O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Burkina Faso
  5. Kéré Architecture
  6. 2001
  7. Escola Primária em Gando / Kéré Architecture

Escola Primária em Gando / Kéré Architecture

  • 05:00 - 6 Maio, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture
Escola Primária em Gando / Kéré Architecture, © Siméon Duchoud
© Siméon Duchoud

© Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk © Erik-Jan Ouwerkerk + 8

© Erik-Jan Ouwerkerk
© Erik-Jan Ouwerkerk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como um nativo de Burkina Faso, Francis Kere cresceu com muitos desafios e poucos recursos. Quando criança, viajava cerca de 40 quilômetros até a aldeia mais próxima para ir à escola, com má iluminação e ventilação. A experiência de tentar aprender neste ambiente opressivo o afetou tanto que quando começou a estudar arquitetura na Europa, ele decidiu reinvestir o seu conhecimento para a construção de uma nova escola na sua aldeia natal. Com o apoio de sua comunidade e recursos captados através da sua fundação Schulbausteine fuer Gando (Tijolos para Gando), Francis começou a construção da Escola Primária de Gando, seu primeiro projeto construído.

© Erik-Jan Ouwerkerk
© Erik-Jan Ouwerkerk
Planta
Planta
© Erik-Jan Ouwerkerk
© Erik-Jan Ouwerkerk

O projeto da Escola Primária evoluiu a partir de uma longa lista de parâmetros, incluindo custos, clima, disponibilidade de recursos e viabilidade de construção. O sucesso do projeto se baseou em adotar e negar essas restrições, ao mesmo tempo. Para otimizar os resultados com os mínimos recursos disponíveis, uma construção híbrida de argila e lama foi levantada primeiramente. A argila é abundante na região e é tradicionalmente usada na construção de moradias. Esta técnica de construção de barro tradicional foi modificada e modernizada para criar uma construção mais robusta estruturalmente, sob a forma de tijolos. Os tijolos de argila têm a vantagem adicional de serem baratos, fáceis de produzir e também fornecem proteção térmica contra o clima quente. Apesar da sua durabilidade limitada, no entanto, as paredes devem ser protegidas contra as chuvas com uma grande telhado de zinco suspenso. Muitas casas em Burkina Faso têm essas coberturas onduladas metálicas que absorvem o calor do sol, tornando os espaços internos muito quentes.

© Erik-Jan Ouwerkerk
© Erik-Jan Ouwerkerk

O telhado da Escola Primária foi projetado para fora do espaço das salas de aula e um teto de argila perfurada com ampla ventilação foi introduzido. Este teto de tijolos empilhados permite a ventilação máxima, trazendo o ar fresco e liberando o ar quente para fora através do teto perfurado. Por sua vez, a pegada ecológica da escola é muito reduzida, sem a necessidade de ar-condicionado.

Corte
Corte

Embora o projeto tenha sido desenhado por Francis Keré, o seu sucesso é atribuído ao estreito envolvimento dos moradores locais. Tradicionalmente, os moradores da aldeia trabalham juntos para construir e reformar as casas, nesta zona rural de Burkina Faso. De acordo com esta prática cultural, técnicas sustentáveis de baixa tecnologia foram desenvolvidas e melhoradas para que os moradores de Gando pudessem participar do processo. As crianças recolheram pedras para a a fundação da escola e as mulheres trouxeram água para a fabricação dos tijolos. Desta forma, as técnicas tradicionais de construção foram utilizadas em conjunto, com métodos de engenharia moderna, a fim de produzir a melhor solução para o edifício, ao mesmo tempo simplificando a construção e manutenção para os trabalhadores.

© Erik-Jan Ouwerkerk
© Erik-Jan Ouwerkerk

A escola foi concluída em 2001 e recebeu o Prêmio Aga Khan de Arquitetura em 2004. Mais importante, no entanto, a escola primária tornou-se um marco referencial e um motivo de orgulho para a comunidade. À medida que o conhecimento coletivo de construção começou a se espalhar e inspirar Gando, novos projetos culturais e educacionais foram introduzidos para apoiar o desenvolvimento sustentável da aldeia.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Kéré Architecture
Escritório
Cita: "Escola Primária em Gando / Kéré Architecture" [Primary School in Gando / Kéré Architecture] 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786882/escola-primaria-em-gando-kere-architecture> ISSN 0719-8906