O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Urbanismo
  4. Nigéria
  5. NLE Architects
  6. 2013
  7. Escola Flutuantes de Makoko / NLE Architects

Escola Flutuantes de Makoko / NLE Architects

Escola Flutuantes de Makoko / NLE Architects
Escola Flutuantes de Makoko / NLE Architects, Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

Makoko Floating School © NLÉ architects Makoko Floating School © NLÉ architects Makoko Floating School © NLÉ architects Makoko Floating School © NLÉ architects + 17

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mais fotos do projeto

Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

Imprevisíveis mudanças climáticas ao longo de comunidades costeiras vulneráveis no mundo, produziram algumas soluções de design fascinante que testam a resistência das possibilidades arquitetônicas e a necessidade de adaptação do que vai produzir essas mudanças. A comunidade costeira de Makoko, um bairro de periferia no entorno da Lagoa Lagos, em Lagos, Nigéria, está recebendo uma atualização para uma solução já corriqueira, a palafita. O NLE Architects, com o patrocínio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD) e a Heinrich Boell Foundation, da Alemanha, projetou a Escola Flutuante de Makoko, a primeira fase de três que vai transformar essa comunidade de casas flutuantes e interligadas. A construção do projeto começou em outubro de 2012 e foi concluída no mês passado com aprovação de grande parte da comunidade e visitantes da ONU.

Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

A Escola Flutuantes de Makoko, assim como todos os projetos pensados, faz uso de materiais e recursos locais para a produção de uma arquitetura que se aplica às necessidades das pessoas e reflete a cultura da comunidade. A madeira é utilizada como o principal material, é a estrutura e o acabamento. A composição geral do projeto é uma seção triangular A-Frame. A Escola é fechada parcialmente por ripas ajustáveis de madeiras que funcionam como persianas. As salas de aula estão no segundo pavimento e são cercadas por um espaço verde público, há também um parque infantil e um sala de aula ao ar livre na cobertura. O NLE também aplicou estratégias para tornar a arquitetura flutuantes sustentável, através de células fotovoltaicas na cobertura e incorporando um sistema de captação de água da chuva. A estrutura também é naturalmente ventilada e arejada.

Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

Mas como flutua? A estrutura completa repousa sobre uma base de barris típicos de plástico. Esta solução simples reflete uma reutilização dos materiais disponíveis que podem fornecer múltiplos usos. Estes tambores da periferia da base podem ser usados para armazenar a água da chuva em excesso a partir do sistema de captação.

Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

A segunda fase do projeto incluirá a construção de casas individuais que seguem a mesma estética da Escola. Estes elementos serão capazes de ligar um ao outro ou podem flutuar de forma independente. A fase três será o desenvolvimento de uma grande comunidade de arquitetura flutuante. Uma vista aérea de Makoko mostra como menos densas as casas tornam-se quando se aproximam mais e mais da lagoa. A arquitetura, como existe hoje, é apoiada sobre palafitas. A visão do NLE trará uma nova camada de casas flutuantes logo além de onde está indicada a Escola Makoko no mapa.

Makoko, Lagos, Nigeria; Image Capture © Google Maps 2013
Makoko, Lagos, Nigeria; Image Capture © Google Maps 2013

Em grande parte auto-sustentável e auto-gerida, a comunidade de pescadores neste verão passado, foi destruída e teve seus moradores expulsos e despejados para o saneamento da orla. O que tornou o futuro de Makoko obscuro no que diz respeito aos padrões políticos e ambientais. Mas o projeto do NLE e o desenvolvimento de uma comunidade sustentável flutuante, além do apoio das Nações Unidas, indica que a comunidade está ansiosa para resistir.

Makoko Floating School © NLÉ architects
Makoko Floating School © NLÉ architects

A Escola Flutuante de Makoko não é o único projeto com conceito de arquitetura flutuante que combate as imprevisíveis mudanças climáticas e diferenças no nível do mar. No ano passado foi apresentado escolas flutuantes em Bangladesh, com o apoio de uma organização sem fins lucrativos, Shidhulai Swanirvar Sangstha executadas pelo arquiteto Mohammed Rezwan. Enquanto isso, o escritório baseado na Holanda, Waterstudio, desenvolveu numerosos soluções de design para casa construídas em alto mar, além também de abrigos de emergência.

As imagens são cortesia de Design Boom

Sobre este escritório
NLE Architects
Escritório
Cita: "Escola Flutuantes de Makoko / NLE Architects" [Makoko Floating School / NLE Architects] 03 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/106805/escola-flutuantes-de-makoko-slash-nle-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.