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Concreto e vidro: Os cavaletes de Lina e um novo jeito antigo de exibir arte

Quarenta e sete anos após aparecerem pela primeira vez na pinacoteca do Museu de Arte de São Paulo (MASP), os emblemáticos cavaletes de vidro projetados por Lina Bo Bardi como expositores para algumas das pinturas mais valiosas produzidas do medievo ao moderno retornam em uma exposição no segundo pavimento do museu que abre suas portas na próxima quinta-feira, 11 de dezembro.

Tirados de cena em 1996, os suportes de concreto, madeira e vidro tiveram seu projeto revisado pelo escritório METRO Arquitetos, que assumiu em dezembro passado a área de expografia do MASP. Tendo realizado este ano algumas exibições no museu - como a Arte do Brasil até 1900 - o escritório conclui o ano de 2015 trazendo de volta os cavaletes e uma expografia bastante semelhante à original concebida por Lina, que, quase cinco décadas depois, continua a impressionar por seu modo inovador de exibir obras de arte em um espaço museológico.

Tivemos a oportunidade de visitar a montagem da exposição e conversar com o arquiteto Martin Corullon sobre a volta dos cavaletes e o processo de recuperação do espaço pensado por Lina para o museu. Leia, a seguir, a entrevista completa:

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Freddy Mamani: "Não é arquitetura exótica, mas uma arquitetura andina que transmite identidade"

Freddy Mamani, arquiteto boliviano, focou sua carreira na construção. Quando criança, passava suas férias brincando com os montes de brita. cimento e areia com os quais trabalhava seu pai. De pedreiro, interessou-se em dar um passo além e acabou estudando engenharia, construção e, recentemente, arquitetura. Aos 42 anos, já ergueu mais de 60 obras em El Alto, local onde mora e é reconhecido por aquilo que denomina "arquitetura andina", uma incipiente definição marcada pela presença de cores vibrantes e elementos geométricos tomados emprestados da cultura Tiahuanaco, antecedente do Império Inca.

Na ocasião do Mês do Desenho, organizado pelo Consejo Nacional de la Cultura y las Artes, conversamos com Freddy Mamani, que nesta entrevista explica as principais referências na construção dessa linguagem local e argumenta contra as críticas do establishment boliviano, incluindo universidade e grêmios.

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AD Brasil Entrevista: Sou Fujimoto / Bienal de Arquitetura de Chicago

A exposição "Architecture is Everywhere" de Sou Fujimoto Architects está entre as mostras favoritas dos leitores do ArchDaily Brasil na Bienal de Arquitetura de Chicago. A provocante coleção de objetos mundanos abraça a ideia de que o público - não apenas os arquitetos - deve ser incluído na celebração da arquitetura que acontece na Bienal.

Antes dos frutos da arquitetura florescerem, raramente revelamos as sementes cultivadas na mente dos arquitetos. É difícil capturar estas ideias primordiais, e mais ainda apresentá-las de um modo que apreenda o momento exato em que a arquitetura é "encontrada". 

A enganadora simplicidade de exibir "arquitetura encontrada" na realidade transmite uma lição mais profunda que Fujimoto descreveu em um cartaz que acompanha a mostra: "Arquitetura pode vir a ser de qualquer parte. Acredito que fomentar essa arquitetura-em-potencial na arquitetura real é, por si só, também arquitetura."

AD Brasil Entrevista: Paulo David

Em nossa seção AD Brasil Entrevista, apresentamos desta vez o arquiteto português Paulo David, diretor do Atelier Paulo David Arquitecto, um escritório de poucos integrantes que trabalha, sobretudo, com projetos de pequena escala em Portugal.

Sobre a atual situação econômica que vive Portugal, David se mostra certo de que o papel dos arquitetos em uma sociedade em crise deve ser revisto, bem como o papel da arquitetura como um todo, que deve levar alguns fatores outrora negligenciados em consideração.

Entrevista com Heinz Emigholz: Diálogos cruzados entre cinema e arquitetura

No início de agosto o Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Goethe Institut, promoveu a mostra de cinema "Arquitetura como autobiografia: Filmes de Heinz Emigholz", que exibiu 24 filmes, entre longas e curtas metragens, do cineasta alemão.

Trilhando um caminho entre cinema e arquitetura, grande parte da obra de Emigholz explora a relação entre construção e biografia, isto é, como o legado construído de arquitetos e engenheiros civis age como autobiografia destas mesmas figuras e como seus edifícios estão contextualizados em realidades bastante distintas.

