ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Documentário mostrará a complexa construção do One Thousand Museum de Zaha Hadid

07:00 - 30 Maio, 2017
Documentário mostrará a complexa construção do One Thousand Museum de Zaha Hadid, Cortesia de Zaha Hadid Architects
Cortesia de Zaha Hadid Architects

Com a construção em curso do One Thousand Museum em Miami, um dos maiores projetos de Zaha Hadid a ser concluído postumamente, a Curbed divulgou que a torre de 62 pavimentos será tema de um documentário da Discovery/PBS que aborda a criação de estruturas complexas ao redor do mundo. Intitulado Impossible Builds, o programa destacará o exoesqueleto de concreto reforçado com fibra de vidro do edifício.

Projetos de graduação vencedores do Archiprix Portugal 2017

19:00 - 29 Maio, 2017
Projetos de graduação vencedores do Archiprix Portugal 2017, Projeto vencedor. Image Cortesia de Archiprix Portugal 2017
Projeto vencedor. Image Cortesia de Archiprix Portugal 2017

Na última sexta-feira, dia 27 de maio, foi anunciado o resultado do Prêmio Archiprix Portugal para estudantes de Graduação 2017, em que conheceu-se o vencedor e as menções honrosas. O Júri da edição de 2017 do Prémio Archiprix Portugal selecionou o vencedor entre 30 candidatos das mais relevantes escolas de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo de Portugal. Os membros do júri foram Catarina Raposo, Célia Gomes, Daniel Jiménez, João Santa-Rita, Luís Santiago Baptista, Maria Souto Moura e Nuno Grande. Conheça os vencedores a seguir:

Campanha no catarse para relançar dois livros de peso da arquitetura brasileira

18:00 - 29 Maio, 2017

Quanto pesa um livro? Se for o Dicionário da Arquitetura Brasileira ou o guia Arquitetura Moderna Paulistana, a resposta é: pesam muito! Esses dois livros foram tão impactantes que esgotaram assim que saíram das gráficas, respectivamente em 1973 e 1983, e hoje em dia são pérolas raras!

Quando o assunto é Arquitetura Brasileira, existem alguns livros que vêm à memória pela importância que tiveram em documentar, explicar e difundir nosso patrimônio construído; é fundamental que não se perca a memória desses livros e que continuem sendo acessíveis a todas gerações de arquitetos e estudiosos do Brasil.

Museu Sumida Hokusai de Kazuyo Sejima, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu

15:00 - 29 Maio, 2017
Museu Sumida Hokusai de Kazuyo Sejima, pelas lentes de Laurian Ghinitoiu, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Localizado em Sumida Ward, Tóquio, onde Sumida Hokusai (Katsushika Hokusai) nasceu e passou a maior parte de sua vida, este museu - projetado por Kazuyo Sejima e concluído em novembro de 2016 - é um templo para a obra do artista japonês, que inclui A Grande Onda de Kanagawa e Fuji Vermelho.

Este projeto, além de celebrar o trabalho de Hokusai, também foi concebido como um chamariz cultural. Nesta série de fotografias, Laurian Ghinitoiu aponta suas lentes para este novo marco cultural da capital do Japão. 

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu +41

Lemay projeta transformação costeira em Casablanca, Marrocos

19:00 - 28 Maio, 2017
Lemay projeta transformação costeira em Casablanca, Marrocos, Cortesia de v2com. © Lemay
Cortesia de v2com. © Lemay

O escritório Lemay, de Quebec, venceu a concorrência para redesenhar a orla de Casablanca, Marrocos, que incluirá o novo passeio marítimo da Mesquita Hassan II e Ain Diab.

Com modernidade, sustentabilidade e inovação em mente, o desenho urbano e paisagístico irá promover a mobilidade ao longo da corniche (uma estrada costeira, no penhasco) e visa reforçar a atração da costa.

Lançado em dezembro, o projeto contará com um parque urbano ao longo do aterro El Hank, que incluirá áreas de descanso, passarelas, esportes ao ar livre, entre outros. Como uma extensão da Mesquita Hassan II, o passeio é esperado para se tornar um novo marco marroquino.

