O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos

14:00 - 16 Setembro, 2018
Picos do Jaraguá / Nitsche Arquitetos, © Nitsche Arquitetos
© Nitsche Arquitetos

© Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos © Nitsche Arquitetos + 19

"Para mim, a primeira e primordial arquitetura é a geografia" 
Paulo Mendes da Rocha

Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes

10:00 - 11 Setembro, 2018
Os 116 melhores livros de arquitetura para profissionais e estudantes, © Leandro Fuenzalida | ArchDaily
© Leandro Fuenzalida | ArchDaily

Preparamos uma lista abrangente com 116 livros de arquitetura e temas relacionados que consideramos interessantes para ampliar seus conhecimentos sobre a disciplina.

Buscamos títulos de diferentes partes do mundo com o objetivo de apresentar visões que dizem respeito a contextos culturais distintos. De compilações de ensaios e teorias sobre o crescimento das cidades a romances que flertam com a arquitetura e séries de ilustrações e gravuras.

Veja, a seguir, nossas sugestões acompanhadas por uma breve descrição.

13 Contas do Instagram que exploram a diversidade das fachadas

07:00 - 6 Setembro, 2018
Instagram user @serjios (Serge Najjar). ImageZaha Hadid in Beirut
Instagram user @serjios (Serge Najjar). ImageZaha Hadid in Beirut

Nos últimos anos, as mídias sociais (especialmente o Instagram) se tornaram uma ferramenta extremamente importante no campo da arquitetura. O Instagram se tornou a plataforma visual para mostrar uma grande variedade de tipologias e estilos arquitetônicos, vistas da cidade e edifícios impressionantes que muitas vezes passam despercebidos.

Embora esses edifícios possam parecer comuns aos transeuntes do dia-a-dia, eles se tornam quase que objetos de arte não apenas para os arquitetos, mas para aqueles que param observá-los e contemplá-los.

A seguir, selecionamos 13 contas do Instagram que se dedicam a destacar fachadas e muros de todo o mundo, revelando a diversidade de nossas cidades.

ESTEREO(AUTO)SCOPIO, arte pública efêmera para perceber o contexto urbano

19:00 - 31 Agosto, 2018
Cortesía de Esteban Pastorino y Nicolás Sáez
Cortesía de Esteban Pastorino y Nicolás Sáez

Estereo(auto)copio é uma obra de arte pública efêmera co-criada por Esteban Pastorino e Nicolás Sáez, financiado pela bolsa de estudos "Residencias Chile - Argentina do Programa de Intercâmbio de Artes Cênicas e Artes Visuais" do Ministério das Culturas, das Artes e Patrimônio do Governo do Chile. Nesta ocasião, a estadia criativa foi desenvolvida na "Residencia Corazón" da cidade de La Plata, na Argentina.

O projeto foi instalado pela primeira vez no centro da Plaza Moreno, em seguida, transferido ao Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha e finalmente exposto na Residencia Corazón em uma conversa com os autores. O projeto, com a colaboração de Diego del Pozo, Nahuel Bralo, Ismael Maldonado, Juan Pablo Ferrer e Rodrigo Mirto, propõe uma experiência imersiva ao visitante através de um artefato que permite ver vistas aéreas da cidade, com fotografias estereoscópicas captadas por um drone, que oferece a possibilidade para o observador olhar para o lugar de onde está e conscientizar-se das características urbanas.

Conheça o projeto em detalhes através de algumas palavras dos autores a seguir.

As complexidades de Hong Kong exploradas através da fotografia

14:00 - 19 Agosto, 2018
© Nico Van Orshoven
© Nico Van Orshoven

Hong Kong é um território autônomo no sudeste da China conhecido por seus arranha-céus, densidade urbana e altos preços. No entanto, no diário de viagem de Nico Van Orshoven, Everywhere in Particular, o arquiteto belga cria um retrato visual do território além dos estereótipos. Com espaços públicos animados e paisagens naturais deslumbrantes, Hong Kong pode e irá surpreendê-lo.

