i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Ministério Público proibirá Prefeitura de São Paulo de usar jardins verticais como compensação ambiental

10:00 - 24 Setembro, 2017
Ministério Público proibirá Prefeitura de São Paulo de usar jardins verticais como compensação ambiental, via revistaqualimovel.com.br
via revistaqualimovel.com.br

O Ministério Público e a 1ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de São Paulo ajuizaram uma ação pública que visa proibir a Prefeitura de SP de autorizar a construção de jardins verticais como forma de compensação ambiental. Para o promotor Marcos Stefani, autor da ação, estes jardins deixam a cidade mais verde, entretanto, "mas não como uma forma aceitável para a remoção de espécies arbóreos."

Um dos argumentos do inquérito do qual decorre o processo é que a instalação dos jardins verticais, permitida pelo atual prefeito como modo de compensar o meio ambiente, não é eficiente o bastante para este intuito, já que as paredes verdes realizam fotossíntese e evapotranspiração em taxas muito inferiores. 

Amanda Levete: Cruzar limiares é a essência da arquitetura

07:00 - 24 Setembro, 2017

Para mim, a arquitetura toca em muito o que significa ser humano - toca a sociedade, a política, a cultura. E precisamos negociar todos esses limiares para projetar.

Neste vídeo para a CNN Style, a arquiteta Amanda Levete, fundadora do escritório AL_A, discute a importância de identificar e criar limiares de projeto, tanto nas definições literais quanto abstratas do termo. Trabalhando em muitas escalas, o AL_A busca reagir a questões sociais maiores em seus projetos, criando pontos onde as percepções e as emoções podem se transformar.

Studio Gang e Diller Scofidio + Renfro entre os selecionados para o Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018

15:00 - 23 Setembro, 2017
Studio Gang e Diller Scofidio + Renfro entre os selecionados para o Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018

A equipe de curadores do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018 divulgou uma lista com sete arquitetos responsáveis pelas principais exposições do pavilhão. Composto por arquitetos, paisagistas, artistas e designers, o grupo produzirá respostas ao tema Dimensões da Cidadania, explorando "o significado da cidadania como um conjunto de direitos e responsabilidades na interseção de afiliações legais, políticas, econômicas e sociais."

Os selecionados são:

Vertical City: 16 arquitetos contemporâneos reinterpretam a Tribune Tower na Bienal de Chicago

07:00 - 23 Setembro, 2017
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Em uma grande instalação central na Bienal de arquitetura de Chicago deste ano, os escritórios 6a architects, Barozzi Veiga, Kéré Architecture, MOS, OFFICE KGDVS e Sergison Bates, entre outros, projetaram dezesseis propostas contemporâneas, materializadas em maquetes de cinco metros de altura, para o famoso concurso que resultou na construção da Tribune Tower em 1922. 

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 55

DesignIntelligence divulga as melhores escolas de arquitetura nos EUA

19:00 - 22 Setembro, 2017
DesignIntelligence divulga as melhores escolas de arquitetura nos EUA, Milstein Hall at Cornell University / OMA. Image © Matthew Carbone
Milstein Hall at Cornell University / OMA. Image © Matthew Carbone

Que faculdades dos Estados Unidos preparam melhor os estudantes para um futuro na profissão? DesignIntelligence enviou por e-mail profissionais da arquitetura e do design de interiores de todo os Estados Unidos e pediu-lhes para responder a esta pergunta, usando suas respostas para classificar as escolas da perspectiva daqueles com o poder de contratar graduados. Segundo o relatório, DesignIntelligence pesquisou "um total de 2.654 profissionais contratantes de 1.923 empresas", nos campos da arquitetura, paisagismo e design de interiores.

