Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano

A fundadora do Studio Gang, Jeanne Gang, é a vencedora do Prêmio ULI 2022 para Visionários em Desenvolvimento Urbano, honraria mais respeitada na comunidade relacionada aos estudos de uso da terra e desenvolvimento urbano. De museus e arranha-céus, incluindo o Museu de Belas Artes do Arkansas e a St. Regis Tower em Chicago, Gang demonstrou seu trabalho na criação e implementação de melhores práticas de reutilização sustentável, biodiversidade ecológica e equidade social. Gang, a primeira arquiteta mulher a receber o prêmio, junta-se à lista de laureados do ULI junto com Alejandro Aravena, Richard Rogers e Vincent Scully.

Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 2 de 7Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 3 de 7Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 4 de 7Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 5 de 7Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Mais Imagens+ 2

Fundado e liderado por Jeanne Gang, o Studio Gang é uma empresa de arquitetura internacional que defende estratégias inovadoras para melhorar a biodiversidade ecológica nas cidades e desafia o status quo na prática profissional, eliminando a diferença salarial de gênero e incentivando seus colegas a seguir o exemplo.

Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 6 de 7
Jeanne Gang. Imagem © Sally Ryan

Atualmente, cada vez mais mulheres na arquitetura têm ganhado destaque e lideram escritórios. Iniciativas de órgãos profissionais como o RIBA e o AIA estão encabeçando premiação, como o Women in Architecture Awards e o Mies Crown Hall Americas Prize. Entretanto, analisando os dados dos EUA, somente 17% dos arquitetos registrados são mulheres, e o Prêmio Pritzker premiou apenas 6 mulheres em suas quarenta e quatro edições consecutivas.

Porém, as notícias do mundo arquitetônico também estão sinalizando mudança em uma profissão tradicionalmente dominada por homens. O SANAA, liderado por Kazuyo Sejima, foi nomeado o ganhador do Prêmio Praemium Imperiale 2022 de arquitetura pela Japan Art Association. A arquiteta Farshid Moussavi e a artista Mona Hatoum são as destinatárias dos prêmios Jane Drew 2022 e Ada Louise Huxtable Prizes Celebrating Women in Architecture. A proposta de pesquisa: “[On Set with] Lilly Reich” das arquitetas valencianas Laura Lizondo Sevilla, Débora Domingo Calabuig, e Avelina Prat García receberam o 2ª Lilly Reich Grant for Equality in Architecture em 2018. O trabalho foi selecionado por profissionais vinculados aos domínios de investigação e divulgação em arquitetura no âmbito da igualdade.

Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano - Imagem 2 de 7
Aqua Tower. Imagem © Victor Delaqua

O anúncio de Jeanne Gang como vencedora do 2022 ULI Prize for Visionaries in Urban Development vem no momento de ascensão do estúdio, além do anúncio de Gang como uma das pessoas mais influentes no mundo pela revista TIME, em 2019. O Studio também está desenvolvendo o The Richard Gilder Center for Science, Education, and Innovation, uma expansão para o Museu Americano de História Natural em Nova York. Enquanto isso, um campus unificado para o California College of the Arts em San Francisco e a nova Embaixada dos EUA em Brasília devem ser inaugurados neste outono.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Jeanne Gang vence o Prêmio ULI 2022 de Visionários em Desenvolvimento Urbano" [Jeanne Gang Wins the 2022 ULI Prize for Visionaries in Urban Development] 06 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990025/jeanne-gang-vence-o-premio-uli-2022-de-visionarios-em-desenvolvimento-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.