As tendências da arquitetura em 2019

Este é o momento no qual nos projetamos ao futuro para definir as metas e focos de nossa carreira ao longo do ano que começa. Com o objetivo de ajudar os arquitetos que consultam o ArchDaily diariamente, realizamos a seguinte lista com as ideias que mais ecoaram durante 2018 e que, portanto, serão os temas que devem seguir desenvolvendo-se durante 2019.

Apenas no ano passado, mais de 130 milhões de usuários descobriram no ArchDaily novas referências, materiais e ferramentas que permitem aprimorar o desenvolvimento da arquitetura e melhorar a qualidade de vida de nossas cidades e entornos construídos. Quando nossos usuários começam a coincidir em suas buscas de informação ou demonstram maior interesse por um tema em relação a outros, estes tópicos passam a ser uma tendência.

A seguir, apresentamos as  tendências que influenciarão as discussões urbanas e arquitetônicas ao longo do ano, com suas respectivas porcentagens de crescimento em buscas comparadas com os anos anteriores (YoY - Year Over Year). 

1. Modos de Habitar: a escala residencial se reduz drasticamente

© Federico Villa. ImageBatipin Flat / studioWOK

O conceito Tiny Houses (+75% YoY) apareceu com força no começo de 2018. Trata-se de um movimento em resposta a situações ideológicas ou financeiras, os arquitetos se tornam protagonistas desenvolvendo soluções práticas e inovadoras para espaços pequenos. A isso, se soma o interesse por habitar nos centros urbanos densificados, levando ao desafio de desenhar programas habitacionais básicos para áreas inferiores a 40 m². (As buscas relacionadas a Small Apartaments aumentaram 121% em 2018).

2. Arquitetura Inclusiva: Projetos de primeiro nível para uma população diversa

© Jordi Surroca. Image114 Public Housing Units / Sauquet Arquitectes i Associats

A Acessibilidade (+108% YoY), o Desenho Universal (+116%) e a Arquitetura Inclusiva (+132%) se posicionam como uns dos conceitos mais buscados no ArchDaily durante 2018. Nos anos anteriores o foco estava colocado na arquitetura para crianças e pessoas com mobilidade reduzida, este ano aumentam as buscas relacionadas com a arquitetura para a terceira idade (Architecture for the Elderly +78% YoY) e outros tópicos relacionados à saúde mental (Architecture & Mental Health +101% YoY; Space psychology +210% YoY) e para cegos (Architecture for the Blind +250% YoY).

3. Oriente Médio: Territórios não-tradicionais em evidência

© Martina Rubino. Image100 Classrooms for Refugee Children / Emergency Architecture & Human Rights

Assim como nos últimos anos vimos um crescente interesse nas práticas emergentes da América Latina (+103% YoY), em 2018 vemos um aumento de buscas vinculadas a territórios do Oriente Médio (+124% YoY). O conflito na Síria (+93% YoY) transformou o foco dos arquitetos para a reconstrução (Rebuilding +102% YoY) e os eventos de escala global sempre despertaram o interesse desses profissionais pelas dimensões das infraestruturas envolvidas. Desta maneira, a cidade de Dubai (+104% YoY), que será sede da Exposição Internacional em 2020 e o Qatar (+220% YoY), país anfitrião da Copa do Mundo de 2022, foram responsáveis por um aumento nas buscas. Hashim Sarkis (+236% YoY), o arquiteto libanês nominado com comissário da Mostra de Arquitetura da próxima Bienal de Veneza (2020), foi um dos personagens mais pesquisado em 2018.

4. Indústria da Construção: Um futuro digital para o Setor da Infraestrutura

© Linnéa Therese Dimitriou. ImageUmea University Develops Low-Cost, Flexible 3D Printer

O modo de operar a Construção Civil (Construction Site+378% YoY) inova pela implementação de novas tecnologias focadas em aumentar a produtividade e eficiência do trabalho. A influência dos sistemas BIM (+50% YoY), da construção modular (+75% YoY) e a prefabricação (+99% YoY) permitem a realização de alguns processos controlados fora da obra (Off Site +200% YoY). Enquanto a Impressão 3D (+70% YoY), a Automação (+118% YoY), a Inteligência Artificial (+234% YoY) nos fazem pensar em um futuro em que as obras da construção civil estarão totalmente automatizada

5. Igualdade de Gênero: Um debate público no qual a Arquitetura está inserida

Courtesy of Venturi, Scott Brown and Associates Inc.. ImageDenise Scott Brown in front of The Strip, Las Vegas, NV, US, 1966

Nossa disciplina tem uma forte conexão com o contexto social e político em que intervém e, assim como a participação e visibilidade das mulheres, posicionou-se fortemente no debate público - em 2018, as buscas relacionadas à Igualdade de Gênero (+244% YoY) e Mulheres na Arquitetura (+70%) aumentaram consideravelmente no ArchDaily. A discussão de gênero (Gender +128% YoY) nos últimos anos incorporou abertamente o conceito de identidade, que de certo modo impacta no campo da arquitetura, aumentando o número de consultas sobre o termo Transgênero (+95% YoY) em nossos buscadores.

