Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos

Diversos

Arquitetura e educação: 15 escolas projetadas por arquitetos brasileiros

06:00 - 21 Maio, 2019
Arquitetura e educação: 15 escolas projetadas por arquitetos brasileiros, Beacon School / Andrade Morettin Arquitetos + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados © Nelson Kon
Beacon School / Andrade Morettin Arquitetos + GOAA - Gusmão Otero Arquitetos Associados © Nelson Kon

© Mateus Sá © Fernando Stankuns © Nelson Kon © Ana Mello + 31

O segredo de uma boa educação não reside apenas na didática do professor e em bons livros, o espaço de ensino que os estudantes frequentam também possui um grande peso no aprendizado deles, uma vez que requisitos de conforto acústico, térmico, lumínico e, até mesmo, paisagístico influenciam diretamente no comportamento e atenção de cada um. No Brasil, os projetos de escolas variam muito do setor privado ao público e em ambos é possível encontrar soluções de grande qualidade.

Antes e depois: o projeto gráfico na arquitetura construída

06:00 - 14 Maio, 2019

A percepção do espaço e a forma como um edifício se faz presente em seu entorno sempre são preocupações primordiais no momento de conceber um projeto arquitetônico. Para uma melhor resolução destes interesses, um projeto gráfico pode se tornar um grande aliado do arquiteto, tornando o volume concebido num marco que pode ser ainda mais legível pelos transeuntes.

10 Exemplos de como representar detalhes construtivos

16:00 - 8 Maio, 2019
10 Exemplos de como representar detalhes construtivos, Obra: Club House Altos de San Antonio / Dutari Viale Arquitectos. Imagem via © Dutari Viale Arquitectos
Obra: Club House Altos de San Antonio / Dutari Viale Arquitectos. Imagem via © Dutari Viale Arquitectos

A apresentação visual de um projeto, pela qual os arquitetos são responsáveis, deve efetivamente comunicar a organização dos elementos materiais do projeto. Este processo criativo essencial permite aos envolvidos identificar e mesmo modificar aspectos e componentes chave do edifício durante todas as fases da sua concepção.

Devido aos desafios inerentes à seleção de materiais e outras questões práticas, o desenvolvimento do que exatamente será construído tende a ser relegado até o final do processo de projeto. Mas uma compreensão profunda dos pequenos detalhes é um dos aspectos mais interessantes e importantes dos melhores projetos arquitetônicos.

Em nossa busca pelos exemplos recentes mais notáveis de representações de detalhes construtivos, compilamos uma série de dez desenhos que mostram diferentes estilos e abordagens.

Os projetos das "casas mais extraordinárias do mundo"

21:00 - 6 Maio, 2019
Os projetos das "casas mais extraordinárias do mundo"

Todos que gostam de arquitetura e Netflix com certeza já assistiram alguns episódios da série "As casas mais extraordinárias do mundo", na qual o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin rodam o mundo visitando residências que se destacam de alguma forma. Para a audiência de arquitetos, muitas vezes ao assistir o programa surgem algumas questões e a vontade de olhar com calma os desenhos realizados em cada projeto, por isso, reunimos uma seleção de algumas casas que aparecem no programa para que você possa saber ainda mais sobre o a concepção de cada uma, trazendo um panorama que torna possível compreender um pouco mais sobre como a arquitetura residencial pode ser pensada em distintos lugares do planeta.

Nunca perca uma boa história. Inscreva-se em nossa newsletter diária!

10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura

16:00 - 25 Abril, 2019
10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura, Solo House / Pezo von Ellrichshausen. Image © Pezo von Ellrichshausen
Solo House / Pezo von Ellrichshausen. Image © Pezo von Ellrichshausen

Se vens buscando como apresentar o seu último projeto e este caracteriza-se pelo peso de seus elementos, seu caráter monolítico ou por sua textura expressiva, é provável que um modelo de gesso ou cimento seja muito adequado para mostrar suas qualidades.

