A Foster + Partners revelou os projetos do Marine Life Institute na costa noroeste da Arábia Saudita. Como parte do desenvolvimento da Triple Bay AMAALA, um destino turístico de luxo na orla do Mar Vermelho, o projeto acomodará um centro de pesquisa, laboratórios, galerias e espaços educacionais para oferecer aos visitantes uma amostra das maravilhas do ambiente marinho da costa. Reproduzindo a forma das formações de corais, o edifício será a primeira instituição marinha totalmente imersiva do mundo, onde os visitantes poderão caminhar debaixo d'água, mergulhar com espécies raras e vivenciar uma exposição de corais dentro do edifício.
Embora as Nações Unidas venham incitando arquitetos, engenheiros e modeladores de cidades a colocar a agenda de 2030 e os ODS em ação, e pesquisas do IPCC tenham revelado intensificação das mudanças climáticas, provocando ampla discussão sobre ações insuficientes, a 83ª sessão da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa - Comitê de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Gerenciamento de Terras da UNECE, que ocorre em San Marino, acaba de emitir uma declaração especial sobre "como construir cidades melhores, com mais segurança, mais inclusão e mais resiliência", à frente da COP27. Este conjunto de “Princípios para Design e Arquitetura Urbana Sustentáveis e Inclusivos”, ou Declaração de San Marino, reuniu as assinaturas de Norman Foster e Stefano Boeri.
A Fundação Mies van der Rohe anunciou que um projeto de pesquisa focado em Anna Bofill Levi recebeu a terceira bolsa Lilly Reich pela igualdade na arquitetura. O projeto, intitulado “La arquitectura como contracanto: 1977-1996”, foi iniciado pelos arquitetos Ma Elia Gutiérrez Mozo, José Parra Martínez, Ana Gilsanz Díaz e Joaquín Arnau Amo. A pesquisa contextualiza as obras arquitetônicas da pianista, arquiteta e compositora Anna Bofill Levi e traz à tona o resultado de sua abordagem multidisciplinar, entrelaçando práticas e pesquisas em design, arquitetura e música.
Projetado por Bjarke Ingels Group, o Centro de Ciências Robert Day no CMC na Califórnia é inovador e deve ser concluído em 2024. Com auditório aberto, laboratórios, espaços de pesquisa e cobertura multifuncional com vista de 360 graus do Monte Baldy, o prédio atenderá uma comunidade de 1.400 alunos. Ao literalmente empilhar disciplinas em uma composição tipo Jenga, uma barra sem colunas servirá como um centro de colaboração multinível e uma encruzilhada para o pensamento científico, e também estimulará o resto dos estudantes de artes liberais a se interessarem mais pelas ciências e vice-versa.
"El ladrillo es, sin duda alguna, el material de construcción más validado por el imaginario colectivo; desde las fábulas infantiles hasta los relatos más experimentales se han inspirado en los varios signos que le confiere su impronta."
Assim começa "Arquitecturas Argentinas con Ladrillo", um livro editado por Bisman Ediciones e coeditado pela Universidade de Morón e grupo UNICER, com a participação da Universidade Católica de Córdoba. Este, como um compêndio, representa uma seleção minuciosa de obras recentemente construídas na Argentina com um grande denominador comum: o estudo e uso do tijolo como material de construção para a arquitetura.
Por meio de diversos recursos gráficos como plantas, fotos e detalhes construtivos inéditos, o livro apresenta-se como um verdadeiro catálogo de tipologias que investiga a diversidade e versatilidade das aplicações da alvenaria na Argentina. Um volume que compila história, técnica e referências contemporâneas mostrando como, inevitavelmente, o tijolo se posiciona sendo um dos materiais distintivos e identificadores da arquitetura argentina e latino-americana.
Um desenvolvedor em Nova York comprou o primeiro edifício comercial de token não fungível (NFT) na cidade de Nova York. "Localizado" na 44 West 37th Street, o NFT de 4.700 metros quadrados serve como um ativo digital imutável que aponta para uma transformação na forma como projetamos, construímos, operamos e monetizamos nossos espaços, com apenas "um clique". O edifício de 16 andares foi criado pela empresa de inteligência espacial Integrated Projects e questiona a função da arquitetura no mercado imobiliário e no metaverso.
O anualBurning Man voltou ao Deserto de Black Rock após um hiato de três anos de atividades presenciais devido à pandemia. De 28 de agosto a 5 de setembro o festival deste ano explorou o tema “Walking Dreams”, celebrando os sonhadores que canalizam o poder dos sonhos e da imaginação, tanto de forma literal quanto figurativa. Como todos os anos, os pavilhões que foram instalados no deserto exploraram o tema de forma criativa e inesperada.
Este ano, muitas das instalações abordaram temas de ecologia e sustentabilidade. Algumas das instalações foram construídas com materiais reaproveitados, incluindo uma escultura de luz interativa feita com plástico recuperado do oceano. Todos os anos, o festivalBurning Man distribui uma série de bolsas de pesquisa, financiadas com a receita da venda de ingressos, com o objetivo de patrocinar parcialmente projetos artísticos específicos.
