Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré

Em homenagem ao vencedor de 2022, o arquiteto burquinense Francis Kéré, o Prêmio Pritzker lançou um vídeo da cerimônia do recém-inaugurado Marshall Building na LSE, projetado pelas vencedoras de 2020 Yvonne Farrell e Shelley McNamara. O documentário inclui comentários de Tom Pritzker, e de vencedores anteriores, como Alejandro Aravena, Norman Foster, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal. Esta cerimônia entrega a Kéré o medalhão do Prêmio Pritzker 2022, a mais alta honraria da arquitetura, certificando-o como Laureado por seu extraordinário trabalho com comunidades e habilidade em arquitetura.

Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 2 de 7Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 3 de 7Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 4 de 7Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 5 de 7Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Mais Imagens+ 2

“Quais são os desafios hoje? Qual é a nossa grande preocupação hoje, para todos, para os arquitetos e para a humanidade? O que [é] tão importante para nós? A crise climática é real”. Como parte de seu discurso durante a cerimônia, Francis Kéré destacou a importância da arquitetura como um papel fundamental para enfrentar o crescimento populacional e o atual conflito por recursos. (…) Os recursos [são] limitados... os conflitos por recursos se intensificarão em todo o mundo e o crescimento populacional é iminente. Não importa de onde viemos, isso deve preocupar a todos.” Francisco Kéré.

Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 3 de 7
Escola Primária em Gando / Kéré Arquitetura. Cortesia de Erik Jan Ouwerkerk

Durante a cerimônia, Alejandro Aravena, presidente do júri do Pritzker e vencedor de 2016, afirmou que “estamos expandindo a nossa caixa de ferramentas”. O arquiteto chileno destacou a importância da contribuição de Kéré para “novos modelos para enfrentarmos desafios que nunca vimos antes” (…) “Queremos celebrar [Francis] hoje, por nos mostrar outro caminho possível”. Reflexões de laureados anteriores, Norman Foster (1999), Rem Koolhaas (2000), Glenn Murcutt (2002), Jean Nouvel (2008), Farrell e McNamara (2020), Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal (2021), comprovam a capacidade de Kéré de apresentar “beleza, modéstia, ousadia e invenção ao mesmo tempo”. Vassal descreve a obra de Kéré com “algumas palavras que não escolhemos com tanta frequência na arquitetura: felicidade, gentileza, agilidade”.

“Como arquiteto, ele valoriza e orquestra o talento dos autores para fazer um trabalho coletivo, e isso é muito importante e muito novo na arquitetura.” Jean-Philippe Vassal

Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 2 de 7
Parque Nacional de Mali / Kéré Architecture. Imagem Cortesia de Iwan Baan

Fundada por Francis Kéré em 2005, com enfoque tanto em projeto como em compromisso social, a Kéré Architecture projeta e constrói arquitetura contemporânea que alimenta a imaginação com uma visão afro-futurista. Informado pela tradição, o estúdio explora novos modos de construção e usos inovadores de recursos locais e métodos de design participativo. Francis Kéré participou como arquiteto de duas instalações dedicadas às vozes do continente africano e foi curador da 23ª Trienal de Milão. Este ano, o estúdio finalizou o Kamwokya Community Playground em Kampala, Uganda.

Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré - Imagem 4 de 7
Kere for Lavazza. The 23rd Triennale Milano. Imagem Cortesia de Jaime Herraiz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cano, Paula. "Prêmio Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Francis Kéré" [The Pritzker Architecture Prize Releases Ceremony Video to Honor 2022 Laureate, Francis Kéré] 20 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988995/premio-pritzker-divulga-video-da-cerimonia-de-premiacao-de-francis-kere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.