Proposta para futura escola de música na Itália / ETB Studio. Image © ETB Studio Solo House / Pezo von Ellrichshausen. Image © Pezo von Ellrichshausen Casa Ocho Quebradas / ELEMENTAL. Image © ELEMENTAL <a href='http://wherearchitecturehappens.blogspot.cl/2011_11_01_archive.html'>Cortesía de Enrique Morales Puente</a>. ImageSala de Conferências em Vitra / Accésit IX Concurso Fco. Javier Saenz de Oiza, Cátedra Blanca  + 11

5 casas de baixo custo e alta qualidade

07:00 - 27 Março, 2019

Provavelmente o fator mais limitador de um projeto é o orçamento. Um baixo orçamento demanda muito mais da inventividade do arquiteto para garantir a qualidade de sua obra. Como a maioria das construções possuem um investimento financeiro menor do que os arquitetos gostariam, achamos fundamental buscar alguns exemplos onde os projetos se destacaram por sua invetividade e conseguiram tirar partido deste "problema" para criar soluções de qualidade.

Saiba mais, a seguir.

O desenho à mão livre dos vencedores do Pritzker

07:30 - 27 Fevereiro, 2019
O desenho à mão livre dos vencedores do Pritzker, © Foster + Partners
© Foster + Partners

Os desenhos à mão livre são muitas vezes a primeira representação de uma ideia, uma maneira de levantar questões sobre o desenvolvimento do projeto ou até mesmo representar soluções para este. De qualquer forma, através do traço dos arquitetos, é possível fazer uma reflexão sobre como esse ato se espelha em seu trabalho e conhecer um pouco mais do processo de cada um. Aqui, compilamos alguns croquis realizados por vencedores do Prêmio Pritzker, ou seja, arquitetos que já foram laureados com a maior premiação do campo da Arquitetura, brindando as mais diversas técnicas que certamente podem te inspirar para novas experimentações à mão livre.

Resolva detalhes arquitetônicos complexos com este 'Duplicador de Contornos'

16:00 - 18 Fevereiro, 2019

A maioria dos materiais que usamos na construção de nossos projetos tem formas e dimensões que visam facilitar seu armazenamento, transporte e instalação, sendo constituídos, em sua maioria, por modulações ortogonais. Esses ângulos retos nem sempre se encaixam na irregularidade de nossos projetos, nem coincidem exatamente quando encontram materiais de formas orgânicas ou outros elementos específicos, como dutos, pilares ou móveis.

Esta ferramenta simples permite copiar, duplicar e medir contornos complexos para que os materiais se adaptem perfeitamente a outros elementos. Seus 'dentes' móveis devem ser pressionados contra o perfil para obter um modelo de sua forma, gerando moldes que permitirão cortar e ajustar o material original com precisão. Assim, a ferramenta pode até ser útil para replicar o reparar detalhes exclusivos em restaurações ou reformas.

Arquitetura e Bordado: conheça a arte de Elin Petronella e Charles Henry

21:00 - 11 Fevereiro, 2019
Arquitetura e Bordado: conheça a arte de Elin Petronella e Charles Henry, © <a href='https://www.instagram.com/p/Bgql5NcFyKB/'>Instagram @petronella.art</a>
© Instagram @petronella.art

O casal Elin Petronella e Charles Henry, registram a arquitetura e paisagens urbanas de cidades europeias através de bordados vibrantes e coloridos ou simplesmente com o contorno de fios pretos. Edifícios clássicos dinamarqueses, ruas boêmias de Paris, bondinhos de Lisboa e até a icônica Casa Batlló de Gaudí, em Barcelona, são alguns dos lugares retratados de forma especial pela dupla. É possível acompanhar toda a jornada dos artistas têxteis no Instagram deles, @petronella.art e @_charleshenry_, que juntos somam quase 200 mil seguidores.