Tivemos a oportunidade de entrevistar o cineasta, que esteve presente também em algumas sessões de debate no CCSP, e conhecer mais a fundo sua visão acerca dos pontos de contato entre estes dois campos que sua obra explora de maneira tão incisiva.

Leia, a seguir, a entrevista completa com Heinz Emigholz.

Rem Koolhaas fala sobre a Prada, preservação, arte e arquitetura

Com a abertura das galerias de arte Fondazione Prada, em maio, o OMA mostrou um lado diferente de seu trabalho, com foco na preservação e montagem ao invés da iconografia e layout esquemático - que muitos associam ao escritório. Nesta entrevista, publicada originalmente pela Metropolis Magazine como "Koolhaas Talks Prada", Rem Koolhaas explica o raciocínio por trás dessa nova abordagem e como eles tentaram evitar cair em clichês de espaços artísticos pós-industriais.

Quando a Fondazione Prada abriu suas portas para uma nova casa permanente em Milão dedicada à cultura contemporânea, não só colocou a cidade italiana firmemente na vanguarda da arte global, mas também introduziu uma nova maneira ambiciosa de pensar a relação entre arquitetura e arte. A localização - uma destilaria original de 1910 -composta por sete espaços, incluindo armazéns e três enormes cisternas de cerveja com uma qualidade industrial crua que os arquitetos, a empresa holandesa OMA, mantiveram, além de adicionar três novos edifícios feitos de vidro, concreto branco e espuma de alumínio. Um deles, o Podium, de localização central, é destinado a exposições temporárias, enquanto outro, ainda em construção, é uma torre de nove andares que vai abrigar os arquivos da fundação, instalações de arte e um restaurante. O terceiro, um teatro com uma fachada espelhada, apresenta paredes dobráveis permitindo que a construção se abra para um pátio. No total, o conjunto de edifícios fornece cerca de 11 mil metros quadrados de espaços de exposição, mais do que o dobro do novo Museu Whitney de Arte Americana. A correspondente da revista Metropolis, Catherine Shaw, visitou o local com o arquiteto ganhador do prêmio Pritzker, Rem Koolhaas, para descobrir mais sobre os desafios de criar um novo paradigma cultural.

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Calvin Seibert cria impressionantes castelos modernistas de areia

"Eu sempre tive uma afinidade por arquitetura que atribuo ao fato de ter crescido em bairros e cidades que estavam constantemente em construção. Nossa casa foi a primeira da quadra. Acho que de certo modo eu estava mais interessado nas abstrações das fundações e da estrutura inicial que nas estruturas completas em si. As coisas que eu fazia naquela época tinham esta coisa de incompleta. À medida que me tornava mais consciente da arquitetura e seu vasto mundo, o brutalismo assumia como um dos estilos do momento. Ver revistas de arquitetura quando era criança e frequentar resorts de ski franceses de Marcel Breuer e Flaine construídos em concreto mexeu com minha sensibilidade, fui cativado."

Para o artista de Nova York, Calvin Seibert, castelos de areia são mais do que um divertido hobby de verão. Utilizando um balde de tinta, espátulas caseiras de plástico e cerca de 565 litros de água, ele cria espetaculares castelos modernistas. Leia a seguir uma entrevista com Seibert e mais fotos de sua obra.

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AD Brasil Entrevista: Brasil Arquitetura

O escritório paulistano Brasil Arquitetura é o entrevistado da vez em nossa seção AD Brasil Entrevista. Fundado em 1979 por cinco arquitetos recém-formados pela FAU-USP, um ano após ser inaugurado eram três os sócios e, a partir de 1995, o permaneceram apenas Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

Nestas mais de três décadas de história, passaram pelo escritório mais de cinquenta colaboradores, entre arquitetos e estagiários, que atuaram projetos no Brasil e no exterior. Em 1986 os arquitetos criaram a marcenaria Baraúna, destinada a executar mobiliário e objetos em madeira projetados no escritório.

AD Brasil Entrevista: SuperLimão Studio

Com sede em São Paulo, SuperLimão Studio é o escritório que apresentamos desta vez em nossa seção AD Brasil Entrevista. Liderado por Sérgio Cabral, Thiago Rodrigues, Lula Gouveia e Antonio de Mello, o escritório apresenta uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais da arquitetura e do design que enxergam a arquitetura como exercício de equilíbrio entre as singularidades do cliente e uma linguagem fortemente influenciada pela tecnologia e novo materiais.

