Foster + Partners divulga projeto para o Marine Life Institute na Arábia Saudita

A Foster + Partners revelou os projetos do Marine Life Institute na costa noroeste da Arábia Saudita. Como parte do desenvolvimento da Triple Bay AMAALA, um destino turístico de luxo na orla do Mar Vermelho, o projeto acomodará um centro de pesquisa, laboratórios, galerias e espaços educacionais para oferecer aos visitantes uma amostra das maravilhas do ambiente marinho da costa. Reproduzindo a forma das formações de corais, o edifício será a primeira instituição marinha totalmente imersiva do mundo, onde os visitantes poderão caminhar debaixo d'água, mergulhar com espécies raras e vivenciar uma exposição de corais dentro do edifício.

Localizado na Triple Bay Marina em AMAALA, um megaprojeto de 6,5 quilômetros na costa do Mar Vermelho, o local se destaca por sua diversidade e herança natural com vários sítios geológicos e históricos, como Madain Saleh e Al-Ula. Além disso, o recife de corais do Mar Vermelho oferece um ecossistema protegido, um dos ambientes marinhos ainda imaculados do mundo. O Marine Life Institute é parte do plano diretor da Triple Bay pela HKS Architects, que visa se tornar o mais novo destino no mapa dos viajantes e impulsionar o turismo doméstico na costa noroeste da Arábia Saudita.

Foster + Partners divulga projeto para o Marine Life Institute na Arábia Saudita - Imagem 3 de 4
Cortesia de HKS

O Marine Life Institute compreende três pavimentos: acima do solo, abaixo do solo e debaixo d'água. No coração do edifício, um tanque semi-esférico suspenso abrigará a vida marinha local dentro de uma exposição de corais. Além dos espaços de exposição imersivos, o programa de arquitetura é distribuído em torno de diferentes níveis de circulação, uma para visitas educacionais em laboratórios liderados por pesquisadores e outro para visitas subaquáticas guiadas pelo Mar Vermelho em veículos submersíveis. 

As exposições são integradas à arquitetura do edifício. Ilustrando a jornada pelo Mar Vermelho - desde manguezais rasos e praias arenosas até ao recife profundo imersivo - grandes tanques cercam os visitantes enquanto eles viajam pelo edifício em direção ao oceano. A iluminação de todo o instituto é projetada com uma estrutura inovadora para evitar que a poluição luminosa atrapalhe o ambiente noturno. 

Foster + Partners divulga projeto para o Marine Life Institute na Arábia Saudita - Imagem 2 de 4
Cortesia de Foster + Partners

A estrutura é feita de painéis GRC, robustos no ambiente marinho, para emular a forma e a textura das formações de corais. A estrutura de aço estrutural suporta os painéis para manter a construção leve, formando uma marquise central que abrange todos os quatro conjuntos do edifício, proporcionando sombreamento e ventilação. As plantas nativas cobrem mais de 40% do local, e um sistema de coleta de água de escoamento evita a erosão e a poluição, reduzindo o uso de água do complexo. 

Foster + Partners divulga projeto para o Marine Life Institute na Arábia Saudita - Imagem 4 de 4
Cortesia de Foster + Partners

Além do Marine Life Institute, a Foster + Partners completou a nova sede do Banco Nacional do Kuwait, um arranha-céu de 300 metros com uma presença distinta entre os edifícios de Sharq. O escritório também está desenvolvendo o novo Aeroporto do Mar Vermelho, que deverá receber um milhão de visitantes até 2030. O projeto do aeroporto é inspirado pelas formas do deserto, um oásis verdejante e o mar, o terminal visa proporcionar um novo tipo de experiência, divergindo das inconveniências comuns dos aeroportos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Foster + Partners divulga projeto para o Marine Life Institute na Arábia Saudita" [ Foster + Partners Reveals Design for The Marine Life Institute in Saudi Arabia] 19 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990626/foster-plus-partners-divulga-projeto-para-o-marine-life-institute-na-arabia-saudita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.