ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

2016 é um ano recorde para edifícios altos

19:00 - 26 Fevereiro, 2017
2016 é um ano recorde para edifícios altos, Guangzhou CTF Finance Centre. Cortesia de K11 New World Development
Guangzhou CTF Finance Centre. Cortesia de K11 New World Development

Em seu relatório anual, o Tall Building Year in Review de 2016, o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH) anunciou que o ano de 2016 teve a conclusão de 128 edifícios de 200 metros ou mais. Esse número supera o recorde anterior de 114 obras completas estabelecido em 2015. Dezoito desses edifícios tornaram-se os mais altos em suas cidades, país ou região, e dez ganharam a designação de super altos, com mais de 300 metros de altura.

Guangzhou CTF Finance Centre. Cortesia de K11 New World Development Ningbo Bank of China. Cortesia de Ningbo Eastern New City Development Warsaw Spire. Cortesia de UNK Ghelamco Shenzhen CFC Changfu. Image © Cheng Chen +13

Maquetes de papel dos edifícios mais controversos do leste europeu

14:00 - 26 Fevereiro, 2017
Maquetes de papel dos edifícios mais controversos do leste europeu, Brutal East. Image Courtesy of Zupagrafika
Brutal East. Image Courtesy of Zupagrafika

Zupagrafika, criadores de modelos de "brut-iful" em Londres, Paris, Varsóvia e Katowice, lançaram seu mais novo set, o "Brutal East".

A seleção dos criadores capta o charme "certamente brutal" das propriedades funcionalistas e dos grandes projetos de concreto do leste europeu. Com "Brutal East" você pode construir o seu próprio ...

Tip-Box mescla natureza e vertigem nas montanhas de Montpellier

07:00 - 26 Fevereiro, 2017
Tip-Box mescla natureza e vertigem nas montanhas de Montpellier, © Christophe Benichou
© Christophe Benichou

Você já se sentiu andando à beira da insanidade? Ou como se estivesse andando muito perto de seu ponto de inflexão? Não? Bem, parece que o arquiteto Christophe Benichou já, e o resultado é uma estrutura de pequena escala cúbica em equilíbrio sobre o precipício de Pic-Saint-Loup.

Nomeado Tip-Box, o projeto foi concebido originalmente para um amigo de Benichou. Talvez percebendo que presentes devem se restringir a caixas mais tradicionais, o espaço busca servir como um mirante para a contemplação e descanso de caminhantes nas montanhas de Montpellier.

© Christophe Benichou © Christophe Benichou © Christophe Benichou © Christophe Benichou +9

AR seleciona 9 arquitetas para o Women in Architecture Awards

19:00 - 25 Fevereiro, 2017
AR seleciona 9 arquitetas para o Women in Architecture Awards

Architectural Review (AR) anunciou a lista restrita de 9 arquitetas concorrendo à sua premiação 2016 Woman Architect of the Year e o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente. As candidatas deste ano vêm de uma vasta gama de contextos, atuando no Reino Unido, México, França, EUA e Canadá, e foram elogiadas pela AR por seus "projetos demonstrando design excepcional e consciência aos contextos geográficos e políticos".

Em construção: Primeiro edifício residencial de Tadao Ando em Nova Iorque

16:00 - 25 Fevereiro, 2017
Em construção: Primeiro edifício residencial de Tadao Ando em Nova Iorque , © The Boundary and Noë & Associates
© The Boundary and Noë & Associates

O primeiro edifício residencial de Tadao Ando em Nova Iorque - chamado de 152 Elizabeth - está e fase de construção no bairro Nolita, em Manhattan. Uma colaboração com o arquiteto e designer Michael Gabellini de Gabellini Sheppard Associates, além da empresa Sumaida + Khurana, o projeto apresentará as características de uma obra de Ando, concreto in loco polido, metal, superfícies de vidro e uma parede de vegetação.

Concebido como um santuário interior no centro de Manhattan, o edifício mostra uma preocupação singular com a acústica, contando com um sistema de fachada e vidro exterior que garantem uma alta classificação OITC para "assegurar um ambiente familiar tranquilo no centro deste bairro vibrante".

