Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos

Diversos

Arquitetura do espaço de trabalho: 15 projetos de escritórios brasileiros

Durante este mês o ArchDaily está discutindo o tema do trabalho e demonstrando que são vários os benefícios que um espaço de boa qualidade pode trazer para empresas: o conforto dos funcionários, estimular a criatividade, fornecer áreas de descanso, melhorar a imagem da marca, atrair novos talentos. Inspirados por esses tópicos, selecionamos quinze projetos brasileiros contemporâneos que ilustram diferentes escalas e modos de trabalhar para que sirvam de inspiração para este tipo de programa.

Chuveiros sem box: dicas e exemplos

Sem incluir uma banheira e sem a necessidade de portas, telas ou cortinas, os chuveiros sem box ou desníveis - também chamados de walk-in - permitem aumentar visualmente o espaço ao projetar banheiros, dando a eles uma imagem limpa e reduzida ao essencial.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para seu desenho. A coisa mais importante: o chuveiro não pode ser completamente aberto, mesmo que pareça à primeira vista. A maioria dos projetos incorpora um vidro temperado que evita que a água "salte" para fora do espaço do banheiro, fechando sutilmente o espaço. Quando essa divisão transparente não possui marcos, é menos provável a aparência de fungos devido ao acúmulo de água e umidade.

Casa de monte / TACO taller de arquitectura contextual. Image © Leo Espinosa Fagerstrom House / Claesson Koivisto Rune. Image © Åke E:son Lindman AUTOHAUS / Matt Fajkus Architecture. Image © Charles Davis Smith Pombal / AZO. Sequeira Arquitectos Associados. Image © Nelson Garrido + 28

Apartamentos no Higienópolis: 10 projetos em planta

Grandes joias da arquitetura moderna paulista estão construídas no bairro Higienópolis em São Paulo. Majoritariamente ocupado por edifícios residenciais, a curiosidade de imaginar como são seus apartamentos e plantas surge na mente daqueles que possuem um mínimo interesse por esses projetos. Por isso, reunimos dez obras que são frutos de reformas em famosos edifícios - como o Lausanne e o Louveira, por exemplo -, e outras que estão presentes no mesmo entorno.

Arquitetura e topografia: 15 projetos com diferentes abordagens ao relevo

Lotes inclinados muitas vezes se apresentam como grandes desafios e, por isso, passam a ser um fator determinante do projeto ao possibilitar diversas formas de abordagem, seja se sobrepondo ao terreno, respeitando o seu declive ou, até mesmo, se enterrando nele. Para ilustrar todas essas alternativas, selecionamos quinze projetos que apresentam diferentes soluções ao lidar com o relevo.

5 sites para baixar escalas humanas de diferentes etnias

A importância das pessoas nos renders de arquitetura não é nada novo - o acréscimo de realismo e elementos narrativos pode potencializar ou impedir o sucesso de uma imagem. Com sites como Skalgubbar, arquitetos e estudantes têm acesso fácil a "escalas humanas": fotografias de pessoas recortadas e salvas em formato PNG, prontas para serem inseridas em programas de edição de imagem.

Inicialmente, havia entre esses arquivos disponibilizados gratuitamente na internet uma homogeneidade de etnia. Sendo a maioria das pessoas que disponibilizavam essas figuras de origem caucasiana e de países escandinavos, houve uma onda de renders de todas as partes do mundo povoados com estas pessoas. Atentos para isto, outros grupos criaram bancos de dados de escalas humanas de outras etnias e culturas, oferecendo aos arquitetos e estudantes a liberdade de retratar seus projetos de modo mais coerente com o contexto. 

Compilamos, a seguir, 5 websites que oferecem escalas humanas de diversas etnias. Conheça-os, a seguir. 

Como conseguir um bom concreto aparente?

Nossos parceiros da Melón compartilharam conosco um material interessante relacionado com execução, concretagem e posterior cuidado das paredes de concreto aparente.

Ao executar uma obra em concreto aparente, sua tonalidade e textura final não dependerão apenas do tipo de moldagem e desmoldante utilizado ou da qualidade da vibração, mas também do tempo de desmolde, a cura e toda a mão de obra envolvida. Para obter um resultado satisfatório é essencial realizar uma “amostra real” in loco antes de executar a concretagem, para observar o funcionamento dos materiais e os procedimentos a serem utilizados.

Para entender mais, revise o processo detalhado a seguir.

Cortesía de Melón Cortesía de Melón Cortesía de Melón Cortesía de Melón + 12

Instalação de arco de tijolos dissolve-se com a chuva deixando um esqueleto de argamassa

Às vezes conhecida como a "Ilha dos Deuses", a Ilha de Jeju na Coréia do Sul é caracterizada por suas rochas vulcânicas, cachoeiras deslumbrantes e clima quente e tropical. Aqui, a vida é conectada à natureza e a arquitetura está em harmonia com a paisagem. Dissolving Arch, uma instalação específica para o tempo feita por stpmj, responde ao ambiente tropical da ilha. A estrutura começou a vida como uma abóbada de tijolos sólidos, que depois se dissolveu lentamente nos períodos quentes e chuvosos de Jeju para tornar-se um esqueleto leve e poroso feito da argamassa que conecta as pessoas com a natureza.

© EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj © EH(Kyoungtae Kim) + stpmj + 20

10 projetos nos quais o BIM foi essencial

A tecnologia BIM (Building Information Modeling) permite organizar de maneira estruturada e disciplinada o processo projetual ao manter num mesmo arquivo desenho, modelo e documentação de cada projeto. Seja através do ArchiCAD ou Revit, cada vez mais os escritórios migram para este tipo de ferramenta pelo auxílio que elas prestam aos arquitetos. Aqui, selecionamos dez obras, de distintas escalas, que foram realizadas através de softwares BIM.

10 diferentes soluções de rampas e suas representações

A rampa tornou-se sinônimo de acessibilidade ao ser muitas vezes desenhada para viabilizar o trânsito de pessoas com capacidades limitadas de locomoção, no entanto, em muitos casos ela também acaba por se tornar o próprio partido de diversos projetos ao trazer um ritmo diferente para a massa construída. Nesta ocasião, foram selecionadas dez diferentes rampas para ilustrar como elas solucionam as circulações em resposta à contextos distintos.

Arquitetura e educação: 15 escolas projetadas por arquitetos brasileiros

© Mateus Sá © Fernando Stankuns © Nelson Kon © Ana Mello + 31

O segredo de uma boa educação não reside apenas na didática do professor e em bons livros, o espaço de ensino que os estudantes frequentam também possui um grande peso no aprendizado deles, uma vez que requisitos de conforto acústico, térmico, lumínico e, até mesmo, paisagístico influenciam diretamente no comportamento e atenção de cada um. No Brasil, os projetos de escolas variam muito do setor privado ao público e em ambos é possível encontrar soluções de grande qualidade.

Antes e depois: o projeto gráfico na arquitetura construída

A percepção do espaço e a forma como um edifício se faz presente em seu entorno sempre são preocupações primordiais no momento de conceber um projeto arquitetônico. Para uma melhor resolução destes interesses, um projeto gráfico pode se tornar um grande aliado do arquiteto, tornando o volume concebido num marco que pode ser ainda mais legível pelos transeuntes.

10 Exemplos de como representar detalhes construtivos

A apresentação visual de um projeto, pela qual os arquitetos são responsáveis, deve efetivamente comunicar a organização dos elementos materiais do projeto. Este processo criativo essencial permite aos envolvidos identificar e mesmo modificar aspectos e componentes chave do edifício durante todas as fases da sua concepção.

Devido aos desafios inerentes à seleção de materiais e outras questões práticas, o desenvolvimento do que exatamente será construído tende a ser relegado até o final do processo de projeto. Mas uma compreensão profunda dos pequenos detalhes é um dos aspectos mais interessantes e importantes dos melhores projetos arquitetônicos.

Em nossa busca pelos exemplos recentes mais notáveis de representações de detalhes construtivos, compilamos uma série de dez desenhos que mostram diferentes estilos e abordagens.

Os projetos das "casas mais extraordinárias do mundo"

Todos que gostam de arquitetura e Netflix com certeza já assistiram alguns episódios da série "As casas mais extraordinárias do mundo", na qual o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin rodam o mundo visitando residências que se destacam de alguma forma. Para a audiência de arquitetos, muitas vezes ao assistir o programa surgem algumas questões e a vontade de olhar com calma os desenhos realizados em cada projeto, por isso, reunimos uma seleção de algumas casas que aparecem no programa para que você possa saber ainda mais sobre o a concepção de cada uma, trazendo um panorama que torna possível compreender um pouco mais sobre como a arquitetura residencial pode ser pensada em distintos lugares do planeta.

10 maquetes de cimento para representar projetos de arquitetura

Se vens buscando como apresentar o seu último projeto e este caracteriza-se pelo peso de seus elementos, seu caráter monolítico ou por sua textura expressiva, é provável que um modelo de gesso ou cimento seja muito adequado para mostrar suas qualidades.

Proposta para futura escola de música na Itália / ETB Studio. Image © ETB Studio Solo House / Pezo von Ellrichshausen. Image © Pezo von Ellrichshausen Casa Ocho Quebradas / ELEMENTAL. Image © ELEMENTAL <a href='http://wherearchitecturehappens.blogspot.cl/2011_11_01_archive.html'>Cortesía de Enrique Morales Puente</a>. ImageSala de Conferências em Vitra / Accésit IX Concurso Fco. Javier Saenz de Oiza, Cátedra Blanca  + 11

5 casas de baixo custo e alta qualidade

Provavelmente o fator mais limitador de um projeto é o orçamento. Um baixo orçamento demanda muito mais da inventividade do arquiteto para garantir a qualidade de sua obra. Como a maioria das construções possuem um investimento financeiro menor do que os arquitetos gostariam, achamos fundamental buscar alguns exemplos onde os projetos se destacaram por sua invetividade e conseguiram tirar partido deste "problema" para criar soluções de qualidade.

