ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos

19:00 - 26 Abril, 2017
AART revitalizará área portuária de Aarhus com empreendimento de usos mistos, © AART Architects
© AART Architects

AART Architects venceu um concurso para projetar um novo complexo residencial e comercial no coração de Aarhus Ø, o recém-desenvolvido distrito portuário de Aarhus, na Dinamarca. A proposta vencedora, apelidada de Nicolinehus, foca em "injetar vida e autenticidade no novo bairro portuário e [pavimentar] o caminho para as oportunidades únicas que o cenário oferece". Seu projeto inspira-se nos antigos blocos residenciais do centro da cidade, repensando a tipologia com pátios em um "híbrido de bloco residencial clássico e paisagem em terraços."

© AART Architects © AART Architects © AART Architects © AART Architects +5

Semáforo horizontal de LED busca tornar as ruas de Rosário mais seguras para pedestres

16:00 - 26 Abril, 2017
Semáforo horizontal de LED busca tornar as ruas de Rosário mais seguras para pedestres, © Juan Pablo Allegue. Cortesia da Secretaria do Ambiente e Espaço Público e a Entidade para a Mobilidade da Prefeitura de Rosário
© Juan Pablo Allegue. Cortesia da Secretaria do Ambiente e Espaço Público e a Entidade para a Mobilidade da Prefeitura de Rosário

Temos publicado diversos artigos sobre novos projetos de cruzamentos de trânsito que buscam tornar a vida dos pedestres mais segura. Um destes projetos são as faixas de pedestres inauguradas na cidade de Brummen, Países Baixos, que se iluminam quando as pessoas estão atravessando a rua. 

Outro exemplo são os semáforos com luzes LED instalados em algumas ruas as cidades alemãs de Augsburgo e Colônia, e na cidade holandesa de Bodegraven, ajudando a prevenir acidentes em torno das linhas de bonde.

O encontro de um jovem arquiteto com a lenda viva I.M. Pei

15:00 - 26 Abril, 2017
O encontro de um jovem arquiteto com a lenda viva I.M. Pei, Villa Punto de Vista, the resort designed by David Konwiser at which I.M. Pei was the first guest. Image © Sergio Pucci
Villa Punto de Vista, the resort designed by David Konwiser at which I.M. Pei was the first guest. Image © Sergio Pucci

Imagine um arquiteto de fama mundial ser o primeiro ocupante de seu primeiro projeto. E não qualquer arquiteto, mas I.M. Pei, que completa hoje incríveis 100 anos. Isso realmente aconteceu com o arquiteto costarriquenho David Konwiser, sete anos atrás, quando Pei alugou um apartamento na "Villa Punto de Vista" para passar o Ano Novo, embora o inacreditável encontro quase não tenha se tornado realidade. Apenas dois meses e meio antes da chegada de Pei, a villa era mais um canteiro de obras que um edifício construído. Compreensivelmente, esses dois meses e meio foram "os mais difíceis... da minha carreira - e provavelmente da minha vida", como descreve Konwiser neste artigo para o Architectural Digest. Apesar dessa imensa pressão, ou talvez por causa disso, a vila ficou pronta para a sua estreia, onde receberia seu mais ilustre ocupante.

Arquitetura para bicicletas: 13 projetos inspiradores

14:00 - 26 Abril, 2017

A bicicleta não é mais utilizada apenas para esportes ou atividades recreativas, cada vez mais as pessoas optam por ela como principal meio de transporte.

A arquitetura cumpre um papel fundamental no incentivo do uso da bicicleta, já que uma cidade equipada com ciclovias seguras, bicicletário e áreas livres para lazer, inspira as pessoas a deixarem seus automóveis.

100 Sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer

10:00 - 26 Abril, 2017
100 Sites de pesquisa acadêmica que você deveria conhecer, © Infomastern via Visual hunt /  CC BY-SA
© Infomastern via Visual hunt / CC BY-SA

A página Canal do Ensino compilou uma importante lista para alunos e pesquisadores com 100 websites de pesquisa acadêmica. As fontes contam com textos, documentos, resenhas, artigos, áudios, vídeos e outros materiais que você pode precisar ao realizar uma pesquisa acadêmica. 

