O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

As belíssimas escadas de Herzog & de Meuron

14:00 - 21 Junho, 2018
As belíssimas escadas de Herzog & de Meuron, Tate Modern Switch House / Herzog & de Meuron © Iwan Baan
Tate Modern Switch House / Herzog & de Meuron © Iwan Baan

A escada, além de possibilitar a circulação vertical, muitas vezes se torna uma protagonista no espaço construído. Distante dela é possível ver o movimento dos corpos e a conexão de diferentes níveis do projeto. Ao subir ou descê-la, novos ângulos e perspectivas do edifício surgem. Este elemento tridimensional muitas vezes ganha um destaque ainda maior nos projetos de Herzog & de Meuron, vencedores do Prêmio Pritzker em 2001. Nos projetos realizados pelos arquitetos suíços, a escada jamais é considerada um mero elemento de circulação, mais do que isso, através de seu desenho gera-se um novo dinamismo e ritmo que influenciam todo o ambiente. 

PENTA: Projeto colaborativo de estudantes para fabricação digital em larga escala

19:00 - 19 Junho, 2018
PENTA: Projeto colaborativo de estudantes para fabricação digital em larga escala, © Marcos Guiponi
© Marcos Guiponi

PENTA é o resultado do primeiro curso de projeto da Oficina de arquitetura da Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade da República (UdelaR). A proposta de cada ano por parte do workshop em Montevidéu é realizar a construção efêmera de um projeto em escala real, concebido e construído de forma colaborativa por seus estudantes.

Nesta ocasião, o pavilhão aborda as possibilidades de fabricação assistida por computador, experimentando técnicas com recursos limitados e sistemas de produção digital.

Conheça em detalhes o processo acompanhado de algumas palavras dos autores, a seguir.

Desconstrução Civil / Nitsche

14:00 - 30 Maio, 2018
Desconstrução Civil / Nitsche, © Nitsche
© Nitsche

© Pedro Mascaro © Nitsche © Pedro Mascaro © Pedro Mascaro + 22

O projeto gráfico para as fachadas do edifício foi encomendado pela incorporadora durante a construção, deveria ser uma intervenção de baixo custo uma vez que não havia sido contemplada no orçamento do empreendimento. Trata-se de um residencial estudantil, cujas fachadas são marcadas pelo ritmo ordenado e repetitivo de varandas, solução cada vez mais comum entre os novos lançamentos do mercado imobiliário. 

Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas

12:00 - 25 Abril, 2018
Casas de menos de 100 m²: 30 exemplos de plantas, © ArchDaily
© ArchDaily

O desafio de projetar uma casa com um orçamento apertado e metros quadrados escassos, juntamente com o dever essencial de responder corretamente aos requisitos específicos do usuário, pode ser uma das atribuições mais motivadoras e provocativas para um arquiteto. Como aproveitar o espaço da melhor maneira? Como evitar o desperdício de material? Como antecipar a possível expansão futura da habitação? Como desenvolver uma arquitetura simples e ao mesmo tempo entregar um alto valor a seus habitantes?

Mergulhamos em nossa biblioteca de obras para ajudá-lo neste processo, selecionando 30 casas que oferecem soluções arquitetônicas interessantes em 70, 80 e 90 metros quadrados.

Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina

19:00 - 19 Abril, 2018
Compartilhar a luz solar: cerâmicas reflexivas devolvem iluminação natural a uma comunidade argentina, © Nathanaël Abeille
© Nathanaël Abeille

© Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille © Nathanaël Abeille + 19

As peças metalizadas do designer francês Nathanaël Abeille no Proyecto Reflexión, junto com o arquiteto Francisco Ribero e a comunicadora Cecilia Fortunato, abordam sobre como um prédio pode refletir a luz do sol e compartilhá-la em outro em alguns dos espaços estreitos da Villa 21 de Barracas. Buenos Aires.

Revise o projeto e algumas palavras dos autores abaixo.

