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Architecture Classics

Clássicos da Arquitetura: Restauro do Museu de Castelvecchio em Verona / Carlo Scarpa

O Museu Cívico de Castelvecchio é um dos museus mais importantes da cidade de Verona, assim como um dos mais interessantes da arte italiana e europeia. O importante castelo onde se localiza, construído entre os anos de 1354 e 1356 junto à ponte Scaligero, em Verona, teve seu restauro dirigido pelo renomado arquiteto Carlo Scarpa, iniciado no ano de 1957 e com várias etapas ao longo de 18 anos, resultando em uma de suas obras mais significativas, evidenciando sua admiração pela arquitetura de Frank Lloyd Wright e a espacialidade japonesa tradicional.

O museu está situado dentro do complexo da fortaleza de La Scala di Castelvecchio, distribuído em mais de trinta salas relacionadas à escultura, à pintura italiana e estrangeira, armas antigas, cerâmicas, jóias, miniaturas e sinos antigos.

Mais informações a seguir.

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Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Herbert F. Johnson, Cornell University / I.M. Pei

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um anseio de criar uma declaração dramática, uma quantidade ótima de vistas panorâmicas, espaços abertos transparentes e janelas, foi contrastada com o peso e a ousadia das formas retangulares de concreto.

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Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural São Paulo / Eurico Prado Lopes e Luiz Telles

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Localizado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio, o Centro Cultural São Paulo integra-se à paisagem de São Paulo, não se impondo visualmente, e constitui-se como passagem e ponto de encontro para uma variada gama de pessoas diariamente, de idades, classes sociais e interesses diversos. É um exemplo de urbanidade e diversidade, um espaço democrático, projeto cultural bem-sucedido.

Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural São Paulo / Eurico Prado Lopes e Luiz Telles - Centro Cultural

Clássicos da Arquitetura: Castelo de Kafka / Bofill Taller de Arquitectura

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Clássicos da Arquitetura: Projeto Habitacional Pruitt-Igoe / Minoru Yamasaki

Poucos edifícios na história podem reivindicar um legado tão infame como o Projeto Habitacional Pruitt-Igoe em St. Louis, Missouri. Construído durante o auge do modernismo, esta coleção nominalmente inovadora de torres residenciais foi concebido para se erguer como um triunfo dos projetos arquitetônicos racionais sobre os males da pobreza e a deterioração urbana; Em vez disso, duas décadas de turbulência precederam a destruição final, brusca, de todo o complexo em 1973. A queda de Pruitt-Igoe acabou por significar não apenas o fracasso de um projeto de habitação pública, mas sem dúvida a morte de toda uma era de projetos modernistas.

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Clássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint

Seis milhões de tijolos amarelos no topo de uma colina na periferia de Copenhague formam um dos monumentos expressionistas mais famosos do mundo, ao mesmo desconhecido. Grundtvigs Kirke ("igreja de Grundtvig")foi projetada pelo arquiteto Peder Vilhelm Jensen Klint, construída entre 1921 e 1940 como um memorial a N.F.S. Grundtvig - um pastor, um filósofo, um historiador, um hinário, e um político dinamarquês famoso do século XIX. [1] Jensen Klint, inspirado pela interpretação humanista de Grundtvig do cristianismo, fundiu a escala e o estilo de uma catedral gótica com a estética de uma igreja dinamarquesa criando um marco digno de seu homônimo. [2]

Foi decidido em 1912 que Grundtvig, que havia falecido em 1873, foi tão significativo para a história e cultura dinamarquesa que merecia um monumento nacional. Duas competições foram prendidas em 1912 e em 1913, trazendo numerosas submissões para estátuas, colunas decorativas, e memoriais arquitetônicos. [3]

Clássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint - Marcos E MonumentosClássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint - Marcos E MonumentosClássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint - Marcos E MonumentosClássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint - Marcos E MonumentosClássicos da Arquitetura: Igreja de Grundtvig / Peder Vilhelm Jensen-Klint - Mais Imagens+ 13

Clássicos da Arquitetura: Maison du Bresil / Le Corbusier

Clássicos da Arquitetura: Maison du Bresil / Le Corbusier - Instituto, Fachada
© Samuel Ludwig

Pensada como um microcosmo da vida e cultura brasileiras, Maison du Bresil é um exemplo significativo dos projetos residenciais de alta densidade de Le Corbusier. Inaugurada em 1959, é uma das vinte e três residências internacionais da Cité Internationale Universitaire de Paris, localizada no coração da capital francesa. Como "Casa do Brasil", o edifício funciona como residência para acadêmicos, estudantes, professores e artistas brasileiros, e como um centro para a cultura brasileira, fornecendo espaços de exposição e arquivos. Nomeadamente, o edifício tem proporcionado residência a famosos brasileiros, como o renomado jornalista Barroso Zózimo do Amaral.