Cortesia de v2com. © Lemay Cortesia de v2com. © Lemay Cortesia de v2com. © Lemay Cortesia de v2com. © Lemay +13

Barcelona criará 44 hectares de novas áreas verdes até 2019

16:00 - 28 Maio, 2017
Barcelona criará 44 hectares de novas áreas verdes até 2019, Linha de ação 1: incrementação dos serviços de saúde. Image © Prefeitura de Barcelona
Linha de ação 1: incrementação dos serviços de saúde. Image © Prefeitura de Barcelona

A Prefeitura de Barcelona destinará entre 45 e 50 milhões de euros para a criação de 44 hectares de infraestrutura verde até 2019, segundo anunciou a Secretária de Ecologia, Urbanismo e Mobilidade, Janet Sanz, em conferência de imprensa. 

O anúncio foi realizado durante a apresentação do Programa de Impulso à Infraestrutura Verde Urbana, um projeto apoiado em três eixos que visa aumentar em 165 hectares a quantidade de áreas verdes naturais até o ano de 2030, aumentando 1 metro quadrado de área verde por pessoa.

Novo campus da Apple é inaugurado em Cupertino

15:00 - 28 Maio, 2017
Novo campus da Apple é inaugurado em Cupertino, © Apple via screenshot do vídeo
© Apple via screenshot do vídeo

"É um edifício incrível. Quase como se uma nave espacial tivesse pousado."- Steve Jobs

A WIRED publicou um artigo aprofundado detalhando a nova sede da Apple que acaba de ser inaugurada em Cupertino, Califórnia. Tida como "o último grande trabalho" de Steve Jobs antes de falecer em 2011, o jornalista Steven Levy leva o leitor através de um passeio pelo novo campus. Projetado por Foster + Partners, o campus de 75 acres abriga equipamentos diversos, entre eles um centro de bem-estar de 10 mil metros quadrados, um teatro, um túnel de entrada de 200 metros de comprimento e um grande café. 

© Apple © Apple via screenshot do vídeo © Foster + Partners, ARUP, Kier + Wright, Apple © Apple via screenshot do vídeo +13

Ache um Arquiteto: Novo sistema de busca de profissionais do CAU

10:00 - 28 Maio, 2017
Ache um Arquiteto: Novo sistema de busca de profissionais do CAU, Cortesia de CAU/BR
Cortesia de CAU/BR

De acordo com um levantamento de 2015 feito pela DataFolha e pelo CAU/BR, 73% dos casos a contratação de arquitetos e urbanistas é feita por meio de indicação de amigos e parentes. Apenas 8% dos clientes buscam profissionais na internet. Para facilitar essa aproximação, o CAU/BR ampliou o serviço de busca existente com o Ache um Arquiteto, sistema que vai disponibilizar, sem custos para ambas as partes, informações adicionais sobre os arquitetos e urbanistas registrados no Conselho.  

IN.FORMAL: Workshop de autoconstrução com Estúdio Cruz e Seu Design

07:00 - 28 Maio, 2017
IN.FORMAL: Workshop de autoconstrução com Estúdio Cruz e Seu Design, Cortesia de Estúdio Cruz
Cortesia de Estúdio Cruz

Dos arquitetos: A construção civil é um dos mais amplos setores no Brasil, com altos índices de trabalhadores não profissionalizados, assim abrangendo uma grande porcentagem de construções irregulares concebidas sem a supervisão de um técnico da área: seja um arquiteto ou engenheiro. Os altos custos associados à construção civil posiciona uma ampla parcela da sociedade a buscarem alternativas para construírem suas casas.

Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega

19:00 - 27 Maio, 2017
Snøhetta divulga imagens para o primeiro túnel de navios do mundo na Noruega, Vistorias do leito em Kjødepollen mostram que há mais sedimento do que o esperado. Isso significa que o portal deve ser construído em uma área maior do que o planejado anteriormente. Por razões práticas e de segurança, a entrada é proposta construída como terraços. As superfícies de terraço podem ser estabelecidas por princípios conhecidos para retirada de cargas, com uma combinação de métodos construtivos, tais como corte de arame e jateamento. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta
Vistorias do leito em Kjødepollen mostram que há mais sedimento do que o esperado. Isso significa que o portal deve ser construído em uma área maior do que o planejado anteriormente. Por razões práticas e de segurança, a entrada é proposta construída como terraços. As superfícies de terraço podem ser estabelecidas por princípios conhecidos para retirada de cargas, com uma combinação de métodos construtivos, tais como corte de arame e jateamento. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta

A Administração Costeira Norueguesa revelou imagens do primeiro túnel de navio no mundo, que ligaria dois fiordes de ambos os lados da Península de Stad na Noruega, permitindo que os navios contornassem as águas "mais expostas e perigosas" na costa norueguesa. Com o projeto agora na fase de viabilidade, o estúdio de arquitetura Snøhetta produziu uma série de imagens conceituais para ajudar o projeto a ganhar força no governo norueguês.

Acima da entrada do túnel no lado de Moldefjorden, é proposto estabelecer uma ponte nova do overhead. A ponte atravessa o portal também estará disponível para o público. Da calçada o público pode assistir os navios entrando e saindo do túnel do navio .. © Norwegian Coastal Administration / Snøhetta Moldefjorden: Ponte, com acesso para o público. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta Dado o escopo, uma facilitação multifuncional é parte importante do planejamento. Existe uma necessidade de uma estrutura de guiamento longitudinal através e em ambos os lados do túnel. Estes protegerão o navio contra o impacto, mas também podem ser usados como vias durante a evacuação, e estrada de acesso para inspeção e manutenção da instalação. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Snøhetta A ilustração mostra uma seção transversal do túnel do navio conforme planejado com as medidas relevantes. Imagem © Norwegian Coastal Administration/Appex +8

MVRDV transforma rodovia abandonada de Seul em um parque elevado

15:00 - 27 Maio, 2017
MVRDV transforma rodovia abandonada de Seul em um parque elevado, © Ossip van Duivenbode
© Ossip van Duivenbode

Há alguns dias, o prefeito de Seul inaugurou o Skygarden, uma passagem elevada de 983 metros projetada pelo escritório MVRDV, que reutiliza uma rodovia abandonada no centro da capital sul-coreana. Localizado no distrito da Estação Central de Seul, o parque linear de 16 metros de altura apresenta um catálogo vivo de espécies vegetais silvestres da Coreia, com mais de 24.000 plantas de 228 espécies e subespécies. O Skygarden é conhecido em coreano como Seoullo 7017, um nome que faz referência em coreano a "Seoul Street" e 1970 e 2017, os anos em que a estrutura foi originalmente construída e posteriormente transformada.

© Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode © Ossip van Duivenbode +23

"Tudo é Projeto": Documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha

10:00 - 27 Maio, 2017

Tudo é Projeto é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha, Joana Mendes da Rocha. Com quase 90 anos de idade, Paulo é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas opiniões polêmicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

Proposta de CEBRA para Escola Inteligente repensa o sistema educacional russo

19:00 - 26 Maio, 2017
Proposta de CEBRA para Escola Inteligente repensa o sistema educacional russo, Cortesia de CEBRA
Cortesia de CEBRA

Com grandes esperanças de contribuir para reformar o sistema de ensino da Rússia, foi iniciada a construção da Escola Inteligente, um complexo educacional planejado de 31.000 metros quadrados em Irkutsk, na Sibéria, que combina instalações educacionais multiuso, espaços de aprendizagem ao ar livre e empreendimentos habitacionais para famílias adotivas. Projetado pelo escritório dinamarquês CEBRA, o projeto foi a proposta vencedora para o concurso internacional da escola em 2015, vencendo 48 outros escritórios, incluindo MVRDV e Sou Fujimoto Architects.

"Baseado no programa e nos princípios das Smart Schools (Escolas Inteligentes), um conceito arquitetônico foi desenvolvido, integrando edifícios, um lote de terra e a comunidade urbana circundante em um ambiente de aprendizagem completo, diversificado e ativo, um "parque escolar", explicam os arquitetos. "Há vida escolar não só nas instalações especializadas, mas também em áreas abertas dentro e em torno de edifícios."