© The Boundary and Noë & Associates © The Boundary and Noë & Associates © The Boundary and Noë & Associates © Noë & Associates +5

"As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente

15:00 - 25 Fevereiro, 2017
"As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino ilustradas por Karina Puente, Zobeida. Imagem © Karina Puente Frantzen
Zobeida. Imagem © Karina Puente Frantzen

A arquiteta Karina Puente, de Lima, tem um projeto pessoal: ilustrar cada uma das "As Cidades Invisíveis" do romance de 1972 de Italo Calvino. Sua coleção inicial, que publicamos em 2016, apresentou as cidades do capítulo As Cidades e a Memória. Esta última série ilustrações, desenhada principalmente com nanquim sobre papel, reúne uma outra seqüência de lugares imaginados - cada um referenciando uma cidade imaginada no livro.

O livro As Cidades Invisíveis, que imagina conversas fictícias entre o explorador veneziano Marco Polo e o antigo governante mongol Kublai Khan, têm sido instrumentais na formulação de abordagens do discurso urbano e da forma da cidade. De acordo com Puente, "cada ilustração tem um processo conceitual, alguns dos quais levam mais tempo do que outros". Geralmente "eu pesquiso, penso, e reflito sobre cada cidade por três semanas antes de fazer esboços." Os desenhos finais e recortes levam cerca de uma semana para produzir.

Zaira. Imagem © Karina Puente Frantzen Diomira. Imagem © Karina Puente Frantzen Dorotea. Imagem © Karina Puente Frantzen Fedora. Imagem © Karina Puente Frantzen +16

5 cenários de filmes nomeados para o Oscar em plantas

14:00 - 24 Fevereiro, 2017
5 cenários de filmes nomeados para o Oscar em plantas, © Boryana Ilieva
© Boryana Ilieva

Agora que você já viu as plantas de Programas de TV e Programas de TV Cult, nós pensamos em mostrar-lhe uma série de cenários de filmes nominados ao Oscar, todos pintados em aquarela por Boryana Ilieva. Com filmes como "La La Land: Cantando Estações", "Um Limite Entre Nós", "Elle", "20th Century Women" e "Toni Erdmann" retratados em detalhes meticulosos. As aquarelas de Ilieva não só nos proporcionam uma nova perspectiva dos espaços familiares, como também destacam importantes características interiores e arquitetônicas que ajudam a construir um enredo cativante.

Livraria Cultura disponibiliza mais de 10 mil e-books gratuitos (muitos de arquitetura)

10:00 - 24 Fevereiro, 2017
Livraria Cultura disponibiliza mais de 10 mil e-books gratuitos (muitos de arquitetura) , Projeto para a Livraria Cultura / Studio MK27 - Marcio Kogan + Diana Radomysler + Luciana Antunes + Marcio Tanaka + Mariana Ruzante. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Projeto para a Livraria Cultura / Studio MK27 - Marcio Kogan + Diana Radomysler + Luciana Antunes + Marcio Tanaka + Mariana Ruzante. Image © Fernando Guerra | FG+SG

A Livraria Cultura, uma das maiores redes de livraria do Brasil, disponibilizou em seu site mais de 10 mil e-books gratuitos. O catálogo completo compreende categorias que vão de ciências biológicas, comunicação e direito a LGBT, religião e psicologia. Entre estas, há centenas de títulos disponíveis nas seções de arquitetura, artes e engenharia

Para adquirir os títulos é necessário realizar o cadastro no site da Livraria Cultura e comprar os volumes desejados. O valor está marcado como "Grátis" e após clicar no título o site redireciona o leitor para finalizar a compra. É possível baixar os e-books diretamente em dispositivos de leitura, como o Kindle, por exemplo; para isso, basta seguir as instruções no site.

