Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional

Dentro do conjunto de debates no campo da arquitetura, a relação entre o desenvolvimento projetual e a educação – especialmente infantil – tem ganhado destaque. A relação entre o campo da arquitetura junto à sociologia e filosofia, por exemplo, é notória. Muitas vezes, ao desenvolver um projeto, discussões entre estes campos são imbuídas projetualmente como instrumento potencializante das relações entre espaço e usuário. Quando pensamos especificamente na tipologia educacional dedicada a crianças, tomamos mecanismos que vão muito além de questões físicas de ergonomia, mas pensamos na arquitetura como ferramenta educacional.

Sendo assim, a tríade espaço-arquitetura-usuário é explorada em conjunto com outras áreas, uma vez que as crianças pertencem a um grupo com necessidades e situações psíquicas diferente dos adultos, e o processo de assimilação e transformação ocorre constantemente. Especificamente dentro do campo da sociologia, por exemplo, o processo conhecido como socialização primária – também nomeado como primeira infância, é responsável pela construção intelectual e assimilação de hábitos sociais no período de 0 a 6 anos de idade, atuando de modo a inserir no intelecto da criança as noções sociais, de moral e comportamentais na construção do senso de caráter da mesma. Nesse período de tempo, todo o desenvolvimento atuará de modo a construir o perfil desta quando adulta.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 15 de 22
Berçário e Jardim de Infância Hanazono / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Studio Bauhaus

Pesquisas revelam ainda que um bebê nasce com aproximadamente 100 bilhões de neurônios, capazes de realizar um quadrilhão de ligações – valor cinco vezes maior que o cérebro adulto pode realizar [1]. Destes, cerca de 80 bilhões são perdidos, dado que desde a fase fetal, o bebê já começa desenvolver tais ligações, conhecidas como sinapses, onde, as células não desenvolvidas morrem. Em outras palavras, a primeira infância é a principal fase no desenvolvimento neural em toda a vida, podendo trazer significativos valores psíquicos e físicos à vida adulta - ou não.

O que impressiona é que grande parte da sociedade julga que os principais investimentos educacionais devem ser realizados apenas na fase adulta. A situação é justamente o contrário e devemos concentrar investimentos pedagógicos desde os primeiro dias de vida de um bebê. 

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 18 de 22
NUBO / PAL Design. Image © Michelle Young, Amy Piddington

Apoiado em pesquisas do quadro infantil, realizadas e desenvolvidas por órgãos e institutos de todo o mundo, muitos investimentos têm sido realizados nos últimos anos, tanto do poder público quanto no privado, em benefício da educação infantil. Especialmente em relação à arquitetura, projetos desenvolvidos conjuntamente a metodologias educacionais têm sido evidenciados.

No setor privado, investidores tem buscado desenvolver negócios de impacto social – buscando impactar no bem-estar da sociedade - que têm por objetivo educar crianças visando oferecer um conjunto de habilidades e ferramentas intelectuais.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 21 de 22
Jardim de Infância Hakusui / Yamazaki Kentaro Design Workshop. Image Cortesia de amazaki Kentaro Design Workshop

No Brasil, somente no ano de 2018, quatro novas escolas com metodologias contemporâneas de educação e/ou internacionais foram ou serão inauguradas na cidade de São Paulo – Beacon School, Colégio Renascença, Escola Concept e Red House, como destacado em matéria de Helena Galante e Mariana Rosário em Março à Veja São Paulo [2].

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 17 de 22
Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos. Image © Pedro Vannucchi

No setor público, uma série de arquitetos pelos diferentes cantos do mundo também vem sendo contratados para desenvolver projetos escolares pertencentes ao Estado, destacando-se pelo desenho espacial das áreas educativas.

