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Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea Kiasma / Steven Holl Architects

Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea Kiasma / Steven Holl Architects

O próprio conceito de uma galeria de arte implica um foco para si mesmo. Embora a necessidade de mostrar os tesouros culturais contidos dentro seja evidente, a necessidade de conectar esses espaços de exposição protegidos com o mundo exterior é, em alguns casos, esquecida completamente. Mesmo projetos monumentais que transformam o museu em um elemento escultural podem falhar em fazer uma referência ao seu entorno particular. Este senso de "não pertencimento" é o que Steven Holl buscou evitar em seu projeto de um museu de arte no centro de Helsinque, o Kiasma - um museu cujas vistas cuidadosamente coreografadas, espaços de galeria formalmente irregulares e, de fato, seu próprio nome, falam sobre o ideal da conexão.

© Pirje Mykkaenen © Pirje Mykkaenen © Petri Virtanen © Pirje Mykkaenen + 14

© Petri Virtanen
© Petri Virtanen

A demanda para um museu de arte contemporânea em Helsinque surgiu nos anos 60, embora os debates sobre sua criação acabaram por atrasar a ação decisiva por três décadas. Foi somente em 1990 que o Museu de Arte Contemporânea abriu ao público, e mesmo assim em um ambiente temporário. Um concurso de projeto para um novo museu permanente foi lançado no Outono de 1992. No ano seguinte, a proposta de Steven Holl, intitulada "Quiasma" (em português), foi selecionada sobre mais de 515 outras propostas. [1]

O dicionário define quiasma como "uma interseção anatômica." Kiasma é, como seu nome implica, um projeto de interseções. Seu terreno no centro de Helsinque é um ponto focal entre várias estruturas notáveis: o edifício finlandês do parlamento é diretamente adjacente ao oeste do museu, o Finlandia Hall de Alvar Aalto encontra-se ao sul, e a estação de Eliel Saarinen pode ser encontrada ao leste. A fachada norte do museu, entretanto, é delimitada pela Baía de Töölö. [2]

Cortesia de Steven Holl Architects
Cortesia de Steven Holl Architects

Estas características serviram como forças motrizes para determinar a forma do edifício: uma "linha cultural" curvada liga Kiasma ao Finlandia Hall, enquanto uma "linha natural" reta a conecta à paisagem e à baía [3]. O resultado desta síntese do terreno é uma estrutura compreendendo três elementos principais: dois componentes de construção e a água. O volume leste é uma massa torcida e curvada, cujas faces sul e leste são truncadas onde se encontram com o tecido urbano. Sua contraparte ocidental, entretanto, é uma extrusão ortogonal mais típica. As duas formas se encontram na extremidade norte do terreno, onde se cruzam com as águas de uma piscina refletindo que remete a uma extensão da baía de Töölö sul proposta por Holl. [4]

Cortesia de Steven Holl Architects
Cortesia de Steven Holl Architects

Os visitantes entram no museu através de um átrio espaçoso com um teto envidraçado. Ele serve de ponto de partida para as escadas, rampa e corredores que se curvam para levar ao restante do edifício. [5] Os espaços de galeria são caracterizados pelo arquiteto como "quase retangulares," cada um contendo uma parede curvada. Esta irregularidade diferencia cada espaço sucessivo, criando uma complexa experiência visual e espacial à medida que os visitantes passam pelas galerias do museu. [6] A impressão inicial é a do típico museu fechado; contudo, é somente movendo-se através de cada espaço que são descobertas as várias visões inesperadas para o exterior. Este foco coreografado externo, combinado com as formas irregulares do interior, cria o que Holl chamou de "uma variedade de experiências espaciais". [7]

Cortesia de Steven Holl Architects
Cortesia de Steven Holl Architects

Essa variedade era, segundo Holl, essencial à função de Kiasma. Artistas contemporâneos produzem um fluxo interminável de obras únicas e, portanto, um museu que as expõe deve ser capaz de antecipar e fornecer qualquer coisa que vá desde o sutil e contido até o grandioso e imprevisível. Os espaços irregulares, sutilmente diferenciados do museu, servem como salas de exposição que Holl descreve como um "fundo silencioso mas dramático" para a exibição de arte igualmente diverso. [8]

© Pirje Mykkaenen
© Pirje Mykkaenen

Holl trabalhou com mais do que volumes puros e janelas para dar a cada espaço seu caráter único. A luz natural foi uma consideração importante - Holl era fascinado pelo caráter em constante mudança da luz do dia da Finlândia. [9] Muitas das janelas em Kiasma são compostas de vidros translúcidos, que difunde a luz solar escandinava ao adentrar o interior. O ritmo de vistas da cidade é conseguido pela inclusão ocasional de vidro totalmente transparente - tanto como um crescente estreito que permite uma visão para a estação de Helsínquia e como fachadas completamente envidraçadas nas extremidades norte e sul dos volumes do edifício. [10]

A luz também permeia Kiasma através de uma abundância de claraboias. Mais do que simples furos no teto, as claraboias trabalham com as linhas curvas e irregulares do edifício para transformar a luz em um elemento escultórico em si. Seções horizontais capturam a luz ao longo dos tetos e paredes superiores desviando e difundindo a luz das claraboias e das janelas para baixo nos espaços do museu; Este sistema permite que a luz natural de uma única abertura na cobertura possa penetrar completamente e iluminar múltiplos níveis. [11]

© Petri Virtanen
© Petri Virtanen

Referências

[1] "The Story of Kiasma." Kiasma. Acessado em 23 de Março de 2016. [link]
[2] "Kiasma, Museum of Contemporary Art." Arcspace. November 11, 2012. Acessado em 23 de Março de 2016. [link]
[3] "Kiasma Museum of Contemporary Art." Steven Holl Architects. Acessado em 23 de Março de 2016. [link]
[4] Lecuyer, Annette. "Art Museum, Steven Holl Architects." Architectural Review, August 1998. September 21, 2011. Acessado em 23 de Março de 2016. [link]
[5] "Architecture." Kiasma. Acessado em 22 de Março de 2016. [link].
[6] “Kiasma Museum of Contemporary Art.”
[7] Bianchini, Ricardo. "Overview of Kiasma Museum." Inexhibit. December 12, 2014. http://www.inexhibit.com/case-studies/helsinki-glance-kiasma-museum-steven-holl/.
[8] “Kiasma Museum of Contemporary Art.”
[9] “Architecture.”
[10] Lecuyer.
[11] “Kiasma, Museum of Contemporary Art.”
[12] Bianchini.

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço: Mannerheimplatsen 2, 00100 Helsingfors, Finlândia

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Fiederer, Luke. "Clássicos da Arquitetura: Museu de Arte Contemporânea Kiasma / Steven Holl Architects" [AD Classics: Kiasma Museum of Contemporary Art / Steven Holl Architects] 10 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868850/classicos-da-arquitetura-museu-de-arte-contemporanea-kiasma-steven-holl-architects> ISSN 0719-8906

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