Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos

Diversos

As vantagens de utilizar pré-fabricados através de 10 projetos

O uso de materiais pré-fabricados torna a obra mais sustentável, barata e eficiente. Para isso, o projeto deve definir o processo e etapas de construção, respeitando a solução arquitetônica e integrando toda a estrutura com as instalações do edifício. Logo, a obra é realizada em curto prazo, o custo da mão de obra e manutenção é reduzido, assim como o desperdício de materiais.

Selecionamos dez projetos que adotam materiais pré-fabricados e demonstram os benefícios desta escolha aliados à uma criativa estratégia projetual. Veja todos, a seguir.

Em foco: Jane Jacobs

Jane Jacobs, então presidente de um grupo cívico em Greenwich Village, em uma conferência de imprensa em 1961. Imagem <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jane_Jacobs.jpg'>via Wikimedia</a>, photograph by Phil Stanziola (Public Domain)
Jane Jacobs, então presidente de um grupo cívico em Greenwich Village, em uma conferência de imprensa em 1961. Imagem via Wikimedia, photograph by Phil Stanziola (Public Domain)

Hoje, 04 de maio, celebramos a data de nascimento da ativista social e escritora Jane Jacobs. Em sua carreira, Jacobs lutou contra a globalização empresarial e incitou urbanistas e empreendedores a lembrar da importância das comunidades e da escala humana. Embora não tenha formalmente estudado urbanismo, suas ideias mudaram radicalmente a política urbana, destacando o poder da observação e da experiência pessoal. Suas teorias sobre como o projeto pode afetar as comunidades e a criatividade continuam relevantes ainda hoje – influenciando desde grandes masterplans até o projeto de pequenos espaços de trabalho. Jacobs nos deixou em 2006, prestes a completar 90 anos.

Paisagismo em interiores: 30 projetos que trazem o verde para dentro do edifício

Trazer elementos da natureza - como água, vegetação, luz natural, pedras ou, até mesmo, o uso da madeira - para o projeto de interiores pode proporcionar composições mais ricas e complexas no ambiente construído. Nestes projetos de paisagismo, as texturas, silhuetas e, principalmente, as sensações geradas, podem estabelecer novas relações de bem-estar e conforto para o usuário. 

27 Músicas que todos os arquitetos deveriam ouvir

A arquitetura nos inspira diariamente e não seria diferente com os músicos. Buscamos por músicas que retratam as influências que a arquitetura e o urbanismo - e até mesmo o próprio arquiteto - trouxeram para os músicos. Na seleção é possível se deparar com David Bowie cantando sobre Philip Johnson e Richard Rogers, Laurie Anderson citando falas de Buckminster Fuller, Tom Zé narrando o duelo entre dois edifícios ícones de São Paulo, a perspectiva do maracatu atômico sobre o entorno urbano e até mesmo os Beatles não muito confortáveis ao visitar um apartamento. 

Conheça a lista completa de músicas sobre arquitetura, a seguir.

Soluções mínimas: 10 projetos residenciais de até 60 m² em Portugal

Projetar em pequenas áreas é um desafio que parece estar cada vez mais presente no ofício arquitetônico, visto o aumento das densidades urbanas e os espaços cada vez menores dedicados às residências. Para os arquitetos portugueses, lidar com a pequena escala e seus pormenores é algo já estabelecido no pensamento projetual, visto o modo como transformam as plantas compartimentadas de edifícios seculares através de reabilitações e reformas que proporcionam uma atmosfera contemporânea e funcional aos seus habitantes. Nesta ocasião, reunimos dez projetos, através de fotografias e plantas, como alguns poucos exemplos deste talento português. 

O pensamento arquitetônico de Grafton Architects, vencedoras do Pritzker 2020

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, co-fundadores da Grafton Architects, receberam ontem o Prêmio Pritzker 2020. As primeiras mulheres a serem reconhecidas conjuntamente pela premiação, receberam também a Royal Gold Medal 2020 do RIBA.

