O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve

19:00 - 13 Fevereiro, 2018
Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve, © Fernando Schapochnik
© Fernando Schapochnik

A busca do estúdio experimental de arquitetura e design Formosa para um pavilhão itinerante em Buenos Aires é uma proposta que aborda a mistura de técnicas de fabricação digital com técnicas artesanais em um material resistente, leve e flexível.

O projeto, um pavilhão de módulos materializados principalmente com peças de polipropileno branco ondulado - análogas entre si, mas únicas em si mesmas - permite a sua montagem facilmente a partir de junções de encaixes e parafusos.

Impressão 3D em concreto funde artesanato tailandês e cria estruturas habitáveis

19:00 - 11 Fevereiro, 2018
Impressão 3D em concreto funde artesanato tailandês e cria estruturas habitáveis , Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation
Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation

Siam Research and Innovation Company (SRI) é um fabricante de cimento da Tailândia que vem desenvolvendo inovações para impulsionar os limites da impressão 3D na arquitetura. Seu projeto "Triple S" - desenvolvido em 2017 - é baseado no artesanato tailandês tradicional para gerar superfícies, estruturas e abrigos em um único processo. Sua forma artesanal específica cria um quadro belo para fins estruturais, construindo facilmente espaços habitáveis.

Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation + 22

"A Obra Secreta": filme narra o que teria acontecido se Le Corbusier tivesse visitado a Casa Curutchet

10:00 - 11 Fevereiro, 2018

Lançado recentemente, o filme "La obra secreta" é um longa-metragem argentino de ficção dirigido por Graciela Taquin cuja trama se desenrola em torno de uma das obras de arquitetura mais famosas do país, a Casa Curutchet, em La Plata, projetada por Amancio Williams Le Corbusier para Pedro Curutchet. 

O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?

19:00 - 9 Fevereiro, 2018
O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?, Cortesía de Gonzalo De la Parra
Cortesía de Gonzalo De la Parra

BIM (Building Information Modeling) é uma metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Enquanto o CAD permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes. Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam. Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa? O BIM permite ordenar a complexidade desse processo.

Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente? Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit + 7

Detalhes construtivos em madeira e aço para uma estrutura permeável

19:00 - 7 Fevereiro, 2018
Detalhes construtivos em madeira e aço para uma estrutura permeável, © Ateliereen Architecten (Eindhoven)
© Ateliereen Architecten (Eindhoven)

A configuração de metal e madeira proposta pelo Ateliereen Architecten para uma torre de observação em Peize, Holanda, lida com ambos os materiais na construção de uma estrutura resistente, permeável e lúdica.

O projeto, um mirante projetado a partir da experiência da subida, permite sua montagem facilmente a partir de suas conexões de parafusos e porcas.

© Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) + 26

Fabricação digital para experimentar arquitetura em escala real, rapidamente e com recursos limitados

19:00 - 4 Fevereiro, 2018
Fabricação digital para experimentar arquitetura em escala real, rapidamente e com recursos limitados, Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol
Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol

O projeto estrutural de Exoskeleton, um pavilhão que explora as possibilidades de fabricação assistida por computador na criação de protótipos, é uma proposta que aborda a construção e experimentação em escala real com recursos limitados e rápidas técnicas de fabricação como forma de promover o projeto arquitetônico.

O projeto, um sistema de módulos projetados com diferentes dimensões, permite gerar diferentes superfícies com juntas simples, sem pregos ou parafusos.

Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol + 46

Manuais de acessibilidade e desenho universal da Espanha e América Latina

14:00 - 2 Fevereiro, 2018
Manuais de acessibilidade e desenho universal da Espanha e América Latina, Pautas y Exigencias para un Proyecto Arquitectónico de Inclusión / Rosario, Argentina. Image via Municipalidad de Rosario
Pautas y Exigencias para un Proyecto Arquitectónico de Inclusión / Rosario, Argentina. Image via Municipalidad de Rosario

Com o objetivo de difundir e facilitar o acesso ao material relacionado à acessibilidade e desenho universal, compilamos uma série de manuais que podem te ajudar a incorporar esses importantes conceitos em seu próximo projeto. Por mais que todos estejam em espanhol e se apliquem a outros contextos, sempre conseguimos aproveitar e aprender alguma coisa. 

Estes documentos, publicados em formato PDF, foram desenvolvidos por instituições, empresas e outras organizações locais, e referem-se à realidade de cada país segundo suas leis e normas. A partir de semana que vem o ArchDaily Brasil começará a publicar posts com as normas NBR, para facilitar a vida dos estudantes e arquitetos.