Cortesia de CEBRA Cortesia de CEBRA Cortesia de CEBRA Cortesia de CEBRA +4

Governo do Distrito Federal exige que a direção e coordenação de obras seja feita por arquitetos

10:00 - 26 Maio, 2017
Governo do Distrito Federal exige que a direção e coordenação de obras seja feita por arquitetos, Foto via VisualHunt.com
Foto via VisualHunt.com

O departamento do Distrito Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/DF) obteve uma importante vitória quanto à exigência de profissional técnico e legalmente habilitado para ocupar cargos específicos, como nas direções de obras, aprovação e licenciamento dentro das Administrações Regionais do Distrito Federal. Os cargos de Diretor de Obras, Diretor e Coordenador de Licenciamento, Aprovação e Manutenção agora só podem ser ocupados por arquitetos e urbanistas ou engenheiros. 

5 Escritórios, incluindo BIG e Kengo Kuma, competem por projeto de novo centro aquático em Copenhague

19:00 - 25 Maio, 2017
5 Escritórios, incluindo BIG e Kengo Kuma, competem por projeto de novo centro aquático em Copenhague, Os antigos armazéns da Ilha do Papel foram convertidos em lojas de design e um mercado de alimentos de rua. Image © Flickr user bethmoon527. (CC BY-NC 2.0)
Os antigos armazéns da Ilha do Papel foram convertidos em lojas de design e um mercado de alimentos de rua. Image © Flickr user bethmoon527. (CC BY-NC 2.0)

A cidade de Copenhague anunciou a lista de cinco escritórios que competirão pelo projeto do novo centro aquático a ser localizado em um local de destaque na área portuária. Previsto a ser concluído em 2021, o projeto contará com uma instalação de 5.000 metros quadrados, oferecendo piscina interior e exterior Ambas as áreas, com vistas sobre a água, com a Ópera projetado por Henning Larsen.

Recontextualizar objetos cotidianos: o sucesso do projeto Superkilen do BIG e TOPOTEK 1

15:00 - 25 Maio, 2017

Fundado em 1996 por Martin Rein-Cano, de Buenos Aires, o TOPOTEK 1 desenvolveu rapidamente uma reputação como uma empresa multidisciplinar de arquitetura paisagística, focando na re-contextualização de objetos e espaços e em abordagens interdisciplinares de design, enquadradas no contexto contemporâneo do discurso cultural e social. 

O premiado escritório com sede em Berlim completou uma série de espaços públicos, desde complexos desportivos e jardins até praças públicas e instalações internacionais. Projetos significativos incluem o telhado verde Railway Cover em Munique, o híbrido Heerenschürli Sports Complex em Zurique e da Embaixada da Alemanha em Varsóvia. A empresa também concluiu recentemente o Centro de Pesquisa e Recreação Schöningen Spears, perto de Hanover, trabalhando com tipologias contrastantes do prado aberto e da densa floresta em um terreno histórico.

Mansões de São Paulo ocupam área de dois parques Ibirapuera

10:00 - 25 Maio, 2017
Mansões de São Paulo ocupam área de dois parques Ibirapuera, Vista aérea do Parque Ibirapuera em São Paulo. Via Google Maps
Vista aérea do Parque Ibirapuera em São Paulo. Via Google Maps

Edifício isolado com projeto suntuoso, ao menos quatro suítes e quatro vagas na garagem, além de quadra esportiva, depósito de cristais ou cômodo blindado. Esses são alguns dos itens da legislação de São Paulo para descrever as casas de mais alto padrão da cidade - as mansões geralmente têm mais de 700 m².

Um levantamento inédito feito pelo jornal Folha de S. Paulo a partir dos 3,3 milhões de domicílios do cadastro do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), apontou que existem 1.840 imóveis do tipo na cidade. Eles representam cerca de 0,1% do total paulistano, mas seus terrenos ocupam área equivalente a mais de dois parques Ibirapuera.