Geodésica de madeira abriga o maior planetário do mundo

12:00 - 6 Abril, 2018
Geodésica de madeira abriga o maior planetário do mundo, © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko
© Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko

O projeto, inscrito em um gasômetro em São Petersburgo, visa transformar uma área industrial em um centro educacional e científico, com uma grande tela de projeção localizada em uma cúpula geodésica de 37 metros de diâmetro.

Materializado principalmente com madeira e ligações metálicas, baseia-se num modelo geométrico estrutural ideal para criar um grande impacto com uma construção leve e resistente.

© Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko © Anastasia Ra, Daria Priroda, Olga Romanenko + 33

As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon

14:00 - 4 Abril, 2018
As arquiteturas anônimas de São Paulo em "tamanho_M", de Alberto Simon, © Alberto Simon
© Alberto Simon

© Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon © Alberto Simon + 31

Longe dos bairros nobres que frequentemente possuem arquiteturas assinadas por grandes arquitetos, São Paulo possui casas em escalas mais modestas que permeiam a memória afetiva de seus cidadãos devido suas características e detalhes marcantes. Alberto Simon, artista baseado na capital paulista, fotografou alguns exemplares desta arquitetura sem autoria e os agrupou em seu trabalho intitulado "tamanho_M".

Saiba mais sobre o projeto nas palavras do artista e confira a galeria de fotos, a seguir.

"Sessões Arquetípicas": Estudio Invasivo desenvolve cinco explorações urbanas ao redor de um elemento arquitetônico

12:00 - 3 Abril, 2018

Sessões Arquetípicas é um projeto desenvolvido pelo coletivo Estudio Invasivo  entre os anos de 2016 e 2017 no Chile. O projeto se define como explorações fugazes ao redor de elementos arquitetônicos localizados no território, onde a interação entre o observador e o objeto observado aparece como uma oportunidade de reflexão sobre o arquétipo. 

Os participantes - nesse caso, estudantes - são denominados "habitantes fugazes", e são convidados a responder uma pergunta geral em cada sessão, a qual se forma como diretriz para a forma de abordagem, por meio de fotografias e visita ao local.

Os arquétipos estudados foram a parede, o vão, o céu, o solo e a pele. Os primeiros quatro arquétipos foram visitas a vestígios arquitetônicos localizados na oitava região do Bío-Bío (Chile), concluindo com uma intervenção na paisagem com o quinta elemento, a pele.

Equipamentos urbanos para espaços públicos ajudam a construir uma cidade ciclável

19:00 - 30 Março, 2018
Equipamentos urbanos para espaços públicos ajudam a construir uma cidade ciclável, Bike Lockers | Reliance Foundry
Bike Lockers | Reliance Foundry

Projetar espaços públicos sem considerar a circulação e o estacionamento de bicicletas não é mais uma opção no mundo de hoje. A acessibilidade para o tráfego livre de ciclistas também deve ser acompanhada de condições de segurança adequadas, incorporando esses dispositivos da melhor maneira possível a parques, calçadas, estacionamentos e a paisagem urbana como um todo.

Você está projetando um espaço urbano, ou os exteriores do seu projeto exigem uma conexão correta com a circulação de bicicletas? Verifique esses elementos de suporte que podem ajudar você a criar uma cidade melhor para os ciclistas.

Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres

07:00 - 30 Março, 2018
Começam as obras para transformar a Avenida Corrientes de Buenos Aires em um espaço para pedestres, via Wikipedia usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0
via Wikipedia usuário: HalloweenHJB Licença CC BY-SA 3.0

Simultaneamente às iniciativas de outros países para atender as demandas de mobilidade urbana, começam as obras para transformar um pequeno, porém significativo, trecho da Avenida Corrientes de Buenos Aires - com sua concentração de restaurantes, teatros, livrarias e automóveis -, em uma via peatonal noturna, com faixas exclusivas para o transporte público.

Apesar dos benefícios que a prioridade ao pedestre oferece, deve-se questionar se essa ação aproveita do melhor modo possível o potencial da região? Como será a vida cotidiana no transcorrer da obra com esta importante artéria obstruída? Isso gera espaços de discussão acerca da gestão do processo de construção?