Contanto, provavelmente quando imaginamos uma escola ou sala de aula, imediatamente pensamos no tradicional modelo de carteiras enfileiradas ladeadas uma das outras, junto ao quadro-negro e a figura do professor na frente da sala recitando seu discurso, como ponto focal. Mas, você, já se perguntou por que a maioria das escolas de todo o mundo apresenta tal configuração? O modelo que nomeamos de “atual”, não é nada novo, e tem pelo menos 300 anos. Continuamos replicando tais espaços como no século XIX, onde a revolução Industrial impôs uma organização espacial semelhante à disposição fabril.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 16 de 22
Creche e Jardim de Infância C.O / HIBINOSEKKEI + Youji no Shiro. Image © Studio Bauhaus

O tempo passou mas o modelo permaneceu o mesmo – e, de fato, pode não reprentam a melhor opção. As metodologias mudaram, mas apenas uma pequena parcela dos projetos arquitetônicos acompanhou a mudança. 

Com a inserção de metodologias educacionais alternativas, como por exemplo, sala de aula invertida, educação holística, sistema construtivista, metodologia Waldorf, entre outras, o discurso sobre espaços educacionais foi ampliado. 

O ponto comum dentre estes é o nascimento de um desenho pensado não apenas a partir das questões ergonômicas das crianças, mas colocando-as como coautoras do projeto, através da possibilidade de reconfiguração espacial, layouts mais abertos a possibilidades infinitas, elementos pensados com a finalidade de trabalhar o sistema físico, intelectual e psíquico.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 19 de 22
NUBO / PAL Design. Image © Michelle Young, Amy Piddington

Os projetos não agem apenas como ferramentas educacionais, mas principalmente como possibilidades de soluções emergentes no desenvolvimento social.

Outro ponto a ser levantado é quanto à vulnerabilidade social e educacional, onde dezenas de crianças residentes em localidades menos favorecidas acabam sendo prejudicadas por não terem acesso a escolas de qualidade. Sendo assim, temos observado uma movimentação em prol de tal garantia, como escolas flutuantes e utilizando técnicas vernacular, por exemplo. A escola flutuante de Makoko, projetada pelo NLÉ Architects é um exímio caso de como a ideia do arquiteto foi além - infelizmente, devido a uma catástrofe natural, o projeto desmoronou.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 12 de 22
Escola Flutuante em Makoko / NLÉ Architects. Image via Gizmag

Ainda no continente africano, a Escola Primária em Gando, concebida por Francis Kéré, nasceu do desejo do arquiteto, que na infância deslocava-se cerca de 40 quilômetros até a aldeia mais próxima para ir à escola, que contava com má iluminação e ventilação. A partir da situação vivida, pela experiência de tentar aprender nessas situações, ao transferir-se para estudar na Europa, decidiu reinvestir o seu conhecimento para a construção de uma nova escola em sua aldeia natal.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 3 de 22
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture. Image © Erik-Jan Ouwerkerk

Assim como já mencionado, os projetos escolares têm nascido junto a metodologia de cada escola em sua particularidade, buscando aguçar o senso crítico e potencialidades de cada aluno enquanto indivíduo.

No Brasil, por exemplo, a Wish School – escola bilíngue de educação holística, “que constrói sua pedagogia através de uma visão completa do indivíduo”, onde, “aspectos físicos, emocionais, sociais, culturais, corporais, criativos, intuitivos e espirituais são tão importantes quanto o intelecto racional”, permitiu que, junto a filosofia educacional, o espaço nascesse como ferramenta pedagógica [3].

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 10 de 22
Wish School / grupo garoa. Image © Pedro Napolitano Prata

A partir desse pressuposto, o processo projetual nasceu em conjunto com os usuários – alunos e professores – que atuaram como coautores num processo colaborativo, potencializando melhores soluções como reflexo da pedagogia adotada. No processo, quatro arquitetos sentaram-se separadamente junto a um grupo de crianças, professores, coordenadores e responsáveis pela manutenção, discutindo assuntos diversos acerca do espaço e ensino de maneira dinâmica, permitindo captar “questões práticas e funcionais a serem abordadas, mas também de expectativas sensoriais, algumas abstratas, outras literais; às vezes irrealizáveis; às vezes precisas e factíveis” [4].