O frequente uso de novas técnicas e materiais construtivos reflete a carga que tem a pesquisa no processo projetual do SuperLimão Studio: sua arquitetura é em grande medida pautada por modelos de produção industriais adequados às necessidades individuais e subjetivas de cada indivíduo.

Rocco Yim revela o segredo para a diminuição das emissões de carbono nas cidades em desenvolvimento

Durante a conferência “Alternatives for Low Carbon City Architecture and Life” dessa semana, em Shenzhen, China, nós nos reunimos com Rocco Yim para lhe perguntar - impulsionados por seu interesse em conectar culturas - como seu trabalho está relacionado com a busca por baixas emissões de carbono ou por um design sustentável. Yim explica os valores fundamentais que motivam a sua abordagem para projetar, revelando suas atitudes em relação a soluções tecnológicas de projeto. Leia mais para saber o que Yim acredita ser a essência dos espaços urbanos bem sucedidos.

Bjarke Ingels fala sobre o projeto do Two World Trade Center

Semana passada, após um mês de especulações, o escritório BIG revelou seus planos para Two World Trade Center, em Nova Iorque, projeto que substitui a proposta de Foster + Partners que, embora tenha sido iniciada, foi embargada devido à crise financeira de 2008. Devido à grande visibilidade da obra, em apenas uma semana o projeto do BIG já foi objeto de análise minuciosa. Nesta entrevista, publicada originalmente pelo New York YIMBY como "Interview: Bjarke Ingels On New Design For 200 Greenwich Street, Aka Two World Trade Center, Nikolai Fedak conversa com Bjarke Ingels sobre o projeto da torre e porque foi necessário substituir o desenho de Foster + Partners.

YIMBY sentou-se com Bjarke Ingels para falar sobre o projeto de seu escritório para a 200 Greenwich Street, o Two World Trade Center. Apesar do clamor público após a mudança da versão de Norman Foster para a torre, a construção inovadora e com visão de futuro do BIG realmente responderá às necessidades humanas dos seus usuários e, ao mesmo tempo, pontuará o horizonte da cidade com 1.340 pés (408 mts) de altura. Veja, além da entrevista, algumas imagens do futuro ícone da paisagem urbana de Nova Iorque.

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AD Brasil Entrevista: Nitsche Arquitetos

Em nossa seção AD Brasil Entrevista apresentamos desta vez o escritório paulistano Nitsche Arquitetos, liderado pelos irmãos Lua Nitsche, Pedro Nitsche e João Nitsche. Dividido em duas frentes, o escritório desenvolve tanto projetos de arquitetura – encabeçados por Lua e Pedro, arquitetos formados na FAU USP em 1996 e 2000, respectivamente – como trabalhos de design gráfico e programação visual – comandados por João, artista plástico formado na FAAP.

Enxergando a arquitetura como a construção do espaço habitável, sempre em relação com o ser humano – “a grande escala na arquitetura” –, os irmãos Nitsche procuram no espaço qualidades que vão além do programa e de seu uso e suas obras mostram especial atenção ao modo como a arquitetura é construída.

Fotografia e Arquitetura: Joana França

Joana França é uma fotógrafa brasileira formada em arquitetura pela UnB que atua no campo da fotografia de arquitetura. Dona de um olhar sensível para a cidade e para o objeto construído, França começou a fotografar aos 15 anos e desde então a arquitetura já figurava entre seus temas preferidos.

Nascida em Brasília, Joana encontra na capital brasileira um de seus principais objetos de exploração, tendo fotografado para o Guia das obras de Oscar Niemeyer – Brasília 50 anos, editado pela Câmara dos Deputados e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil.

Desde 2012, trabalha registrando as exposições de artistas plásticos pelo Brasil, com destaque para a publicação do catálogo "Peasant Da Vincis" das mostras brasileiras do artista chinês Cai Guo-Qiang, nos CCBB's de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, de 2013.

Leia a seguir a entrevista realizada com Joana França para nossa seção Fotografia e Arquitetura e veja também algumas belíssimas imagens selecionadas pela fotógrafa.

Entrevista de Norman Foster para The European: “Arquitetura é a expressão de valores"

O editor Max Tholl, da revista The European, compartilhou conosco sua entrevista com Norman Foster sobre o papel da arquitetura na sociedade atual.

