ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arcos inflados de aço conformam a estrutura de pavilhão leve na Polônia

19:00 - 21 Julho, 2017
Arcos inflados de aço conformam a estrutura de pavilhão leve na Polônia, Cortesia de Oskar Zieta
Cortesia de Oskar Zieta

O arquiteto, designer e escultor polonês Oskar Zieta divulgou seu último projeto: o pavilhão NAWA em uma ilha em Wroclaw, Polônia. O pavilhão faz parte das celebrações da Capital Europeia da Cultura seguindo o tema "Metamorfoses da Cultura" e foi inaugurado em junho. Os elementos de aço que compõem a escultura projetada de forma paramétrica são feitos em um método único chamado FiDU, um processo de inflação de metal criado por Zieta durante seus estudos de doutorado na ETH Zurique. Embora Zieta tenha usado o FiDU com sucesso para vários produtos (muitos expostos no Salone del Mobile em Milão), o Pavilhão da NAWA é o primeiro projeto deste tamanho a usar a tecnologia inteiramente, e é assim cunhado como "um manifesto da FiDU".

Cortesia de Oskar Zieta Cortesia de Oskar Zieta Cortesia de Oskar Zieta Cortesia de Oskar Zieta +50

Hyperloop One realiza seu primeiro teste em escala real

15:00 - 21 Julho, 2017
Hyperloop One realiza seu primeiro teste em escala real, Cortesia de Hyperloop One
Cortesia de Hyperloop One

O Hyperloop One está cada vez mais próximo da realidade com o recente anúncio da companhia de um protótipo em escala real das cápsulas de passageiros que seria movida através de um sistema de tubo de vácuo. A empresa também anunciou um primeiro teste bem sucedido realizado recentemente com o protótipo.

Bienal de Arquitetura de Chicago divulga lista de projetos especiais que ocuparão ícones da arquitetura da cidade

10:00 - 21 Julho, 2017
Bienal de Arquitetura de Chicago divulga lista de projetos especiais que ocuparão ícones da arquitetura da cidade, Casa Farnsworth . Cortesia de Jonathan Rieke,via Flickr. (Licença CC BY-NC 2.0)
Casa Farnsworth . Cortesia de Jonathan Rieke,via Flickr. (Licença CC BY-NC 2.0)

A Bienal da Arquitetura de Chicago e seus diretores artísticos, Sharon Johnston e Mark Lee, divulgaram uma série de Projetos Especiais destinados a corroborar a visão curatorial do evento - intitulado Make New History - expandindo a Bienal para diversos ícones arquitetônicos da cidade e arredores. Com um projeto colaborativo entre SO-IL e Ana Prvački, uma instalação de François Perrin, uma nova obra de performance de Gerard & Kelly na Farnsworth House, fotografias de James Welling e filmes de Gerard & Kelly, os projetos ocuparão as maiores "joias arquitetônicas de Chicago".

Vilanova Artigas entre os "gigantes da arquitetura moderna" segundo o The Guardian

14:00 - 20 Julho, 2017
Vilanova Artigas entre os "gigantes da arquitetura moderna" segundo o The Guardian, Segunda residência do arquiteto / Vilanova Artigas. Image © Nelson Kon
Segunda residência do arquiteto / Vilanova Artigas. Image © Nelson Kon

Em um artigo publicado pelo The Guardian, intitulado Giants of modernist architecture – in pictures, o crítico de arquitetura Oliver Wainwright elencou alguns dos "gigantes da arquitetura moderna" mundial. Entre nomes alguns nomes inevitáveis - como Le Corbusier, Marcel Breuer, Pierre Koenig e Paul Rudolph - figura na lista um brasileiro: João Batista Vilanova Artigas.

Talvez o arquiteto mais engajado no ensino da arquitetura, Artigas é apresentado no artigo através de sua emblemática segunda residência, localizada no bairro Campo Belo, na capital paulista.

Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura?

10:00 - 20 Julho, 2017
Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura? , Foto via Visualhunt
Foto via Visualhunt

Esta semana, publicamos o artigo Sobre os concursos de arquitetura no Brasil e a deprimente ausência de inovação, escrito pelo arquiteto Héctor Vigliecca, que aborda em poucas mas potentes linhas o estado da arte dos concursos de arquitetura no Brasil. "Deprimente" é uma palavra bastante forte que, proferida por Vigliecca - arquiteto habituado a participar de concorrências e concursos públicos no Brasil, inclusive, frequentemente recebendo prêmios e menções - adquire um caráter ainda mais grave.