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 11 de 22
Wish School / grupo garoa. Image © Pedro Napolitano Prata

Como resultado, dizem os arquitetos, nota-se “a planta como território composto por zonas de contração e expansão, em que existem fronteiras e bordas, mas elas são tênues, permitindo e incentivando a transgressão, catalisando a apropriação imaginativa, entendendo as crianças como sujeitos ativos. Os corredores, lugares em que a única função é o movimento contínuo do ir e vir, não existem. Todos ambientes são expansões da sala de aula formal e propícios para a assimilação de conhecimento. Consequentemente, para chegar de um ponto ao outro, é possível escolher diferentes percursos, diferentes interações, escolher o que encontrar e o que não” [5]. Junto, painéis e paredes-estantes, que ora conformam o espaço de sala de aula, ora transformam-se em circulação, permitem configurar o espaço de maneiras diversas.

Outro exemplo em destaque é o Jardim de infância Els Colors, em Barcelona, projetado pela equipe do RCR Arquitectes. A partir de um conjunto de volumes e a aplicação de diferentes cores, permitindo aguçar um conjunto de aspectos sensoriais, o projeto foi minuciosamente desenhado em prol da perspectiva das crianças.

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 5 de 22
Jardim de infancia 'Els Colors' / RCR Arquitectes. Image Cortesia de RCR Arquitectes

Compilamos a seguir, alguns projetos educacionais já publicados no ArchDaily. Confira!

Ampliação da Escola MOPI / Mareines+Patalano Arquitetura

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 9 de 22
Ampliação da Escola MOPI / Mareines+Patalano Arquitetura. Image © Leonardo Finotti

Centro de cuidados infantis Giraffe / Hondelatte Laporte Architectes

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 7 de 22
Centro de cuidados infantis Giraffe / Hondelatte Laporte Architectes. Image © Philippe Ruault

Creche de tempo compartilhado Šmartno / Arhitektura Jure Kotnik

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 4 de 22
Creche de tempo compartilhado Šmartno / Arhitektura Jure Kotnik. Image © Janez Marolt Photography

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 6 de 22
Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec. Image Cortesia de Paul Le Quernec

Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 8 de 22
Jardim de Infância de Cultivo / Vo Trong Nghia Architects. Image © Gremsy

Jardim Infantil Vashavskoye Hwy 141 / Buromoscow

Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional - Imagem 2 de 22
Jardim Infantil Vashavskoye Hwy 141 / Buromoscow. Image © Serafima Telkanova

Notas:
[1] (EBC, 2016)
[2] (GALANTE, Helena; ROSARIO, Mariana. Veja São Paulo, 2018).
[3] (Archdaily. Wish School).
[4] Idem.
[5] Idem.

Referências Bibliográficas
EBC. Bebês nascem com 5 vezes mais neurônios do que terão quando adultos. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2016/07/bebes-nascem-com-5-vezes-mais-neuronios-do-que-terao-quando-adultos>. Acesso em 28 Março 2018.
GALANTE, Helena; ROSARIO, Mariana. Arquitetos fazem projetos arrojados e funcionais para escolas. Veja São Paulo, Março 2018. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/escolas-arquitetura-novos-formatos/>. Acesso em 28 Março 2018.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios. Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade. 2015. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv100137.pdf>. Acesso em 28 Março 2018.
Wish School/ Grupo Garoa. Archdaily Brasil. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/891456/wish-school-grupo-garoa>. Acesso em 29 Março 2018.

Publicado originalmente em 22 de agosto de 2018.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Projeto de escolas: a arquitetura como ferramenta educacional" 25 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900627/projeto-de-escolas-a-arquitetura-como-ferramenta-educacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.