E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido

10:00 - 25 Janeiro, 2018
E se o Arco do Triunfo fosse um elefante? Ilustrações mostram como alguns monumentos poderiam ter sido, Cortesia de GoCompare
Cortesia de GoCompare

Monumentos urbanos são elementos fundamentalmente para a identidade de uma cidade. Permanecem impassíveis observando-nos de cima enquanto aparecem na maioria das fotos de cada visitante. Mas eles continuariam instantaneamente reconhecíveis se tivessem sido projetados de outra forma?

O icônico Arco do Triunfo em Paris poderia ter sido um elefante gigante, grande o suficiente para receber banquetes e outros eventos sociais enquanto o Lincoln Memorial em Washington D.C poderia ter sido uma enorme pirâmide.

O GoCompare compilou uma série de ilustrações sobre projetos não construídos dos monumentos mais conhecidos e visitados do mundo, apresentando-os em um contexto moderno de modo a celebrar as formas que poderiam ser tão banais quanto agora nos parecem absurdas. Estas são as nossas favoritas:

'Flor geometrizada' conforma um espaço de encontro no Deserto do Atacama

19:00 - 21 Janeiro, 2018
'Flor geometrizada' conforma um espaço de encontro no Deserto do Atacama, © Engels Ruelas
© Engels Ruelas

O projeto para um pavilhão de madeira no deserto da região de Antofagasta, do Colectivo Arrabal, aborda as características do material na construção de estruturas versáteis, resistentes e mutantes.

O projeto foi desenvolvido por estudantes no  XXV Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Arquitectura e se materializa como uma 'flor de madeira', lã e conexões de aço, que permite diferentes situações ao abrir-se (um observatório do céu noturno) e fechar-se (um refúgio para o sol).

© David Ayala © German Redondo © David Ayala © David Ayala + 40

Arquiteturas comestíveis feitas com impressão 3D e chocolate

16:00 - 21 Janeiro, 2018
Arquiteturas comestíveis feitas com impressão 3D e chocolate, © Universal Favourite
© Universal Favourite

O estúdio Universal Favourite desenvolveu uma série modular de chocolates chamada Complementary, cujas peças são feitas com moldes de impressão 3D. As formas arquitetônicas e geométricas foram pensadas para se encaixarem e serem comidas duas a duas, combinando diferentes sabores. 

© Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite © Universal Favourite + 22

Abrigo de neve construído somente de madeira, sem parafusos ou pregos

18:00 - 18 Janeiro, 2018
Abrigo de neve construído somente de madeira, sem parafusos ou pregos, © Keystone
© Keystone

A uma altitude de 2.735 metros, estudantes de arquitetura da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) na Suíça, construíram o Bonatti Bivouac, um refúgio temporário para a geleira da A Neuve. O abrigo usa a envoltória como um objeto estrutural, retirando a necessidade de metal, parafusos ou pregos. Coordenado pelo arquiteto teórico Semper, o projeto usa as juntas para formar uma peça de arquitetura.

© Keystone Cortesia de EAST/EPFL © Keystone © Keystone + 27

Pavilhão de pedra usa formas tradicionais e tecnologia para conectar o passado ao presente

19:00 - 16 Janeiro, 2018
Pavilhão de pedra usa formas tradicionais e tecnologia para conectar o passado ao presente, © GaZ Blanco
© GaZ Blanco

O New Fundamentals Research Group, em parceria com S.N.B.R., projetou e fabricou um pavilhão abobadado de pedra para Rocalia, uma feira de pedra natural realizada em Lyon no mês passado. Em uma área total de 36 metros quadrados e 3,20 metros de altura, Flux reconecta o passado ao presente, combinando design escultural tradicional com processos de fabricação contemporâneos.

Estudantes usam análise computacional complexa para criar um pavilhão aparentemente impossível

18:00 - 11 Janeiro, 2018
Estudantes usam análise computacional complexa para criar um pavilhão aparentemente impossível, © Maggie Janik
© Maggie Janik

Testando os limites da viabilidade estrutural e modelagem computacional, o Komorebi Pavilion 2017 utilizou chapas finas de tereftalato de polietileno (PETG) de forma única para desenvolver um fechamento etéreo e autoportante. O pavilhão é o resultado de uma colaboração entre estudantes de arquitetura da Harvard Graduate School of Design (GSD) e pesquisadores de engenharia da Universidade de Tóquio.

Uma fachada "cabeluda" esconde um espaço de trabalho bonito, tranquilo e sereno dedicado ao foco

18:00 - 10 Janeiro, 2018
Uma fachada "cabeluda" esconde um espaço de trabalho bonito, tranquilo e sereno dedicado ao foco, © Thibaut Devulder
© Thibaut Devulder

"Cabeludo" não é um termo tipicamente usado para descrever arquitetura. No entanto, um exterior "cabeludo" é talvez a característica definidora deste micro-escritório, de 2hD Architecture Workshop, no Reino Unido - as fachadas exteriores estão inteiramente revestidas de cabeças de vassoura de fibra de coco natural.