Fachadas translúcidas e respiráveis: 8 dicas para incorporar malhas metálicas em sua obra

12:00 - 23 Março, 2018
Fachadas translúcidas e respiráveis: 8 dicas para incorporar malhas metálicas em sua obra, Pfaffenthal Lift / STEINMETZDEMEYER. Image © Boshua - Bohumil Kostohryz
Pfaffenthal Lift / STEINMETZDEMEYER. Image © Boshua - Bohumil Kostohryz

Em épocas em que a abertura, o brilho e as vistas externas são altamente valorizados pelos usuários de nossos projetos, o vidro predomina nos revestimentos exteriores dos prédios ao redor do mundo. Isso nos força a procurar opções que permitam lidar com o excesso de radiação solar, mantendo um conforto térmico adequado em todas as estações, sem obstruir as vistas ou escurecer os espaços interiores.

As malhas pré-fabricadas de metal fornecem certas qualidades e flexibilidade que podem funcionar adequadamente em conjunto com o vidro. Aqui apresentamos 8 dicas para trabalhar com este material e obter o melhor de suas possibilidades.

Car Park One / Elliott + Associates Architects. Image © Scott McDonald LAPD MTD + MSP / John Friedman Alice Kimm Architects. Image © Fotoworks Cortesia de HAVER & BOECKER The Gown / Archipelontwerpers. Cortesia de HAVER & BOECKER + 22

Configurações inteligentes para cozinhas pequenas

19:00 - 22 Março, 2018
Configurações inteligentes para cozinhas pequenas, Smart Configurations for Small Kitchens
Smart Configurations for Small Kitchens

Espaços pequenos e funções essenciais. Como incorporar a cozinha - da melhor maneira possível - quando os metros quadrados são limitados? Analisamos nossos projetos publicados para selecionar 7 residências nas quais seus arquitetos resolveram de forma inteligente essa questão, usando operações inventivas e configurações inovadoras.

Essas propostas alcançam o objetivo de parecer maiores do que realmente são quando anexadas a espaços vizinhos, como salas de estar, salas de jantar ou outros. Em si, são cozinhas que ocupam espaços muito pequenos e que se afastam da cozinha tradicional que normalmente ocupa uma sala independente e exclusiva.

Casa na Rua Faria Guimarães / Fala Atelier Curtain Cottage / Apparte Studio 097 • Yojigen Poketto / elii Restauración Old Town / Habitan Architecture + 31

Fundindo artesanato e fabricação digital: pavilhão experimental de blocos cerâmicos na China

19:00 - 10 Março, 2018
Fundindo artesanato e fabricação digital: pavilhão experimental de blocos cerâmicos na China, © Christian J. Lange
© Christian J. Lange

Unindo a inteligência material da mão de obra vernacular com a precisão e flexibilidade proporcionadas pelas novas tecnologias de fabricação e design digital, o Laboratório de Fabricação de Robótica da Escola de Arquitetura da HKU desenvolveu o "Pavilhão de Informação Cerâmica" (CeramicINformation Pavilion), com o objetivo de encontrar níveis adequados de automação para serem utilizados em favor das economias emergentes e em transição.

Parte de uma série em evolução, cada um dos seus 1000 componentes é único e se relaciona especificamente com as unidades vizinhas. Os elementos são construídos através da impressão em 3D e são feitos de tijolos de terracota, material comumente usado na construção chinesa moderna.

© Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange © Christian J. Lange + 36

O aparelhamento de tijolos da Igreja Cristo Obrero de Eladio Dieste, sob as lentes de Gonzalo Viramonte

19:00 - 7 Março, 2018
O aparelhamento de tijolos da Igreja Cristo Obrero de Eladio Dieste, sob as lentes de Gonzalo Viramonte, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Gonzalo Viramonte apresenta-nos uma série de fotografias que mostram uma especial atenção aos tijolos da Igreja de Atlántida do Cristo Obrero, no Uruguai, projetada pelo engenheiro Eladio Dieste em 1952.