Lina na Cadeira de Beira de Estrada, 1967 Foto Desconhecido - Arquivo Instituto Bardi
Max Bill foi um designer, pintor, escultor e arquiteto suíço reconhecido como um dos mais influentes do século 20, principalmente pelo movimento concretista, atuando especialmente na área da educação, no Brasil e na Alemanha. Já Lina Bo Bardi, uma das mais icônicas arquitetas do século 20, que ficou conhecida por projetar o MASP e a famosa Casa de Vidro. Seu legado extrapola o campo da arquitetura, pois ela também contribuiu para a cenografia, artes plásticas, desenho de mobiliários e design gráfico.
https://www.archdaily.com.br/br/990602/casa-zalszupin-recebe-exposicao-com-obras-de-lina-bo-bardi-e-max-billArchDaily Team
O projeto de um novo distrito tecnológico urbano para a área Creekside de Al Jaddaf, em Dubai, foi desenvolvido pela URB. O distrito visa gerar mais de quatro mil empregos em tecnologias urbanas, educação e treinamento, além de acolher empreendedores para incentivar um ecossistema tecnológico colaborativo. Não apenas instalações para treinamento, pesquisa, conferências, incubadoras de empresas, espaços compartilhados e escritórios estão previstos no projeto, como também um instituto de tecnologia urbana, que espera impulsionar a inovação investindo em pesquisa aplicada e viabilizando parcerias público-privadas.
Jeanne Gang, fundadora do Studio Gang, foi nomeada a ganhadora do Prêmio Charlotte Perriand de 2023 pelo The Créateurs Design Awards. De arranha-céus a museus, incluindo a Aqua Tower - o edifício mais alto do mundo projetado por mulheres na época de sua conclusão - e o recentemente inaugurado Museu de Belas Artes do Arkansas, Gang tem demonstrado sua dedicação à criação e implementação de melhores práticas em reutilização sustentável, biodiversidade ecológica e equidade social. Jeanne Gang, a primeira mulher arquiteta a receber o prêmio Charlotte Perriand, junta-se à lista de laureados do CDA AWARDS, com Sir David Adjaye e Tadao Ando.
Interior AI é uma plataforma que ajuda os usuários a gerar novos estilos e até novas funções para seus espaços interiores. O programa utiliza a entrada de uma imagem 2D de um ambiente interno, seja uma imagem encontrada na internet ou uma fotografia feita pelo usuário. Ele pode então modificar essa imagem para se adequar a um dos 16 estilos pré-selecionados, variando de minimalista, art nouveau ou biofílico a barroco ou cyberpunk. O programa também permite que os usuários selecionem uma função diferente para quarto, cozinha, home office, pátio externo ou até academia, gerando um espaço completamente novo.
Com inauguração prevista para 2025, o Lucas Museum of Narrative Art em Los Angeles teve os detalhes mais recentes sobre sua construção e a adição de obras de arte revelados. Pioneiro, o Lucas Museum, fundado pelo cineasta George Lucas e sua esposa Mellody Hobson, se dedicará a todas as formas de arte visual, incluindo pintura, fotografia, escultura, ilustração, quadrinhos, performance e vídeo. Projetado por Ma Yansong da MAD Architects com Michael Siegel da Stantec, o edifício de cinco andares e 27.900 metros quadrados contará com um espaço de galeria, dois teatros de última geração e espaços dedicados para aprendizado, jantar, varejo e eventos.
Women Bauhausé um novo coletivo de arte formado por cinco artistas lideradas pela mentora Sabine Marcelis, que está se inspirando no legado das mulheres no movimento Bauhaus. O projeto foi encomendado pela marca de cosméticos de luxo La Prairie como parte de seu mecenato às artes. Os projetos desenvolvidos são inspirados em ícones da Bauhaus, como as artistas têxteis Otti Berger, Benita Koch-Otte e a escultora, metalúrgica e designer Marianne Brandt. A iniciativa também espera chamar a atenção para o legado muitas vezes esquecido de mulheres que aderiram ao movimento Bauhaus e cujas lutas para se afirmarem como artistas e designers raramente são reconhecidas.
O escritório de arquitetura Rogers Stirk Harbour + Partners (RSHP) venceu o concurso internacional de projetos para um novo centro empresarial, que em funcionamento terá emissões de carbono próximas a zero, na cidade de Vilnius, Lituânia. O concurso, organizado pela União de Arquitetos da Lituânia e pelo Fundo de Desenvolvimento do Right Bank, solicitou um projeto de um espaço de escritórios de 19.200 metros quadrados no Distrito Central de Negócios da cidade. Uma das maiores ambições do projeto foi a redução dos índices de carbono, alcançada por meio de várias estratégias, incluindo o uso de tábuas de madeira laminada cruzada e materiais de origem local.