Os detalhes e as junções das cabeças das vassouras são escondidos, de modo a permitir que as cerdas se interliguem, proporcionando uma superfície contínua e visualmente difusa. Isso esconde qualquer pista sobre o que está ocorrendo no interior.

© Tom Hughes © Thibaut Devulder © Thibaut Devulder Planta + 23

Como construir uma estufa de plantas com bambu, madeira e plástico

18:00 - 9 Janeiro, 2018
Como construir uma estufa de plantas com bambu, madeira e plástico, Cortesía de Natura Futura Arquitectura
Cortesía de Natura Futura Arquitectura

O projeto de Natura Futura Arquitectura para uma estufa no clima quente subtropical de Nayón, Equador, é uma proposta que aborda o uso de recursos materiais locais na construção de estruturas produtivas de baixo orçamento para o desenvolvimento do coletivo.

O projeto, materializado com bambu, madeira e plástico de estufa, baseia-se na figura geométrica básica do triângulo, propondo setores com níveis distintos de iluminação para diferentes tipos de culturas.

Maqueta. Image Cortesía de Natura Futura Arquitectura Cortesía de Natura Futura Arquitectura Cortesía de Natura Futura Arquitectura Cortesía de Natura Futura Arquitectura + 26

Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira

19:00 - 6 Janeiro, 2018
Inspirada na famosa escadaria de espelhos de Coco Chanel, ACME propõe estrutura de madeira, © Ed Reeve
© Ed Reeve

O escritório ACME, com base em Londres, desenvolveu o protótipo de uma escada com métodos de construção modernos e uma abordagem projetual adaptável.

A enorme escada em espiral dupla foi instalada no próprio escritório do ACME, que anteriormente não possuía escada entre os andares. O projeto inspira-se na escada espelhada de Coco Chanel de seu apartamento parisiense, em 31 Rue Cambon. Nesse caso, os dois lados da escada eram revestidos de espelhos e qualquer pessoa no topo podia observar as idas e vindas em todos os níveis do ateliê.

© Ed Reeve © Ed Reeve © Ed Reeve © Ed Reeve + 18

Imagine-se ouvindo música nesse teatro e bar etéreo em Milão

18:00 - 2 Janeiro, 2018
Imagine-se ouvindo música nesse teatro e bar etéreo em Milão, © Delfino Sisto Legnani
© Delfino Sisto Legnani

O escritório com sede em Milão ZarCola e Francisco Rodriguez foram encarregados de projetar um bar e um teatro para um novo festival de música milanesa.

O projeto está localizado dentro do jardim de uma antiga vila. Uma trilha barroca atravessa a densa folhagem do jardim, em torno de muitas fontes e clareiras.

© Delfino Sisto Legnani © Delfino Sisto Legnani © Delfino Sisto Legnani © Delfino Sisto Legnani + 20

O que sua ferramenta de desenho diz sobre você?

07:00 - 24 Dezembro, 2017
O que sua ferramenta de desenho diz sobre você?, © Andrea Vasquez
© Andrea Vasquez

Arquitetos são conhecidos como pessoas de bom gosto - especialmente quando se trata de ferramentas de desenhos. "Não julgue um livro pela capa", diz o ditado, mas inevitavelmente julgamos os arquitetos por seus desenhos. É fácil julgar um colega quando ele escolhe uma ferramenta qualquer para esboçar alguma ideia rápida, e você fica se contorcendo enquanto tenta acompanhar a construção da ideia no papel.

Canetas são ferramentas poderosas na mão de um arquiteto, transformando ideias em projetos e estruturas tridimensionais. Na era digital, as canetas são como objetos sagrados que proporcionam um prazer único no início do processo criativo. Após anos de prática, provando e testando diferentes materiais de desenho, muitos arquitetos encontram a sua ferramenta ideal - a qual pode dizer muito mais do que se imagina a respeito de quem eles são.

Ilustrações mostram as habilidades do Papai Noel em se contorcer pelas chaminés

07:00 - 23 Dezembro, 2017
Ilustrações mostram as habilidades do Papai Noel em se contorcer pelas chaminés, © Chanel Dehond
© Chanel Dehond

O Natal chegou e para muitas crianças a imagem do Papai Noel entrando em suas casas para deixar os presentes é muito vívida na imaginação. Especialmente no hemisfério norte - de onde tomamos a imagem do velhinho barbudo e barrigudo - encontrar Noel entalado na chaminé da lareira é uma das coisas mais emocionantes que os pequenos podem esperar nessa época. 