O arquiteto e fotógrafo argentino nos mostra a essência desta obra, com um registro da genialidade com que o tijolo - e seu potencial - proporciona aos impressionantes espaços exteriores e interiores, com tramas e aberturas variáveis que permitem a entrada da luz natural.

Como uma estrutura desdobrável leve de madeira e metal pode ter um grande impacto social

19:00 - 5 Março, 2018
Como uma estrutura desdobrável leve de madeira e metal pode ter um grande impacto social, © Lorenzo Tugnoli
© Lorenzo Tugnoli

O projeto efêmero de estudantes de arquitetura da Universidade Americana de Beirute para abordar a falta de conscientização sobre a biodiversidade marinha e o uso responsável do litoral de Tire, é uma proposta configurada com uma estrutura leve e desdobrável, constituindo-se um ponto de reunião programático e informações sobre a areia.

O projeto, materializado com madeira, laços metálicos e cordas, aborda a possível aplicação de sistemas leves e temporários para gerar ao mesmo tempo um grande impacto social e um impacto físico mínimo no terreno.

Pavilhão temporário na Malásia busca conscientizar sobre o bambu como material de construção

12:00 - 22 Fevereiro, 2018
© Pixelaw
© Pixelaw

O uso do bambu na construção ainda não é generalizado. Esta é a razão pela qual Eleena Jamil propõe o uso deste material sustentável em diferentes configurações, resultando em uma estrutura resistente, leve e permeável.

Este projeto, um pavilhão urbano na Malásia, construído principalmente com anéis circulares de bambu, explora as diferentes possibilidades do material linear com uma variedade de medidas e tipos de junções.

Guia Arauco: Como projetar e construir uma cozinha corretamente?

14:00 - 20 Fevereiro, 2018
Guia Arauco: Como projetar e construir uma cozinha corretamente?, Cortesía de Arauco
Cortesía de Arauco

Antes de começar a projetar, o mais importante é entender como a cozinha será utilizada. Este é o enfoque básico que qualquer arquiteto deve ter, porque a cozinha não pode ser um espaço residual, ou simplesmente um espaço que se definirá automaticamente ao final do projeto; deve-se entender que a cozinha possui fluxos e distintas áreas de trabalho e isso deve ser levado em conta desde o início do projeto.

Mas além do estilo ou do desenho requerido pelo cliente, é importante definir certa modulação que permita otimizar seu rendimento e assim minimizar os custos de fabricação de seus diferentes elementos. Deste modo, as medidas de todos os componentes de uma cozinha devem ser entendidas e interiorizadas antes que o espaço que os abrigará seja definido.

Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco Cortesía de Arauco + 23

"Colchão radicular" fornece isolamento térmico, absorção acústica e resistência ao fogo ao mesmo tempo

19:00 - 19 Fevereiro, 2018
"Colchão radicular" fornece isolamento térmico, absorção acústica e resistência ao fogo ao mesmo tempo, Cortesía de Rootman SpA
Cortesía de Rootman SpA

Com o objetivo de promover maneiras mais eficientes de isolar e proteger as envoltórias de construção, a equipe chilena Rootman desenvolveu Thermoroot; um isolante biodegradável e 100% natural fabricado com base em raízes sem modificações genéticas ou aditivos químicos. Essas raízes constituem um Colchão Radicular (CR) que, além de isolar termicamente e acusticamente as paredes, pisos e tetos do edifício, proporciona uma resistência muito alta ao fogo.

Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA Cortesía de Rootman SpA + 13

Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve

19:00 - 13 Fevereiro, 2018
Projeto e fabricação digital: 672 peças de polipropileno corrugado criam um cenário itinerante leve, © Fernando Schapochnik
© Fernando Schapochnik

A busca do estúdio experimental de arquitetura e design Formosa para um pavilhão itinerante em Buenos Aires é uma proposta que aborda a mistura de técnicas de fabricação digital com técnicas artesanais em um material resistente, leve e flexível.

O projeto, um pavilhão de módulos materializados principalmente com peças de polipropileno branco ondulado - análogas entre si, mas únicas em si mesmas - permite a sua montagem facilmente a partir de junções de encaixes e parafusos.

Impressão 3D em concreto funde artesanato tailandês e cria estruturas habitáveis

19:00 - 11 Fevereiro, 2018
Impressão 3D em concreto funde artesanato tailandês e cria estruturas habitáveis , Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation
Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation

Siam Research and Innovation Company (SRI) é um fabricante de cimento da Tailândia que vem desenvolvendo inovações para impulsionar os limites da impressão 3D na arquitetura. Seu projeto "Triple S" - desenvolvido em 2017 - é baseado no artesanato tailandês tradicional para gerar superfícies, estruturas e abrigos em um único processo. Sua forma artesanal específica cria um quadro belo para fins estruturais, construindo facilmente espaços habitáveis.

Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation Cortesia de Lapyote Prasittisopin, Chanita Chuaysiri / Siam Research and Innovation + 22

"A Obra Secreta": filme narra o que teria acontecido se Le Corbusier tivesse visitado a Casa Curutchet

10:00 - 11 Fevereiro, 2018

Lançado recentemente, o filme "La obra secreta" é um longa-metragem argentino de ficção dirigido por Graciela Taquin cuja trama se desenrola em torno de uma das obras de arquitetura mais famosas do país, a Casa Curutchet, em La Plata, projetada por Amancio Williams Le Corbusier para Pedro Curutchet. 

O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?

19:00 - 9 Fevereiro, 2018
O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente?, Cortesía de Gonzalo De la Parra
Cortesía de Gonzalo De la Parra

BIM (Building Information Modeling) é uma metologia que permite criar simulações digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto de arquitetura.

Enquanto o CAD permite o desenho em 2 ou 3 dimensões, sem distinguir seus elementos, este sistema de dados incorpora a quarta e a quinta dimensões (tempo e custos), permitindo gerenciar a informação de forma inteligente ao longo do ciclo de vida de um projeto, automatizando processos de programação, projeto conceitual, detalhes, análises, documentação, fabricação, logística de construção, operação e manutenção, renovação e / ou demolição.

Em qualquer projeto e construção há infinitos participantes e interações diversas entre as partes. Os projetos são multidisciplinares e incluem informações que nem todos gerenciam. Então, quem é responsável pelo que em cada projeto? Até onde minha responsabilidade vai e onde a sua começa? O BIM permite ordenar a complexidade desse processo.

Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit O que é o BIM e por que ele é fundamental nos projetos arquitetônicos atualmente? Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit Revestimento Trespa Meteon, modelado no Revit + 7

Detalhes construtivos em madeira e aço para uma estrutura permeável

19:00 - 7 Fevereiro, 2018
Detalhes construtivos em madeira e aço para uma estrutura permeável, © Ateliereen Architecten (Eindhoven)
© Ateliereen Architecten (Eindhoven)

A configuração de metal e madeira proposta pelo Ateliereen Architecten para uma torre de observação em Peize, Holanda, lida com ambos os materiais na construção de uma estrutura resistente, permeável e lúdica.

O projeto, um mirante projetado a partir da experiência da subida, permite sua montagem facilmente a partir de suas conexões de parafusos e porcas.

© Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) © Ateliereen Architecten (Eindhoven) + 26

Fabricação digital para experimentar arquitetura em escala real, rapidamente e com recursos limitados

19:00 - 4 Fevereiro, 2018
Fabricação digital para experimentar arquitetura em escala real, rapidamente e com recursos limitados, Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol
Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol

O projeto estrutural de Exoskeleton, um pavilhão que explora as possibilidades de fabricação assistida por computador na criação de protótipos, é uma proposta que aborda a construção e experimentação em escala real com recursos limitados e rápidas técnicas de fabricação como forma de promover o projeto arquitetônico.

O projeto, um sistema de módulos projetados com diferentes dimensões, permite gerar diferentes superfícies com juntas simples, sem pregos ou parafusos.

Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol Cortesia de Jeroen Christiaen & Saskia De Mol + 46