Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo

O Estádio de Lusail, o maior do Qatar e peça central da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022™, está agora aberto ao público. No dia 9 de setembro, o estádio sediou a final da Supercopa de Lusail entre Al Hilal SFC e Zamalek, evento visto como precursor da Copa do Mundo da FIFA no Qatar, que será disputada ainda este ano. Localizado na cidade de Lusail, 15 quilômetros ao norte de Doha, o estádio de 80.000 lugares visa criar uma atmosfera imersiva para jogadores e espectadores. O edifício foi projetado em joint venture da Foster + Partners com a Arup, e a empresa especialista em esportes Populous.

Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 2 de 7Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 3 de 7Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 4 de 7Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 5 de 7Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Mais Imagens+ 2

Nossa ambição era criar uma forma marcante, ainda que simples, que refletisse a função do edifício, respondesse ao clima do Qatar e aumentasse o aspecto teatral do evento. A experiência de chegada é intuitiva e imersiva. Os espectadores embarcam entre duas camadas de assentos que foram intencionalmente comprimidas para aumentar a sensação de drama à medida que emergem na generosa área de assentos inundada de luz natural. - Luke Fox, chefe de estúdio, Foster + Partners

Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 4 de 7
Cortesia de Foster + Partners

A fachada apresenta aberturas triangulares que formam uma tela perfurada que fornece sombra e filtra a luz que entra nos saguões internos. Isso, em combinação com o design da cobertura, representa uma adaptação ao perfil climático do Qatar e ajuda a reduzir o consumo de energia. A cobertura, feita de uma rede de cabos de 307 metros de diâmetro, é uma das maiores coberturas de rede de cabos de tração do mundo. O anel de compressão externo se conecta a um anel central tensionado por um complexo sistema de cabos. Tecnologias de refrigeração ao ar livre também são implementadas para maximizar o conforto no estádio.

Localizadas no final da avenida comercial que liga o estádio de futebol à corniche, quatro torres estão em construção, dispostas simetricamente em torno de uma praça central. As Lusail Towers, também projetadas pela Foster + Partners, foram planejadas para se tornar o centro de um novo distrito comercial da cidade. Com 70 e 50 andares, respectivamente, as torres devem ser concluídas este ano, antes da Copa do Mundo de Futebol de 2022 no Qatar. O projeto faz parte de um plano diretor maior também desenhado pela Foster + Partners.

Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 3 de 7
Cortesia de Foster + Partners

A Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™, campeonato internacional de futebol masculino quadrienal, será disputada no Catar, pela primeira vez em um país árabe, de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022. Desde seu anúncio em 2010, o Qatar preparou um total de 8 estádios para sediar um dos mais esperados eventos esportivos. O Estádio de Lusail é o maior de todas as 8 estruturas e sediará a final da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™. Outros estádios foram projetados por Zaha Hadid Architects + AECOM, Ibrahim Jaidah Architects & Engineers, Fenwick Iribarren Architects e outros.

Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo - Imagem 2 de 7
Cortesia de Foster + Partners

Confira a lista completa de estádios e a cobertura do ArchDaily da Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Estádio de Lusail projetado por Foster + Partners no Qatar recebeu seu primeiro jogo" [Qatar’s Lusail Stadium Designed by Foster + Partners Hosts Its First Game] 06 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990036/estadio-de-lusail-projetado-por-foster-plus-partners-no-qatar-recebeu-seu-primeiro-jogo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.