Creche de tempo compartilhado Šmartno / Arhitektura Jure Kotnik

Creche de tempo compartilhado Šmartno / Arhitektura Jure Kotnik - Mais Imagens+ 47

Šmartno pri Slovenj Gradcu, Eslovênia
  • Arquitetos: Arhitektura Jure Kotnik; Arhitektura Jure Kotnik
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1040
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artigo
  • Construção: CBD, d.o.o, Dr. Bruno Dujić
  • Calefação, Ventilação E Ar Condicionado: FIMA, d.o.o
  • Instalações Elétricas: EPNS d.o.o, Danilo Smolar
  • Paisagismo: Arhitektura Jure Kotnik, Lesoteka projektiva d.o.o.
  • Consultoria E Gestão De Projeto: EUTRIP d.o.o, Tip inženiring d.o.o.
  • Supervisão: Gozdno lesni inženiring d.o.o., Saša Šuhel
  • Eficiência Energética: EUTRIP d.o.o.
  • Cliente: Gozdno Gospodarstvo Slovenj Gradec, MO Slovenj Gradec
  • Arquitetos Responsáveis: Jure Kotnik, Andrej Kotnik, Tjaša Mavrič
  • Cidade: Šmartno pri Slovenj Gradcu
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Janez Marolt Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim de Infância de tempo compartilhado Šmartno foi projetado para incentivar a interação, a aprendizagem igualitária e a auto-aprendizagem. Conta com uma planta livre, que funde espaços outrora mal utilizados como armários, circulações e escadarias em uma paisagem de aprendizagem junto com as salas de brincadeiras; ao abrir as paredes internas totalmente envidraçadas desta área, é gerado 700 m² de superfície de jogos ilimitados. Estes ambientes estão conectados com portas de correr para que as crianças, as atividades e o próprio espaço possam ser facilmente conectados, algo que estava previsto como parte do desenho e da pedagogia do jardim de infância.

© Janez Marolt Photography

Aqui, as crianças passam pelo menos duas ou três horas por dia com uma livre seleção de atividades. Isto permite que se mesclem aos companheiros de outros grupos e conheçam as crianças mais jovens e mais velhas, assim como os professores de outras turmas. O projeto interno segue esta filosofia de "todos em todas as partes": ao invés de oito salas de jogos similares, cada ambiente conta com diferentes equipes de jogos e entornos de aprendizagem. Algumas salas de brincadeiras tem foco na ciência, outras possuem um mobiliário mais voltado para a música, a arte, o esporte, ou simplesmente para brincar. Existem mais de 65 'esquinas de atividades' que as crianças podem escolher livremente. A abordagem do tempo compartilhado oferece a oportunidade de desfrutar de um calendário ajustado de acordo com seus interesses, e proporciona mais acesso às brincadeiras e atividades de aprendizagem em comparação com jardins de infância tradicionais. O número de contatos sociais também é maior, o que beneficia o desenvolvimento de suas habilidades sociais, inteligência emocional e coeficiente intelectual. Os funcionários foram treinados para fazer o melhor uso do desenho específico deste jardim de infância, e trabalham entusiasmados com os resultados e condições de trabalho.

Esquema

O núcleo do edifício é uma zona central polivalente com escadarias multifuncionais das cores do arco íris. Isto ajuda as crianças a aprender as cores e os números, enquanto que as paredes laterais - como quadros negros - servem como um grande superfície para a arte dos alunos. Sob as escadarias existe um espaço de armazenamento e um lugar com almofadas, onde as crianças podem ter seu próprio refúgio tranquilo escondido do resto das atividades mais ativas. O grande destaque é o escorregador vermelho, uma eterna atração para o exercício físico e para brincadeiras, que age como importante elemento passivo de exercício: as crianças chegam a descer por ele de 10 a 20 vezes ao dia - e para subi-lo, acedem o equivalente a 22 degraus sem perceber. 

© Janez Marolt Photography

A maioria do mobiliário está sobre rodas, o que permite mudanças rápidas e eficientes, configurando diferentes disposições espaciais. Cantinhos temáticos, numerosas superfícies de quadro negro, equipamentos esportivos de todos os tipos, e a acessibilidade dos elementos incentivam as crianças a serem ativos, descobrir e perseguir suas paixões.

© Janez Marolt Photography

O edifício foi projetado e construído para um baixo consumo de energia; a construção de painéis de madeira proveniente de fontes locais garantiu o mais alto nível de construção sustentável. É compacta e possui poucas aberturas no lado norte, enquanto que a fachada sul é completamente aberta. Baixo consumo de energia, (menos de 32kWh/m²), grande isolamento geral, aliados a janelas de alta qualidade de isolamento auxiliam na eficiência energética do edifício. Os elementos pré-fabricados feitos por Lesoteka Hiše foram montadas in loco, e toda a obra, incluindo o playground, foi completada em apenas quatro meses.

Planta Baixa

O setor de brincadeiras foi desenhado para utilizar o máximo de materiais naturais possível, e a paisagem é feita para cobrir todas as áreas de atividade física e jogos. Existem superfícies de borracha, de grama, zonas de jogos circulares, caixas de areia, uma área para jogos com água, uma de escalada, outra para desenho, etc. Próxima às caixas de areia está uma colina multifuncional, que abriga túnel, tobogã e escalada com cortas. A parte posterior é utilizada para escorregar durante o inverno e serve como anfiteatro para a quadra de esportes o resto do ano. Para preservar a tradição dos primeiros jardins de infância, este de Šmartno também possui uma pequena horta e árvores frutíferas, onde as crianças ajudam a cultivar alimentos que possam comer mais tarde. 

© Janez Marolt Photography

O conceito geral do jardim de infância parece funcionar bem: as crianças gostam tanto que muitos não querem voltar para suas casas no fim do dia. 

© Janez Marolt Photography

O conceito de tempo compartilhado se aplica não apenas aos pequenos, mas também à comunidade local: a sala superior, que possui um acesso independente para as atividades da tarde, também é utilizada como um centro comunitário para reuniões, seminários, aulas de yoga, dança e Pilates.

© Janez Marolt Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Šmartno pri Slovenj Gradcu, Slovenia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche de tempo compartilhado Šmartno / Arhitektura Jure Kotnik" [Šmartno Timeshare Kindergarten / Arhitektura Jure Kotnik] 27 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784463/jardim-infantil-de-tempo-compartilhado-smartno-arhitektura-jure-kotnik> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.