Lugares de encontro: 17 exemplos de arquibancadas na arquitetura

21:00 - 4 Fevereiro, 2019
Lugares de encontro: 17 exemplos de arquibancadas na arquitetura, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Desde o clássico exemplo da escada da Piazza di Spagna, em Roma - onde cidadãos locais se encontram, ocorre desfiles de moda e os turistas fazem uma pausa (quase) obrigatória -, entendemos que a possibilidade de estar em diferentes níveis contemplando o espaço é um grande atrativo para a sociabilidade humana. Na arquitetura contemporânea não faltam exemplos do uso de arquibancadas para criar estes lugares de encontro que são marcados pela versatilidade de seu uso.

A seguir, apresentamos 17 projetos que adotam a arquibancada como um de seus elementos protagonistas.

SONPENDULAR: projeções de videomapping ressignificam uma igreja abandonada

15:00 - 26 Janeiro, 2019

A inabitada Igreja do Monasterio del Carmen Bajo de San Rafael, um edifício declarado como Monumento Nacional, abriu suas portas à comunidade para receber o espetáculo Sonpendular, um show audiovisual que integra videomapping, iluminação e música ao vivo.

O projeto é uma investigação estética sobre o tempo e o espaço, que convida o espectador a um ritual sonoro-luminoso envolvente, rico em padrões geométricos e áudio generativo em tempo real. A obra remete à transformação e a não-permanência, criando um portal em constante movimento no qual o presente, o passado e o futuro dialogam como um único tempo.

Assim é construída uma parede de tijolos utilizando realidade aumentada

19:00 - 2 Janeiro, 2019
Assim é construída uma parede de tijolos utilizando realidade aumentada, Cortesía de Fologram
Cortesía de Fologram

Fundindo a realidade aumentada com o espaço físico, a empresa Fologram busca facilitar a construção de projetos complexos - por exemplo, projetos paramétricos que exigem uma série de medições, verificações e cuidados específicos - através de instruções digitais que se sobrepõem virtualmente ao espaço de trabalho, dirigindo os pedreiros passo a passo durante o processo de construção.

'Centros de pesquisa e grandes empresas vêm trabalhando com robôs industriais para automatizar essas difíceis tarefas de construção. No entanto, os robôs não se adaptam bem a ambientes imprevisíveis, e mesmo os algoritmos de visão mais sofisticados não conseguem igualar a intuição e a habilidade de um pedreiro treinado ", comentam seus criadores.

Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram + 9

118 Tatuagens de arquitetura impressionantes

07:00 - 9 Dezembro, 2018
118 Tatuagens de arquitetura impressionantes, stacy.hounsome. <a href='https://www.instagram.com/p/BPAmzuABpY2/'>Via Instagram</a>
stacy.hounsome. Via Instagram

Criativas, expressivas e bastante visuais, tatuagens apresentam muitas das mesmas qualidades que nós arquitetos buscamos imprimir em nossos projetos. Seja um pequeno padrão geométrico ou uma reprodução realista, uma tatuagem pode ser uma declaração imediata de quem você é e quais são seus interesses. 

Felizmente para os arquitetos, nossos temas de interesse também servem de fonte de inspiração para tatuagens, seja uma planta miesiana, o skyline de uma cidade ou uma elaborada fachada gótica.

A seguir, compilamos 118 das mais impressionantes tatuagens de arquitetura encontradas na internet e enviadas por nossos leitores. Cada tatuagem tem uma história específica - um de nossos leitores, inclusive, disse que suas tatuagens são inspiradas nas cicatrizes de cortes de estilete ao fazer maquetes.

Quer inspiração para sua próxima tatuagem? Veja os melhores exemplos a seguir.

As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon

07:00 - 4 Dezembro, 2018
As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon, © Alberto Simon
© Alberto Simon

© Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon + 31

Longe dos bairros nobres que frequentemente possuem arquiteturas assinadas por grandes arquitetos, São Paulo possui casas em escalas mais modestas que permeiam a memória afetiva de seus cidadãos devido suas características e detalhes marcantes. Alberto Simon, artista baseado na capital paulista, fotografou alguns exemplares desta arquitetura sem autoria e os agrupou em seu trabalho intitulado "tamanho_M".