Abaixo, Van Orshoven narra sua visita a Hong Kong:

© Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven © Nico Van Orshoven + 32

Como projetar 'edifícios lanterna' com paredes autoportantes de vidro

12:00 - 10 Agosto, 2018
Como projetar 'edifícios lanterna' com paredes autoportantes de vidro, The Nelson-Atkins Museum of Art / Steven Holl Architects. Image © Andy Ryan
The Nelson-Atkins Museum of Art / Steven Holl Architects. Image © Andy Ryan

Recorrentemente, vemos que arquitetos optam por fachadas translúcidas para resolver as envoltórias de seus edifícios, promovendo a entrada de uma grande quantidade de luz natural controlada durante o dia. Ao mesmo tempo, quando acendem as luzes durante a noite, muitos desses projetos são notados no meio da escuridão, aparecendo como lanternas ou faróis para seus bairros e comunidades. Estando expostos a mudanças de condições - dia ou noite - é necessário estudar detalhadamente a orientação e a localização do edifício, as pré-existências do contexto e a configuração dos espaços interiores, o que nos leva a escolher necessariamente o material adequado.

Apresentamos um sistema autoportante de painéis de vidro que permite construir este tipo de fachadas sem interrupções - do chão ao teto -, com quadros mínimos e cores, texturas e performances térmicas e acústicas diferentes.

The Nelson-Atkins Museum of Art / Steven Holl Architects. Image © Andy Ryan C-Glass House / Deegan Day Design. Image © Taiyo Watanabe Magnolia Mound Visitors Center / Trahan Architects. Image © Timothy Hursley Nelson Atkins Museum of Art / Steven Holl. Image Cortesía de Bendheim + 28

Instalação "Driver Less Vision" questiona o papel da inteligência artificial no planejamento de nossas cidades

16:00 - 22 Julho, 2018
Instalação "Driver Less Vision" questiona o papel da inteligência artificial no planejamento de nossas cidades, Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin
Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin

Driver Less Vision é uma instalação feita por Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin especialmente para a Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Seul de 2017. Concebida para proporcionar uma experiência imersiva em três dimensões, a instalação é composta por uma série de imagens em movimento da cidade de Seul, as quais são projetadas em uma cúpula especial de oito metros de diâmetro. Junto com um sistema de áudio surround, os visitantes são transportados para dentro de um veículo autônomo que percorre as ruas de uma futura Seul. Os passageiros deste veículo auto-guiado podem então relaxar enquanto vislumbram uma nova perspectiva de como poderemos nos deslocar através dos centros urbanos no futuro.

Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin Cortesia de Guillermo Fernandez-Abascal, Urtzi Grau e Daniel Perlin + 9

Cores na arquitetura contemporânea brasileira

14:00 - 16 Julho, 2018
Cores na arquitetura contemporânea brasileira, Montagem feita com fotos de: Casa-ateliê da Vila Charlote / grupoDEArquitetura © Pedro Kok; Nova Unidade Senac São Miguel Paulista / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana © Ana Mello na Mello; Casa Claudios / Arquitetura Nacional © Pedro Kok; Casa Txai / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo + Gabriel Kogan © Fernando Guerra | FG+SG
Montagem feita com fotos de: Casa-ateliê da Vila Charlote / grupoDEArquitetura © Pedro Kok; Nova Unidade Senac São Miguel Paulista / Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana © Ana Mello na Mello; Casa Claudios / Arquitetura Nacional © Pedro Kok; Casa Txai / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo + Gabriel Kogan © Fernando Guerra | FG+SG

Embora as cores estejam presentes desde a arquitetura colonial na paisagem de nossas cidades, quando pensamos na arquitetura brasileira, em geral, nos vem a imagem de uma arquitetura brutalista, cobogós ou as formas de Niemeyer - sempre com materiais aparentes ou cores neutras.

No entanto, a produção contemporânea traz cada vez mais elementos coloridos que quebram essa corrente. Selecionamos quinze projetos nacionais que através das cores destacam elementos de sua arquitetura e geram uma diferente percepção do espaço. 

10 Tutoriais de pós-produção no Photoshop para representação de arquitetura

15:00 - 4 Julho, 2018
10 Tutoriais de pós-produção no Photoshop para representação de arquitetura, Screenshot - Tutorial de Desenho Interior Pós-Digital. Imagem via Show It Better
Screenshot - Tutorial de Desenho Interior Pós-Digital. Imagem via Show It Better

Se você pretende melhorar suas representações de arquitetura através de pós-produção no Photoshop, o canal do YouTube do Show It Better pode ser útil. Os tutoriais disponíveis apresentam técnicas e dicas de ferramentas para usar o software em toda sua capacidade.

Reunimos, a seguir, alguns exemplos de tutoriais que abordam representações axonométricas, plantas, cortes, fachadas, diagramas e estilo "pós-digital". 

Melhore suas habilidades de representação com estes tutoriais.

Detalhes construtivos: 9 estádios esportivos

10:00 - 29 Junho, 2018
Detalhes construtivos: 9 estádios esportivos, © Tomaz Gregoric
© Tomaz Gregoric

Estádios – novos ou reformados – são estruturas concebidas para acolher públicos cada vez maiores, edifícios inovadores para a realização de grandes eventos esportivos além de serem excelentes exemplos de projetos de arquitetura em grande escala. Além de todos os aspectos técnicos e considerações relativas ao esporte, estas enormes estruturas apresentam aquilo que há de mais moderno em relação a sistemas tecnológicos, de eficiência energética e sustentabilidade.

A seguir veremos o projeto de nove estádios através dos detalhes de suas complexas mega estruturas.

Estádio de Basquete em Dongguan / gmp architekten. Imagem © Christian Gahl Complexo Esportivo do Mineirão / BCMF Arquitetos. Imagem © Leonardo Finotti Arena da Baixada / carlosarcosarquite(c)tura. Imagem © Leonardo Finotti Arena Tele2 / White arkitekter . Imagem © Åke E:son Lindman + 29

As belíssimas escadas de Herzog & de Meuron

14:00 - 21 Junho, 2018
As belíssimas escadas de Herzog & de Meuron, Tate Modern Switch House / Herzog & de Meuron © Iwan Baan
Tate Modern Switch House / Herzog & de Meuron © Iwan Baan

A escada, além de possibilitar a circulação vertical, muitas vezes se torna uma protagonista no espaço construído. Distante dela é possível ver o movimento dos corpos e a conexão de diferentes níveis do projeto. Ao subir ou descê-la, novos ângulos e perspectivas do edifício surgem. Este elemento tridimensional muitas vezes ganha um destaque ainda maior nos projetos de Herzog & de Meuron, vencedores do Prêmio Pritzker em 2001. Nos projetos realizados pelos arquitetos suíços, a escada jamais é considerada um mero elemento de circulação, mais do que isso, através de seu desenho gera-se um novo dinamismo e ritmo que influenciam todo o ambiente.

PENTA: Projeto colaborativo de estudantes para fabricação digital em larga escala

19:00 - 19 Junho, 2018
PENTA: Projeto colaborativo de estudantes para fabricação digital em larga escala, © Marcos Guiponi
© Marcos Guiponi

PENTA é o resultado do primeiro curso de projeto da Oficina de arquitetura da Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade da República (UdelaR). A proposta de cada ano por parte do workshop em Montevidéu é realizar a construção efêmera de um projeto em escala real, concebido e construído de forma colaborativa por seus estudantes.

Nesta ocasião, o pavilhão aborda as possibilidades de fabricação assistida por computador, experimentando técnicas com recursos limitados e sistemas de produção digital.

Conheça em detalhes o processo acompanhado de algumas palavras dos autores, a seguir.

Desconstrução Civil / Nitsche

14:00 - 30 Maio, 2018
Desconstrução Civil / Nitsche, © Nitsche
© Nitsche

© Pedro Mascaro © Nitsche © Pedro Mascaro © Pedro Mascaro + 22

O projeto gráfico para as fachadas do edifício foi encomendado pela incorporadora durante a construção, deveria ser uma intervenção de baixo custo uma vez que não havia sido contemplada no orçamento do empreendimento. Trata-se de um residencial estudantil, cujas fachadas são marcadas pelo ritmo ordenado e repetitivo de varandas, solução cada vez mais comum entre os novos lançamentos do mercado imobiliário. 