Saiba mais, a seguir.

O desenho à mão livre dos vencedores do Pritzker

Os desenhos à mão livre são muitas vezes a primeira representação de uma ideia, uma maneira de levantar questões sobre o desenvolvimento do projeto ou até mesmo representar soluções para este. De qualquer forma, através do traço dos arquitetos, é possível fazer uma reflexão sobre como esse ato se espelha em seu trabalho e conhecer um pouco mais do processo de cada um. Aqui, compilamos alguns croquis realizados por vencedores do Prêmio Pritzker, ou seja, arquitetos que já foram laureados com a maior premiação do campo da Arquitetura, brindando as mais diversas técnicas que certamente podem te inspirar para novas experimentações à mão livre.

Resolva detalhes arquitetônicos complexos com este 'duplicador de contornos'

A maioria dos materiais que usamos na construção de nossos projetos tem formas e dimensões que visam facilitar seu armazenamento, transporte e instalação, sendo constituídos, em sua maioria, por modulações ortogonais. Esses ângulos retos nem sempre se encaixam na irregularidade de nossos projetos, nem coincidem exatamente quando encontram materiais de formas orgânicas ou outros elementos específicos, como dutos, pilares ou móveis.

Esta ferramenta simples permite copiar, duplicar e medir contornos complexos para que os materiais se adaptem perfeitamente a outros elementos. Seus 'dentes' móveis devem ser pressionados contra o perfil para obter um modelo de sua forma, gerando moldes que permitirão cortar e ajustar o material original com precisão. Assim, a ferramenta pode até ser útil para replicar o reparar detalhes exclusivos em restaurações ou reformas.

Arquitetura e Bordado: conheça a arte de Elin Petronella e Charles Henry

O casal Elin Petronella e Charles Henry, registram a arquitetura e paisagens urbanas de cidades europeias através de bordados vibrantes e coloridos ou simplesmente com o contorno de fios pretos. Edifícios clássicos dinamarqueses, ruas boêmias de Paris, bondinhos de Lisboa e até a icônica Casa Batlló de Gaudí, em Barcelona, são alguns dos lugares retratados de forma especial pela dupla. É possível acompanhar toda a jornada dos artistas têxteis no Instagram deles, @petronella.art e @_charleshenry_, que juntos somam quase 200 mil seguidores.

Lugares de encontro: 17 exemplos de arquibancadas na arquitetura

Desde o clássico exemplo da escada da Piazza di Spagna, em Roma - onde cidadãos locais se encontram, ocorre desfiles de moda e os turistas fazem uma pausa (quase) obrigatória -, entendemos que a possibilidade de estar em diferentes níveis contemplando o espaço é um grande atrativo para a sociabilidade humana. Na arquitetura contemporânea não faltam exemplos do uso de arquibancadas para criar estes lugares de encontro que são marcados pela versatilidade de seu uso.

A seguir, apresentamos 17 projetos que adotam a arquibancada como um de seus elementos protagonistas.

SONPENDULAR: projeções de videomapping ressignificam uma igreja abandonada

A inabitada Igreja do Monasterio del Carmen Bajo de San Rafael, um edifício declarado como Monumento Nacional, abriu suas portas à comunidade para receber o espetáculo Sonpendular, um show audiovisual que integra videomapping, iluminação e música ao vivo.

O projeto é uma investigação estética sobre o tempo e o espaço, que convida o espectador a um ritual sonoro-luminoso envolvente, rico em padrões geométricos e áudio generativo em tempo real. A obra remete à transformação e a não-permanência, criando um portal em constante movimento no qual o presente, o passado e o futuro dialogam como um único tempo.

Assim é construída uma parede de tijolos utilizando realidade aumentada

Fundindo a realidade aumentada com o espaço físico, a empresa Fologram busca facilitar a construção de projetos complexos - por exemplo, projetos paramétricos que exigem uma série de medições, verificações e cuidados específicos - através de instruções digitais que se sobrepõem virtualmente ao espaço de trabalho, dirigindo os pedreiros passo a passo durante o processo de construção.

'Centros de pesquisa e grandes empresas vêm trabalhando com robôs industriais para automatizar essas difíceis tarefas de construção. No entanto, os robôs não se adaptam bem a ambientes imprevisíveis, e mesmo os algoritmos de visão mais sofisticados não conseguem igualar a intuição e a habilidade de um pedreiro treinado ", comentam seus criadores.

Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram Cortesía de Fologram + 9

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.