Projeto do Estádio do Chelsea FC, de Herzog & de Meuron, recebe aprovação da prefeitura de Londres

19:00 - 23 Fevereiro, 2017
Projeto do Estádio do Chelsea FC, de Herzog & de Meuron, recebe aprovação da prefeitura de Londres, © Herzog & de Meuron
© Herzog & de Meuron

O projeto do estádio do Chelsea Football Club, de Herzog & de Meuron, foi aprovado pelo comitê de planejamento do conselho Hammersmith e Fulham, informa a BBC. O novo estádio de 500 milhões de libras, que está previsto para ser concluído até 2020 e substituirá o estádio existente em Stamford Bridge, aumentando a capacidade de quase 20.000 espectadores para 60.000 lugares.

O projeto do novo estádio inspira-se na arquitetura gótica, bem como nos terraços de tijolos da época vitoriana, que envolverão todo o edifício.

A decisão do Comitê de aprovar os planos do estádio não significa que o trabalho possa iniciar no canteiro; Várias outras permissões serão necessárias antes que a decisão final seja tomada pelo prefeito de Londres Sadiq Khan.

© Herzog & de Meuron © Herzog & de Meuron © Herzog & de Meuron © Herzog & de Meuron +9

Mecanoo restaura palácio na Holanda e propõe um jardim experimental

19:00 - 22 Fevereiro, 2017
Mecanoo restaura palácio na Holanda e propõe um jardim experimental, © Omega Render
© Omega Render

Mecanoo revelou seu projeto para transformar o Soestdijk Estate em Eden Soestdijk, "um jardim experimental para uma sociedade sustentável e um destino paradisíaco para todos" na Holanda. Em um esforço para se tornar uma ferramenta educacional para a conscientização ambiental, o projeto pretende contribuir significativamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

"O mundo está enfrentando a pressão de problemas cada vez maiores e mais complexos quando se trata de água, alimentos, clima e energia", disse Anton Valk, presidente da Fundação Eden Soestdijk. "Eden Soestdijk quer resolver estes problemas e contribuir para uma sociedade mais sustentável, estimulando e inspirando os visitantes a mudarem seu comportamento de forma positiva."

Uma estufa arquitetônica por trás dos jardins do palácio será a peça central do projeto e abrigará uma exposição interativa focada em tópicos como circularidade, equilíbrio ecológico e aspectos sociais da sustentabilidade.

© Rijksvastgoedbedrijf © Mecanoo architecten © Mecanoo architecten © Mecanoo architecten +9

"Sketches of Spain": A fotografia de Ola Kolehmainen na Espanha

16:00 - 22 Fevereiro, 2017
"Sketches of Spain": A fotografia de Ola Kolehmainen na Espanha, House of Spiritual Retreat. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA
House of Spiritual Retreat. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA

Desde o dia 2 de fevereiro está aberta em Barcelona a exposição Sketches of Spain na Galeria SENDA, que apresenta um percurso pela arquitetura espanhola através das lentes do fotógrafo Ola Kolehmainen. Na exposição, que permanece aberta até o dia 18 de março, são resumidos os últimos dez anos da obra de Kolehmainen, premiado em 2015 com o RIBA Honorary Fellowship por sua contribuição na promoção da arquitetura.

Com sua visão particular, Ola Kolehmainen busca mostrar as abstrações constantes que estão ocultas na arquitetura moderna. Sua fotografia é dramática e inspiradora, nela podemos encontrar partes das vanguardas europeias mescladas com a crueza dos materiais e seus usos. Com um formato mínimo, mostra-nos detalhes completamente despercebidos de obras tão conhecidas, como o Pavilhão de Barcelona, de Mies van der Rohe, ou o Centro Cultural Principado de Astúrias em Avilés, de Oscar Niemeyer. 

Less Less is is more more. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA Red Staircase 2. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA Ein Hauch II. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA Ein Hauch III. Imagem © Ola Kolehmainen. Cortesia de Galería SENDA +12

Novo campus da Apple em Cupertino será inaugurado em abril deste ano

15:00 - 22 Fevereiro, 2017

A Apple anunciou hoje que o Apple Park (também conhecido como Apple Campus 2) estará pronto para ser ocupado a partir de abril. Idealizado por Steve Jobs como um "centro de criatividade e colaboração", o campus de 175 hectares vai servir como uma nova casa para mais de 12.000 funcionários, que serão transferidos para o novo campus ao longo de seis meses.

