Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público

O Museu de Belas Artes do Arkansas em Little Rock, EUA, está pronto para abrir ao público em 22 de abril de 2023. Projetado pelo escritório de arquitetura Studio Gang em colaboração com Polk Stanley Wilcox e arquitetura paisagística e escritório de design urbano SCAPE. A nova identidade arquitetônica do Museu visa mostrar o seu papel de instituição artística de referência na região. Uma das características mais notáveis do Museu, o telhado dobrado de placas de concreto, agora está completo. A nova linha de cobertura abrange toda a extensão do edifício, conectando a nova construção e os espaços reformados para criar um caráter arquitetônico coerente para a instituição cultural.

Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 2 de 6Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 3 de 6Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 4 de 6Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 5 de 6Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Mais Imagens+ 1

Para o Studio Gang, o processo de projeto começou com o estudo do edifício original de 1937 e seus oito acréscimos. A abordagem do estúdio baseou-se no desejo de criar unidade e coerência entre as várias estruturas, sistemas de construção e programas, enfatizando os elementos históricos importantes. Isso foi alcançado através da criação de uma nova espinha central que percorre toda a extensão do museu e conecta os espaços de programação e a paisagem ao redor. Outra vantagem é que este novo elemento permite a entrada de luz natural no edifício e amplia as linhas de visão, criando novas oportunidades de engajamento e descoberta para os visitantes do museu. O telhado plissado desta nova adição também dá ao museu uma imagem distinta e reconhecível.

Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 4 de 6
Vista para o norte. Imagem © Tim Hursley

Desde os estágios iniciais do projeto, o Studio Gang visa “um museu em um parque”, reconhecendo que a circulação na claridade em todo o edifício e no parque revigoraria o museu e permitiria que ele florescesse. Na década de 2010, algumas das adições ao prédio original, necessárias para o crescente acervo do museu, estavam bloqueando a instituição nos sentidos do bairro e do parque vizinho. Os designers entenderam que essas relações eram importantes e optaram por restabelecê-las. O novo edifício está situado em 11 acres de paisagem pública projetada pela SCAPE e inspirada na ecologia nativa do Arkansas.

Seguindo seu espírito de “começar com o que está lá”, o projeto do Studio Gang para o novo Museu de Belas Artes do Arkansas escava a fachada histórica Art Deco do museu original para torná-la a nova entrada norte. Originalmente projetado pelo arquiteto H. Ray Burks, o edifício de 1937 apresentava uma fachada de pedra calcária projetada pelo artista de Little Rock Benjamin D. Brantley e apresenta duas figuras esculpidas em relevo. O novo edifício revela a fachada para o exterior pela primeira vez desde 1982. Além da nova construção, o projeto do Studio Gang reutiliza e adapta várias estruturas e materiais anteriores, ao mesmo tempo que reforma os espaços existentes para apoiar as aspirações de programação do Museu.

Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 2 de 6
Vista para o parque. Imagem © Tim Hursley

O que diferencia o trabalho do Studio Gang é a busca continuamente renovada da lógica de cada edifício, o processo de desvendar as circunstâncias contingentes de cada projeto, mergulhando neles em busca de inspiração. - arquiteto Mohsen Mostafavi, autor de Studio Gang: Architecture (Phaidon, 2020)

Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 3 de 6
Vista do norte. Imagem cortesia de Studio Gang e SCAPE

Fundado e liderado por Jeanne Gang, o Studio Gang é um escritório de arquitetura e design urbano com sede em Chicago, com escritórios em Nova York, São Francisco e Paris. Atualmente, o Studio Gang tem projetos culturais e cívicos nas Américas, incluindo uma expansão para o Museu Americano de História Natural em Nova York, um novo Centro da Universidade de Chicago em Paris, uma nova Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e o Terminal Global no Aeroporto Internacional O'Hare em Chicago.

Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público - Imagem 5 de 6
Entrada pelo sul. Imagem cortesia de Studio Gang e SCAPE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Museu de Belas Artes do Arkansas redesenhado pelo Studio Gang será aberto ao público" [Studio Gang’s Redesigned Arkansas Museum of Fine Arts in Little Rock, US, is Set to Open to the Public] 23 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989232/o-museu-de-belas-artes-do-arkansas-redesenhado-pelo-studio-gang-em-little-rock-eua-sera-aberto-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.