Renders do 53W53 de Jean Nouvel mostram como será o novo arranha-céu de Manhattan

15:00 - 22 Setembro, 2017
Renders do 53W53 de Jean Nouvel mostram como será o novo arranha-céu de Manhattan, Cortesia de VUW Studio
Cortesia de VUW Studio

Novas imagens da torre 53W53, de Jean Nouvel, foram recentemente divulgadas ao passo que se aproxima o prazo de conclusão da obra de 82 pavimentos, marcado para 2018. Mostrando o novo ícone em sua completude, o render apresenta uma estrutura afilada, marcada por sua qualidade escultural e por três pavimentos do espaço da galeria na base da torre adjacente ao Museu de Arte Moderna.

© Giles Ashford © Giles Ashford © Giles Ashford © Giles Ashford + 14

Instalação "Uma Praça no Verão" de José Neves ocupa o Centro Cultural de Belém

10:00 - 22 Setembro, 2017
Instalação "Uma Praça no Verão" de José Neves ocupa o Centro Cultural de Belém, Cortesia de Centro Cultural de Belém
Cortesia de Centro Cultural de Belém

A cidade e as suas obras transformam-se à cadência das estações do ano. No verão de 2017, a praça do Centro Cultural de Belém, em Portugal, foi palco de uma construção efêmera que destacou essa dimensão transitória dos lugares e das coisas. Através de uma obra de arquitetura em cortiça, capaz de estimular os sentidos e reconstituir uma mecânica do espaço, foi possível dar corpo a essa transformação do lugar e, também, experimentar a natureza dos materiais, dos seus comportamentos estruturais e o seu potencial técnico.

Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém + 14

Câmara de Vereadores de São Paulo aprova a desativação do Minhocão para automóveis

16:00 - 21 Setembro, 2017
Câmara de Vereadores de São Paulo aprova a desativação do Minhocão para automóveis, © FLAGRANTE
© FLAGRANTE

Foi aprovado hoje, pela Câmara de Vereadores de São Paulo, o projeto de lei que prevê a desativação do Elevado João Goulart - popularmente conhecido como Minhocão - para automóveis. A proposta determina a consolidação definitiva do Parque Minhocão dentro dos próximos quatro anos.

Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque

15:00 - 21 Setembro, 2017
Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque, © DFA
© DFA

Atendendo a demanda cada vez maior por espaços públicos em altura e a necessidade de soluções ambientais inovadoras, o estúdio DFA, com sede em Nova Iorque, idealizou uma torre de observação pré-fabricada de madeira com 217 metros de altura no Central Park em Nova Iorque que, se for construída, será a estrutura mais alta do mundo construída com este material. 

Combinando "arquitetura, recreação, resiliência e turismo", a Torre do Central Park seria construída sobre o reservatório Jacqueline Kennedy, o lago artificial de 43 hectares, que abrange um oitavo da área total do parque e contém 3.75 bilhões de litros de água poluída.

© DFA © DFA © DFA © DFA + 42

Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos

10:00 - 21 Setembro, 2017
Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos, via screenshot de vídeo de Noticias Telemundo
via screenshot de vídeo de Noticias Telemundo

Terremotos são fenômenos naturais que não podem ser evitados - tampouco previstos. Para aqueles que vivem em regiões de atividade sísmica, um dos maiores medos em caso de terremoto é o colapso das edificações - uma das principais causas de fatalidade em situações desse tipo.

Pouco se fala disso no Brasil, afinal, estamos localizados no meio da placa tectônica Sul-Americana e em quase nada sofremos com abalos sísmicos, entretanto, com a internacionalização cada vez maior da arquitetura, é necessário ter em mente esta preocupação ao projetar ou renovar edifícios. 

Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver

15:00 - 20 Setembro, 2017
Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver, Cortesia de naturallywood.com
Cortesia de naturallywood.com

"Torre de madeira", "arranha-céu de compensado", pode chamá-lo como quiser, mas a era da madeira já chegou. Brock Commons Tallwood House, o edifício da moradia estudantil da University of British Columbia (UBC), recentemente concluído em Vancouver, ocupa atualmente uma posição de destaque no mundo da arquitetura - pelo menos até a próxima torre de madeira superar o que foi possível alcançar até agora. 

Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com + 15

Terremoto atinge o México deixando mortos, feridos e desabrigados

11:05 - 20 Setembro, 2017
Terremoto atinge o México deixando mortos, feridos e desabrigados, A destruição de um edifício no México após o terremoto de 2017. Image via Infobae
A destruição de um edifício no México após o terremoto de 2017. Image via Infobae

Após o devastador terremoto de magnitude 7.1 que atingiu o México ontem às 13:14 (hora local), há diversos mortos - mais de 200 pessoas até o momento -, feridos ou presos nos escombros de edifícios colapsados. Enquanto os esforços de resgate continuam e as informações em torno do alcance da devastação são preliminares, as escolas estão fechadas indefinidamente e as principais empresas e organizações solicitaram que seus funcionários não trabalhem.

O número de mortos continua crescendo e o ArchDaily México, sediado na Cidade do México, relata a destruição de grande parte do tecido urbano da capital. As filmagens capturadas por moradores aterrorizados mostram os momentos finais de edifícios - muitos com mais de quatro pavimentos - que foram reduzidos a escombros em segundos.

Triptyque divulga projeto de edifício escalonado de madeira certificada na Vila Madalena

10:00 - 20 Setembro, 2017
Triptyque divulga projeto de edifício escalonado de madeira certificada na Vila Madalena, Cortesia de Triptyque
Cortesia de Triptyque

O escritório franco-brasileiro Triptyque divulgou o projeto de um edifício de uso misto construído inteiramente em madeira certificada. Localizada em um terreno de 1.025 m² no bairro Vila Madalena, em São Paulo, a proposta é uma inciativa da empresa florestal brasileira AMATA e prevê a construção de uma torre escalonada de 13 pavimentos que totalizará 4.700 m² de área construída e contará com espaços de coworking, coliving e restaurante. 

Jeanne Gang recebe o Marcus Prize de Arquitetura 2017

19:00 - 19 Setembro, 2017
Jeanne Gang recebe o Marcus Prize de Arquitetura 2017, Writers Theatre. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing
Writers Theatre. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing

A arquiteta americana Jeanne Gang, MacArthur Fellow, foi selecionada como destinatária do Marcus Prize 2017.

Concedido a cada dois anos pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, em parceria com a Fundação Marcus Corporation, o prêmio de U$ 100.000 foi estabelecido para reconhecer arquitetos de todo o mundo "em uma trajetória para a grandeza". Além do prêmio em dinheiro, será apoiado um próximo estúdio de projeto liderado por Gang na escola.

Outros ganhadores do prêmio incluem Joshua Prince-Ramus (2015); Sou Fujimoto (2013), Diébédo Francis Kéré (2011); Alejandro Aravena (2009/2010); Frank Barkow, Barkow Leibinger (2007); e Winy Maas, MVRDV (2005).

Arcus Center for Social Justice Leadership. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing WMS Boathouse at Clark Park. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing University of Chicago Campus North Residential Commons. Image © Tom Harris Diner en Blanc Chicago 2014 at Lincoln Park Zoo's Nature Boardwalk. Image © Ronald Leon Hale + 6

Anunciados os curadores e o tema do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018

15:00 - 19 Setembro, 2017
Anunciados os curadores e o tema do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018, Imagens de Project Projects, Daniele Resini ©SRGF, NY.
Imagens de Project Projects, Daniele Resini ©SRGF, NY.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou os arquitetos e instituições responsáveis pela curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018.

Selecionando através de um concurso aberto e recomendações do Comitê Federal de Exposições Internacionais, a exposição será co-chefiada por membros da School of the Art Institute of Chicago (SAIC) e da Universidade de Chicago e pelos curadores Niall Atkinson, professor da Universidade de Chicago; Ann Lui, professora da SAIC e co-fundadora do escritório de arquitetura Future Firm; e Mimi Zeiger, crítica, editora, curadora e educadora de Los Angeles.

Com o tema Dimensões da Cidadania, a exposição explorará "o significado da cidadania como um conjunto de direitos e responsabilidades na interseção de afiliações legais, políticas, econômicas e sociais".

Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira

10:00 - 19 Setembro, 2017
Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira, Cortesia de ArqLab-Senac
Cortesia de ArqLab-Senac

A bagagem e o repertório arquitetônicos são ferramentas fundamentais para qualquer arquiteto. Parte da qualidade arquitetônica de suas propostas está vinculada diretamente ao tamanho do seu repertório transformado em uma “coleção de obras”.

Essa coleção está em constante transformação e ampliação. Todo espaço visitado, vivenciado, experimentado é incorporado na coleção. Esse processo é diário, está no cotidiano do arquiteto.

Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac + 16

Foster + Partners divulga novo projeto para o centro de Estocolmo

16:00 - 18 Setembro, 2017
Foster + Partners divulga novo projeto para o centro de Estocolmo, © Foster + Partners
© Foster + Partners

Com as obras do complexo de transporte de Slussen em Estocolmo em andamento, o último edifício deste que é um dos maiores nodais da cidade foi apresentado pela prefeitura e pelo escritório Foster + Partners.

Localizado no ponto central do masterplan idealizado por Foster + Partners em conjunto com o escritório sueco Berg Arkitektkontor, e também os paisagistas do White Arkitekter e projetistas de iluminação da ÅF Lighting, o Mälarterrassen, antigamente conhecido como Lago Mälaren, (o grande lago de água doce sobre o qual foi construída grande parte da cidade de Estocolmo) receberá um edifício de três pavimentos com espaços de uso misto para atrair a população local e turistas a uma área da cidade anteriormente dominada por automóveis.

Imagem de Foster + Partners. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo Katarinavägen. Imagem de Foster + Partners. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo Slusstorget. Imagem de White Arkitekter. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo Katarinaparken. Imagem de Foster + Partners. Imagem Cortesia da Cidade de Estocolmo + 11

Arquivo: Entrevistas com Paulo Mendes da Rocha

10:00 - 18 Setembro, 2017
Arquivo: Entrevistas com Paulo Mendes da Rocha, via screenshot do trailer do filme "Tudo é Projeto" de Joana Mendes da Rocha
via screenshot do trailer do filme "Tudo é Projeto" de Joana Mendes da Rocha

Para aproveitar o momento gerado pela inauguração, em agosto deste ano, do tão aguardado edifício do Sesc 24 de Maio, localizado no centro de São Paulo, compilamos a seguir uma série de entrevistas publicadas em diversos veículos de comunicação com nosso mais ilustre arquiteto em atividade: Paulo Mendes da Rocha.

O conjunto de textos a seguir ajuda a compreender algumas das ideias que norteiam a prática arquitetônica de Paulo Mendes da Rocha, além de flagrarem o quão aforístico e, por vezes, radical, é o arquiteto mais premiado do Brasil.

OMA e FABRICations vencem concurso para transformar antigo complexo prisional em Amsterdã

19:00 - 17 Setembro, 2017
OMA e FABRICations vencem concurso para transformar antigo complexo prisional em Amsterdã, Imagem por Robota, Cortesia de OMA
Imagem por Robota, Cortesia de OMA

A equipe de OMA e FABRICations, em colaboração com os arquitetos paisagistas do LOLA, foi selecionada como vencedora de um concurso para transformar um antigo complexo prisional em Amsterdã em um empreendimento de uso misto de 135 mil metros quadrados. Localizado no sudeste de Amsterdã, Bijlmerbajes era visto como um marco distante para a cidade desde a sua construção na década de 1970. Mas com expansões recentes, o terreno antes periférico mudou-se para o centro do novo empreendimento urbano, tornando a propriedade localização privilegiada para a reconstrução.

Imagem por Robota, Cortesia de OMA Imagem por Robota, Cortesia de OMA Imagem por Robota, Cortesia de OMA Cortesia de rijksvastgoedbedrijf + 13

Memorial "Torre das Vozes" homenageia as vítimas do 11 de setembro

16:00 - 17 Setembro, 2017
Memorial "Torre das Vozes" homenageia as vítimas do 11 de setembro, Cortesia de Arup
Cortesia de Arup

Dezesseis anos após os trágicos acontecimentos de 11 de setembro, a última parte do Memorial Nacional do Voo 93 foi apresentada.