Zaha Hadid Design divulga projeto de ilha para cozinhas

07:00 - 25 Maio, 2017
Zaha Hadid Design divulga projeto de ilha para cozinhas, via Zaha Hadid Design
via Zaha Hadid Design

Revisitando o Museu MAXXI de Arte em Roma e o Centro Heyder Aliyev em Baku, de Zaha Hadid, juntamente com a exploração do escritório com materiais e composições, Boffi_Code Kitchen é uma ilha de cozinha personalizada criada por Zaha Hadid Design e Boffi, uma empresa italiana de móveis fundada em 1934.

"Boffi_code oferece personalização aos mais altos padrões, adaptando soluções individuais com materiais selecionados, acabamentos e armários", explica Zaha Hadid Design. "A cozinha Boffi_Code por Zaha Hadid Design casa detalhes excepcionais e design funcional, materiais cuidadosamente escolhidos e artesanato tradicional."

Três projetos portugueses entre os finalistas do FAD 2017

19:00 - 24 Maio, 2017

Foram divulgados os projetos finalistas para os Prêmios FAD de Arquitetura e Interiores, o FAD Internacionais e o FAD de Pensamento e Crítica, convocados por ARQUIN-FAD, a Associação Interdisciplinar de Projeto do Espaço de FAD. O júri, coordenado por Belém Moneo, Johan Celsing e Anna Calvera respectivamente em cada uma das categorias, elegeu os finalistas, entre 463 projetos.

Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017

10:00 - 24 Maio, 2017
Discurso do RCR Arquitectes no Prêmio Pritzker 2017, Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda na Cerimônia do Prêmio Pritzker 2017. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize
Ramon Vilalta, Carme Pigem e Rafael Aranda na Cerimônia do Prêmio Pritzker 2017. Image © The Hyatt Foundation / Pritzker Architecture Prize

No sábado, Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta do RCR Arquitectes receberam o Prêmio Pritzker de 2017 em uma cerimônia no Palácio Akasaka, em Tóquio. O ArchDaily tem o prazer de compartilhar, com a permissão da Fundação Hyatt e do Prêmio Pritzker de Arquitetura, uma transcrição do discurso de aceitação dos vencedores, feito por Carme Pigem em nome do trio.

Suas majestades, o Imperador e Imperatriz do Japão; Vice Primeiro-Ministro Taro Aso; Excelências, embaixadores e ministros; Tom e Margot Pritzker e membros da família Pritzker; senhoras e senhores.

Emoções, felicidade, orgulho, humildade, respeito, responsabilidade, admiração por aqueles que foram antes de nós e por aqueles que receberão este prêmio no futuro: há uma mistura infinita de muitos sentimentos sobrepostos que estamos experimentando agora, mas a sensação mas forte é a de gratidão: À Família Pritzker, que há anos vem apoiando generosamente e chamando a atenção para a arquitetura, e pedimos que continuem fazendo isso.

Como a arquitetura reflete a história de conflitos da Irlanda do Norte

07:00 - 24 Maio, 2017
Como a arquitetura reflete a história de conflitos da Irlanda do Norte, Nos últimos cinquenta anos a Irlanda do Norte passou da guerra para a paz © Robinson McIllwaine Architects / Hufton+Crow / Flickr user: placeni / Flickr user: dr_john2005 / Wikipedia Commons User: Fribbler
Nos últimos cinquenta anos a Irlanda do Norte passou da guerra para a paz © Robinson McIllwaine Architects / Hufton+Crow / Flickr user: placeni / Flickr user: dr_john2005 / Wikipedia Commons User: Fribbler

A arquitetura está muitas vezes entrelaçada ao contexto político. Esta conexão profunda é especialmente evidente na Irlanda do Norte, um lugar de história política muito complexa. O Estado surgiu como consequência da guerra em 1921, quando a Irlanda foi dividida em Estado Livre Irlandês Independente (agora a República da Irlanda) e Irlanda do Norte, uma região industrial ainda controlada pela Grã-Bretanha. Desde então, houve conflitos na Irlanda do Norte entre uma população majoritária pró-britânica unionista e uma minoria, embora significativa, comunidade nacionalista irlandesa. A segunda metade do século XX testemunhou uma luta brutal, com mais de três mil pessoas mortas, milhares feridas e imagens angustiantes espalhadas pelo mundo.

