Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi

A Fundação Mies van der Rohe anunciou que um projeto de pesquisa focado em Anna Bofill Levi recebeu a terceira bolsa Lilly Reich pela igualdade na arquitetura. O projeto, intitulado “La arquitectura como contracanto: 1977-1996”, foi iniciado pelos arquitetos Ma Elia Gutiérrez Mozo, José Parra Martínez, Ana Gilsanz Díaz e Joaquín Arnau Amo. A pesquisa contextualiza as obras arquitetônicas da pianista, arquiteta e compositora Anna Bofill Levi e traz à tona o resultado de sua abordagem multidisciplinar, entrelaçando práticas e pesquisas em design, arquitetura e música.

Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 2 de 5Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 3 de 5Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 4 de 5Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 5 de 5Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Mais Imagens

A pesquisa contribuirá para ampliar os espaços de interseção entre arquitetura, música e geometria, legado fundamental de Anna Bofill Levi. São esses espaços à margem que, felizmente, dar visibilidade à outras formas de fazer arquitetura." - Anna Ramos, diretora da Fundação Mies van der Rohe

Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 2 de 5
Intervenção Artística "Re-enactment" destaca obras de Lilly Reich no Pavilhão de Barcelona. Imagem © Pepo Segura

Esta é a primeira edição da bolsa Lilly Reich que é concedida a pesquisas não voltadas exclusivamente para o estudo da obra de Lilly Reich, abrindo assim o prêmio a estudos que dão visibilidade a contribuições à arquitetura que foram esquecidas ou relegadas, feitos por profissionais que foram discriminados. O júri, formado pela arquiteta e urbanista Zaida Muxí, pelo arquiteto e crítico de arte Aaron Betsky, e pela arquiteta e Ph.D. Débora Domingo Calabuig, escolheu este estudo entre as 12 propostas recebidas este ano, vindas de todo o mundo.

A bolsa tem como objetivo estimular a pesquisa e o debate sobre arquitetura moderna e contemporânea, reforçando conceitos fundamentais como identidade, inclusão social e todos os aspectos da sustentabilidade. As bolsas Lilly Reich para igualdade na arquitetura foram criadas em 2018 para celebrar e reconhecer o legado arquitetônico de Lilly Reich, parceira artística de Ludwig Mies van der Rohe na concepção e execução do Pavilhão Alemão em Barcelona, em 1929. Apesar de suas contribuições substanciais para uma das obras icônicas da arquitetura modernista, seu nome ficou em segundo plano na narrativa e na memória deste capítulo da história da arquitetura.

Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 5 de 5
Intervenção Artística "Re-enactment" destaca obras de Lilly Reich no Pavilhão de Barcelona. Imagem © Pepo Segura

Em 2020, a 2ª bolsa Lilly Reich pela igualdade na arquitetura foi concedida à proposta de pesquisa: “[On Set with] Lilly Reich” das arquitetas valencianas Laura Lizondo Sevilla, Débora Domingo Calabuig e Avelina Prat García. A primeira chamada de propostas para a bolsa coincidiu com “Re-enactment”, uma intervenção artística no Pavilhão de Barcelona com o objetivo de destacar a obra negligenciada de Reich.

Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi - Imagem 4 de 5
Intervenção Artística "Re-enactment" destaca obras de Lilly Reich no Pavilhão de Barcelona. Imagem © Pepo Segura

Sobre os autores do projeto:

Maria-Elia Gutiérrez-Mozo (Albacete): Arquiteta pela Universidade de Navarra (1992) e Doutora em Arquitetura (1999) pela Universidade Politécnica de Madrid (UPM). Professora de Composição Arquitetônica na Escola Politécnica da Universidade de Alicante (UA). Membro do Instituto Universitário de Investigação em Estudos de Género (IUIEG) da UA.

José Parra Martínez (Múrcia): Arquiteto (2000) e Doutor em Arquitetura (2012) pela Universidade Politécnica de Valência. Professor Associado de Composição Arquitetônica e Coordenador Acadêmico Erasmus de Relações Internacionais da Escola Politécnica de Arquitetura da Universidade de Alicante (UA). Membro do Instituto de Investigação em Estudos de Gênero da UA. Possui o título de Professor de Música do Conservatório de Música de Múrcia (1994).

Ana Gilsanz Díaz (Alicante): Arquiteta (2004) pela Universidade Politécnica de Madrid. Mestre em Arquitetura Sustentável e Urbanismo Sustentável (2011, Prêmio Extraordinário) e Ph.D. em Arquitetura (2017) pela Universidade de Alicante (UA). Doutoranda em Composição Arquitetônica no Departamento de Expressão Gráfica, Composição e Projetos onde leciona teoria e história da arquitetura na Licenciatura e no Mestrado. Membro do Instituto Universitário de Pesquisa em Estudos de Gênero da UA e da equipe de trabalho do projeto nacional Mulheres na cultura arquitetônica espanhola (pós) moderna (2019-2022). É pesquisadora do projeto Miradas situadas: arquitetura feminina na Espanha a partir de perspectivas periféricas, 1978-2008.

Joaquín Arnau Amo (Albacete): Arquiteto Doutor. Professor aposentado de Estética e Composição da Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica de Valência, de 1978 a 2010.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Bolsa Lilly Reich pela Igualdade na Arquitetura é concedida a pesquisa sobre Anna Bofill Levi" [The 3rd Lilly Reich Grant for Equality in Architecture is Awarded to a Research Project Celebrating Anna Bofill Levi] 18 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990556/bolsa-lilly-reich-pela-igualdade-na-arquitetura-e-concedida-a-pesquisa-sobre-anna-bofill-levi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.