Detalhes de estruturas de madeira na obra de Kengo Kuma

Com respeito às tradições construtivas japonesas, mas sempre preocupada com o diálogo que terá com seu contexto, pode ser uma das definições da arquitetura de Kengo Kuma. Reconhecido internacionalmente, o arquiteto é lembrado principalmente por suas estruturas de madeira (ou mistas), as quais surgem de um padrão simples de montagem e, que através de diferentes intersecções e ângulos, geram um todo complexo. Não à toa, suas representações trazem detalhes muito específicos que vão desde didáticas isométricas até desenhos paramétricos complexos para conseguir traduzir no papel o modo de construir seus projetos. Aqui, juntamos detalhes de cinco projetos inspiradores que utilizam a madeira de alguma forma.

Arquitetura brasileira: 15 soluções de escadas

As escadas muitas vezes se tornam um elemento fundamental do projeto. Ao resolver a circulação vertical, elas também podem assumir um papel escultural no ambiente e atender outras funções como gerar espaços de estar, trazer iluminação necessária a outros níveis, servir como depósito e trazer novas vistas da própria arquitetura a partir do movimento do corpo por ela. Como nem sempre a resposta a este componente é uma tarefa fácil por, muitas vezes, exigir soluções criativas aliadas à segurança do usuário, selecionamos 15 escadas realizadas por arquitetos brasileiros para que sirvam de inspiração para o seu próximo projeto.

Visualização em tempo real: como trabalhar mais rápido com a ferramenta Twinmotion

Empresas de arquitetura, consultorias de infraestrutura e empresas de design de interiores com visão de futuro estão cada vez mais apostando na visualização da arquitetura em tempo real para explorar, avaliar e apresentar projetos. Ao oferecer aos clientes e partes interessadas no projeto a oportunidade de experimentar espaços futuros em ambientes interativos e imersivos, a tecnologia em tempo real fornece um imediatismo convincente que os desenhos 2D não alcançam.

Espaços públicos: 10 projetos brasileiros

Conceber a espacialidade do espaço público e distribuir o seu programa para a população é um dos maiores desafios de arquitetos e urbanistas. Urbanizações, parques e praças são alguns dos tipos de intervenção que estes profissionais se deparam para conceber lugares de uso democrático e que, muitas vezes, podem se tornar símbolos da cidade. Para ilustrar estes projetos, reunimos dez exemplos brasileiros que exploram diferentes contextos e escalas. 

Diferentes modos de hospedar: 10 projetos de hotéis brasileiros

Ao contrário de quando era visto apenas como um espaço para dormir e tomar banho, hoje um Hotel necessita aprimorar a experiência da viagem para atrair hóspedes e apresentar um diferencial frente à concorrência direta ou até mesmo com novas modalidades de hospedagem como o AirBnb. Assim, além da qualidade dos quartos, as áreas de lazer, restaurantes, paisagem e arquitetura são elementos que determinam o sucesso de um empreendimento.

Em países como o Brasil que possuem paisagens distintas e uma população diversa, é possível se deparar com diferentes soluções na hora de pensar o projeto de hotéis. Por isso, reunimos dez exemplos nacionais nos quais a arquitetura se destaca e traz uma identidade única para cada um desses edifícios.

Esquemas e diagramas: 30 exemplos de como organizar, analisar e comunicar projetos

VM Houses. Imagem via BIG + JDS + PLOT = BIG + JDS
VM Houses. Imagem via BIG + JDS + PLOT = BIG + JDS

A construção de uma expressão gráfica para organizar e comunicar as ideias essenciais é tarefa inerente ao contexto criativo; é um processo de síntese de informação que - na busca por representar e transmitir uma mensagem clara ao receptor - permite identificar e modificar certos aspectos e componentes centrais do desenho. 

Os esquemas e diagramas, por suas características, ficam relegados às últimas instâncias do processo de projeto, porém, durante o caminho podem ser uma importante ferramenta de análise e organização. O tempo necessário para conceber e produzir estes elementos gráficos pode resultar na compreensão e avanço do projeto, que por vezes pode tomar direções totalmente novas.

Buscando uma aproximação com os esquemas e diagramas, apresentamos, a seguir, uma série de diferentes casos que podem servir como inspiração:

Arquitetura do espaço de trabalho: 15 projetos de escritórios brasileiros

Durante este mês o ArchDaily está discutindo o tema do trabalho e demonstrando que são vários os benefícios que um espaço de boa qualidade pode trazer para empresas: o conforto dos funcionários, estimular a criatividade, fornecer áreas de descanso, melhorar a imagem da marca, atrair novos talentos. Inspirados por esses tópicos, selecionamos quinze projetos brasileiros contemporâneos que ilustram diferentes escalas e modos de trabalhar para que sirvam de inspiração para este tipo de programa.

