Casa da Arquitectura abre concurso para 10 bolsas de doutorado em Portugal

A Casa da Arquitectura abriu concurso para a atribuição de 10 bolsas de investigação para doutoramento, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo do protocolo de Cooperação para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para estudantes de doutoramento celebrado entre as duas entidades.

A decorrer até às 23h59 de 3 de junho 2024 (hora de Lisboa), as candidaturas para as 10 bolsas de investigação para doutoramento destinam-se às áreas de Arquitetura, Urbanismo, Território, com especial relação aos acervos, espólios e coleções da Casa da Arquitectura e conteúdos relacionados com a teoria, história e prática da arquitetura, tecnologia construtiva, sustentabilidade e economia energética ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).

A Casa da Arquitectura é também entidade de acolhimento dos bolseiros, cujas atividades de investigação devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia da instituição.


Artigo Relacionado

A ida do acervo de Paulo Mendes da Rocha à Casa da Arquitectura: entrevista com Nuno Sampaio

Para o Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, “o lançamento destas bolsas representa a concretização do compromisso da Casa da Arquitectura de promover e fomentar a investigação em torno da arquitetura e dos acervos à sua guarda, abrindo assim a possibilidade de produção de novo conhecimento científico a cidadãos portugueses e estrangeiros que se qualifiquem como elegíveis. Esta é uma oportunidade para gerar impacto real e significativo nas transformações na sociedade, no território e na forma como é percecionada a arquitetura”.

Acervos e espólios da Casa da Arquitectura

À data, o Arquivo da Casa da Arquitectura conta com 14 acervos/espólios e três coleções de arquitetura com mais de 240 autores e doadores envolvidos, cerca de 3700 projetos e, aproximadamente, 135 mil documentos analógicos e 180 mil documentos digitais.

No que toca a acervos individuais de autores nacionais com relevância internacional, o Arquivo da Casa tem ao seu cuidado os de Eduardo Souto de Moura, Pedro Ramalho, João Luís Carrilho da Graça, Manuel Correia Fernandes e Teresa Fonseca, entre outros, a que soma, numa esfera internacional, os espólios dos brasileiros Lucio Costa e Paulo Mendes da Rocha.

A Casa da Arquitectura é a primeira instituição no mundo a fazer Arquivo de arquitetura a partir de coleções territoriais e temáticas de acervo, que possuem recortes bastante distintos.

A Coleção de Arquitetura Brasileira é constituída por 103 projetos, abrangendo um período temporal de 90 anos, reunindo nomes como Gregori Warchavchik, Lucio Costa, Fábio Penteado, Éolo Maia e Jô Vasconcellos, Assis Reis, Vilanova Artigas, Pedro Paulo Saraiva, Paulo Mendes da Rocha, entre outros, mas também escritórios de produção mais recente, como MMBB, Metro Arquitectos, Carla Juaçaba, entre outros.

Casa da Arquitectura abre concurso para 10 bolsas de doutorado em Portugal - Imagem 2 de 2
Maquete do Museu dos Coches / MMBB Arquitetos + Paulo Mendes da Rocha + Bak Gordon Arquitectos. Cortesia dos arquitetos

Por outro lado, a Coleção do Metro do Porto, conjunto documental resultante do trabalho de arquitetura produzido para a construção das 82 estações de metro subterrâneas e de superfície e respetiva inserção urbana, é da autoria de vários arquitetos nacionais, como Adalberto Dias, Alcino Soutinho, Álvaro Siza Vieira, Bernardo Távora, Castro Calapez, Eduardo Souto de Moura, Manuel Fernandes de Sá, João Álvaro Rocha, José Gigante, Atelier Risco, Rogério Cavaca e Rui Mealha.

Ainda em desenvolvimento encontra-se uma Coleção totalmente dedicada aos últimos 50 anos da Arquitetura Portuguesa (1974-2024). Dividida em dois momentos, a primeira seleção da coleção abrange o arco temporal 1974-1999 e tem a responsabilidade científica dos arquitetos Graça Correia, João Belo Rodeia e Ricardo Carvalho; a segunda, relativa ao período 1999-2024, esteve sob a responsabilidade dos arquitetos Jorge Figueira, Carlos Machado e Moura e Paula Melâneo.

Mais recentemente, o Arquivo da Casa integrou o acervo de fotografia de arquitetura de Luis Ferreira Alves.

O acervo de referências bibliográficas da Casa da Arquitectura especializado na área da arquitetura conta, neste momento, com um total de 4100 referências bibliográficas, provenientes de diferentes depósitos e doações, para além de aquisições da própria instituição.

Destinatários das Bolsas

As bolsas têm duração anual, renovável até ao máximo de 4 anos e destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem num Programa de Doutoramento e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor, conferido por universidades nacionais.

Podem candidatar-se cidadãos nacionais ou de outros Estados membros da UE e cidadãos de Estados terceiros, apátridas e cidadãos beneficiários de estatuto de refugiado político, desde que apresentem registo de reconhecimento dos graus académicos atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e registo da conversão da respetiva classificação final para a escala de classificação portuguesa, ou, em alternativa, declaração de honra do candidato em como obteve o reconhecimento do grau estrangeiro equivalente ao de licenciado ou mestre com efeitos ao final do prazo de candidatura.

Júri de avaliação

O júri de avaliação dos candidatos nomeado pela Casa da Arquitectura é constituído pelos arquitetos Nuno Grande, Professor Associado do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, que coordena; Guilherme Wisnik, Professor Livre-Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Bárbara Coelho Rodrigues da Silva, Professora no Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa; Edite M. Figueiredo e Rosa, Professora Associada no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior e José Miguel Neto Viana Brás Rodrigues, Professor Catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

São suplentes os arquitetos Graça Correia Ragazzi, Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto com Agregação à Universidade do Porto e Pedro Bandeira, Professor Associado na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho.

Toda a informação em casadaarquitectura.pt.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Casa da Arquitectura abre concurso para 10 bolsas de doutorado em Portugal" 22 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014842/casa-da-arquitectura-abre-concurso-para-10-bolsas-de-doutorado-em-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.