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Clássicos da Arquitetura: Museu do Design Vitra / Gehry Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Mesmo no Vitra Campus, em Weil-am-Rhein, uma coleção de fábricas de móveis, escritórios, salas de exposição e galerias, dos quais muitos são produtos de arquitetos icônicos, o Vitra Design Museum se destaca como excepcional. Com sua forma escultural composta de volumes curvos interconectados, o museu é uma obra inconfundível de Frank Gehry - um arquiteto que construiu um legado para si mesmo sobre essas estruturas. O que pode não ser imediatamente aparente é a encruzilhada que este sereno edifício branco representa: foi neste projeto na região sudoeste da Alemanha (perto da fronteira suíça) que Gehry realizou sua primeira estrutura no que seria seu estilo atualmente.

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Clássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA

Quando Philip Johnson foi o curador o Museu de Arte Moderna (MoMA) na "Exposição Internacional de Arquitetura Moderna", em 1932, ele fez isso com a intenção explícita de definir o Estilo Internacional. Como curador convidado na mesma instituição em 1988, ao lado de Mark Wigley (agora Decano Emérito da Columbia GSAPP), Johnson tomou a abordagem oposta: ao invés de apresentar a arquitetura derivada de um conjunto rigidamente uniforme de princípios projetuais, ele reuniu uma coleção de trabalhos de arquitetos cujas abordagens semelhantes (mas não idênticas) tiveram resultados similares. Os arquitetos que ele selecionou - Peter Eisenman, Frank Gehry, Zaha Hadid, Rem Koolhaas, Daniel Libeskind, Bernard Tschumi e o escritório Coop Himmelblau (liderado por Wolf Prix) - provaram ser alguns dos arquitetos mais influentes do final do século XX até os dias atuais. [1,2]

Clássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA - Instalação , MesaClássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA - Instalação , Mesa, CadeiraClássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA - Instalação Clássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA - Instalação Clássicos da Arquitetura: Exposição desconstrutivista de 1988 no MoMA - Mais Imagens+ 1

Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados

Clássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados - Arquitetura Cultural, Jardim, FachadaClássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados - Arquitetura Cultural, Fachada, CorrimãoClássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados - Arquitetura Cultural, Cadeira, MesaClássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados - Arquitetura Cultural, FachadaClássicos da Arquitetura: Centro Cultural Jabaquara / Shieh Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 55

Por Shieh Shueh Yau e Gustavo Neves da Rocha Filho

O objetivo do projeto era valorizar a Casa-Sede do Sítio da Ressaca. Assim, restaurado o edifício histórico e recomposta a micro-paisagem, o novo espaço é constituído por um edifício cuja implantação se fez conforme princípios de visibilidade e de valorização do monumento.

A locação do novo edifício proporcionou uma diferenciação fácil de acessos e tratamentos das áreas em relação à Casa-Sede, deixando esta numa posição de relativo isolamento, proporcionado pelo afastamento, pela pequena e artificial movimentação do terreno e pela maior naturalidade de tratamento dos pisos e da vegetação no seu entorno.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma coleção centrada na arte americana e cerâmica, o Everson Museum existe como uma estrutura que é mais do que apenas um depósito para a arte. Projetado em 1968 por I.M. Pei, o edifício procurou desafiar a tipologia tradicional do museu através de sua forma inovadora, enquanto também existir como um objeto de arte moderna por si só. Pei concebeu o Everson como uma estrutura completamente aberta com acessos a seu interior a partir de todos os seus lados expostos.

Clássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Galeria, FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Galeria, FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Galeria, FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Galeria, Aido, FachadaClássicos da Arquitetura: Everson Museum / I.M. Pei - Mais Imagens+ 10

Clássicos da Arquitetura: Kubuswoningen (Casas Cubo) / Piet Blom

Uma atração turística popular e uma experiência arquitetônica bizarra, as Casas Cubo (Kubuswoningen) localizam-se no Oude Haven, a parte mais histórica do porto de Roterdã. Após sua destruição durante a Segunda Guerra Mundial, o arquiteto Piet Blom foi convidado a reconstruir a área com uma arquitetura de destaque, apresentando-lhe a oportunidade de aplicar a sua exploração de habitações cúbicas anterior em Helmond para um contexto mais urbano. Conhecido por seu desejo de desafiar convenções, Blom não queria que o Kubuswoningen se assemelhasse a uma habitação típica; ele esforçou-se para dissolver a atitude de que "um edifício tem de ser reconhecido como uma casa para que possa ser qualificado como habitação." Durante uma época em que a reconstrução de Roterdã era fundamental, Kubuswoningen serviu como um precedente influente para o desenvolvimento arquitetônico progressivo e inovador.