Encontrando seu amor na areia: A arquitetura instintiva do baiacu

07:00 - 26 Abril, 2017

Quanto esforço você está disposto a fazer para atrair alguém especial? O humilde baiacu japonês, com apenas doze centímetros de comprimento, provavelmente está se esforçando mais que você. Para atrair a melhor companhia dos mares, o baiacu macho passa pelo menos sete dias inteiros realizando um complexo ritual que envolve nadar no fundo do mar para formar ondulações e caminhos na areia. Se ele parar muito cedo, todo o esforço é varrido pelas correntes de água.

Em foco: Peter Zumthor

06:30 - 26 Abril, 2017
The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG
The Therme Vals. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Peter Zumthor (26 de abril, 1943) completa hoje 74 anos de idade. Conhecido por sua sensibilidade material e sua grande atenção ao lugar, o vencedor do Pritzker de 2009 é um dos mais respeitados arquitetos do século XX.

Bruder Klaus Field Chapel. Image © Samuel Ludwig Steilneset Memorial. Image © Andrew Meredith Saint Benedict Chapel. Image © Felipe Camus Kunsthaus Bregenz. Image © <a href='https://www.flickr.com/photos/heyitschili/4163419615'>Flickr user heyitschili</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/'>CC BY-ND 2.0</a> +16

Em foco: I.M. Pei

06:00 - 26 Abril, 2017
Em foco: I.M. Pei, Le Grande Louvre. Image © Greg Kristo
Le Grande Louvre. Image © Greg Kristo

Ieoh Ming Pei, o arquiteto sino-americano que é indiscutivelmente o mais importante membro da geração modernista ainda em atividade, completa hoje 100 anos de idade! Quando recebeu o Prêmio Pritzker em 1983, o júri o elogiou por "ter dado a este século [XX] alguns de seus mais belos espaços internos e formas externas."

De super-heróis a super materiais: Cinco materiais com poder de mudar o mundo

05:30 - 26 Abril, 2017
De super-heróis a super materiais: Cinco materiais com poder de mudar o mundo, Courtesy of The Built Environment Trust. Image © Chris Tubbs
Courtesy of The Built Environment Trust. Image © Chris Tubbs

O que está por trás de nossa obsessão com os super-heróis, desde os quadrinhos da Marvel e DC comics para a TV e filmes, às mais excêntricas séries no Netflix, como Sens8, de Wachowski, ou o super-natural cósmico de The OA? Críticos vêem o super-herói clássico expressar o desejo de restabelecer a ordem em face ao caos (Batman / Coringa), mas alguns de nossos super-heróis mais recentes abordam o poder da mudança, de refazer o mundo através de uma espécie de "super-empatia". O poder do super-herói representado como um grupo excêntrico de pessoas reescalando com novas forças e energias - pense a aeróbica-física de The OA que inventa e projeta um novo corpo coletivo e os super poderes e superação transcultural / trans-temporal de Sens8.

Algo dessa capacidade sobrenatural da nova onda de super-heróis é tangível na exposição SuperMaterial, no The Building Centre, Londres. Trata-se de materiais e do ambiente construído, e como estes super materiais irão transformar radicalmente nossa relação com o mundo que nos rodeia através de super poderes de empatia material, seja adaptando-se e mudando com o ambiente, ou sendo tão eficientes para produzirem-se e reciclarem-se, diminuindo a necessidade de resíduos e extração de recursos.

Arquiteto espanhol Pedro Pitarch consegue bolsa de estudos da Steedman Fellowship 2016-2017

19:00 - 25 Abril, 2017
Arquiteto espanhol Pedro Pitarch consegue bolsa de estudos da Steedman Fellowship 2016-2017, Pitarch: This Kitchen is a Conference Hall. Image Cortesía de Washington University in St. Louis
Pitarch: This Kitchen is a Conference Hall. Image Cortesía de Washington University in St. Louis

Pedro Pitarch, arquiteto e músico de Madri conseguiu a bolsa de estudos da Steedman Fellowship, da Universidade de Washington em St. Louis, uma das bolsas de maior prestígio no mundo da arquitetura. Seu trabalho flui entre a crítica da sociedade de consumo e a exploração de outras formas de fazer cidade.

