Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago

Em sua mais recente série de fotos, Paul Clemence volta suas lentes para a mais nova adição ao famoso horizonte de Chicago: as formas onduladas da St. Regis Tower, anteriormente conhecida como Vista Tower. Projetado pelo Studio Gang, o arranha-céu de 101 andares deixa sua marca como o terceiro edifício mais alto de Chicago. Apesar de seu tamanho, o edifício parece esbelto devido ao ritmo fluido que define suas três torres aninhadas.

A torre visa melhorar, em vez de perturbar, o tecido urbano circundante. Situado entre o centro de Lakeshore East Park e o Chicago Riverwalk, o design cuidadoso dos níveis mais baixos permite uma conexão porosa entre as duas atrações. Para que isso seja possível, sistemas estruturais inovadores são implementados, elevando completamente o segundo volume do solo.

Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 2 de 24Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 3 de 24Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 4 de 24Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 5 de 24Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Mais Imagens+ 19

Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 10 de 24
© Paul Clemence

Erguendo-se do horizonte, a forma das três torres interligadas é sutil, mas ao mesmo tempo reconhecível. A aparência fluida é gerada alternando a orientação do módulo volumétrico principal das torres: uma pirâmide truncada de 12 andares, também chamada de tronco. A forma ondulada e geométrica, inspirada na célebre Coluna Infinita de Brâncuși, é mais do que apenas uma escolha estética. Ela regula a luz solar e otimiza o fluxo de ar vindo de várias direções. Assim, a forma se adequa a função da torre, que abriga 393 condomínios e um hotel 5 estrelas, além de restaurantes e diversos espaços de lazer.

As fotografias de Paul Clemence também destacam outro elemento definidor da construção. O gradiente de cor visível na fachada envidraçada indica seus vários graus de refletividade. As qualidades do material do vidro de alto desempenho são otimizadas para desempenho solar de acordo com a variação no tamanho da placa. A imagem das arestas escalonadas é criada aumentando ou diminuindo progressivamente o tamanho de cada placa, de piso para piso, de acordo com a orientação do módulo.

Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 2 de 24
© Paul Clemence

O Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano já reconheceu as qualidades da St. Regis Tower ao premiá-la com dois Prêmios de Excelência nas categorias “Melhor Edifício Alto 300-399 metros” e “Melhor Edifício Alto de Uso Misto”, em 2022.

Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago - Imagem 19 de 24
© Paul Clemence

O Studio Gang foi fundado e é liderado por Jeanne Gang. Um de seus edifícios mais conhecidos e aclamados é o Aqua Tower, um arranha-céu de 82 andares localizado na mesma ilha urbana de St Regis em Chicago. Outros projetos recentes incluem o Populus, o primeiro hotel carbono positivo nos Estados Unidos, e a Expansão do Museu Americano de História Natural em Nova York.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Paul Clemence divulga imagens de arranha-céu projetado pelo Studio Gang em Chicago" [Paul Clemence Releases Images of Chicago’s Third Tallest Building, the St. Regis Tower by Studio Gang] 17 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981715/paul-clemence-divulga-imagens-de-arranha-ceu-projetado-pelo-studio-gang-em-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.