Localizado na área rural de Shanksville, Pensilvânia, o memorial faz referência aos 40 passageiros que sacrificaram suas próprias vidas para evitar que os terroristas assumissem o controle do voo 93 da United Airlines, impedindo que o avião atingisse seu pretendido alvo, o Capitólio dos Estados Unidos em Washington.

Em 2009, Paul Murdoch Architects, em colaboração com Nelson Byrd Woltz Landscape Architects e Arup Engineering, foi selecionados para projetar um memorial nacional para o local do acidente. Levando em conta um masterplan que referencia os movimentos finais da queda, os arquitetos projetaram uma série de elementos reflexivos como uma lembrança solene dos eventos ocorridos naquele dia. Todos esses elementos já estão concluídos, com exceção ao ícone mais sensível do projeto, a Torre de Vozes, com 28 metros de altura.

Novos detalhes do projeto do Auditório Steve Jobs na sede da Apple em Cupertino

15:00 - 17 Setembro, 2017

Antes do lançamento oficial do Auditório Steve Jobs, localizado na nova sede da Apple em Cupertino e com capacidade para mil pessoas, novos detalhes sobre seu projeto e construção foram divulgados. De acordo com a Bloomberg, a entrada do auditório fica embaixo de "um disco de prata" que parece flutuar 7 metros acima do solo.

Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards

10:00 - 17 Setembro, 2017
Pavilhão Dançante de Guto Requena é premiado com o CODA Awards, © Fernanda Ligabue + Rafael Frazão
© Fernanda Ligabue + Rafael Frazão

Criado especialmente para as Olimpíadas Rio de Janeiro 2016, o Pavilhão Dançante do arquiteto Guto Requena, acaba de vencer, na categoria 'hotelaria', mais um importante prêmio internacional de arquitetura e arte, o CODA Awards 2017.

O desenvolvimento do projeto consiste em discos espelhados e pintados da fachada que se movimentam em resposta ao 'fluxo' na pista de dança dentro do espaço.

Trienal de Arquitetura de Oslo abre chamada para a curadoria da edição de 2019

07:00 - 17 Setembro, 2017
Trienal de Arquitetura de Oslo abre chamada para a curadoria da edição de 2019, Cortesia de Kartverket / NIBO / Statens Vegvesen
Cortesia de Kartverket / NIBO / Statens Vegvesen

Após o tema After Belonging, da sexta edição da Trienal de Arquitetura de Oslo, realizada em 2016, a organização norueguesa divulgou esta semana uma chamada aberta para curadoria, tema e conceito para sua sétima edição, que será realizada em 2019. De acordo com a equipe de curadoria da edição passada:

A Trienal é uma oportunidade e espaço para treinar estratégias de pesquisa e testar protocolos de trabalho que oferecem novas formas de engajamento para arquitetos. Consideramos "After Belonging" e a Trienal de Arquitetura de Oslo não apenas um evento de 10 semanas, mas um projeto de pesquisa coletiva de longo prazo que resultou em novas formas de pensamento e ação.

Utrecht inaugura o maior estacionamento de bicicletas do mundo

15:00 - 16 Setembro, 2017
Utrecht inaugura o maior estacionamento de bicicletas do mundo, © CU2030.nl
© CU2030.nl

A primeira fase daquela que se tornará a maior garagem de bicicletas do mundo foi inaugurada ao público em Utretch, Países Baixos. Atualmente com 6.000 vagas, ao final de 2018 terá espaço suficiente para abrigar 12.500 bicicletas - superando a atual estação de metrô de Kasai, em Tóquio, que detém o record de 9.400 vagas. Quando concluída, na garagem e seus arredores poderão estacionar 22 mil bicicletas. 

© CU2030.nl © CU2030.nl © CU2030.nl © CU2030.nl + 9