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Clássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano

Por Dan Gamboa Bohorquez

No ano de 1964 foi inaugurado, na Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia, que desde o Congresso de Americanistas de 1910 vinha sendo uma promessa. Originalmente o museu estava instalado na antiga Casa da Moeda até que se decidiu criar um refúgio cultural que, nas palavras do presidente de então, Adolfo López Mateos, deveria ser um lugar em que "os mexicanos, ao sair dele, ficassem orgulhosos de sua nacionalidade". Foi então que, utilizando um terreno triangular e desmatado pertencente ao Ministério de Comunicações e localizado nas margens do Bosque de Chapultepec, decidiu-se que era hora de iniciar o projeto.

Clássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - MuseuClássicos da Arquitetura: Museu de Antropologia / Pedro Ramirez Vázquez, Rafael Mijares, Jorge Campuzano - Mais Imagens+ 16

Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta

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Por Legorreta+Legorreta

A Fábrica Renaul implanta-se no deserto. Legorreta respondeu ante o respeito e a magia do deserto que absorve os seres humanos: "O deserto é mágico, é impossível descrevê-lo, ele somente te absorve. Encontrei-me com um deserto e um muro que nunca terminam. Não quis suavizar esta emoção, assim que no lugar de inserir plantas ornamentais em áreas abertas, cobrimos o terreno com pedra de rio e, no lugar de uma cor tênue, usamos o roxo. No lugar de disputar com o deserto, o complementamos."

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea Kiasma / Steven Holl Architects

O próprio conceito de uma galeria de arte implica um foco para si mesmo. Embora a necessidade de mostrar os tesouros culturais contidos dentro seja evidente, a necessidade de conectar esses espaços de exposição protegidos com o mundo exterior é, em alguns casos, esquecida completamente. Mesmo projetos monumentais que transformam o museu em um elemento escultural podem falhar em fazer uma referência ao seu entorno particular. Este senso de "não pertencimento" é o que Steven Holl buscou evitar em seu projeto de um museu de arte no centro de Helsinque, o Kiasma - um museu cujas vistas cuidadosamente coreografadas, espaços de galeria formalmente irregulares e, de fato, seu próprio nome, falam sobre o ideal da conexão.

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Clássicos da Arquitetura: Palácio da Justiça / Juan Sordo Madaleno

Clássicos da Arquitetura: Palácio da Justiça / Juan Sordo Madaleno - Edifícios Institucionais
Cortesía de Sordo Madaleno Arquitectos, fotografía por Guillermo Zamora

O Palácio da Justiça é uma edificação icônica por seu estilo e inovação, sendo grande referência da época do movimento moderno. Foi destinado para abrigar os tribunais de justiça do Distrito Federal e do México.

"Os espaços de justiça também expressam a consciência coletiva sobre sua importância social, dignas e austeras como exige sua função, são também obras arquitetônicas importantes que formam parte inseparável do panorama urbano: o Palácio da Justiça, magnífica obra projetada por Juan Sordo Madaleno e José Adolfo Wiechers conta com uma qualidade emblemática e expressa material e conceitualmente a ágora cidadã. A colunata ou peristilo retangular evoca, quiçá, os espaços públicos da pólis, subtraindo o lugar superior da sede dos julgadores. Retilínea e poderosa, alude aos pórticos de mármore da Hélade. [1]

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Clássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino

À medida que a poeira abaixava após a Segunda Guerra Mundial, grande parte da Europa permaneceu com uma escassez habitacional. Em Milão, uma série de planos foram elaborados em resposta à crise, estabelecendo comunidades satélites para a cidade do norte da Itália, onde cada uma seria habitada por entre 50.000 e 130.000 pessoas. A construção da primeira dessas comunidades começou em 1946, um ano após o fim do conflito. Dez anos mais tarde, em 1956, a adoção do Il Piano Regolatore Generale -um novo plano diretor- preparou o cenário para o desenvolvimento da segunda, conhecida como "Gallaratese". O terreno da nova comunidade foi dividido em partes 1 e 2, sendo esta última propriedade do Monte Amiata Società Mineraria per Azioni. Quando o plano permitiu o desenvolvimento privado de Gallaratese 2 no final de 1967, a comissão para o projeto foi dada ao Studio Ayde e, em particular, seu sócio Carlo Aymonino. Dois meses depois, Aymonino convidaria Aldo Rossi para projetar um edifício para o complexo e os dois italianos começaram a realizar suas respectivas visões para a comunidade microcósmica ideal. [1]

Clássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino - ResidencialClássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino - ResidencialClássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino - ResidencialClássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino - ResidencialClássicos da Arquitetura: Bairro Gallaratese / Aldo Rossi e Carlo Aymonino - Mais Imagens+ 12

Clássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli

Clássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli - Arranha CéuClássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli - Arranha CéuClássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli - Arranha CéuClássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli - Arranha CéuClássicos da Arquitetura: Petronas Towers / Cesar Pelli - Mais Imagens+ 5

Kuala Lumpur, Malásia
  • Arquitetos: Cesar Pelli; Cesar Pelli
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1998
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gretsch­-Unitas