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Apartamentos no Higienópolis: 10 projetos em planta

Grandes joias da arquitetura moderna paulista estão construídas no bairro Higienópolis em São Paulo. Majoritariamente ocupado por edifícios residenciais, a curiosidade de imaginar como são seus apartamentos e plantas surge na mente daqueles que possuem um mínimo interesse por esses projetos. Por isso, reunimos dez obras que são frutos de reformas em famosos edifícios - como o Lausanne e o Louveira, por exemplo -, e outras que estão presentes no mesmo entorno.

Arquitetura e topografia: 15 projetos com diferentes abordagens ao relevo

Lotes inclinados muitas vezes se apresentam como grandes desafios e, por isso, passam a ser um fator determinante do projeto ao possibilitar diversas formas de abordagem, seja se sobrepondo ao terreno, respeitando o seu declive ou, até mesmo, se enterrando nele. Para ilustrar todas essas alternativas, selecionamos quinze projetos que apresentam diferentes soluções ao lidar com o relevo.

5 sites para baixar escalas humanas de diferentes etnias

A importância das pessoas nos renders de arquitetura não é nada novo - o acréscimo de realismo e elementos narrativos pode potencializar ou impedir o sucesso de uma imagem. Com sites como Skalgubbar, arquitetos e estudantes têm acesso fácil a "escalas humanas": fotografias de pessoas recortadas e salvas em formato PNG, prontas para serem inseridas em programas de edição de imagem.

Inicialmente, havia entre esses arquivos disponibilizados gratuitamente na internet uma homogeneidade de etnia. Sendo a maioria das pessoas que disponibilizavam essas figuras de origem caucasiana e de países escandinavos, houve uma onda de renders de todas as partes do mundo povoados com estas pessoas. Atentos para isto, outros grupos criaram bancos de dados de escalas humanas de outras etnias e culturas, oferecendo aos arquitetos e estudantes a liberdade de retratar seus projetos de modo mais coerente com o contexto. 

Compilamos, a seguir, 5 websites que oferecem escalas humanas de diversas etnias. Conheça-os, a seguir. 

Como conseguir um bom concreto aparente?

Nossos parceiros da Melón compartilharam conosco um material interessante relacionado com execução, concretagem e posterior cuidado das paredes de concreto aparente.

Ao executar uma obra em concreto aparente, sua tonalidade e textura final não dependerão apenas do tipo de moldagem e desmoldante utilizado ou da qualidade da vibração, mas também do tempo de desmolde, a cura e toda a mão de obra envolvida. Para obter um resultado satisfatório é essencial realizar uma “amostra real” in loco antes de executar a concretagem, para observar o funcionamento dos materiais e os procedimentos a serem utilizados.

Para entender mais, revise o processo detalhado a seguir.

Cortesía de Melón Cortesía de Melón Cortesía de Melón Cortesía de Melón + 12

Instalação de arco de tijolos dissolve-se com a chuva deixando um esqueleto de argamassa

Às vezes conhecida como a "Ilha dos Deuses", a Ilha de Jeju na Coréia do Sul é caracterizada por suas rochas vulcânicas, cachoeiras deslumbrantes e clima quente e tropical. Aqui, a vida é conectada à natureza e a arquitetura está em harmonia com a paisagem. Dissolving Arch, uma instalação específica para o tempo feita por stpmj, responde ao ambiente tropical da ilha. A estrutura começou a vida como uma abóbada de tijolos sólidos, que depois se dissolveu lentamente nos períodos quentes e chuvosos de Jeju para tornar-se um esqueleto leve e poroso feito da argamassa que conecta as pessoas com a natureza.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj + 20

10 projetos nos quais o BIM foi essencial

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) permite organizar de maneira estruturada e disciplinada o processo projetual ao manter num mesmo arquivo desenho, modelo e documentação de cada projeto. Seja através do ArchiCAD ou Revit, cada vez mais os escritórios migram para este tipo de ferramenta pelo auxílio que elas prestam aos arquitetos. Aqui, selecionamos dez obras, de distintas escalas, que foram realizadas através de softwares BIM.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.