O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Experiência pedagógica na Argentina: novas possibilidades de construção com alvenaria armada

Experiência pedagógica na Argentina: novas possibilidades de construção com alvenaria armada

Experiência pedagógica na Argentina: novas possibilidades de construção com alvenaria armada
Experiência pedagógica na Argentina: novas possibilidades de construção com alvenaria armada, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A Catenária de Alvenaria Armada é um projeto realizado na disciplina de Tecnologia II da UCC de Córdoba, Argentina e tem como objetivo experimentar as possibilidades do tijolo, utilizando-o como cobertura e laje (técnicas de alvenaria armada). A experiência busca aproximar os alunos do material, verificando e experimentando suas características em obra.

Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina + 28

Nesse contexto, foi construída uma catenária que descarrega seu peso sobre duas paredes; estas por sua vez contam com o reforço estrutural de dois contrapesos, também em tijolo, que equilibram os esforços.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Localizados em cada lado das paredes, esses contrapesos estão engastados na armadura principal que transpassa as nervuras da cobertura, transmitindo as cargas da superfície inclinada por fora das paredes.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Num trabalho em conjunto entre professores e alunos, a lógica estrutural dessas construções foi ensinada unicamente através de imagens e gráficos, com os alunos verificando pessoalmente as características do material; peso, textura, rigidez, modulação, possibilidade de transporte, trabalhabilidade, proporção... 

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 28

Através de tentativa e erro, a disciplina buscou semear nos alunos a inquietação, instigando-os a não se prenderem a "receitas" de soluções tecnológicas e construtivas, mas, ao contrário, fazendo-os pensar que o manejo do material lhes permitirá sempre enfrentar tais "receitas" e potencializar sua criatividade.

Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina
Cortesia de Santiago Viale / UCC Córdoba, Argentina

Equipe: Universidad Católica de Córdoba, Argentina
Professores arquitetos: Santiago Viale (Prof. Titular), Juan Manuel Juárez, Mauro Israilevich, Mirko Opl, Mercedes Gaitán (Prof. Adjunta), María Paz Sánchez Amono (atribuída)
Alunos colaboradores: Adolfo Delgadino, Tomás Gastaldi, Santiago Anconetani, Mariano Pognante, Lorenzo Guerra, Guido Ignacio Guridi, Exequiel Allende Molina, Gino D´Amario, Agustina Amigo
Fotografias: Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Experiência pedagógica na Argentina: novas possibilidades de construção com alvenaria armada" [Experiencia pedagógica en Argentina: nuevas posibilidades de construcción con Ladrillo Armado] 27 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623140/experiencia-pedagogica-na-argentina-novas-possibilidades-de-construcao-com-alvenaria-armada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.