedouros e estruturas de entrada de água, permitindo o controle total do lençol freático, incluindo a capacidade de controlar o crescimento de algas e proteger a biodiversidade. Uma grande eclusa terá de ser construída para facilitar a passagem de navios de cruzeiro e outras embarcações oceânicas comerciais, bem como uma eclusa menor adicional para a navegação de recreio.

Uma observação relacionada: nosso empreendimento conjunto, Van den Herik Sliedrecht e Nautilus Coastal-Solutions, ambas empresas familiares da Holanda, também está explorando uma possível solução para um desafio ainda mais grave: mitigar o desaparecimento gradual (e assustador) das rochas calcárias do subsolo subjacentes a grandes partes da Flórida devido à acidificação das águas oceânicas.

Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares? - Imagem 2 de 4
Cortesia de Van den Herik Sliedrecht e Nautilus Coastal-Solutions

SAN FRANCISCO BAY

Propomos separar completamente os afluentes e as águas da Baía de San Francisco das águas progressivamente crescentes do Oceano Pacífico por meio de um dique marítimo natural, com aproximadamente 3,5 milhas de comprimento, construído imediatamente a leste da Golden Gate Bridge. Este dique reduzirá significativamente a atual linha costeira de aproximadamente 400 milhas ao longo da Baía e protegerá cidades, comunidades e empresas contra o aumento do nível do mar e inundações costeiras.

Dentro do limite do dique marítimo, no estuário da Baía de San Francisco, agora fechado, seriam necessários diques auxiliares, sistema de monitoramento do nível da água, estações de bombeamento e vertedouros e estruturas de entrada de água, permitindo o controle total do lençol freático, incluindo o controle do crescimento de algas. Além disso, dependendo das condições específicas do local e da costa, outras estruturas e serviços serão necessários para proteger edifícios, infraestruturas, sistemas de transporte, sistemas de esgoto e estações de tratamento de água, bem como a proteção das zonas úmidas internas da baía e sua biodiversidade crucial. Duas eclusas também serão incluídas dentro do dique marítimo, uma grande para facilitar as embarcações oceânicas que atendem ao porto e uma pequena eclusa para a navegação de recreio. O dique marítimo e todas as outras estruturas devem ser projetadas e construídas para serem totalmente à prova de terremotos, até pelo menos 7,8 na escala Richter.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: de Jager , Jan. "Aumento do nível do mar: o sistema de drenagem dos Países Baixos poderia funcionar em outros lugares?" [Sea-Level Rise: Could The Netherlands’ Polder System Work in the U.S.?] 25 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977347/aumento-do-nivel-do-mar-o-sistema-de-drenagem-dos-paises-baixos-poderia-funcionar-em-outros-lugares> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.