Projetado por Foster + Partners, o Apple Park é organizado em torno de um edifício central em forma de anel de mais de 280 mil metros quadrados, inteiramente revestido pelos maiores painéis de vidro curvo do mundo. A construção dos demais edifícios e espaços abertos continuará durante o verão.

© Apple © Apple © Apple © Apple via screenshot from video +5

Playlist: WAATAA_we are all together around architecture

14:00 - 22 Fevereiro, 2017
Playlist: WAATAA_we are all together around architecture, Editada pela equipe ArchDaily Brasil, fotografia original.. Image © WAATAA PHOTOGRAPHY
Editada pela equipe ArchDaily Brasil, fotografia original.. Image © WAATAA PHOTOGRAPHY

Retomamos os trabalhos do nosso canal no Spotify. Para começar o ano, o escritório português WAATAA_we are all together around architecture compartilhou uma playlist conosco. Entre outros artistas, aqui você ouvirá Kaleida, AronChupa, Chet Faker, Tom Zé, António Variações e The XX.

Eduardo Souto de Moura desenha moeda comemorativa de Álvaro Siza

12:30 - 22 Fevereiro, 2017
Eduardo Souto de Moura desenha moeda comemorativa de Álvaro Siza, Moeda comemorativa de Álvaro Siza. Image via OASRS - Facebook
Moeda comemorativa de Álvaro Siza. Image via OASRS - Facebook

O plano de Moedas Comemorativas 2017 de Portugal foi apresentado esta semana na área fabril da Casa da Moeda, onde foram mostradas as temáticas, os autores e o desenho das moedas comemorativas, correntes e de coleção, a serem emitidas ao longo do ano.

Entre as novidades, destaca-se uma nova série dedicada à Arquitetura Portuguesa, que começa com uma moeda dedicada a Álvaro Siza Vieira e desenhada por Eduardo Souto Moura, outro grande nome da arquitetura nacional.

Porto disponibiliza manual de apoio a operações urbanísticas na cidade

10:00 - 22 Fevereiro, 2017
Porto disponibiliza manual de apoio a operações urbanísticas na cidade, via www.porto.pt
via www.porto.pt

A Câmara do Porto lançou esta quinta-feira, no auditório do Porto Innovation Hub, um manual de recomendações e boas práticas em operações urbanísticas. O documento pretende constituir-se como uma ferramenta útil e inovadora na relação entre a prefeitura e os cidadãos, designadamente ao nível da atuação dos investidores e na elaboração de projetos urbanísticos na cidade.

Conheça o funcionamento da iPhone City na China

07:00 - 22 Fevereiro, 2017
Conheça o funcionamento da iPhone City na China, Loja da Apple Store em Xangai, China © Flickr user wza. Licença CC BY-NC-ND 2.0
Loja da Apple Store em Xangai, China © Flickr user wza. Licença CC BY-NC-ND 2.0

O New York Times publicou um artigo intitulado "How China Built iPhone City With Billions in Perks for Apple’s Partners’", revelando um tesouro de benefícios públicos para a maior fábrica de iPhone do mundo em Zhengzhou, na China. Em uma cidade de seis milhões de habitantes em uma região empobrecida da China, o governo local contribuiu com US$ 1,5 bilhão para a Foxconn, a fabricante dos iPhones da Apple. O dinheiro é usado, em parte, para melhorar a infra-estrutura local, reduzir os custos de exportação da Foxconn e construir moradias para os 350.000 trabalhadores da fábrica (cinco vezes o número de pessoas empregadas diretamente pela Apple nos Estados Unidos).

