Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material

"El ladrillo es, sin duda alguna, el material de construcción más validado por el imaginario colectivo; desde las fábulas infantiles hasta los relatos más experimentales se han inspirado en los varios signos que le confiere su impronta."

Assim começa "Arquitecturas Argentinas con Ladrillo", um livro editado por Bisman Ediciones e coeditado pela Universidade de Morón e grupo UNICER, com a participação da Universidade Católica de Córdoba. Este, como um compêndio, representa uma seleção minuciosa de obras recentemente construídas na Argentina com um grande denominador comum: o estudo e uso do tijolo como material de construção para a arquitetura.

Por meio de diversos recursos gráficos como plantas, fotos e detalhes construtivos inéditos, o livro apresenta-se como um verdadeiro catálogo de tipologias que investiga a diversidade e versatilidade das aplicações da alvenaria na Argentina. Um volume que compila história, técnica e referências contemporâneas mostrando como, inevitavelmente, o tijolo se posiciona sendo um dos materiais distintivos e identificadores da arquitetura argentina e latino-americana.

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 8 de 8
Cortesía de Bisman Ediciones

A evolução do tijolo como elemento construtivo permitiu a sua progressiva tecnificação, melhorando as suas capacidades físicas e ambientais. Ao contrário do que aconteceu com muitos outros materiais, o desenvolvimento e modernização das suas qualidades não significou uma perda nas capacidades expressivas mas, pelo contrário, reforçou-as mantendo a sua identidade tradicional e valores de comunicação, encontrando novas e diversas formas de aplicação dentro do universo arquitetônico. O tijolo aparece aqui como um recurso versátil e os exemplos selecionados são um claro reflexo da heterogeneidade de sua aplicação: paredes estruturais, divisórias, fechamentos, tramados, envoltórios, telhados, abóbadas, cúpulas, pisos e até os casos em que aplicados como o único material permitem visualizar a sua grande adaptabilidade às exigências particulares de cada obra.

Uma das principais características do novo uso desse material é a possibilidade de encontrar em sua geometria e técnica a capacidade não só de gerar divisórias e paredes, mas também de gerar peles e tramados. Essa diversidade de soluções nos permitiu entender as arquiteturas argentinas “com” tijolo como um panorama muito mais amplo que o das arquiteturas argentinas “em” tijolo - Prefácio, Poética del Mampuesto.

Um capítulo histórico preciso precede o desenvolvimento do livro, apresentando ao leitor a vasta tradição do uso desse material na Argentina, abordando o tijolo desde o cenário nacional e destacando sua versatilidade e adaptabilidade às diferentes pesquisas linguísticas de cada época.

Narrando a passagem do tijolo oculto para o tijolo aparente, do tijolo entendido como material meramente utilitário para sua exposição total, o livro revisa sinteticamente a história construtiva da Argentina, detectando aqueles momentos que desempenharam um papel fundamental na extensão de sua aplicação e sua consequente produção e diversificação. Desta forma, aborda-se brevemente o estudo de diversas edificações utilitárias construídas no país que demarcam as origens na aplicação desta técnica, como docas, usinas, fábricas e galpões de armazenamento, onde a aplicação do tijolo começou a se consolidar. Mais tarde, a arquitetura ferroviária, com as suas pequenas estações suburbanas e equipamentos domésticos para os funcionários, teve um papel fundamental na utilização deste material e na sua expressão visual. Em um segundo momento, a industrialização e a incorporação de tijolos vazados e blocos cerâmicos promoveram a ampla difusão dessa tecnologia no campo da autogestão habitacional em áreas suburbanas de classe média baixa, com posterior transferência para pitorescas moradias individuais, subúrbios residenciais de Buenos Aires e as estâncias de veraneio para as classes altas na costa atlântica ou nas montanhas de Córdoba.

No início da década de 1950, o tijolo aparente já era uma opção comum no panorama dos projetos arquitetônicos, tanto em estilos ligados à história, quanto em estilos modernos ou inovadores, e também na hibridização de ambos. - Panorama Nacional, El ladrillo argentino

Finalmente, e culminando em uma série de textos da UNICER, da Universidade de Morón e da Universidade Católica de Córdoba, o livro enfatiza a necessidade de um papel ativo por parte de instituições e universidades para promover o desenvolvimento de perspectivas que promovam um vínculo entre a matéria e o pensamento. Vários ensaios, investigações e exercícios que atravessam o ensino de arquitetura nestas faculdades são desenvolvidos na busca de redefinir a relação contemporânea dos alunos com a disciplina. Trabalhos manuais compartilhados, explorações construtivas e exercícios experimentais irão instrumentalizar nossos profissionais do futuro, aproximando-os dos objetos construídos.

A seguir, conheça algumas das obras abordadas no livro 'Arquitecturas Argentinas con Ladrillo' que foram publicadas em nosso site.

O peso do vazio / Miguel Ortego

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 2 de 8
El peso del vacío / Miguel Ortego. Image Cortesía de Miguel Ortego

Capela San Bernardo / Nicolás Campodonico

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 5 de 8
Capela San Bernardo / Nicolás Campodonico. Imagem © Nicolás Campodónico

OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 4 de 8
OZ 3459 / estudiotrama + arqtipo. Imagem © Federico Kulekdjian

Residência em Funes / Mariel Suárez

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 3 de 8
Casa em San Marino Funes Hills / Mariel Suárez. Imagem © Ramiro Sosa

Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell

Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material - Imagem 6 de 8
Pavilhão Experimental de Tijolos / Estudio Botteri-Connell. Imagem © Gustavo Sosa Pinilla

Você pode conhecer melhor os 38 trabalhos desenvolvidos no livro, adquirindo-o através da Bisman Ediciones.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "Arquiteturas argentinas com tijolo: obras contemporâneas que exploram o uso local do material" [Arquitecturas argentinas con ladrillo: selección de obras contemporáneas que exploran el uso local del material] 16 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989751/arquiteturas-argentinas-com-tijolo-obras-contemporaneas-que-exploram-o-uso-local-do-material> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.