Pitarch exerce sua atividade investigando a sociedade a partir da arquitetura. Apesar de ser muito jovem, já recebeu prêmios internacionais, sendo essa bolsa a mais recente da Steedman Fellowship, com U$ 50.000. Sua pesquisa consistirá em investigar sobre a interseção entre o público e o privado nas cidades da Europa, Ásia e os Estados Unidos. Com essa quantia, ele poderá visitar essas cidades para pesquisar melhor sobre elas.

Lizzie Yarina: New Climate Nomads: Indigenous Spaces of Migratory Adaptation. Image Cortesía de Washington University in St. Louis Kirsten Caudill: Desire Lines in Divided Spaces: An Analysis of Spatial Segregation and the Architecture of the Edge. Image Cortesía de Washington University in St. Louis Jin Young Song: The Face of ‘A Parte. Image Cortesía de Washington University in St. Louis Pedro Pitarch. Image Cortesía de Washington University in St. Louis +5

cutoutmix oferece escalas humanas originais para renders e fotomontagens

15:00 - 25 Abril, 2017
cutoutmix oferece escalas humanas originais para renders e fotomontagens, Courtesy of cutoutmix
Courtesy of cutoutmix

A arquiteta e fotógrafa italiana Francesca Perani decidiu que era hora de abordar a questão dos direitos autorais pouco claros e estereótipos cansados das escalas humanas usadas em renders e fotomontagens. Em seu site cutoutmix, explica que ela e sua "gangue criativa" de designers mulheres estão, "melhorando o mundo dos renders com a ajuda e talento de artistas internacionais". Agora, os usuários podem acessar duas das coleções gratuitamente, que estão sob licença creative commons.

SO-IL e MINI LIVING desenvolvem protótipo de moradia compartilhada para conscientização do uso de recursos

14:00 - 25 Abril, 2017
SO-IL e MINI LIVING desenvolvem protótipo de moradia compartilhada para conscientização do uso de recursos, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Em todo o mundo, cidades apresentam poucas opções atraentes de habitações que utilizam os recursos de forma ambientalmente positiva e responsável. Procurando resolver esse desafio, a empresa SO-IL, sediada em Nova Iorque, se uniu ao fabricante de automóveis MINI para criar o MINI LIVING – Respire, uma "interpretação futurista do viver na cidade de forma compartilhada, consciente do uso dos recursos e com uma pegada compacta".

Agora em exibição no Salone del Mobile 2017 de Milão, a estrutura do protótipo é construída a partir de uma membrana de tecido translúcido esticada numa estrutura de metal modular que se eleva verticalmente num lote urbano de 50 metros quadrados anteriormente não utilizado. Seis ambientes e um jardim na cobertura proporcionam espaços para disposições programáticas flexíveis, aderindo aos princípios MINI LIVING de "Uso criativo do espaço" e "Pegada mínima".

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu +15

Como conseguir emprego sem experiência?

12:00 - 25 Abril, 2017
Como conseguir emprego sem experiência?, © VisualHunt, (CC 1.0)
© VisualHunt, (CC 1.0)

Iniciar uma carreira não é muito fácil. Sem experiência prévia e sem saber o que fazer, a busca por emprego na arquitetura pode resultar muito custosa.

Pessoalmente, eu comecei minha carreira profissional com um estágio onde vi como funcionava um projeto arquitetônico na prática: a papelada que era necessária, notas fiscais, orçamentos, o cheiro dos desenhos a tinta no escritório, o toque do aço na obra.