Loja da Apple Store em Xangai, China © Flickr user wza. Licença CC BY-NC-ND 2.0 Zhengzhou Convention Centre © Flickr user josechugijon. Licença  CC BY-NC-ND 2.0 Foxconn fabrica o iPhone © Flickr user prachatai. Licença  CC BY-NC-ND 2.0 iPhone City, Zhengzhou, à noite © Flickr user damien_thorne. Licença CC BY-NC-ND 2.0 +5

TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon

19:00 - 21 Fevereiro, 2017
TRIAS propõe Museu em Sydney para abrigar arquivo de Jørn Utzon, Cortesia de TRIAS
Cortesia de TRIAS

TRIAS criou uma proposta especulativa de um museu para o MA | UA (Museum of Architecture | Utzon Archive), um espaço de exposição permanente para o arquivo do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, em Sydney, Austrália. 

O arquivo de Jørn Utzon está enterrado em caixas e porões em Sydney. Este rico corpo de conhecimento - com desenhos originais, protótipos, fotografias e modelos - é um recurso público valioso, vivo com pensamentos e experimentos. No entanto, permanece inacessível e intangível para a maioria.

Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS Cortesia de TRIAS +18

Primeira casa projetada por Gaudí será inaugurada como museu este ano

15:00 - 21 Fevereiro, 2017
Primeira casa projetada por Gaudí será inaugurada como museu este ano, Casa Vicens. Imagem © Eric Huang [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0
Casa Vicens. Imagem © Eric Huang [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0

Foi confirmada para o segundo semestres deste ano a data de abertura da Casa Vicens como museu em Barcelona. Originalmente marcada para o segundo semestres de 2016, a reabertura da primeira casa de Gaudí não seguiu o cronograma devido a dificuldades na obra de reforma.

A Casa Vicens, localizada na Calle Carolines 24, é a primeira residência projetada por Antoni Gaudí. Manel Vicens, cliente do projeto, contratou o arquiteto para construir aquela que seria sua residência de verão em 1883, época em que Gràcia (hoje um bairro movimentado de Barcelona) era uma vila separada da cidade.

Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0 Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0 Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0 Detalhe da Casa Vicens. Imagem © Ian Gampon [Flickr]. Licença CC BY-ND 2.0 +5

Francis Kéré é selecionado para projetar o Serpentine Pavilion 2017

10:37 - 21 Fevereiro, 2017
Francis Kéré é selecionado para projetar o Serpentine Pavilion 2017, Serpentine Pavilion 2017, Designed by Francis Kéré, Design Render, Interior. Image © Kéré Architecture
Serpentine Pavilion 2017, Designed by Francis Kéré, Design Render, Interior. Image © Kéré Architecture

Serpentine Galleries anunciou que o Serpentine Pavilion 2017 será projetado por Diébédo Francis Kéré (Kéré Architecture), um arquiteto africano que trabalha entre Berlim, Alemanha, e sua cidade natal Gando, em Burkino Faso. O projeto que será construído neste verão nos Kensington Gardens de Londres compreende uma cobertura expansiva apoiada sobre por uma estrutura de aço, imitando a copa de uma árvore. De acordo com Kéré, o projeto para a cobertura se inspira em uma árvore que serve como ponto de encontro para a vida em Gando. Alinhado  com os critérios para a seleção do Serpentine Pavilion, o arquiteto Kéré ainda não realizou nenhum edifício permanente na Inglaterra.

MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito

10:00 - 21 Fevereiro, 2017
MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito, O Bulevar Montmartre em uma manhã de inverno. Pintura de Camille Pissarro, 1897. Óleo sobre tela. Licença CC0 1.0. Image via MET
O Bulevar Montmartre em uma manhã de inverno. Pintura de Camille Pissarro, 1897. Óleo sobre tela. Licença CC0 1.0. Image via MET

Museu Metropolitano de Nova York (Met), uma das instituições de arte mais importantes do mundo, anunciou este mês, através de um comunicado, sua decisão de liberar cerca de 375.000 obras de seu catálogo digital como imagens de domínio público. Graças a essa nova política de acesso, as peças já estão disponíveis online sob uma licença Creative Commons Zero (CC0), que permite a qualquer pessoa baixar, usar e modificar as obras sem restrições e sem precisar atribuí-las ao autor original.

