O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. França
  5. Paul Le Quernec
  6. 2015
  7. Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec

Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec

  • 09:00 - 8 Outubro, 2015
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec
Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec, Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

Cortesia de  Paul Le Quernec Cortesia de  Paul Le Quernec Cortesia de  Paul Le Quernec Cortesia de  Paul Le Quernec + 40

  • Arquitetos

  • Localização

    1 Chemin des Petits Cailloux, 93210 Saint-Denis, França
  • Área

    4800.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola 'Niki de Saint Phalle-- Petits Cailloux' é composta por uma creche com oito salas de aula, uma escola primária com dez salas de aula, refeitório e um centro de recreação. O edifício tem três pavimentos e um subsolo que contém o depósito. Para uma divisão igualitária quanto ao acesso e às conexões para as diferentes unidades, o projeto foi dividido em seis partes: três ao ar livre (entrada, parque infantil da creche e parque infantil da escola primária) e três no interior (creche, escola primária, cafeteria e centro recreativo). Desta divisão surge um edifício em forma de trevo que, além de criar espaços de circulação convergentes e econômicos, possibilita uma boa conexão entre o interior e o exterior (muitos pontos de vista, pontos de acesso e uma orientação muito intuitiva).

Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

Conceito Arquitetônico

Dentro do edifício, considerando a diferença entre o ensino da creche e da escola primária, desenvolveu-se dois projetos espaciais tão diferentes quanto o lado direito e esquerdo do cérebro. Os nossos hemisférios cerebrais são simétricos, mas não idênticos por causa de suas funções vitais distintas. Esta construção é simétrica apenas na aparência. O fato de entrar na escola em fraldas e deixá-la sabendo escrever e ler, ilustra perfeitamente o quão grande é a diferença entre esses dois aspectos de escolaridade.

Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

As salas do berçário são sistematicamente compostas por três espaços circulares com diâmetros diferentes e pé direito duplo. As salas de aula da escola primária são de formato quadrado com um lado completamente envidraçado. Os espaços porosos entre os círculos são usados para o armazenamento permitindo mais área para as salas de aula.

Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

A sala multifuncional do berçário  é circular com uma cobertura esférica e a principal é quadrada com cobertura piramidal. Estes dois espaços enormes abrem-se para os playgrounds e são beneficiados de grande iluminação zenital. Também pelo fato de se abrirem para os corredores, eles contribuem para a iluminação interior natural e a facilidade de orientação no prédio com as transparências entre o interior e o exterior.

Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

Organização e Circulação

Uma das nossas prioridades foi facilitar a locomoção e orientação no espaço. A partir da entrada, a estrutura em forma trevo permite ao visitante vislumbrar os dois playgrounds. Uma vez no hall, os três acessos convergem a partir da creche à direita, a escola primária à esquerda e o centro de recreação em frente delimitado pelas grandes escadas em torno do elevador. O corredor atravessa todo edifício e é iluminado zenitalmente. Duas esferas em suspensão animam este grande vazio: cada esfera é um espaço de leitura pertencentes às bibliotecas da creche e da escola primária. Nós criamos uma escultura, 'um livro' no epicentro: a suspensão no vazio sugerindo a elevação pelo conhecimento.

Axonométrica
Axonométrica
Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec
Axonométrica
Axonométrica

Pele Exterior

Considerando as proporções da construção, o tratamento de sua fachada não foi fácil. Para evitar a monotonia de uma fachada fixa, nós projetamos um sistema de revestimento de madeira com ripas que mudam conforme o visitante se desloca ao redor do edifício: a faceta esquerda das ripas é pintada de laranja, a direita é pintada de verde e as facetas da frente são deixadas da cor natural. Desta forma, a visão frontal da fachada é completamente neutra e sua neutralidade recua quando a aparência torna-se oblíqua. A fachada principal é verde quando entra-se na escola e laranja quando se sai. Este efeito é uma iniciação às ilusões ópticas que têm grande valor educacional para o treinamento da mente. Cada escolha neste projeto foi feita considerando seu impacto no desenvolvimento psico-motor das crianças.

Cortesia de  Paul Le Quernec
Cortesia de Paul Le Quernec

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Creche e Escola Primária em Saint-Denis / Paul Le Quernec" [Nursery and Primary School in Saint-Denis / Paul Le Quernec] 08 Out 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/774849/creche-e-escola-primaria-em-saint-denis-paul-le-quernec> ISSN 0719-8906