Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão da ONU para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas, publicou recentemente um relatório abrangente documentando a extensão do aquecimento global. O documento fornece novas estimativas de tempo para ultrapassar o limite de 1,5 graus Celsius, pedindo uma ação imediata e em grande escala para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Após a publicação do relatório, a UK Architects Declare emitiu uma declaração convidando os tomadores de decisão a um diálogo sobre como abordar coletivamente a crise climática e, ao mesmo tempo, pedindo aos profissionais de arquitetura que reavaliem sua prática para apoiar mudanças significativas.

Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 2 de 5Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 3 de 5Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 4 de 5Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 5 de 5Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Mais Imagens

Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 3 de 5
Photo by Dylan Leagh on Unsplash . Imagem inundações na Alemanha 2021

Desde o último relatório do IPCC em 2018, o mundo viu um aumento nos eventos climáticos extremos como inundações severas, secas e ondas de calor prolongadas. Com base em mais de 14.000 artigos científicos, o estudo é a avaliação mais atualizada das mudanças climáticas. A pesquisa destaca que as mudanças já iniciadas, como a elevação do nível do mar, são irreversíveis e que ainda levará de 20 a 30 anos para que as temperaturas se estabilizem, mesmo com reduções significativas nas emissões de carbono. Ao mesmo tempo, o estudo mostra que a temperatura global deve atingir ou mesmo ultrapassar o limiar de 1,5 graus nos próximos 20 anos. As áreas urbanas terão ondas de calor ampliadas, inundações devido a chuvas mais intensas e aumento do nível do mar nas áreas costeiras.

Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 2 de 5
Photo by Patrick Perkins on Unsplash. Imagem São Francisco em 2020, após incêndios florestais recordes na Califórnia

O documento é a primeira parte do Sexto Relatório de Avaliação do IPCC e terá seguimento em 2022 com uma avaliação do impacto das mudanças climáticas e uma revisão das soluções potenciais. O relatório foi entregue em abril passado, no entanto, a pandemia atrasou a publicação da pesquisa. Os dados destacados fornecem uma nova estrutura para avaliação de risco e tomada de decisão, mostrando como a ação humana ainda pode determinar o curso do clima. Informações regionais sobre o impacto das mudanças climáticas podem ser exploradas no Atlas interativo desenvolvido pelo IPCC, uma nova ferramenta para visualizar futuros climáticos projetados.

A mudança climática já está afetando todas as regiões do planeta de várias maneiras. As mudanças que experimentamos vão aumentar com o aquecimento [...]. A estabilização do clima exigirá reduções substanciais, rápidas e permanentes nas emissões de gases de efeito estufa e neutralização das emissões de CO2 - co-presidente do Grupo de Trabalho I do IPCC, Panmao Zhai.

Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 4 de 5
Turbinas eólicas na praia de Icaraí de Amontada, no Brasil. Imagem © Ronaldo Lourenco

Em resposta ao relatório do IPCC, UK Architects Declare afirmou mais uma vez seu compromisso em expandir o papel dos arquitetos na mitigação das mudanças climáticas, convidando profissionais de toda a indústria de AEC a se comprometerem com uma ação positiva em relação à crise ambiental. “Architects Declare foi fundada após o relatório especial do IPCC de 2018 para mudar a mentalidade da prática, regulamentação e política do ambiente construído" , diz Steve Tompkins, co-fundador da Architects Declare, acrescentando que "o que precisamos agora é de apoio político e coragem coletiva para agir".

Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram - Imagem 5 de 5
© Maren Winter / Shutterstock. Imagem Inundação do Rio Trave no centro histórico de Luebeck, Alemanha

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Pesquisa do IPCC revela que mudanças climáticas se intensificaram" [IPCC’s Latest Report Reveals Widespread and Intensifying Climate Change] 05 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966644/pesquisa-do-ipcc-revela-que-mudancas-climaticas-se-intensificaram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.