Onde estão os hipsters em sua cidade? Descubra com estes mapas colaborativos

07:00 - 20 Julho, 2017
Onde estão os hipsters em sua cidade? Descubra com estes mapas colaborativos, Cortesia de Hoodmaps
Cortesia de Hoodmaps

Lançado este mês, o site Hoodmaps é uma plataforma de mapeamento colaborativo que oferece aos usuários a oportunidade de percorrer uma cidade como um habitante local. Ao "pintar" partes da cidade usando uma paleta de seis cores que representam "universitários", "hipsters", "turistas", "ricos", "engravatados" e "normais", o Hoodmaps busca oferecer uma representação visual rápida dos habitantes das cidades.

O site possui milhares das maiores cidades de todo o mundo e está sendo constantemente atualizado e editado com conteúdos novos dos usuários que marcam o Google Maps com informações sobre as diferentes regiões de cada cidade. O criador da plataforma, Pieter Levels, observou a necessidade desse tipo de mapa ao viajar e ficar frustrado com a dificuldade em encontrar as áreas culturais das cidades que visitava.

RIBA anuncia os finalistas para o Stirling Prize 2017 de melhor edifício do Reino Unido

20:01 - 19 Julho, 2017
RIBA anuncia os finalistas para o Stirling Prize 2017 de melhor edifício do Reino Unido

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a lista de seis projetos que concorrerão pelo Prêmio Stirling de 2017, o mais prestigiado do Reino Unido pela arquitetura, dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura no último ano. "Selecionados da lista de vencedores de prêmios nacionais, os edifícios finalistas vão desde um estúdio de fotografia elegantemente detalhado no oeste de Londres, até um imenso novo campus para o City of Glasgow College.

"As obras selecionadas deste ano mostram edifícios excepcionalmente criativos, lindamente considerados e cuidadosamente detalhados que fizeram valer cada centavo investido", disse Jane Duncan, presidente da RIBA. "Contratados no final da recessão, eles são um elogio para uma profissão criativa no topo de seu jogo. Cada um desses projetos incríveis transformou sua área local e encanta aqueles que têm a sorte de visitá-los, viver, estudar ou trabalhar neles.

"A lista deste ano tipifica tudo o que é especial sobre a arquitetura do Reino Unido: esta não é apenas uma coleção de edifícios excepcionalmente bem projetados, mas espaços e lugares de beleza pura, surpresa e encantamento".

O vencedor do Stirling Prize será anunciado em 31 de outubro.

The Guardian publica quebra-cabeça para testar se você é "mais esperto que um arquiteto"

16:00 - 19 Julho, 2017
The Guardian publica quebra-cabeça para testar se você é "mais esperto que um arquiteto"

No jornal inglês The Guardian, o matemático Alex Bellos tem uma série de artigos em que ele pede aos leitores que enviem suas soluções para um desafio semanal. Pode parecer bastante inocente, mas o desafio desta semana pode ter feito os arquitetos pensarem duas vezes: inspirado por um leitor que lembra de seus dias como estudante de arquitetura, a resolução do desafio desta última segunda-feira sugere que o leitor é "mais esperto que um arquiteto".

O desafio lembra um pouco um quebra-cabeça de blocos infantis. Três orifícios - um quadrado, círculo e triângulo - são apresentados. Mas ao contrário do quebra-cabeça de uma criança, onde normalmente haberia blocos quadrados, circulares e triangulares que se encaixam nos respectivos orifícios, o desafio aqui é visualizar um único bloco que se encaixe perfeitamente nos três orifícios.

MVRDV e SDK Vastgoed são selecionados para projetar um complexo habitacional sustentável em Eindhoven

15:00 - 19 Julho, 2017
MVRDV e SDK Vastgoed são selecionados para projetar um complexo habitacional sustentável em Eindhoven, © MVRDV
© MVRDV

Os escritórios MVDRV e SDK Vastgoed (VolkerWessels) foram selecionados como vencedores em um concurso para projetar um "empreendimento residencial progressivo" no centro da cidade de Eindhoven, Países Baixos. Conhecido como "Nieuw Bergen", o complexo contará com residências sustentáveis ao longo da rua Deken van Someren, ajudando a estabelecer um "ethos de sustentabilidade evidente" no bairro de Bergen.