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

12:00 - 25 Abril, 2018
Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas, © ArchDaily
© ArchDaily

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina

19:00 - 19 Abril, 2018
Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina, © Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

© Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille + 19

As peças metalizadas do designer francês Nathanaël Abeille no Proyecto Reflexión, junto com o arquiteto Francisco Ribero e a comunicadora Cecilia Fortunato, abordam sobre como um prédio pode refletir a luz do sol e compartilhá-la em outro em alguns dos espaços estreitos da Villa 21 de Barracas. Buenos Aires.

Revise o projeto e algumas palavras dos autores abaixo.

Geodésica de madeira abriga o maior planetário do mundo

12:00 - 6 Abril, 2018
Geodésica de madeira abriga o maior planetário do mundo, © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko
© Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko

O projeto, inscrito em um gasômetro em São Petersburgo, visa transformar uma área industrial em um centro educacional e científico, com uma grande tela de projeção localizada em uma cúpula geodésica de 37 metros de diâmetro.

Materializado principalmente com madeira e ligações metálicas, baseia-se num modelo geométrico estrutural ideal para criar um grande impacto com uma construção leve e resistente.

© Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko + 33

As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon

14:00 - 4 Abril, 2018
As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon, © Alberto Simon
© Alberto Simon

© Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon + 31

Longe dos bairros nobres que frequentemente possuem arquiteturas assinadas por grandes arquitetos, São Paulo possui casas em escalas mais modestas que permeiam a memória afetiva de seus cidadãos devido suas características e detalhes marcantes. Alberto Simon, artista baseado na capital paulista, fotografou alguns exemplares desta arquitetura sem autoria e os agrupou em seu trabalho intitulado "tamanho_M".

Saiba mais sobre o projeto nas palavras do artista e confira a galeria de fotos, a seguir.

"Sessões Arquetípicas": Estudio Invasivo desenvolve cinco explorações urbanas ao redor de um elemento arquitetônico

12:00 - 3 Abril, 2018

Sessões Arquetípicas é um projeto desenvolvido pelo coletivo Estudio Invasivo entre os anos de 2016 e 2017 no Chile. O projeto se define como explorações fugazes ao redor de elementos arquitetônicos localizados no território, onde a interação entre o observador e o objeto observado aparece como uma oportunidade de reflexão sobre o arquétipo.

Os participantes - nesse caso, estudantes - são denominados "habitantes fugazes", e são convidados a responder uma pergunta geral em cada sessão, a qual se forma como diretriz para a forma de abordagem, por meio de fotografias e visita ao local.

Os arquétipos estudados foram a parede, o vão, o céu, o solo e a pele. Os primeiros quatro arquétipos foram visitas a vestígios arquitetônicos localizados na oitava região do Bío-Bío (Chile), concluindo com uma intervenção na paisagem com o quinta elemento, a pele.

Equipamentos urbanos para espaços públicos ajudam a construir uma cidade ciclável

19:00 - 30 Março, 2018
Equipamentos urbanos para espaços públicos ajudam a construir uma cidade ciclável, Bike Lockers | Reliance Foundry
Bike Lockers | Reliance Foundry

Projetar espaços públicos sem considerar a circulação e o estacionamento de bicicletas não é mais uma opção no mundo de hoje. A acessibilidade para o tráfego livre de ciclistas também deve ser acompanhada de condições de segurança adequadas, incorporando esses dispositivos da melhor maneira possível a parques, calçadas, estacionamentos e a paisagem urbana como um todo.

Você está projetando um espaço urbano, ou os exteriores do seu projeto exigem uma conexão correta com a circulação de bicicletas? Verifique esses elementos de suporte que podem ajudar você a criar uma cidade melhor para os ciclistas.

Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres

07:00 - 30 Março, 2018
Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres, via Wikipedia usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0
via Wikipedia usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0

Simultaneamente às iniciativas de outros países para atender as demandas de mobilidade urbana, começam as obras para transformar um pequeno, porém significativo, trecho da Avenida Corrientes de Buenos Aires - com sua concentração de restaurantes, teatros, livrarias e automóveis -, em uma via peatonal noturna, com faixas exclusivas para o transporte público.

Apesar dos benefícios que a prioridade ao pedestre oferece, deve-se questionar se essa ação aproveita do melhor modo possível o potencial da região? Como será a vida cotidiana no transcorrer da obra com esta importante artéria obstruída? Isso gera espaços de discussão acerca da gestão do processo de construção?