Perspectivas do Chão: Novos olhares para os concursos de projeto de arquitetura no Brasil

10:00 - 25 Abril, 2017

No final do ano de 2015, a Prefeitura de Campinas, através de sua Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e em parceria com o IAB-SP, lançou um concurso de projetos de arquitetura denominado ‘Casa da Sustentabilidade’. O edital solicitava soluções “criativas e inovadoras” para a construção de um edifício no Parque Portugal - um dos principais parques públicos da cidade -  o qual deveria ser, ele mesmo, “uma exposição permanente de soluções sustentáveis”. Além disso, deveria acomodar outras exposições de mesmo caráter e  atividades do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).

O desfecho do concurso foi divulgado em uma cerimônia realizada em Campinas, em fevereiro de 2016. Durante o evento, o concurso foi comparado com o novo ‘Museu do Amanhã’, em referência ao controverso projeto de Santiago Calatrava, no Rio de Janeiro. A analogia sugere o caráter espetacular que assediava a proposta do concurso, a qual colocava em questão as expectativas e as intenções em relação ao edifício.

David Adjaye entre as 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a TIME Magazine

07:00 - 25 Abril, 2017

A TIME Magazine nomeou o arquiteto David Adjaye para sua lista anual de 100 pessoas mais influentes, reconhecendo as figuras mundiais que tiveram o maior impacto na sociedade no ano passado em cinco categorias: Pioneiros, Titãs, Artistas, Líderes e Ícones. Ao contrário de Bjarke Ingels e Wang Shu - que foram selecionados sob a categoria de Artista em 2016 e 2013, respectivamente - Adjaye foi nomeado na categoria de ícones, ao lado de personalidade da mídia como RuPaul, a fotógrafa Cindy Sherman e o Congressista John Lewis. 

Na citação do prêmio, Thelma Golden, diretora e curadora-chefe do Studio Museum no Harlem (atualmente trabalhando em colaboração com o arquiteto em um projeto de expansão para o museu), descreve Adjaye como "um dos grandes visionários da arquitetura de nosso tempo", e elogia seu trabalho como "profundamente enraizado tanto no momento presente como em seu complexo contexto histórico."

Impressora de cerâmica explora o limite entre máquinas digitais e analógicas

06:00 - 25 Abril, 2017
Impressora de cerâmica explora o limite entre máquinas digitais e analógicas, Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria
Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria

Em comemoração à inauguração da Melbourne Design Week, realizada em março de 2017, o estúdio de design chileno Great Things to People (gt2P) apresentou sua impressora de cerâmica Catenary, com o objetivo de explorar as fronteiras entre máquinas digitais e analógicas. Durante todo o festival, os designers e estudantes locais usaram a impressora de cerâmica para criar seus próprios trabalhos feitos sob encomenda, com os visitantes convidados a observarem o ofício em ação.

Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria Courtesy of Tobias Titz / National Gallery of Victoria +13

Infográficos dos comandos mais usados no AutoCAD, Revit e 3dsMax

16:00 - 24 Abril, 2017
Infográficos dos comandos mais usados no AutoCAD, Revit e 3dsMax

O "Programa de Envolvimento do Cliente" do departamento de pesquisa da Autodesk compilou ao longo dos anos um banco de dados com mais de 60 milhões de comandos individuais criados por usuários anônimos. Cada um deles revela atalhos e fluxos de pensamento de sua base de clientes. A equipe visualizou o uso do produto (descrito como o projeto Command Usage Arc) ordenando tanto comandos conhecidos como novos, dos mais usados para os menos usados. Divulgado como uma seqüência de infográficos, os resultados demonstram como as pessoas trabalham - e como elas muitas vezes desviam do uso predeterminado. 

Instant City: projeto especulativo que propõe habitações acessíveis em cima dos edifícios de Nova Iorque

15:00 - 24 Abril, 2017
Instant City: projeto especulativo que propõe habitações acessíveis em cima dos edifícios de Nova Iorque, Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee
Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee

Beomki Lee e Chang Kyu Lee, do Atelier L, divulgaram imagens de seu projeto especulativo Instant City: Living Air-Right, que propõe que habitações acessíveis e programas públicos sejam construídos dentro do envelope tridimensional acima de cada terreno de Nova Iorque. 

