Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York

Um desenvolvedor em Nova York comprou o primeiro edifício comercial de token não fungível (NFT) na cidade de Nova York. "Localizado" na 44 West 37th Street, o NFT de 4.700 metros quadrados serve como um ativo digital imutável que aponta para uma transformação na forma como projetamos, construímos, operamos e monetizamos nossos espaços, com apenas "um clique". O edifício de 16 andares foi criado pela empresa de inteligência espacial Integrated Projects e questiona a função da arquitetura no mercado imobiliário e no metaverso.

Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 2 de 5Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 3 de 5Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 4 de 5Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 5 de 5Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Mais Imagens

Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 2 de 5
Cortesia de Ackroyd Lowrie

Cunhado no Ethereum, uma plataforma descentralizada, que usa blockchain de código aberto, o 44W37 NFT foi vendido por apenas 1 ETH. Mas o que são NFTs? NFTs são tokens únicos emitidos na blockchain que representam algo único. Eles são usados principalmente para vender produtos digitais como arte ou música usando criptomoedas, como ETH ou Ethereum, que funcionam como um meio criptográfico de troca através de uma rede de computadores. Atualmente, o setor imobiliário tem duas formas: um NFT imobiliário físico, que pode ser transformado em NFT por meio de tokenização, e um NFT imobiliário virtual, que é um terreno dentro do domínio digital, também chamado de metaverso.

Os proprietários podem criar, possuir, negociar e monetizar seus ativos digitais sem o incômodo da burocracia. Isso significa que se vende ou compra imagens, digitalizações 3D, plantas, tours virtuais e relatórios de locais em vez de propriedades físicas. Com um NFT, o processo de transação é simplificado, permitindo que a compra de um imóvel seja realizada em poucos minutos. Além disso, "NFTs podem economizar tempo, despesas e coordenação dos proprietários envolvidos na reprodução das condições exatas existentes de seu espaço físico, pintando uma imagem precisa das características físicas do edifício - arquitetura, equipamentos e mecânica", disse a Integrated Projects.

Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 3 de 5
Cortesia de INTEGRATED PROJECTS
Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 4 de 5
"Hereretopia", 2021, Token Não Fungível Único (NFT). Imagem cortesia de Karisman

Embora estas propriedades não lutem com as condições físicas e humanas que a arquitetura enfrenta há séculos, abre-se um novo debate na prática arquitetônica. Com todas as possibilidades do mundo virtual, a capitalização de mercado parece ser o eixo do design virtual, conduzindo a arquitetura à especulação e à meras imagens. Por outro lado, os NFTs são a oportunidade de estabelecer regras de propriedade estritas, não apenas em termos de imóveis, mas também em termos de propriedade intelectual.

"Nova York é a Rosetta Stone do século XX", indicou Rem Koolhaas em Nova York Delirante. Como muitos arranha-céus em Manhattan fizeram, o "44W37" é o início de uma nova era na arquitetura e no mercado imobiliário nas megacidades. A inauguração da Casa 3D NFT do MetaMundo também questiona a função da arquitetura no metaverso. Arquitetos renomados já indicaram suas perspectivas: Rashed Singaby, designer senior da HOK, destacou que "entre projetar para o metaverso e aproveitar suas capacidades, o potencial é quase ilimitado", e Leon Rost, diretor do BIG, considera o metaverso inerente à arquitetura, onde "estrutura, materialidade e custo não existem mais."

Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York - Imagem 5 de 5
NFT tridimensional, uma casa ao lado do oceano. Imagem cortesia de MetaMundo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Primeiro edifício comercial de NFT é vendido em Nova York" [First-Ever NFT Office Building is Sold in New York City] 16 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989513/primeiro-edificio-comercial-de-nft-e-vendido-em-nova-york> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.