© MVRDV © MVRDV © MVRDV © MVRDV +12

Chamamento Plataforma de Ensino IABsp 2017: Cursos Livres e Oficinas

13:30 - 19 Julho, 2017
Chamamento Plataforma de Ensino IABsp 2017: Cursos Livres e Oficinas, Cortesia de IAB-SP
Cortesia de IAB-SP

O Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABsp) em parceria com a 11ª Bienal de Arquitetura recebem inscrições de 03/07/2017 a 23/07/2017 para seleção de Cursos Livres e Oficinas. As propostas devem ser apresentadas por profissionais com interesse em desenvolver atividades relacionadas ao primeiro módulo da Plataforma de Ensino IABsp a ser realizado no segundo semestre de 2017.

Arquiteto brasileiro assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos

10:00 - 19 Julho, 2017
Arquiteto brasileiro assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos, Cortesia de CAU/BR
Cortesia de CAU/BR

O arquiteto e urbanista Roberto Simon será vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A indicação do brasileiro, representeante do IAB, teve apoio unânime dos candidatos ao Conselho da UIA para o continente americano e da atual diretoria da entidade.

Simon assumirá o cargo no lugar do costa-riquenho Carlos Alvarez, na Assembleia Geral que ocorrerá em Seul, Coreia do Sul, de 8 a 10 de setembro. A reunião ocorrerá logo após o 26º Congresso Mundial de Arquitetos. A escolha das vice-presidências dos demais continentes ocorrerá através de processo eleitoral por apresentar mais de um candidato por vaga. 

Höweler + Yoon Architecture divulga projeto para Escola de Circo

19:00 - 18 Julho, 2017
Höweler + Yoon Architecture divulga projeto para Escola de Circo, via v2com
via v2com

Höweler + Yoon Architecture, em colaboração com OFIS Arhitekti, revelou seu projeto para um novo edifício para o The Circus Conservatory, que abrigará o primeiro programa de graduação credenciado de Arte Circense. Localizado em Portland, Maine, como equipamento âncora de uma península, o projeto visa transformar uma parte não desenvolvida da cidade em um "centro artístico vibrante completo com locais de atuação pública e instalações recreativas".

Inspirado na forma tradicional do circo - um círculo com uma audiência radial - a proposta de projeto utiliza uma estratégia de visualização radial "para ativar de forma semelhante a comunidade educacional". Além disso, no projeto, acrobacias, performance e sala de aula são tratadas igualmente, "[desafiando] a relação de visão crucial para um circo e as configurações acadêmicas".

via v2com via v2com via v2com via v2com +10

Built by Brazil: um programa de apoio à internacionalização dos escritórios de arquitetura

18:00 - 18 Julho, 2017
Built by Brazil: um programa de apoio à internacionalização dos escritórios de arquitetura, Cortesia de UIA, 2014. Via Built by Brazil
Cortesia de UIA, 2014. Via Built by Brazil

A exportação de serviços possui características específicas de tributação e cadastro de atividades perante os órgãos competentes, com benefícios de isenções, mas também sujeito a penalidades quando não devidamente realizada. O Programa Built by Brazil - convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos conta com o conhecimento necessário para apoiar seu escritório. 

Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França

16:00 - 18 Julho, 2017
Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França, © Spencer Chopem Down
© Spencer Chopem Down

Uma das principais figuras do estilo que se convencionou chamar de surrealismo pop, o artista espanhol Okuda continua sua jornada na França. Após prestar homenagem à Mona Lisa na fachada de um edifício de 19 pavimentos e projetar um trampolim sobre o rio Sena, o artista realizou desta vez uma intervenção na fachada do Castelo de la Valette (1864) em Loiret, abandonado desde os anos 1980. 

A obra intitulada "Skull in The Mirror" reativa um castelo cuja história aproxima França e Espanha: em 1936 o edifício fora comprado pelo grupo republicano da Guerra Civil Espanhola, tornando-se um ponto de acolhimento das crianças e, posteriormente, dos exilados políticos. Nos anos 1950, o estado franquista o recuperou e fez dele um ponto de colônia de férias. Duas décadas mais tarde, foi convertido em um colégio espanhol e em 1986 foi abandonado. Em 2002, foi adquirido pela prefeitura de Pressigny-les-Pins e uma empresa privada. 

