4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos

A biofilia nos espaços de escritório não é uma tendência passageira. Pelo contrário, representa uma grande mudança na forma como projetamos e construímos nossos espaços corporativos e ambientes de trabalho, abrangendo desde gigantes multinacionais da indústria até as menores startups. Mas esse universo de espaços de trabalho empáticos e focados no bem-estar ainda tem muito a ser explorado.

Um aspecto que muitos novatos não conseguem perceber, no entanto, é que o projeto de um escritório biofílico exige muito mais do que alguns vasos de plantas espalhados e quadros de arte floral nas paredes. Ao conectar os espaços de trabalho ao mundo natural ao seu redor, melhoramos o bem-estar, o foco e a produtividade. Mas quando o ambiente ao redor não tiver natureza, traga-a para ele.

Esses quatro espaços de escritórios ao redor do mundo utilizam não apenas plantas, mas também água, luz solar e materiais naturais para conectar até mesmo os espaços de escritórios mais urbanizados aos benefícios calmantes da natureza.

Experience Center / CnT Architects

4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos - Imagem 2 de 5
Este showroom de complexo de apartamentos usa paredes de vidro para guiar os visitantes pelos jardins como parte da experiência. Imagem © André Fanthome

O Experience Center é um showroom, com escritório de vendas e de marketing, de um complexo de apartamentos recém-construído no centro de Chennai. Lá, como o nome sugere, tudo gira em torno da experiência. Apresentando três versões plantas de apartamentos, além dos escritórios e das áreas de marketing, o showroom de grande escala poderia facilmente se tornar frio e não convidativo. Tornando difícil associar a proposta a uma nova casa de luxo.

“Uma praça paisagística que cria uma experiência de chegada tranquila é a primeira na sequência de entrada”, explicam os arquitetos do CnT Architects sobre a escolha de envolver a transição da entrada da cidade para o local com vegetação tropical suficiente para rivalizar com um resort na ilha, “filtrando o zumbido externo indesejado.” Os visitantes são conduzidos em uma rota através de um espaço de escritório compartilhado mais exuberante, sob uma cobertura de aço ripado e vidro sustentada pelas “árvores” estruturais, em direção a uma plataforma de observação com vista para o canteiro de obras.

Escritório Mr. Green’s / MIA Design Studio

4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos - Imagem 3 de 5
As superfícies reflexivas multiplicam a presença da vegetação no escritório do Sr. Green. Imagem © Hiroyuki Oki

Com uma forte paixão pela tranquilidade da natureza, Sr. Green solicitou que seu ambiente de trabalho fosse transformado em um “escritório ao ar livre”. O problema é, explica o arquiteto do projeto MIA Design Studio, que “as áreas urbanas do Vietnã estão perdendo cada vez mais os espaços verdes indispensáveis para o ambiente de vida”, e não havia nenhum espaço ao ar livre para o escritório.

A pesar dessas concisões, os arquitetos simplesmente fizeram um espaço natural. Ao sacrificar cerca de metade do espaço do escritório, as áreas comuns como sala de reunião, lounge e área de descanso são cercadas por um jardim em todos os lados, reduzindo a insolação e bloqueando o mundo exterior para que apenas o jardim permaneça. Uma paleta de material de superfície e incomum de metal reflexivo e seixos relaxa os funcionários, enquanto um lago meditativo acalma os visitantes do escritório do diretor.

Escritórios Sid Lee / Sid Lee Architecture

4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos - Imagem 4 de 5
A luz das clarabóias ampliadas é guiada através de um átrio de escada central em forma de grade no Sid Lee Biosquare. Imagem © Maxime Brouillet

À sombra da enorme torre de escritórios de 47 andares, Place Ville Marie, se apoia em quatro pontos devido sua planta em cruz. Sem janelas nos andares superiores, essas estruturas dependem quase inteiramente das claraboias para a iluminação natural. Então, quando o Sid Lee Architecture assumiu uma parte do prédio como espaço de escritório, criar um ambiente biofílico mais inspirador para as equipes da empresa era a maior prioridade.

Várias das claraboias foram "despojadas para revelar sua estrutura", descrevem os arquitetos, e "ampliadas estrategicamente", banhando uma escada de átrio em forma de cubo com luz natural, refletindo na grade pintada de branco. “Graças à linearidade da grade aérea”, explicam eles, “nosso olhar é levado para cima, para as vastas faixas do céu que foram deliberadamente destacadas e tornadas visíveis na maioria das estações de trabalho.”

Artlist Office / Switchup

4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos - Imagem 5 de 5
Materiais naturais e paletas de cores neutras de alvenaria exposta, madeira e canteiros suspensos, juntamente com mesas ao ar livre estilo café, fazem com que os funcionários desta startup se sintam à vontade. Imagem © Peled Studios

Sede da Artlist, uma startup de tecnologia pequena, mas em rápida expansão, a reformulação do escritório precisava manter sua criatividade e, ao mesmo tempo, garantir a eficiência, a capacidade colaborativa e o bem-estar de seus funcionários. Ao lado de seu interior neutro de minimalismo escandinavo, linhas limpas e folhagem, ao expor a pedra das paredes externas no interior, o escritório é dotado de um charme rústico, realçado por um teto abobadado de madeira pintada.

"Beges limpos e quentes e tons de madeira são combinados com uma parede de tijolos pintados de forma rústica para dar ao espaço uma coesão eclética e confortável", compartilham os arquitetos do projeto, Switchup, enquanto uma área de estar situada imediatamente fora do espaço do escritório é utilizada como uma área de descanso com a sensação de um café da tarde de sábado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "4 Maneiras de incorporar a biofilia nos espaços de trabalho urbanos" [4 Ways to Bring Biophilia Into the Urban Workspace] 07 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999400/4-maneiras-de-incorporar-a-biofilia-nos-espacos-de-trabalho-urbanos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.