Em resposta à falta de moradia acessível na cidade, o projeto visa proporcionar áreas de convívio e estar em espaços negligenciados.

Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee Courtesy of Beomki Lee and Chang Kyu Lee +8

Inscrições abertas para o curso de "Arquitetura Flutuante" no Amazonas, realizado pelo AA Visiting School Amazonas

14:00 - 24 Abril, 2017
Inscrições abertas para o curso de "Arquitetura Flutuante" no Amazonas, realizado pelo AA Visiting School Amazonas, Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS
Cortesia de AA VISITING SCHOOL AMAZONAS

A pesquisa mostra que os níveis do oceano estão aumentando devido ao aquecimento global. As consequências disso colocarão centenas de cidades em risco de serem inundadas. Da mesma forma, os níveis de água no lago Mamori variam muito entre a estação seca e a estação chuvosa, quando o rio pode subir até 14 metros inundando a floresta e alterando a fisionomia da terra. Atualmente, as casas locais são construídas em palafitas para lidar com as variações das marés, mas nos últimos anos, isso nem sempre foi suficiente para evitar a devastação causada pelo rio.

O desenho do bairro pode impactar a saúde tanto quanto a genética

10:00 - 24 Abril, 2017
O desenho do bairro pode impactar a saúde tanto quanto a genética, Bairros dotados de espaços públicos, mobiliário urbano e boas condições de segurança e acessibilidade impactam positivamente a saúde de seus moradores. Foto: Otávio Almeida
Bairros dotados de espaços públicos, mobiliário urbano e boas condições de segurança e acessibilidade impactam positivamente a saúde de seus moradores. Foto: Otávio Almeida

A conclusão a que podemos chegar com a análise do estudo The Case for Healthy Places (em português, “O caso dos lugares saudáveis”) cabe em uma frase: “O lugar onde uma pessoa mora pode ser um indicativo de saúde até mais confiável do que seu código genético”.

A afirmação, proferida por Melody Goodman, professora da Universidade de Washington, sintetiza a influência que o lugar onde moramos exerce sobre nós. A forma como diferentes bairros são desenhados tem um impacto considerável sobre a saúde física e mental das pessoas. As oportunidades e serviços que oferecem, os lugares de que dispõem, a organização do mobiliário urbano, as condições de segurança e acessibilidade – uma intrincada rede de elementos age sobre os organismos humanos, afetando-os positiva ou negativamente.

Como escolher o nome de seu escritório para aumentar suas chances de sucesso profissional

07:00 - 24 Abril, 2017

Teoricamente, a coisa mais importante que um escritório de arquitetura pode fazer para se tornar um sucesso é criar uma boa arquitetura. Mas, infelizmente, há muitos outros fatores que devem ser levados em conta para o sucesso do negócio, especialmente no mundo atual que é conduzido por PR e marketing. Para o fundador de uma empresa de arquitetura, uma das primeiras e maiores decisões que se deve tomar sobre seu perfil público é como nomear o escritório.

Lá se foram os dias em que os arquitetos simplesmente batizavam a empresa com seus próprios nomes e vendiam os projetos para seus associados em um coquetel. Hoje, os arquitetos precisam cortejar novos clientes em um mercado competitivo, e para fazer isso, eles precisam de um nome que se destaque. Para ajudar os proprietários de novas empresas (e sonhadores de longo prazo) a escolher um nome eficaz e retornar ao importante negócio da arquitetura, aqui está, uma lista feita pelo ArchDaily, de coisas que devem ser consideradas quando for nomear sua empresa.