"Doors of Kathmandu" registra os espaços de socialização da capital do Nepal

15:00 - 18 Julho, 2017
"Doors of Kathmandu" registra os espaços de socialização da capital do Nepal, Patan Darbar Square. Image © Nipun Prabhakar
Patan Darbar Square. Image © Nipun Prabhakar

Nesta série, o arquiteto e fotógrafo Nipun Prabhakar registra as expressivas portas da cidade de Katmandu, capital do Nepal. Mais do que apenas passagens entre diferentes espaços, portas em Katmandu são tratadas como espaços de socialização onde as pessoas se reúnem regularmente e também server como manifestações físicas dos interesses do proprietário do edifício.

Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática

10:00 - 18 Julho, 2017
Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática, © Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei, via CicloVivo‎
© Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei, via CicloVivo‎

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta semana os responsáveis pela horta cultivada no bairro Cristo Rei e pelas bananeiras plantadas no bairro Hugo Lange. Os responsáveis haviam sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos. Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.

Aplicativo cria uma régua virtual muito precisa com realidade aumentada

16:00 - 17 Julho, 2017

Muitas pessoas poderiam considerar a realidade aumentada particularmente útil; servindo apenas para fazer selfies de cachorrinhos e outras imagens filtradas. Mas essas opiniões podem mudar com o lançamento do AR Measure™, um aplicativo que transforma seu telefone em uma régua bastante precisa. Usando a realidade aumentada, o aplicativo pode calcular distâncias em espaços tridimensionais reais registrados com a câmera se seu celular.

Criado pela Laan Labs, a mesma empresa nos trouxe o FaceSwap, o aplicativo é desenvolvido a partir da estrutura ARKit da Apple. Mas como ele funciona?

Residências contemporâneas integram-se a um Patrimônio Mundial da Humanidade na Finlândia

19:00 - 16 Julho, 2017
Residências contemporâneas integram-se a um Patrimônio Mundial da Humanidade na Finlândia, Perspectiva. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho
Perspectiva. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho

Quando implantada em uma paisagem histórica, a arquitetura contemporânea requer uma abordagem cuidadosa. Muitas vezes, deve ter um tom vernacular respeitoso, ao mesmo tempo abraçando as características inovadoras e funcionais de uma edificacação moderna. Este equilíbrio tem relevância particular na Fortaleza do Mar de Suomenlinna, localizada ao largo da costa de Helsinque, na Finlândia. Ao longo de seus 300 anos de história, já foi ocupada pelos exércitos da Suécia, da Rússia e da Finlândia - uma história rica com status de Patrimônio Mundial da UNESCO e quase um milhão de visitantes anuais. O local é mais do que um museu, mas um bairro vivo de Helsinque com 800 habitantes e 500 empregos.

Heikkinen & Kangasaho Architects combinaram a modernidade nítida e funcional com uma simplicidade respeitosa e comedida em um novo esquema de habitações para serem implantadas entre as fortificações históricas de Suomenlinna.

Perspectiva. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho Vista do mar. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho Corte. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho Implantação. Cortesia de Heikkinen & Kangasaho +7

Filme narra a construção de uma pousada ecológica em Gana

16:00 - 16 Julho, 2017

O fotógrafo de arquitetura Julien Lanoo é conhecido por suas narrativas contadas através de imagens estáticas. Suas fotografias em estilo de documentário registram desde a Fundação Aishti de Adjaye Associates até a CCTV do OMA e a Trienal de Arquitetura de Oslo. Recentemente, o fotógrafo lançou um curta-metragem que apresenta o arquiteto canadense-ganês Akwasi McLaren contanto a história por trás da construção de sua pousada ecológica na região de Cape Three Points em Gana. Dividido em três capítulos, Knowledge, Wisdom, and Understanding acompanha a jornada de McLaren desde o projeto até a construção do hotel de seus pais e seu desejo de compartilhar suas habilidade de construção ecológica. 

Parallax Gap - Arquitetura estadunidense celebrada nos tetos da Smithsonian Gallery

14:00 - 16 Julho, 2017
Cortesia de Kevin Kunstadt
Cortesia de Kevin Kunstadt

A arte não está confinada em paredes de galeria. O conceito de arte exibido em tetos é algo que remete à Renascença, talvez o mais notável deles é a Capela Cistina, com pinturas de Michelangelo. A tradição da renascença de trompe l'oeil foi mais além, utilizando uma profundidade ilusória de perspectiva para simular um volume que na verdade não existe; seja ele um domo que nunca foi construído ou um ático repleto de anjos. 