6. Transporte: Mais velocidade e conforto nos deslocamentos urbanos

Courtesy of Subarquitectura. ImageTram stop in Alicante / Subarquitectura

O interesse em assuntos relacionados ao Transporte Público (+206% YoY) e Mobilidade (+143% YoY) aumentaram em relação aos meios de transporte privados - e nesta área, os temas mais procurados foram carros sem condutor (Self Driving Cars +160% YoY) e carros elétricos (+177% YoY).

7. Desenho urbano e gestão de recursos: cidades mais verdes e coletivas

Courtesy of Turenscape. ImageQunli Stormwater Wetland Park / Turenscape

Recursos naturais como a água (Gestão da Água +84% YoY) e o solo ocupam o centro das discussões urbanas, ao passo que a ideia de Urbanismo Paisagístico (+103% YoY) se posiciona no debate. A Permacultura (+101% YoY) se coloca como um sistema de princípios de design dos campos agrícola, social, político e econômico, dos quais emergem outros movimentos, como as Fazendas Urbanas (+60% YoY) e a Agricultura Urbana (+84 % YoY), bem como o resgate de Espaços Públicos (+99% YoY) através de Ativadores (+226% YoY) geridos pela própria Comunidade (+76% YoY).

8. Reciclagem de espaços: uma tendência a desconstruir

© Ossip Architectuurfotografie. ImageLocHal Library / Mecanoo + CIVIC architects + Braaksma & Roos architectenbureau + Inside Outside

Reciclagem (+145% YoY) e Consciência Ecológica (+103% YoY) não estiveram ausentes do debate que gira em torno de uma das indústrias que gera a maior pegada de carbono do planeta: a Construção civil. Diante dessa preocupação, alguns arquitetos viram a resposta no desenvolvimento de Cidades Sustentáveis (+165% YoY), as que deixam de crescer (Degrowth +280%) utilizando sistemas de renovação (+82% YoY) e reabilitação (+68% YoY) de espaços e o desenho de projetos de usos adaptáveis (+154% YoY)

9. Materiais: O foco colocado nos detalhes e nas técnicas locais

© Alberto Cosi. ImageBamboo Sports Hall for Panyaden International School / Chiangmai Life Construction

Associado à consciência ambiental que vimos no ponto anterior, neste ano continuaremos a ver uma preferência pelo uso de técnicas e materiais locais (+83% YoY), além do interesse em materiais de baixo custo (Low Cost Materials +260% YoY). Em relação aos sistemas, no ano passado notamos um aumento no interesse de nossos usuários pelos Detalhes Construtivos (+110% YoY) o que denota uma preocupação em abordar melhor todas as partes do projeto.

10. A Casa do Futuro: Robótica e Automatização para a vida doméstica

© Jakub Certowicz. ImageThe Apartment of the Future - R&D Laboratory / NArchitekTURA

Sobre as Smart Cities temos escutado por um tempo, mas no ano passado o conceito que deveria ser a unidade inicial deste tipo de cidades tomou mais força: as Smart Houses (+160% YoY) ou Smart Homes (+166% YoY). Tecnologias associadas à Automação (+ 118% YoY), Robótica (+ 208% YoY) e Algoritmos (+190% YoY) unem-se à arquitetura para trazer soluções que aumentam o conforto dentro de nossas casas através de Domótica (+450% YoY).

11. Energias renováveis e meio ambiente: nova energia para enfrentar as mudanças climáticas

© Kyungsub Shin. ImageNet Zero Energy House / Lifethings

Já sabemos que a Consciência pelo Meio Ambiente (Environmental awareness +322%) e as Mudanças Climáticas (+115%) são preocupações que impactam os arquitetos. Como medida ante as emissões de carbono que provoca o ciclo de vida de qualquer edifício construído, as Energias Renováveis (+300% YoY) ocupam um lugar importante no debate, surgindo modelos arquitetônicos que não apenas trabalham a partir deles, mas que também são capazes de gerar nova energia. Surge o conceito de Powerhouse (+77% YoY) e dos Edifícios "Energy Positive" (+65% YoY) que em sua fase operacional, geram mais energia do que a utilizada na sua produção, ou as Casas “Zero-Energy” (+61% YoY) e “Net Zero” (+49% YoY), que produzem mais energia do que consomem para atingir níveis de conforto adequados.

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "As tendências da arquitetura em 2019" [Estas son las tendencias que tendrán influencia en la arquitectura en 2019] 04 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/910567/as-tendencias-da-arquitetura-em-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.