MAD divulga proposta para trilhos degradados de Milão

19:00 - 23 Abril, 2017
MAD divulga proposta para trilhos degradados de Milão, Historical Future: Milan Reborn, Scalo Farini and Valtellina
Historical Future: Milan Reborn, Scalo Farini and Valtellina

Em uma apresentação na Semana de Design de Milão 2017, MAD Architects  revelou sua proposta para o projeto Scali Milano, que convidou cinco escritórios internacionais (MAD, Stefano Boeri Architetti, Mecanoo, MIRALLES TAGLIABUE EMBT e Cino Zucchi Architetti) para propor um desenho urbano reativando a comunidade, com o objetivo de transformar uma série de trilhos de trens negligenciados de Milão em "paisagens sociais produtivas que estabelecem uma harmonia entre os cidadãos de Milão, a região metropolitana maior e o ambiente natural".

Intitulado istorical Future: Milan Reborn, o esquema de MAD propõe a reorganização dos trilhos em uma série de micro-sistemas interligados que seguem cinco conceitos espaciais: "Cidade de Conexões", "Cidade do Verde", "Cidade do Viver", "Cidade da Cultura" e "Cidade dos Recursos".

© Piero Cruciatti / La Presse © Piero Cruciatti / La Presse Councilor of Urban Planning, Green, and Agriculture for the City of Milan Pierfrancesco Maran, FS Urban Systems CEO Carlo De Vito, and Ma Yansong on MAD's exhibition site © Piero Cruciatti / La Presse +21

Os arquitetos devem retomar o projeto de espaços recreativos para crianças

16:00 - 23 Abril, 2017
Os arquitetos devem retomar o projeto de espaços recreativos para crianças, Piedmont Park en Atlanta, EUA de Isamu Noguchi. Image vía Flickr
Piedmont Park en Atlanta, EUA de Isamu Noguchi. Image vía Flickr

O que constitui um espaço ideal para o lazer e brincadeira das crianças? Em 1931, o arquiteto paisagista dinamarquês Carl Theodor Sorensen deu início a uma tendência no projeto de áreas recreativas infantis após observar como elas se divertiam em antigos canteiros de obra e ferro-velhos. Sua ideia era que as estruturas de lazer não apresentassem um uso determinado, mas que permanecessem abertas à criatividade das crianças, de modo que os equipamentos dos parques infantis apresentassem uma variedade de possibilidades de ação.

A mais nova infraestrutura cicloviária de Copenhague é uma "ponte estúpida"

15:00 - 23 Abril, 2017
A mais nova infraestrutura cicloviária de Copenhague é uma "ponte estúpida", © <a href='https://www.flickr.com/photos/newsoresund/30488229724/'>Flickr user newsoresund</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/'>CC BY 2.0</a>
© Flickr user newsoresund licensed under CC BY 2.0

Este artigo foi originalmente publicado no blog de Copenhagenize Design Co, intitulado "Copenhagen's Fantastic & Stupid Bicycle Bridge Inderhavnsbro."

Não é segredo que Copenhague continua investindo maciçamente em infraestruturas para o ciclismo como nenhuma outra cidade do planeta. A rede já é abrangente e eficaz, mas a cidade continua acrescentado ligações importantes, especialmente sobre o porto e os canais. Uma das adições mais recentes é a Ponte Inderhavnsbroen, que abarca o Porto de Copenhague em um ponto chave, estratégico e icônico. Ela conecta o centro da cidade com o bairro Christianshavn e os bairros do sul. Ela é uma da série de 17 novas pontes ou passagens subterrâneas para o tráfego em bicicleta que foram adicionadas à rede de transporte da cidade nos últimos anos.

A Ponte Inderhavnsbroen teve problemas em sua construção e estava extremamente atrasada, tendo sido inaugurada apenas em julho de 2016. Deixe-me ser claro: estou muito feliz que temos uma nova e moderna conexão sobre o porto para acomodar especialmente o tráfego de bicicletas e pedestres. Eu estou impressionado com o fato de que o número de ciclistas que a cruzam diariamente excede toda a quantidade projetada. A cidade estimou que entre 3.000-7.000 ciclistas usariam a ponte mas os números mais recentes são de 16.000. É um enorme sucesso. Mas às vezes você está tão apegado aos detalhes que não vê o todo. Desculpe, mas Inderhavnsbro é uma estúpida, estúpida ponte.