Chaminés podem ter os mais variados tamanhos, formas e estilos, e com a enorme quantidade de lareiras para entrar no final do ano, é de imaginar a tremenda habilidade do velhinho em se contorcer, esticar e deslizar para conseguir realizar todas as suas entregas antes da manhã do dia de Natal. As manobras do Papai Noel foram "registradas" nas ilustrações de Chanel Dehond, que mostram que a idade e a barriga em nada prejudicam a flexibilidade do bom velhinho.  

Viaje o mundo com a série de ilustrações IKONICITY de Federico Babina

15:00 - 18 Dezembro, 2017

O artista italiano Federico Babina compartilhou conosco uma nova série de 21 ilustrações, que dessa vez nos levam em uma jornada ao redor do mundo. Ouça os sinos do Big Ben, sirenes de Nova Iorque, gaivotas de Amsterdã e os batuques de Havana enquanto se inspira para sua próxima viagem. Você terá que assistir as animações diversas vezes para notar todos os detalhes que Babina reuniu de cada uma das cidades. 

70 ripas de madeira criam uma experiência única no Deserto de Atacama

12:00 - 18 Dezembro, 2017
70 ripas de madeira criam uma experiência única no Deserto de Atacama, © Nicolás Sáez
© Nicolás Sáez

Construído durante o Encontro Latino-Americano de Estudantes de Arquitetura, ELEA Atacama 2017, o projeto "MUYU, Cámara Circular" dispõe de uma câmara escura circular de armações pré-fabricadas de madeira , que protege e esconde um misterioso pátio interno. Sua forma e configuração espacial obrigam o visitante a cumprir um rito específico para entrar em seu núcleo, buscando oferecer "uma significativa experiência em torno do reconhecimento do território e da mágica cosmologia andina".

O projeto é do arquiteto e fotógrafo chileno Nicolás Sáez, que junto com a colaboração de Ismael Maldonado, estudante de Arquitetura da UBB, lideraram o workshop, conformado por 30 estudantes de arquitetura do Peru, Uruguai, Argentina, Espanha e Chile.

© Nicolás Sáez © Nicolás Sáez © Nicolás Sáez Processo de Construção. Image © Fabiola Baca + 60

As histórias por trás dos 7 óculos mais icônicos da arquitetura

07:00 - 18 Dezembro, 2017
As histórias por trás dos 7 óculos mais icônicos da arquitetura

Óculos, pequenas obras de arquitetura que você pode usar - uma expressão externa da sua personalidade interior. Sejam quadrados, redondos ou wire-frame, pretos, brancos, tartaruga ou em tons de néon brilhante, eles ajudam a comunicar nossos ideais e nossa visão de mundo. Como tais, guardam histórias interessantes que merecem ser contadas. Leia a seguir as histórias dos sete óculos mais famosos no mundo da arquitetura.

Reconstruindo uma escola com um sistema solar passivo: madeira, zinco, adobe, pedras e garrafas de vidro

12:00 - 14 Dezembro, 2017
Reconstruindo uma escola com um sistema solar passivo: madeira, zinco, adobe, pedras e garrafas de vidro, Cortesía de Leonardo Vergara
Cortesía de Leonardo Vergara

A oficina de carpintaria para a escola de Phugmoche, Nepal, é uma proposta que visa aplicar conceitos de permacultura e projeto sustentável com a participação ativa dos alunos. Leonardo Vergara participa com o 'Reacciona'- uma equipe que aborda a geração de consciência compartilhando o conhecimento e as ferramentas adquiridas com diferentes grupos e realidades sociais em todo o mundo.

O projeto, uma construção que visa recuperar a escola dos danos produzidos pelo terremoto de 2015, propõe o uso de um sistema solar passivo e dos diversos recursos materiais locais disponíveis de forma prática e útil.

Pavilhão pré-fabricado é construído em aço e com paredes perfuradas

19:00 - 13 Dezembro, 2017
Pavilhão pré-fabricado é construído em aço e com paredes perfuradas , © Nicolas Saieh
© Nicolas Saieh

Sarovic_Plaut Arquitectos apresentou sua mais recente obra "The Grater". Trata-se de um pavilhão que proporciona acesso ao Bazar ED 2017, uma feira que reúne design, decoração e tendências realizada no mês de novembro no Parque Bicentenario, em Santiago. 

O projeto é o ponto principal por onde se entre e onde saem todos os visitantes da feira, pretendendo ser um espaço memorável, carregado de uma atmosfera espacial desde a iluminação até a presença do vento.