Expografia do METRO Arquitetos para o MASP recupera projeto de Lina Bo Bardi

A partir deste mês estará aberto ao público a exposição Arte do Brasil até 1900 - fruto dos trabalhos da nova direção artística do MASP - com projeto expográfico do METRO Arquitetos.

Nesta nova fase o museu pretende refletir sobre o seu acervo ao longo do ano em uma série de exposições focadas nas artes brasileira, italiana, francesa de moda e de fotografia. Pretende também abordar o processo de formação do acervo, o que evidencia a importância do resgate do museu na consolidação da cena cultural brasileira.

Cortesia de METRO Arquitetos

As expografias tem como base reconstituir alguns projetos originais de Lina Bo Bardi para o acervo do MASP, neste caso quando exposto na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), entre 1957 e 1959, em São Paulo. Também o projeto para exposição do acervo na sede antiga, na Rua 7 de Abril, será atualizado na galeria do primeiro pavimento, com
abertura prevista para o dia 9 de abril.

Cortesia de METRO Arquitetos

Em paralelo aos projetos expográficos e exposições será possível ver o processo de recuperação do edifício do museu, também projeto de Bardi, restaurando sua espacialidade e características originais, como a transparência, perdidas em função de sucessivas intervenções provisórias. Este processo de recuperação culminará na reexibição da coleção
permanente nos cavaletes de vidro, no segundo andar do museu, prevista para o segundo semestre.

A equipe responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos é composta por Martin Corullon, Helena Cavalheiro e Juliana Ziebell.

Cortesia de METRO Arquitetos

METRO Arquitetos Associados, conduzido por Martin Corullon e Gustavo Cedroni, é um escritório de arquitetura que atua em projetos em diferentes escalas, de instalações temporárias a intervenções urbanas, como o projeto Centro Aberto realizado no centro de São Paulo, a Ladeira da Barroquinha em Salvador e a ampliação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos, a nova Galeria Leme, em São Paulo ou a expografia da 30ª Bienal de São Paulo, em 2012.

Estudos para "Arte do Brasil até 1900". Image Cortesia de METRO Arquitetos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Expografia do METRO Arquitetos para o MASP recupera projeto de Lina Bo Bardi" 03 Abr 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764786/expografia-do-metro-arquitetos-para-o-masp-recupera-projeto-de-lina-bo-bardi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.