Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte

Arranha-céus são símbolos icônicos de modernização urbana e avanços tecnológicos em toda a América do Norte. Com efeito, essas estruturas são consideradas um sinal de prosperidade econômica, densidade urbana e da ambição humana. Em grandes cidades em todo o sub-continente, eles dão forma para o horizonte e identidade a essas metrópoles. Cidades como Nova York, Toronto e Miami mostram poder por meio desses projetos de ponta, que vão além de sua estatura física.

De maneira geral, arranha-céus são caracterizados por sua altura notável e pioneirismo na engenharia. Eles utilizam materiais como aço, vidro e concreto, e servem como espaços multifuncionais, que vão desde moradia até hotéis e escritórios. Arquitetos de todo o mundo ampliam os limites da criatividade arquitetônica, do design, da sustentabilidade e da funcionalidade ao construir esses edifícios. As estruturas permitem que os arquitetos maximizem o uso da terra de novas maneiras em áreas urbanas densamente povoadas.

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 2 de 10Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 3 de 10Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 4 de 10Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 5 de 10Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Mais Imagens+ 5

Conheça cinco arranha-céus da América do Norte que estão sendo projetados para dar forma a seus respectivos horizontes, celebrando o Dia do Arranha-céu nos Estados Unidos.

ODA / Torre de uso misto no sul da Flórida

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 10 de 10
© VERO Digital | ODA Skyscraper, Sul da Flórida

Com 47 andares e 830 unidades residenciais e estúdios, além de um amplo espaço comercial e de lazer com aproximadamente 1.200 metros quadrados, esta estrutura está localizada ao sul do Rio Novo, no bairro de Rio Vista, e tem o propósito de revitalizar a região. Uma grande praça na esquina foi integrada ao nível da rua, tornando as áreas públicas acessíveis nos andares mais baixos e criando um espaço público para a comunidade local.

Álvaro Siza / Arranha-céu em Nova York, 611 West 56th Street

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 6 de 10
© João Morgado | Álvaro Siza em New York City, 611 West 56th Street

Projetado pelo vencedor do Prêmio Pritzker, este arranha-céu de Nova York tem 137 metros de altura e 35 andares. Foi projetado como um edifício residencial no famoso bairro Hell's Kitchen, em Midtown. Suas 77 unidades vão de apartamentos de um a quatro quartos a apartamentos e coberturas em andares inteiros. O revestimento de calcário combina perfeitamente com as janelas horizontais que dão vista para todo o bairro. 

BIG / Spiral em Nova York

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 8 de 10
Cortesia de Tishman Speyer | BIG Spiral Skyscraper

Projetado pelo Bjarke Ingels Group, o novo arranha-céu em espiral em Hudson Yards, Nova York, tem 66 andares. A estrutura tem mais de 300 metros de altura e incorpora uma série de terraços em degraus e paisagens que envolvem o prédio em todos os lados. A torre é projetada como um espaço de escritórios, com algumas áreas comerciais no térreo. Além disso, o Spiral incorpora espaços ao ar livre por meio de uma série de átrios conectados. 

Herzog & de Meuron / Toronto Tower

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 7 de 10
© Herzog & de Meuron | Toronto Tower

O arranha-céu de 1.063 pés de altura em Toronto foi projetado para ser o prédio residencial mais alto do Canadá. A torre também reserva 16 andares dos 64 para escritórios e espaços comerciais, com um sky lounge e um restaurante no topo, com vista para o tecido urbano. Localizado no bairro de Yorkville, o edifício maximizará as áreas úteis do piso para aproveitar as vistas do leste da cidade.

Arquitectónica / Florida Commercial Building

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 9 de 10
Cortesia de Swire Properties Inc and Related Companies | One Brickell City Centre de Arquitectonica

One Brickell City Center is a 1,000-foot tower planned to become the tallest commercial tower in Florida. The structure is located in Miami's financial district and is designed to become an office building in a mixed-use development initiative. The design places emphasis on Miami as the emerging global hub for commerce, finance, and technology. Accommodating 1.5 million square feet of office space and amenities, the project aims to create open views towards the ocean and Downtown Miami.

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 4 de 10
Cortesia de Swire Properties Inc and Related Companies | One Brickell City Centre de Arquitectonica

Os arranha-céus são vistos como símbolos de progresso e inovação na América do Norte. Essas estruturas arquitetônicas representam de forma vívida as nossas sociedades modernas. Os horizontes das cidades de Nova York, Toronto e Miami estão passando por transformações significativas, e esses edifícios estão desempenhando um papel fundamental na definição do futuro dessas cidades. Cada arquiteto projeta torres levando em consideração diversas restrições, incluindo o uso de materiais para diferentes finalidades, e busca integrar a estrutura ao tecido urbano já existente.

Os cinco arranha-céus destacados acima representam a evolução contínua da arquitetura na América do Norte. Desde projetos residenciais como a torre de Álvaro Siza em Nova York até o conceitual Spiral da BIG em Hudson Yards, cada estrutura representa as necessidades atuais dos seus ocupantes. No entanto, conceber estas estruturas durante um boom econômico pode ser um desafio, causando enormes sombras e microclimas numa região já fria. Além disso, estas torres podem contribuir para a gentrificação, aumentando o valor das propriedades e deslocando moradores de menor renda.

Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte - Imagem 5 de 10
Cortesia de Swire Properties Inc and Related Companies | One Brickell City Centre de Arquitectonica

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Redefinindo o horizonte: os arranha-céus de última geração da América do Norte" [Redefining the Horizon: North America's Cutting-Edge Skyscrapers] 12 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006374/redefinindo-o-horizonte-os-arranha-ceus-de-ultima-geracao-da-america-do-norte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.