O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. México
  5. LEGORRETA
  6. 1985
  7. Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta

Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta

Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta
Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta , via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta

via Legorreta+Legorreta via Legorreta+Legorreta via Legorreta+Legorreta via Legorreta+Legorreta + 10

Por Legorreta+Legorreta

A Fábrica Renaul implanta-se no deserto. Legorreta respondeu ante o respeito e a magia do deserto que absorve os seres humanos: "O deserto é mágico, é impossível descrevê-lo, ele somente te absorve. Encontrei-me com um deserto e um muro que nunca terminam. Não quis suavizar esta emoção, assim que no lugar de inserir plantas ornamentais em áreas abertas, cobrimos o terreno com pedra de rio e, no lugar de uma cor tênue, usamos o roxo. No lugar de disputar com o deserto, o complementamos."

via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta

A distribuição dos edifícios no terreno corresponde às suas funções designadas. Para conectar essas funções, a planta foi  desenhada em torno de dois eixos principais, um de Norte a Sul e outro de Leste a Oeste. Isso proporciona uma melhor orientação para as linhas de montagem, simplifica a distribuição do pessoal e da matéria prima e facilita os complicados fluxos entre os espaços.

via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta

Ao entrar o visitante é recebido pelo símbolo da empresa Renault, localizado na praça de acesso principal sobre o eixo norte-sul. Nesta praça origina-se uma coluna vertebral que distribui os visitantes para os vestiários e os locais de trabalho. No lado leste da coluna vertebral localiza-se o edifício principal de montagem, a área de testes de máquinas, escritórios de pesquisa, recepção técnica e áreas de depósito. Um pátio situa-se entre as áreas de teste de máquinas, escritórios e áreas de montagem introduzindo o ambiente externo, assim como uma oportunidade de possível expansão. Ao longo do mesmo eixo localiza-se o restaurante, projetado ao redor de um pátio e rodeado de espaços com jardins ornamentais.

via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta

O complexo tem 50.000 metros quadrados e parece ser tão vasto e infinito como o próprio deserto. O mistério e isolamento do deserto sugeriram o caráter próprio do edifício, o qual depende das elegantes formas dos muros e paredes. O acesso é dramático, um muro baixo e grande surge por trás das ondulantes dunas de areia.

via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta

Muros exteriores “livres-flutuantes” estendem-se no deserto e convertem-se em painéis protetores contra o sol. Legorreta homenageia o deserto transformando-o em um campo de pedras.

Uma parede é muito mais que um elemento linear circundante. Quando é feita mais espessa, proporciona segurança e mais conforto térmico; quando está revestida por cores vibrantes, resplandece. A fábrica é uma celebração multidimensional da parede.

via Legorreta+Legorreta
via Legorreta+Legorreta
  • Arquitetos

  • Localização

    Gómez Palacio, México
  • Referências

    Legorreta+Legorreta
  • Área

    75000.0 m2
  • Ano do projeto

    1985

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
LEGORRETA
Escritório
Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Fábrica Renault / Ricardo Legorreta " 12 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868993/classicos-da-arquitetura-fabrica-renault-ricardo-legorreta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.