A turbulência do conflito da Irlanda do Norte se desenrola no desenvolvimento arquitetônico de Belfast, sua capital. Com trinta anos de guerra entre os anos 1960 e 1990, a arquitetura de Belfast encarnou uma atmosfera de cidade sitiada. Quando surgiu a perspectiva de paz, na década de 1990, nasceu uma arquitetura de esperança, confiança e desafio. Nos dias de hoje, com a Irlanda do Norte firme em um caminho pacífico, Belfast tem sido palco de uma série de propostas arquitetônicas e edifícios públicos de referência projetados por renomados arquitetos. Com a história rica, amarga e emotiva da Irlanda do Norte vista através de múltiplos prismas, muitas vezes conflitantes, o desenvolvimento arquitetônico de Belfast oferece uma narrativa tangível de uma cidade que queimou, ardeu e renasceu das cinzas.

Conseqüências do bombardeio da taverna de Mountainview em 1975, em Belfast © User: Tdv123 / Wikimedia Commons / CC BY-SA-4.0 O Titanic Center, Belfast © Flickr user placeni. Sob licença CC BY-NC-ND 2.0) O Lyric Theatre por O'Donnell & Tuomey Architects © Dennis Gilbert O Centro de Visitantes Giant's Causeway por Heneghan & Peng © Hufton+Crow +20

5 Newsletters para inspirar sua rotina de trabalho

15:00 - 23 Maio, 2017
5 Newsletters para inspirar sua rotina de trabalho, Foto via Visualhunt
Foto via Visualhunt

Como você começou seu dia hoje? É provável que, entre abrir seus olhos, sair da cama, tomar uma xícara de café e escovar seus dentes, você faça parte da maioria das pessoas que checa seus emails durante aqueles 15 minutos de soneca do alarme. É um jeito muito intenso de começar o dia, então resolvemos compartilhar algumas newsletters que podem deixar as coisas mais leves e oferecer alguma inspiração para seguir com o dia que acaba de começar. A melhor parte é que você nunca deixa de aprender com elas.

Resultado do Concurso de estudantes para requalificação de ala do Hospital Colônia Adauto Botelho

19:00 - 22 Maio, 2017
Resultado do Concurso de estudantes para requalificação de ala do Hospital Colônia Adauto Botelho, Equipe Limiar - 1º lugar. Image Cortesia de Concurso Adauto Botelho
Equipe Limiar - 1º lugar. Image Cortesia de Concurso Adauto Botelho

O Concurso Nacional Adauto Botelho nasceu com o objetivo de requalificar a ala de convivência do Hospital Colônia Adauto Botelho. A parceria de diversas organizações possibilitou este Concurso, como a Fundação Amigos do Adauto, a Secretaria de Estado do Paraná, o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e o Grêmio de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.

Além de ser um exercício projetual aberto para todos os estudantes do Brasil, fez-se interessante por trabalhar uma arquitetura social e ligada a usuários com necessidades especiais. O projeto deveria atender as requisições hospitalares de segurança e seguir um programa de necessidades básico de salas de convivência, salas de  jogos e área externa.  Além disso, como o projeto será executado por meio de financiamento coletivo, os participantes deveriam entregar um orçamento base buscando uma ponderação de gastos. Saiba mais sobre o processo de escolha e os premiados no concurso, a seguir:

Intervenção transforma vila na Indonésia com cores e trabalho coletivo

16:00 - 22 Maio, 2017
Intervenção transforma vila na Indonésia com cores e trabalho coletivo, Imagem do Instagram de arieprakhman
Imagem do Instagram de arieprakhman

Buscando animar sua cidade e melhorar o turismo, a pequena vila de Kampung Pelangi, Indonésia, passou por uma transformação vívida e multicolorida. A ideia de Slamet Widodo, diretor de uma escola da região, consistiu na pintura de toda a vila, que custou apenas 300 milhões de rúpias (aproximadamente 70 mil reais).