Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street

Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 1 de 25
© João Morgado

A densa paisagem de Manhattan acaba de receber mais um arranha-céu, desta vez projetado por um Pritzker português. Com 137 metros de altura e 35 pavimentos, o 611 West 56th Street, primeiro edifício de Álvaro Siza em Nova Iorque, foi externamente concluído. O condomínio de luxo, que é também a primeira obra de Siza nos Estados Unidos, conta, ainda, com diversos equipamentos para seus residentes, como uma piscina, um spa, uma academia, um playground para crianças e espaços para eventos.

Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 2 de 25Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 3 de 25Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 4 de 25Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 5 de 25Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Mais Imagens+ 20

Amplas janelas horizontais e revestimentos em pedra calcária branca nas fachadas destacam o edifício de seu entorno construído. Nos arredores, outra obra emblemática, a Via 57 West projetada pelo BIG, inaugurada em 2016, atesta o momento de efervescência do mercado imobiliário no bairro.

Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 4 de 25
© João Morgado

Localizado no famoso distrito de Hell's Kitchen, a oeste de Midtown, o empreendimento de pouco mais de 15 mil metros quadrados foi realizado com a participação da firma local SLCE Architects e conta com 77 unidades residenciais, que variam entre apartamentos de um a quatro quartos, unidades duplex, apartamentos de piso inteiro e coberturas. Os interiores foram projetados pelo escritório Gabellini Sheppard Associates.

Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 12 de 25
© João Morgado

Os últimos retoques externos aconteciam desde agosto do ano passado. O elevador de serviço foi removido da fachada oeste, o canteiro de obras no térreo foi limpo e os andaimes na calçada, desmontados. Tapumes e cercas ainda foram mantidos em frente ao edifício, mas deverão ser retirados nas próximas semanas. 

Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 24 de 25
© João Morgado
Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street - Imagem 21 de 25
© João Morgado

Nos últimos anos, Siza concluiu projetos culturais de grande vulto na China e Coreia do Sul, e no ano passado inaugurou uma torre de estrutura metálica voltada ao ecoturismo na Serra da Talhadas em Portugal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Álvaro Siza conclui seu primeiro arranha-céu em Nova Iorque, o 611 West 56th Street" 18 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982967/alvaro-siza-conclui-seu-primeiro-arranha-ceu-em-nova-iorque-o-611-west-56th-street> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.