10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas

"It’s About Time", a 10ª edição da Bienal de Arquitetura de Rotterdam, é um manifesto de sete semanas que mostra cursos realistas em direção a um futuro habitável em um momento em que as consequências das mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais aparentes. Há meio século, as consequências das mudanças climáticas foram previstas no relatório Os Limites do Crescimento, de 1972. Ele descreve as possíveis consequências de um aumento exponencial da população, da produção agrícola e da extração de recursos. O relatório é visto por muitos como o início da conscientização ambiental. A Bienal de Arquitetura de Roterdã tem como objetivo colocar essas mudanças em perspectiva, olhando tanto para o passado quanto para o futuro possível.

10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 2 de 510ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 3 de 510ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 4 de 510ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 5 de 510ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Mais Imagens

A bienal analisa a questão a partir de três perspectivas: análise da pesquisa histórica (desde 1972), apresentação de exemplos práticos inspiradores (em 2022) e cenários futuros (até 2072). Esta visão geral pinta um quadro que é ao mesmo tempo preocupante e esperançoso. O título, It’s About Time (Já era hora), aponta para a crescente pressão do tempo sob a qual estamos tentando neutralizar os efeitos das mudanças climáticas e conectá-los a outros desafios sociais.

10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 5 de 5
© Jacqueline Fuijkschot

Embora as perspectivas muitas vezes pareçam sombrias, a Bienal espera mostrar possibilidades reais e esperançosas de um novo curso mais radical em direção a um futuro habitável. Os escritórios de arquitetura e projetos reunidos neste evento oferecem soluções ambiciosas, mas amplamente aplicáveis, enraizadas em pesquisas de longo prazo. Eles foram desenvolvidos em estreita colaboração com atores locais, tomando o aspecto especial das questões socioecológicas como ponto de partida e usando o tempo como ferramenta no processo de design.

A exposição principal apresenta o trabalho de 50 designers, arquitetos e pesquisadores que abordam de maneira inspiradora questões relacionadas ao futuro do planeta. A exposição identificou três atitudes de design: o Ancestral, o Ativista e o Acelerador. O Ancestral, exemplificado por Anupama Kundoo, conecta o passado com o presente e o futuro, retarda os processos de construção e trabalha com mão de obra e materiais locais. O Ativista busca uma abordagem prática, muitas vezes resultando em iniciativas de baixo para cima e projetos comunitários que intervêm na esfera pública ou na mídia. O Acelerador implanta tecnologia para acelerar a transição de sistemas existentes por meio da inovação. Ao apresentar essas diferentes abordagens, a bienal entende que mudanças significativas requerem uma combinação de atitudes para serem efetivas.

10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 4 de 5
© Jacqueline Fuijkschot

Esta edição da Bienal de Arquitetura de Roterdã acontece de 22 de setembro a 13 de novembro de 2022 nos portos da cidade de Roterdã. A exposição “It’s About Time” é apresentada no Ferro, uma antiga central de armazenamento de combustível na zona portuária do lado oeste. A vizinha Keilepand abriga o trabalho “The Future Generation”, uma exposição que apresenta projetos de graduação da Holanda e da Bélgica. Um extenso programa de visitas guiadas, palestras e debates se junta às exposições e visa promover diálogo, acúmulo de conhecimento e experimentação.

10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas - Imagem 3 de 5
© Jacqueline Fuijkschot

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "10ª Bienal de Arquitetura de Roterdã explora passado e futuro das mudanças climáticas" ["It’s About Time", the 10th Architecture Biennale Rotterdam, Looks at the Past and Future 50 years of Climate Change] 10 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990183/10a-bienal-de-arquitetura-de-roterda-explora-passado-e-futuro-das-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.