The European: Lord Foster, os arquitetos projetam edifícios que caracterizarão as cidades por décadas ou mesmo séculos. Quão difícil é projetar edifícios para um futuro incerto?

Foster: Flexibilidade é a consideração essencial. Nós projetamos com a consciência que as circunstâncias irão mudar - que o contexto do edifício irá evoluir; ele pode ser utilizado de maneiras diferentes e deverá incorporar novas tecnologias que nós ainda não podemos prever.

Leia a entrevista completa a seguir.

AD Brasil Entrevista: Carlos Eduardo Comas / Latin America in Construction

Neste domingo, 29 de março, será a abertura da exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980, no MoMA em Nova York, que reunirá uma vasta quantidade de documentos originais relativos às obras latino-americanas do período, entre croquis dos arquitetos, lâminas de projeto, fotografias de época e maquetes físicas de época e recentes, elaboradas pela equipe chilena Constructo_PUC.

Carlos Eduardo Comas, arquiteto e professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é um dos curadores convidados para a exposição, integrando uma equipe formada por Barry Bergdoll, curador, Patricio Del Real, assistente de curadoria, e Francisco Liernur, co-curador.

Nesta entrevista, que realizamos em sua casa-estúdio, conversamos com o arquiteto brasileiro sobre os detalhes da exposição, sua concepção e desenvolvimento, o trabalho em equipe para a seleção das obras e documentos históricos, e o que os visitantes podem esperar dela.

"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon

"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon - Imagem de Destaque
"Arquitetura em Diálogo". © Cosac Naify

Martin Corullon, fundador do Metro Arquitetos Associados, organizou o livro “Arquitetura em Diálogo” – que reúne dez entrevistas realizadas por Alejandro Zaera-Polo com Rem Koolhaas, Rafael Moneo, Herzog & de Meuron, Jean Nouvel, Álvaro Siza, Enric Miralles, Frank Gehry, Steven Holl, Peter Eisenman, SANAA.

Através das entrevistas presentes no livro é possível se envolver com o discurso dos arquitetos, conhecer mais sobre o que pensam, ler suas reflexões, saber como lidam com as provocações geradas pelo entrevistador e se inspirar.

Nesta entrevista com Martin, não é diferente. Através de sua visão e experiência, o arquiteto compartilha o que pensa sobre a crítica na arquitetura, o Star System, a interdisciplinaridade na disciplina arquitetônica, bienais e outros diversos temas presentes no livro.

"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon - Image 1 of 4"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon - Image 2 of 4"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon - Image 3 of 4"Arquitetura em Diálogo", uma conversa com Martin Corullon - Image 4 of 4Arquitetura em Diálogo, uma conversa com Martin Corullon - Mais Imagens+ 9

Veja a seguir a entrevista completa.

Fotografia e Arquitetura: Montse Zamorano

Nossa série Fotografia e Arquitetura apresenta desta vez a arquiteta espanhola Montse Zamorano que, após viver um ano em Xangai, decidiu se dedicar à fotografia de arquitetura. Atualmente Zamorano reside em Nova Iorque, onde faz o curso de Master in Branding na School of Visual Arts. Entre seus clientes de fotografia e vídeo estão alguns escritórios internacionais de renome, como Foster and Partners, Álvaro Siza e Héctor Fernández Elorza.

Gustavo Cedroni fala sobre o projeto expográfico de "Terra Comunal", de Marina Abramović

Aberta ao público ontem, 10 de março, a maior retrospectiva da obra de Marina Abramović já realizada na América do Sul – “Terra Comunal” – permanecerá aberta até 10 de maio no Sesc Pompéia.

A exposição é dividida e duas partes, sendo uma dedicada à retrospectiva da carreira de Abramović e outra à maior experiência aplicada pelo Marina Abramovic Institute (MAI), e esteve a cargo do escritório paulistano METRO, que teve a complexa tarefa de transformar temporariamente o espaço polifônico do Sesc Pompéia em um museu.

A escolha da icônica obra de Lina não é gratuita, a artista de performance se mostrou impressionada com o conjunto – que consiste na requalificação de uma antiga fábrica de tambores de óleo e dois novos prismas de concreto aparente conectados por passarelas – e manifestou publicamente sua empatia pela atmosfera e pelas “energias” do lugar.