Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile

Após anos de discussão, uma conexão fixa será feita entre a Isla Grande de Chiloé e o continente, no sul do Chile. A Ponte Chacao, estimada para 2025, será uma estrutura suspensa com 2.750 metros de comprimento, que ligará o continente à ilha do Canal de Chacao, especificamente do setor Punta Coronel a Punta Gallán. Atualmente, o tempo de travessia para a ilha é de aproximadamente 20 minutos por meio de balsa, o que está sujeito a possíveis tempos de espera devido a fatores climáticos. A ponte reduzirá a viagem para apenas 3 minutos, independentemente de fatores externos.

O planejamento da ligação da Ilha de Chiloé com o território nacional remonta à década de 1970, com a promulgação de uma lei que buscava promover a construção da ponte. Sem resultados, a partir da década de 1990, começaram a ser realizados estudos de possíveis ligações, como a melhoria do sistema existente, a construção de um túnel ou de vários tipos de pontes. Na vanguarda da ideia de uma ponte pênsil, em 2013 o projeto foi adjudicado ao consórcio internacional Oas - Hyundai - Systra - Aas Jakobsen, através da modalidade tradicional de contratação fiscal de obras públicas. A aprovação da Ponte Chacao significou um processo extenso e polêmico devido ao seu alto custo econômico, o possível impacto ambiental, a percepção cultural da ilha e seu real benefício.

Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile - Imagem 5 de 6
Cortesía de Cbb ReadyMix

Apesar das várias controvérsias, a Ponte de Chacao destaca-se como uma obra de grande relevância local, nacional e internacional. Em primeiro lugar, incide em uma melhor acessibilidade para seus habitantes e visitantes. Em segundo lugar, estabelece a continuidade rodoviária do território chileno de Arica a Quellón, estendendo a Rota 5 em 190 quilômetros. Terceiro, representa uma obra de infraestrutura de última geração, sendo a ponte mais longa da América Latina e a terceira do mundo, seguindo a Grande Ponte do Estreito de Akashi no Japão e a Ponte do Grande Belt na Dinamarca. Na mesma linha, foi distinguida com o prêmio "Be Inspired" na categoria Inovação em Pontes.

Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile - Imagem 2 de 6
Cortesía de Cbb ReadyMix

Embora a dimensão da obra determine um certo grau de complexidade, o fator mais desafiador é a agressividade do meio marinho que os trabalhadores enfrentam, com a exposição constante aos ventos fortes, às marés e às alterações climáticas. Além disso, o projeto envolve levar toneladas de cimento, água e agregados para a produção de concreto fresco no meio do mar, tornando-se uma fábrica de concreto flutuante.

Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile - Imagem 4 de 6
Cortesía de Cbb ReadyMix

Em ambas as pontas, tanto na zona sul quanto na zona norte, foram implantadas duas usinas de concreto. O concreto é carregado desde cada usina para os caminhões betoneiras, que transportam o concreto até o local onde é finalmente transportado por meio de bombas para onde for necessário. A zona central funciona de forma diferente; São incorporadas usinas de mistura que dosam o concreto e depois o introduzem em grandes misturadores que esvaziam diretamente a bomba de concreto.

Atualmente, as obras decorrem da seguinte forma: na zona sul, no lado sul estão sendo concretados os pilares do contraforte do cais. Posteriormente, será iniciada a estratificação da estrutura da ponte e, em seguida, será realizada a ancoragem. Em relação à estaca norte e central, estão na fase de bloco e a seguir seguem com o concreto de ancoragem. A obra exigiu a construção de 36 estacas para suportar o píer central da ponte. Cada uma delas tem aproximadamente 55 metros de comprimento, tem um diâmetro de cerca de 2,80 metros e submergem 40 metros abaixo do fundo do mar.

Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile - Imagem 6 de 6
© Juan Villalobos

Além da complexa operação logística, o projeto envolveu desafios na materialidade da obra. Eles inovaram no desenvolvimento do concreto da estrutura para atender a elevados padrões. Desta forma, a Cbb Ready Mix, equipe responsável pela mega-construção, desenhou matérias-primas especiais como o Cemento Chacao, que visa garantir a durabilidade das estruturas. Os requisitos do produto final são bastante rígidos, uma vez que a estrutura deve ter vida útil de pelo menos 100 anos, exigência nunca antes imposta a uma estrutura no país. Por isso, são realizados controles de fluidez e resistência mecânica, bem como controles que visam verificar a durabilidade do concreto, por meio de ensaios de última geração que deveriam ser executados exclusivamente para este projeto. Cemento Chacao possui 70% de componentes de economia circular, ou seja, com passivos ambientais de outras indústrias que garantem sua durabilidade por pelo menos um século.

Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile - Imagem 3 de 6
Cortesía de Cbb ReadyMix

Sobre este autor
Cita: Valenzuela, Catalina. "Desafios estruturais e inovação material na construção de uma enorme ponte no sul do Chile" [¿Cómo avanza la construcción del Puente Chacao? Desafíos estructurales e innovación material ] 02 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957625/desafios-estruturais-e-inovacao-material-na-construcao-de-uma-enorme-ponte-no-sul-do-chile> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.