Saiba mais sobre o projeto nas palavras do artista e confira a galeria de fotos, a seguir.

27 músicas que todos os arquitetos deveriam ouvir

07:00 - 25 Novembro, 2018

A arquitetura nos inspira diariamente e não seria diferente com os músicos. Buscamos por músicas que retratam as influências que a arquitetura e o urbanismo - e até mesmo o próprio arquiteto - trouxeram para os músicos. Na seleção é possível se deparar com David Bowie cantando sobre Philip Johnson e Richard Rogers, Laurie Anderson citando falas de Buckminster Fuller, Tom Zé narrando o duelo entre dois edifícios ícones de São Paulo, a perspectiva do maracatu atômico sobre o entorno urbano e até mesmo os Beatles não muito confortáveis ao visitar um apartamento. 

Conheça a lista completa de músicas sobre arquitetura, a seguir.

Arquitetos brasileiros homenageiam Paulo Mendes da Rocha

07:00 - 26 Outubro, 2018
Arquitetos brasileiros homenageiam Paulo Mendes da Rocha, © Romullo Baratto
© Romullo Baratto

Hoje comemoramos os 90 anos de vida de Paulo Mendes da Rocha. Com uma integridade única em sua forma de pensar e projetar, sua carreira já foi laureada com as maiores premiações que um arquiteto pode receber, do Prêmio Prizker em 2006 até os mais recentes Leão de Ouro da Bienal de Veneza e Prêmio Imperial do Japão em 2016. Aqui, ao invés de enaltecer ainda mais os projetos realizados, pedimos depoimentos de arquitetos que conviveram com o aniversariante para compartilhar conosco parte de suas histórias, falarem sobre o arquiteto e como o pensamento dele os influenciou.

ArqFilmFest seleciona 34 filmes para seu concurso internacional de cinema e arquitetura de 2018

15:00 - 11 Outubro, 2018
ArqFilmFest seleciona 34 filmes para seu concurso internacional de cinema e arquitetura de 2018, "Moriyama-san" dos diretores Ila Bêka -Louise Lemoine, França, 2017. Imagem via ArqFilmFest
"Moriyama-san" dos diretores Ila Bêka -Louise Lemoine, França, 2017. Imagem via ArqFilmFest

Após receber mais de 1.500 filmes para a quarta competição “La Ciudad es…” do Arquitectura Film Festival Santiago (Arqfilmfest) a ser realizado entre os dias 25 e 28 de outubro, a equipe organizadora do evento selecionou 34 produções audiovisuais que competirão em diversas categorias: documentário, ficção, experimental e registro de arquitetura.

Conheça os longa e curta-metragem que participarão da etapa final, a seguir.

The Noun Project: ícones para seus esquemas e diagramas arquitetônicos

10:00 - 6 Outubro, 2018
The Noun Project: ícones para seus esquemas e diagramas arquitetônicos, Via <a href='https://www.lingoapp.com/a/35DA42F0-2F9E-40CE-8B80-471E96F9A40B/-hBqKYpN8igf9ZqDEbERBoARlyPBSOrKBgWR9zj1dI8/?k=6A90F478-575D-4F32-8019-F27331DA7A09&sect=96DCC6E5-06AF-42BA-8A8A-616F0A8AA561&s=6&v=0&tkn=PnvqFdbbGRkcjfZbs9EIaBoNYdYQNVCFn8gwuZSUsrE'>The Noun Project</a>
Via The Noun Project

Se você se lembra das longas horas que passou navegando na web em busca de imagens para seus diagramas e representações arquitetônicas - e de quão entediante essa busca costumava ser - a biblioteca online de ícones The Noun Project pode ser muito útil.

Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos

14:00 - 16 Setembro, 2018
Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos, © Nitsche Arquitetos
© Nitsche Arquitetos

© Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos + 19

"Para mim, a primeira e primordial arquitetura é a geografia" 
Paulo Mendes da Rocha

Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes

10:00 - 11 Setembro, 2018
Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes, © Leandro Fuenzalida | ArchDaily
© Leandro Fuenzalida | ArchDaily

Preparamos uma lista abrangente com 116 livros de arquitetura e temas relacionados que consideramos interessantes para ampliar seus conhecimentos sobre a disciplina.

Buscamos títulos de diferentes partes do mundo com o objetivo de apresentar visões que dizem respeito a contextos culturais distintos. De compilações de ensaios e teorias sobre o crescimento das cidades a romances que flertam com a arquitetura e séries de ilustrações e gravuras.

Veja, a seguir, nossas sugestões acompanhadas por uma breve descrição.

13 Contas do Instagram que exploram a diversidade das fachadas

07:00 - 6 Setembro, 2018
Instagram user @serjios (Serge Najjar). ImageZaha Hadid in Beirut
Instagram user @serjios (Serge Najjar). ImageZaha Hadid in Beirut

Nos últimos anos, as mídias sociais (especialmente o Instagram) se tornaram uma ferramenta extremamente importante no campo da arquitetura. O Instagram se tornou a plataforma visual para mostrar uma grande variedade de tipologias e estilos arquitetônicos, vistas da cidade e edifícios impressionantes que muitas vezes passam despercebidos.

Embora esses edifícios possam parecer comuns aos transeuntes do dia-a-dia, eles se tornam quase que objetos de arte não apenas para os arquitetos, mas para aqueles que param observá-los e contemplá-los.

A seguir, selecionamos 13 contas do Instagram que se dedicam a destacar fachadas e muros de todo o mundo, revelando a diversidade de nossas cidades.

ESTEREO(AUTO)SCOPIO, arte pública efêmera para perceber o contexto urbano

19:00 - 31 Agosto, 2018
Cortesía de Esteban Pastorino y Nicolás Sáez
Cortesía de Esteban Pastorino y Nicolás Sáez

Estereo(auto)copio é uma obra de arte pública efêmera co-criada por Esteban Pastorino e Nicolás Sáez, financiado pela bolsa de estudos "Residencias Chile - Argentina do Programa de Intercâmbio de Artes Cênicas e Artes Visuais" do Ministério das Culturas, das Artes e Patrimônio do Governo do Chile. Nesta ocasião, a estadia criativa foi desenvolvida na "Residencia Corazón" da cidade de La Plata, na Argentina.

O projeto foi instalado pela primeira vez no centro da Plaza Moreno, em seguida, transferido ao Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha e finalmente exposto na Residencia Corazón em uma conversa com os autores. O projeto, com a colaboração de Diego del Pozo, Nahuel Bralo, Ismael Maldonado, Juan Pablo Ferrer e Rodrigo Mirto, propõe uma experiência imersiva ao visitante através de um artefato que permite ver vistas aéreas da cidade, com fotografias estereoscópicas captadas por um drone, que oferece a possibilidade para o observador olhar para o lugar de onde está e conscientizar-se das características urbanas.

Conheça o projeto em detalhes através de algumas palavras dos autores a seguir.

As complexidades de Hong Kong exploradas através da fotografia

14:00 - 19 Agosto, 2018
© Nico Van Orshoven
© Nico Van Orshoven

Hong Kong é um território autônomo no sudeste da China conhecido por seus arranha-céus, densidade urbana e altos preços. No entanto, no diário de viagem de Nico Van Orshoven, Everywhere in Particular, o arquiteto belga cria um retrato visual do território além dos estereótipos. Com espaços públicos animados e paisagens naturais deslumbrantes, Hong Kong pode e irá surpreendê-lo.

Abaixo, Van Orshoven narra sua visita a Hong Kong:

© Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven + 32

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.