Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão

Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 2 de 16Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 3 de 16Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 4 de 16Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 5 de 16Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Mais Imagens+ 11

Cinco anos após a realização da Empena Viva, Nitsche Arquitetos volta a ocupar artisticamente os arredores do Minhocão. Ao realizar a intervenção Eclipse, a partir de um gesto simples, a equipe pretende ilustrar os processos socioeconômicos e temporais que são colocados pelas dinâmicas urbanas de São Paulo.

A seguir, leia o texto enviado pelos autores do projeto:

ECLIPSE: Fenômeno astronômico em que um astro fica parcial ou completamente encoberto, pela interposição de um corpo celeste entre ele e o observador ou entre esse astro e uma fonte de luz

"Eclipse é o nome da intervenção de arte desenvolvida especialmente para a empena cega localizada na Rua Marquês de Itu esquina com a Rua Amaral Gurgel. A empena surge a partir da demolição de um antigo imóvel, que dará lugar a um novo edifício. As marcas da demolição permanecem visíveis na parede, através de um registro branco que conforma a silhueta do antigo sobrado que existia no local.

Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 3 de 16
© João Nitsche

Este ciclo de renovação urbana, assim como outros processos socioeconômicos, será evidenciado pela intervenção, que eventualmente será coberta pela nova construção.

A intervenção é visível de vários pontos, principalmente para os pedestres que passam pelo Parque Minhocão, que poderão observar os desenhos durante todo período de construção do prédio. O trabalho também é acessível pela Rua Amaral Gurgel, onde as pessoas podem circular pelo terreno e interagir com a obra de arte.

Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 16 de 16
© João Nitsche

Para o círculo maior, de 24m de diâmetro, recorremos a uma plataforma articular para atingir a altura da empena e utilizando apenas; uma bucha, um parafuso, um cabo de aço (funcionando como compasso) uma brocha e tinta para pintura.

Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 11 de 16
© João Nitsche

Para os círculos menores, de 2,2m de diâmetro, consideramos o mesmo material, porém com um cordão mais leve em poliestireno e uma brocha pequena de uso manual, que poderá ser manuseada pelas pessoas."

Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão - Imagem 12 de 16
© Pedro Mascaro

FICHA TÉCNICA

Escritório: Nitsche Arquitetos
Ano de conclusão do projeto: 2019
Área: 720m² (24x30m)
Localização do projeto: Rua Marquês de Itu, 335. Santa Cecília, São Paulo, SP, Brasil

Arquiteto Líder: João Nitsche
Arquiteta Responsável: Flavia Schikmann
Equipe de Projeto: Lua Nitsche, Pedro Nitsche, Mara Cruz, Claudia Carpes, Manuella Leboreiro, Julia Machado, Anna Laura Prado, Marcelo Anaf, Gil Barbieri, Denis Ferri, Thiago Pontes, Clara Werneck, Raquel Takamoto, Luciana Silva
Apoio: Magik JC
Execução: F-Theo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Nitsche Arquitetos intervém em empena no entorno do Minhocão" 22 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950044/eclipse-nitsche-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.