Como organizar uma cozinha com um bom projeto

Seja para grandes famílias, colegas de quarto ou casais aposentados, a cozinha é o coração de nossas casas. É onde passamos a maior parte do nosso tempo e, portanto, onde guardamos todas as nossas coisas. Além dos alimentos e utensílios de cozinha habituais, as cozinhas também são locais de armazenamento para utensílios domésticos essenciais, como produtos de limpeza, máquinas de lavar/secar roupa e a infame gaveta, onde colocamos de tudo um pouco.

É possível, no entanto, alcançar a plenitude organizacional na cozinha sem viver o estilo de vida de um minimalista extremo. Veja como projetar uma cozinha bem organizada e, mais importante, que permaneça assim.

Dividir e conquistar: separar o espaço por função

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 2 de 8
Apartamento Klinker / Colombo and Serboli Architecture. Imagem © Roberto Ruiz

Primeiro, categorize os itens com base na frequência e finalidade que são usados. Em seguida, posicione-os mais próximos de onde serão utilizados. Manter os alimentos e os utensílios de cozinha perto da bancada, os utensílios de cozinha ao lado do fogão e os itens de mesa e direção a ela parece simples e óbvio e é, mas manter o sistema não é.

No apartamento de férias da família Klinker em Barcelona, a cozinha foi naturalmente dividida do resto do espaço aberto, setorizada por uma faixa central terracota no piso. Com um espaço reduzido para armazenar os poucos objetos necessários para uma curta estadia, a família californiana rapidamente recorda para onde as coisas vão, com armários nas bordas externas da bancada, mantidos cromaticamente separados.

Atendendo a este requisito de armazenamento na cozinha codificado por cores, a linha NX 505 da Next125 está disponível em tons brilhantes de laca acetinado, enquanto a Samsung lançou até mesmo uma geladeira/congelador com portas coloridas intercambiáveis.

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 3 de 8
© Roberto Ruiz

Vida na ilha: tire a bancada de trabalho da parede

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 4 de 8
Um apartamento renovado em Tel Aviv / Lital Ophir + Ilana Bronfen + Amir Navon + Chen Navon. Imagem © Gidon Levin

A melhor maneira de melhorar a funcionalidade do armazenamento da cozinha é ter mais dele. Parece simples e frustrantemente inatingível, mas a maioria das cozinhas, na verdade, perde espaço de armazenamento para substituí-lo por bancadas de trabalho. Veja este pequeno apartamento em Tel-Aviv por exemplo: em uma planta comprida e estreita, os arquitetos utilizaram armários do piso ao teto como divisórias, configurando uma sala adicional para a família ao mover a cozinha para uma posição central. Em um verde-escuro contrastante, a despensa é mantida totalmente integrada, enquanto uma ilha direciona o espaço de trabalho da cozinha para a área social principal.

No apartamento Gracia, ainda menor em Barcelona, a bancada de cozinha em forma de L foi sacrificada por mais armários, enquanto uma mesa de jantar/ilha multi-funcional a substitui em outro lugar. Com o armazenamento integrado, a mesa pode manter os produtos à mão, se transformando rapidamente, de uma função para outra.

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 5 de 8
Apartamento Gracia / FORMA. Imagem © Nina Cortadellas

Acesse todas as áreas

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 6 de 8
Armários de cozinha Cesar da Dressup . Imagem

O estilo de vida da ilha de cozinha está em alta, mesmo em projetos menores, que renunciam a alguns itens para ampliar os limites do que é confortavelmente utilizável. Se a largura da cozinha for mínima, considere economizar alguns centímetros com armários menos profundos, como o Dressup da Cesar, com apenas 22 cm de profundidade. Embora haja uma redução na metragem quadrada, a primeira camada visual e de fácil acesso permanece a mesma. Para compensar a perda de espaço de armazenamento para objetos maiores, o armazenamento em prateleiras duplas sobre a ilha mantém os itens exatamente onde são mais necessários. Nesta casa na toscana, por exemplo, os utensílios de cozinha e os principais ingredientes nas prateleiras estão na ponta dos dedos dos usuários.

Às vezes, no entanto, o problema não é pouco armazenamento, mas muito. A maioria do espaço adicional em armários mais profundos está fora de vista e de difícil alcance, tornando-se um terreno fértil para alimentos e objetos esquecidos. As estruturas organizacionais personalizáveis em gavetas como a FINE Customisable de Santos garantem que tudo permaneça no lugar certo, enquanto as despensas Peka-System abrem espaço para tudo, dando acesso até mesmo às profundezas mais escuras do armário. A unidade Extendo da marca suíça dispõe de prateleiras retráteis individuais, enquanto as portas estreitas da Hochschrank fazem a abertura de uma unidade inteira de uma só vez.

Trate as cozinhas como espaços de trabalho

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 7 de 8
Ilha conceito Wing da Bora. Imagem © True Design | Parisotto+Formenton

Enquanto isso, podemos melhorar a funcionalidade da cozinha aplicando o mesmo conhecimento de projetos de espaços de trabalho, como escritórios altamente eficientes, para melhorar a experiência de cozinhar. As mesas comumente usadas em escritório apresentam uma unidade central para alojar cabos de energia e fixar telas acústicas, mas a área de trabalho limpa e livre de obstáculos que resta também é uma superfície de bancada adequada para o uso. O conceito de ilha de cozinha Wing da Bora, originalmente projetada como uma mesa de escritório, utiliza este canal estreito para inserir uma estante com tomadas e iluminação integrada, além de espaços para ingredientes e ferramentas mais utilizados, como prateleiras de temperos, facas e tábuas de corte.

Como organizar uma cozinha com um bom projeto - Imagem 8 de 8
Ilha conceito Wing da Bora. Imagem © True Design | Parisotto+Formenton

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Como organizar uma cozinha com um bom projeto" [How to Organize a Kitchen With Good Design] 08 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989075/como-organizar-uma-cozinha-com-um-bom-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.