"It’s About Time", a 10ª edição da Bienal de Arquitetura de Rotterdam, é um manifesto de sete semanas que mostra cursos realistas em direção a um futuro habitável em um momento em que as consequências das mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais aparentes. Há meio século, as consequências das mudanças climáticas foram previstas no relatório Os Limites do Crescimento, de 1972. Ele descreve as possíveis consequências de um aumento exponencial da população, da produção agrícola e da extração de recursos. O relatório é visto por muitos como o início da conscientização ambiental. A Bienal de Arquitetura de Roterdã tem como objetivo colocar essas mudanças em perspectiva, olhando tanto para o passado quanto para o futuro possível.
Em janeiro deste ano, um marco legal para a microgeração e a minigeração distribuída de energia foi instituído na forma da Lei 14.300/2022. O texto garantiu que as antigas regras do setor fossem mantidas até 2045 para quem já possuía a instalação solar e para novos clientes no período de 12 meses. Agora, a três meses para acabar o ano, o assunto volta à tona, pois o prazo para garantir, por exemplo, a isenção de alguns componentes tarifários está prestes a terminar.
Seja para grandes famílias, colegas de quarto ou casais aposentados, a cozinha é o coração de nossas casas. É onde passamos a maior parte do nosso tempo e, portanto, onde guardamos todas as nossas coisas. Além dos alimentos e utensílios de cozinha habituais, as cozinhas também são locais de armazenamento para utensílios domésticos essenciais, como produtos de limpeza, máquinas de lavar/secar roupa e a infame gaveta, onde colocamos de tudo um pouco.
É possível, no entanto, alcançar a plenitude organizacional na cozinha sem viver o estilo de vida de um minimalista extremo. Veja como projetar uma cozinha bem organizada e, mais importante, que permaneça assim.
Telha permite o cultivo fácil no telhado. Image Cortesia de Kaatop
A vontade de simplificar e criar novas formas para levar mais verde às construções e cidades foi o que motivou o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha a criar a Kaatop, uma telha hidropônica onde é possível cultivar diversas espécies de plantas. O lampejo para a criação da telha veio da atuação profissional no desenvolvimento de telhados verdes e jardins suspensos. Há mais de 10 anos trabalhando no ramo, o agrônomo percebeu como as técnicas e sistemas disponíveis no mercado eram difíceis de ganhar espaço nas obras.
https://www.archdaily.com.br/br/990020/brasileiro-desenvolve-a-primeira-telha-hidroponica-do-mundo-em-escala-comercialMayra Rosa
A NASA e a AI Space Factory desenvolveram o LINA (Lunar Infrastructure Asset), um posto avançado impresso em 3D in situ para proteger os astronautas em suas missões críticas na Lua. O projeto faz parte da Relevant Environment Additive Construction Technology (REACT), uma colaboração de vários anos para desenvolver tecnologias para construções na superfície lunar dentro do prazo da Missão Artemis: o retorno da humanidade à Lua. O LINA é um passo para expandir a civilização ao satélite natural da Terra e explorá-lo de forma sustentável, minimizando o impacto humano.
O MetaMundo lançou seu segundo NFT tridimensional, uma casa ao lado do oceano, completa com uma galeria NFT, pavilhões de meditação e áreas de entretenimento. A estrutura foi projetada pelo arquiteto americano e criativo híbrido Luis Fernandez para se tornar um espaço imersivo para fazer reuniões, brincar e relaxar. Através deste projeto, o arquiteto pretende explorar a mudança de paradigma da construção no metaverso. À medida que as leis da física se tornam irrelevantes e os materiais são reduzidos a imagens de superfícies, ele se pergunta o que a arquitetura significará para o metaverso, como vamos experimentá-la e como vamos usá-la?
O Estádio de Lusail, o maior do Qatar e peça central da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, está agora aberto ao público. No dia 9 de setembro, o estádio sediou a final da Supercopa de Lusail entre Al Hilal SFC e Zamalek, evento visto como precursor da Copa do Mundo da FIFA no Qatar, que será disputada ainda este ano. Localizado na cidade de Lusail, 15 quilômetros ao norte de Doha, o estádio de 80.000 lugares visa criar uma atmosfera imersiva para jogadores e espectadores. O edifício foi projetado em joint venture da Foster + Partners com a Arup, e a empresa especialista em esportes Populous.
Projetada pelo BIG-Bjarke Ingels Group e CRA-Carlo Ratti Associati, a CapitaSpring é a mais recente adição de Singapura. Recentemente concluído, após quatro anos de construção, o oásis de 280 metros de altura, considerado uma das estruturas mais altas da cidade, é um arranha-céu de uso misto com abundantes jardins suspensos e parque na cobertura, espaço para escritórios, residência com serviços, hawker center (mercado gastronômico), restaurantes e espaços públicos.
O arranha-céu biofílico, alinhado com “o urbanismo vertical pioneiro da cidade” e com a reputação de Singapura como cidade-jardim, está localizado no coração do distrito financeiro, em um antigo estacionamento público e centro de vendedores ambulantes. Composta por 80.000 plantas, traduzindo-se em uma área total ajardinada de mais de 140% da área do terreno, a torre cria um “novo espaço verde de alta densidade para os moradores e transeuntes”.