Quatrocentos anos mais tarde, o escritório de arquitetura com base em Nova York e Los Angeles, FreelandBuck, elevou o conceito com esta instalação chamada ‘Parallax Gap’, que foi selecionada pela Galeria Renwick do Museu de Arte Americana Smithsonian como um projeto vencedor de um concurso chamado ‘ABOVE the Renwick’ (sobre Renwick, em tradução livre). De julho de 2017 à fevereiro de 2018, um forro de 233 m² será suspenso junto ao teto da maior sala do Renwick, o Bettie Rubenstein Grand Salon, retratando um catálogo abstrato de ícones arquitetônicos estadunidense.

Cortesia de Kevin Kunstadt Cortesia de Kevin Kunstadt Cortesia de Kevin Kunstadt Cortesia de Kevin Kunstadt +17

Praça Pr’Alemão Ter: o germinar de uma praça no Morro do Alemão

10:00 - 16 Julho, 2017
Praça Pr’Alemão Ter: o germinar de uma praça no Morro do Alemão, Cortesia de Erick De Mouros
Cortesia de Erick De Mouros

Em 2015 uma praça projetada e construída coletivamente no Morro do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro, germinou a partir da parceria entre moradores e instituições do Complexo do Alemão junto com estudantes e professores da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Em dois anos o local, batizado de Praça Verde pelos moradores, deixou o aspecto árido para trás e agora, verdejante, está prestes a frutificar (mais uma vez) dando origem a um livro que relata todo seu processo de projeto e construção.

A campanha de financiamento coletivo lançada no último dia 23 de junho através da plataforma Benfeitoria já ultrapassou 60% da meta estipulada inicialmente e seguirá arrecadando doações até o dia 31 de agosto. Para contribuir, acesse o link: https://benfeitoria.com/pracaverde.

Projeto de OMA para estádio e masterplan em Roterdã recebe aprovação

19:00 - 15 Julho, 2017
Projeto de OMA para estádio e masterplan em Roterdã recebe aprovação, © OMA
© OMA

Um masterplan para o Feyenoord (ou Feijenoord), um subúrbio da cidade holandesa de Roterdã, foi aprovado pela Câmara Municipal. O projeto conceitual bem-sucedido de OMA, liderado pelo sócio David Gianotten, incorpora um estádio de futebol historicamente importante - para o importante clube Feyenoord - que "já não atende às demandas modernas". Alinhado às "ambições em expansão" do clube de futebol, tanto nas ligas de futebol holandesas como europeias, esta proposta é a mais recente em uma série de planos para expandir, mas a única que foi aceita até agora.

© OMA © OMA © OMA © OMA +10

CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais

10:00 - 15 Julho, 2017
CityTree, uma árvore artificial que filtra tantos poluentes quanto 275 árvores naturais, Oito CityTrees em frente ao Frauenkirche em Dresden, Alemanha. Image © Green City Solutions
Oito CityTrees em frente ao Frauenkirche em Dresden, Alemanha. Image © Green City Solutions

Desenvolvida na Alemanha, "CityTree, a árvore da cidade" é uma estrutura móvel que incorpora musgos e mobiliário urbano para criar, possivelmente, uma solução para a poluição atmosférica dos centros urbanos. 

Retangular, sem tronco e plana, esta "árvore" consiste basicamente em um grande painel vertical: uma parede de musgos que, de acordo com seus criadores, tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de nitrogênio e partículas microscópicas do ar que 275 árvores naturais.

Artista constrói um "Partenon de livros" na Alemanha com 100 mil títulos censurados

07:00 - 15 Julho, 2017
Artista constrói um "Partenon de livros" na Alemanha com 100 mil títulos censurados, <a href='https://www.instagram.com/p/BVz8SkYBdFe/'>Via Instagram</a>
Via Instagram

A artista argentina Marta Minujín criou uma réplica em grande escala de uma das estruturas mais famosas do mundo, o Partenon em Atenas, construída a partir de livros censurados como símbolo da resistência à repressão política. Atualmente exibidos no festival de arte Documenta 14 em Kassel, na Alemanha, os cem mil livros que compõem o monumento foram obtidos exclusivamente de doações, permitindo que pessoas de todo o mundo contribuam com livros com os quais têm uma conexão especial. 

Colaborando com estudantes da Universidade de Kassel, Minujín selecionou mais de 170 títulos proibidos em vários países em todo o mundo. Estes livros foram então amarrados à estrutura de aço com folhas plásticas que os protegem e permitem a passagem da luz solar dentro do edifício.