Fachadas translúcidas e respiráveis: 8 dicas para incorporar malhas metálicas em sua obra

12:00 - 23 Março, 2018
Fachadas translúcidas e respiráveis: 8 dicas para incorporar malhas metálicas em sua obra, Pfaffenthal Lift / STEINMETZDEMEYER. Image © Boshua - Bohumil Kostohryz
Pfaffenthal Lift / STEINMETZDEMEYER. Image © Boshua - Bohumil Kostohryz

Em épocas em que a abertura, o brilho e as vistas externas são altamente valorizados pelos usuários de nossos projetos, o vidro predomina nos revestimentos exteriores dos prédios ao redor do mundo. Isso nos força a procurar opções que permitam lidar com o excesso de radiação solar, mantendo um conforto térmico adequado em todas as estações, sem obstruir as vistas ou escurecer os espaços interiores.

As malhas pré-fabricadas de metal fornecem certas qualidades e flexibilidade que podem funcionar adequadamente em conjunto com o vidro. Aqui apresentamos 8 dicas para trabalhar com este material e obter o melhor de suas possibilidades.

Car Park One / Elliott + Associates Architects. Image © Scott McDonald LAPD MTD + MSP / John Friedman Alice Kimm Architects. Image © Fotoworks Cortesia de HAVER & BOECKER The Gown / Archipelontwerpers. Cortesia de HAVER & BOECKER + 22

Configurações inteligentes para cozinhas pequenas

19:00 - 22 Março, 2018
Configurações inteligentes para cozinhas pequenas, Smart Configurations for Small Kitchens
Smart Configurations for Small Kitchens

Espaços pequenos e funções essenciais. Como incorporar a cozinha - da melhor maneira possível - quando os metros quadrados são limitados? Analisamos nossos projetos publicados para selecionar 7 residências nas quais seus arquitetos resolveram de forma inteligente essa questão, usando operações inventivas e configurações inovadoras.

Essas propostas alcançam o objetivo de parecer maiores do que realmente são quando anexadas a espaços vizinhos, como salas de estar, salas de jantar ou outros. Em si, são cozinhas que ocupam espaços muito pequenos e que se afastam da cozinha tradicional que normalmente ocupa uma sala independente e exclusiva.

Casa na Rua Faria Guimarães / Fala Atelier Curtain Cottage / Apparte Studio 097 • Yojigen Poketto / elii Restauración Old Town / Habitan Architecture + 31

Fundindo artesanato e fabricação digital: pavilhão experimental de blocos cerâmicos na China

19:00 - 10 Março, 2018
Fundindo artesanato e fabricação digital: pavilhão experimental de blocos cerâmicos na China, © Christian J. Lange
© Christian J. Lange

Unindo a inteligência material da mão de obra vernacular com a precisão e flexibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias de fabricação e design digital, o Laboratório de Fabricação de Robótica da Escola de Arquitetura da HKU desenvolveu o "Pavilhão de Informação Cerâmica" (CeramicINformation Pavilion), com o objetivo de encontrar níveis adequados de automação para serem utilizados em favor das economias emergentes e em transição.

Parte de uma série em evolução, cada um dos seus 1000 componentes é único e se relaciona especificamente com as unidades vizinhas. Os elementos são construídos através da impressão em 3D e são feitos de tijolos de terracota, material comumente usado na construção chinesa moderna.

© Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange + 36

O aparelhamento de tijolos da Igreja Cristo Obrero de Eladio Dieste, sob as lentes de Gonzalo Viramonte

19:00 - 7 Março, 2018
O aparelhamento de tijolos da Igreja Cristo Obrero de Eladio Dieste, sob as lentes de Gonzalo Viramonte, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Gonzalo Viramonte apresenta-nos uma série de fotografias que mostram uma especial atenção aos tijolos da Igreja de Atlántida do Cristo Obrero, no Uruguai, projetada pelo engenheiro Eladio Dieste em 1952.

O arquiteto e fotógrafo argentino nos mostra a essência desta obra, com um registro da genialidade com que o tijolo - e seu potencial - proporciona aos impressionantes espaços exteriores e interiores, com tramas e aberturas variáveis que permitem a entrada da luz natural.