O diretor do museu, Thomas P. Campbell, explica que essa mudança transforma a instituição “uma das maiores e mais diversificadas coleções de acesso aberto do mundo”, abrangendo 5.000 anos de história da arte de todo o mundo.

Instituto Indiano de Administração em Ahmedabad, de Louis Kahn, fotografado por Laurian Ghinitoiu

16:30 - 20 Fevereiro, 2017
 Instituto Indiano de Administração em Ahmedabad, de Louis Kahn, fotografado por Laurian Ghinitoiu, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Em homenagem à vida de Louis Kahn, que faria aniversário hoje, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu visitou o Instituto Indiano de Administração em Ahmedabad - um dos projetos seminais do arquiteto, que só foi concluído após sua morte, há quatro décadas.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu +46

Teddy Cruz e Fonna Forman: "Com nossas intervenções, estamos tentando diluir a fronteira"

15:00 - 20 Fevereiro, 2017
Teddy Cruz e Fonna Forman: "Com nossas intervenções, estamos tentando diluir a fronteira", Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesia de Curry Stone Design Prize
Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesia de Curry Stone Design Prize

Os fundadores do Estudio Teddy Cruz + Forman, o arquiteto Teddy Cruz e a politóloga Fonna Forman, abordaram, em uma recente entrevista publicada pela Univision, os desafios trabalhados em seu estúdio no contexto da fronteira entre México e Estados Unidos, especificamente entre Tijuana e San Diego. 

"No discurso político atual, a fronteira entre EUA e México é um ponto de criminalização", afirma Cruz. "Porém, estamos tratando de elevá-la ao status de local de criatividade", acrescenta o arquiteto. Forman por sua vez, comenta que, além da fronteira que mais gerou discussão nos últimos tempos, as fronteiras se "reproduzem de muitas maneiras - fisicamente, socialmente e psicologicamente" - em todo o mundo. 

Projeto do Estudio Teddy Cruz + Forman,. Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesía de Curry Stone Design Prize Projeto do Estudio Teddy Cruz + Forman,. Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesía de Curry Stone Design Prize Projeto do Estudio Teddy Cruz + Forman,. Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesía de Curry Stone Design Prize Projeto do Estudio Teddy Cruz + Forman,. Cortesia de Teddy Cruz + Fonna Forman. Cortesía de Curry Stone Design Prize +5

Primeiro Museu de Arte Urbana de Portugal terá 300 obras de Vhils

10:00 - 20 Fevereiro, 2017

A Câmara Municipal de Cascais irá inaugurar o primeiro Museu de Arte Urbana de Portugal, que terá cerca de 300 obras da coleção privada de Vhils, isto é, aquelas que não estão esculpidas em paredes da cidade.

A iniciativa foi divulgada pelo presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, e será financiada por uma taxa turística local, que passou a ser cobrada a partir de fevereiro. Além de Vhils, a ideia é divulgar outros autores portugueses com trabalhos recentes.

Concreto aparente e volumetria inusitada na Casa Cabo da Vila, projeto dos spaceworkers vencedor do BOTY 2017

07:45 - 20 Fevereiro, 2017
Concreto aparente e volumetria inusitada na Casa Cabo da Vila, projeto dos spaceworkers vencedor do BOTY 2017 , © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus projetos.

O projeto da Casa Cabo da Vila é, para nós especial, porque foi o vencedor do Building of The Year de 2017, na categoria Casas. O projeto foi desenvolvido para uma casal jovem que queria uma casa que não se assemelha-se a uma casa regular. O desafio foi tomado pelos arquitetos do atelier português spaceworkers. O volume proposto pelo materializa a sua forma através de duas lajes em betão com os seus lados côncavos, deixando que entre elas se desenrole uma leve parede, de vidro e madeira, que num jogo de cheio e vazio, permite que o interior da casa se relacione com o exterior. Tivemos a oportunidade de conversar com Henrique Marques, um dos sócios do spaceworkers, para saber mais sobre as escolhas dos materiais utilizados no projeto e sobre a influência que desempenhou estas escolhas no conceito de projeto. Leia a seguir a entrevista: