ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Décadas depois do surgimento do CAD, a arquitetura está se livrando do papel — desta vez é sério

07:00 - 21 Julho, 2017
Décadas depois do surgimento do CAD, a arquitetura está se livrando do papel — desta vez é sério, Uma visão do trabalho de Sean Gallagher como se dentro do Aplicativo do Morpholio's Trace. Imagem Cortesia de Morpholio
Uma visão do trabalho de Sean Gallagher como se dentro do Aplicativo do Morpholio's Trace. Imagem Cortesia de Morpholio

Se você visitar um escritório de arquitetura hoje, talvez sinta uma leve mudança. Os dias de enormes desktops, mouse-pads ergonômicos e grandes pilhas de papéis estão lentamente dando espaço à canetas digitais, tablets e toneladas de desenhos de arquitetura à mão - ambos físicos e digitais. Arquitetos ao redor do mundo estão limpando suas mesas, literalmente, e utilizando ferramentas touchscreen emergentes e programas de desenhar, compartilhar e colaborar. Parece possível que, pela primeira vez em anos, a profissão de arquitetura poderia revisitar o "estúdio sem papel" de Bernard Tschumi que consistiu em uma parte fundamental de sua gestão como reitor da Escola de Arquitetura da  Universidade de Columbia em meados da década de 1990. No entanto, desta vez, "sem papel" começa com uma caneta, ao invés de um click.

Os arquitetos sabem o suficiente sobre construção e materiais?

19:00 - 20 Julho, 2017
Os arquitetos sabem o suficiente sobre construção e materiais?, © Leewardists
© Leewardists

Você já visitou uma obra e pensou: "Uau, esse empreiteiro sabe muito mais sobre construção do que eu?" Você teve que mudar o seu projeto original porque era muito difícil de executar ou porque ele excedia o orçamento? Você acha que é bom criar espaços bem desenhados e eficientes, mas não é tão bom quando se trata de resolver os detalhes do projeto?

As chances são de que você se viu em uma ou mais dessas situações, especialmente se você é formado há poucos anos. E, dependendo de onde e como você foi educado, a maioria dos alunos aprende sobre construção e materiais relacionados aos projetos em que estão projetando na faculdade. Algumas pessoas dedicam sua carreira na parte da execução de obras - escolhendo disciplinas, escritórios e empregos que se concentram em treinamentos mais técnicos e no mundo real; já outros decidem concentrar seus estudos no urbanismo, na arquitetura paisagística ou na história da arquitetura. Finalmente, isso também depende muito do enfoque específico e da concentração da faculdade que você frequenta.

Apesar das diferenças que tornam a nossa profissão rica em diversos interesses e nos permita criar muitos tipos diferentes de edifícios, a carência educacional (no que se refere aos materiais e à construção) talvez nos impeça de exercitar as partes mais significativas do nosso trabalho: a habilidade do arquiteto em trazer desenhos à vida.

Vídeo feito com um drone registra as geometrias da cidade mais vertical do mundo

16:00 - 20 Julho, 2017

A desmedida escala e complexidade geométrica de Hong Kong têm sido objeto de fascínio e espanto do público, reforçada nos últimos anos por impressionantes séries fotográficas, como “Architecture of Density" de Michael Wolf.

Neste recente vídeo da arquiteta Mariana Bisti, esse fenômeno é explorado pela primeira vez através de filmagens em drones. Não limitado por pontos de vista acessíveis às pessoas, o enquadramento se aproxima, afasta e percorre de forma deliberada, atravessando e adentrando os enormes blocos residenciais da cidade. Percebe-se um cuidado especial em manter a composição ortogonal - alinhada ao plano cartesiano -, o que resulta em uma experiência que captura de fora pungente a atenção do espectador. 

Vilanova Artigas entre os "gigantes da arquitetura moderna" segundo o The Guardian

14:00 - 20 Julho, 2017
Vilanova Artigas entre os "gigantes da arquitetura moderna" segundo o The Guardian, Segunda residência do arquiteto / Vilanova Artigas. Image © Nelson Kon
Segunda residência do arquiteto / Vilanova Artigas. Image © Nelson Kon

Em um artigo publicado pelo The Guardian, intitulado Giants of modernist architecture – in pictures, o crítico de arquitetura Oliver Wainwright elencou alguns dos "gigantes da arquitetura moderna" mundial. Entre nomes alguns nomes inevitáveis - como Le Corbusier, Marcel Breuer, Pierre Koenig e Paul Rudolph - figura na lista um brasileiro: João Batista Vilanova Artigas.

Talvez o arquiteto mais engajado no ensino da arquitetura, Artigas é apresentado no artigo através de sua emblemática segunda residência, localizada no bairro Campo Belo, na capital paulista.

Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura?

10:00 - 20 Julho, 2017
Qual o problema dos concursos nacionais de arquitetura? , Foto via Visualhunt
Foto via Visualhunt

Esta semana, publicamos o artigo Sobre os concursos de arquitetura no Brasil e a deprimente ausência de inovação, escrito pelo arquiteto Héctor Vigliecca, que aborda em poucas mas potentes linhas o estado da arte dos concursos de arquitetura no Brasil. "Deprimente" é uma palavra bastante forte que, proferida por Vigliecca - arquiteto habituado a participar de concorrências e concursos públicos no Brasil, inclusive, frequentemente recebendo prêmios e menções - adquire um caráter ainda mais grave.

Como usar sacos de terra e garrafas de vidro para 'construir' uma comunidade

08:00 - 20 Julho, 2017

O projeto de C-re-a.i.d. para um povoado Maasai, no norte da Tanzânia, é uma resposta morfológica à necessidade imposta de assentar-se, utilizando materiais sustentáveis, locais e acessíveis, para redefinir sua cultura de construção.

O projeto é construído através de uma série de sacos de terra e garrafas de vidro que, além de conformar espaços privados e confortáveis, permitem uma construção rápida e fácil.

Onde estão os hipsters em sua cidade? Descubra com estes mapas colaborativos

07:00 - 20 Julho, 2017
Onde estão os hipsters em sua cidade? Descubra com estes mapas colaborativos, Cortesia de Hoodmaps
Cortesia de Hoodmaps

Lançado este mês, o site Hoodmaps é uma plataforma de mapeamento colaborativo que oferece aos usuários a oportunidade de percorrer uma cidade como um habitante local. Ao "pintar" partes da cidade usando uma paleta de seis cores que representam "universitários", "hipsters", "turistas", "ricos", "engravatados" e "normais", o Hoodmaps busca oferecer uma representação visual rápida dos habitantes das cidades.

O site possui milhares das maiores cidades de todo o mundo e está sendo constantemente atualizado e editado com conteúdos novos dos usuários que marcam o Google Maps com informações sobre as diferentes regiões de cada cidade. O criador da plataforma, Pieter Levels, observou a necessidade desse tipo de mapa ao viajar e ficar frustrado com a dificuldade em encontrar as áreas culturais das cidades que visitava.

RIBA anuncia os finalistas para o Stirling Prize 2017 de melhor edifício do Reino Unido

20:01 - 19 Julho, 2017
RIBA anuncia os finalistas para o Stirling Prize 2017 de melhor edifício do Reino Unido

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a lista de seis projetos que concorrerão pelo Prêmio Stirling de 2017, o mais prestigiado do Reino Unido pela arquitetura, dado ao edifício "que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura no último ano. "Selecionados da lista de vencedores de prêmios nacionais, os edifícios finalistas vão desde um estúdio de fotografia elegantemente detalhado no oeste de Londres, até um imenso novo campus para o City of Glasgow College.

"As obras selecionadas deste ano mostram edifícios excepcionalmente criativos, lindamente considerados e cuidadosamente detalhados que fizeram valer cada centavo investido", disse Jane Duncan, presidente da RIBA. "Contratados no final da recessão, eles são um elogio para uma profissão criativa no topo de seu jogo. Cada um desses projetos incríveis transformou sua área local e encanta aqueles que têm a sorte de visitá-los, viver, estudar ou trabalhar neles.

"A lista deste ano tipifica tudo o que é especial sobre a arquitetura do Reino Unido: esta não é apenas uma coleção de edifícios excepcionalmente bem projetados, mas espaços e lugares de beleza pura, surpresa e encantamento".

O vencedor do Stirling Prize será anunciado em 31 de outubro.

The Guardian publica quebra-cabeça para testar se você é "mais esperto que um arquiteto"

16:00 - 19 Julho, 2017
The Guardian publica quebra-cabeça para testar se você é "mais esperto que um arquiteto"

No jornal inglês The Guardian, o matemático Alex Bellos tem uma série de artigos em que ele pede aos leitores que enviem suas soluções para um desafio semanal. Pode parecer bastante inocente, mas o desafio desta semana pode ter feito os arquitetos pensarem duas vezes: inspirado por um leitor que lembra de seus dias como estudante de arquitetura, a resolução do desafio desta última segunda-feira sugere que o leitor é "mais esperto que um arquiteto".

O desafio lembra um pouco um quebra-cabeça de blocos infantis. Três orifícios - um quadrado, círculo e triângulo - são apresentados. Mas ao contrário do quebra-cabeça de uma criança, onde normalmente haberia blocos quadrados, circulares e triangulares que se encaixam nos respectivos orifícios, o desafio aqui é visualizar um único bloco que se encaixe perfeitamente nos três orifícios.

MVRDV e SDK Vastgoed são selecionados para projetar um complexo habitacional sustentável em Eindhoven

15:00 - 19 Julho, 2017
MVRDV e SDK Vastgoed são selecionados para projetar um complexo habitacional sustentável em Eindhoven, © MVRDV
© MVRDV

Os escritórios MVDRV e SDK Vastgoed (VolkerWessels) foram selecionados como vencedores em um concurso para projetar um "empreendimento residencial progressivo" no centro da cidade de Eindhoven, Países Baixos. Conhecido como "Nieuw Bergen", o complexo contará com residências sustentáveis ao longo da rua Deken van Someren, ajudando a estabelecer um "ethos de sustentabilidade evidente" no bairro de Bergen.

© MVRDV © MVRDV © MVRDV © MVRDV +12

Chamamento Plataforma de Ensino IABsp 2017: Cursos Livres e Oficinas

13:30 - 19 Julho, 2017
Chamamento Plataforma de Ensino IABsp 2017: Cursos Livres e Oficinas, Cortesia de IAB-SP
Cortesia de IAB-SP

O Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo (IABsp) em parceria com a 11ª Bienal de Arquitetura recebem inscrições de 03/07/2017 a 23/07/2017 para seleção de Cursos Livres e Oficinas. As propostas devem ser apresentadas por profissionais com interesse em desenvolver atividades relacionadas ao primeiro módulo da Plataforma de Ensino IABsp a ser realizado no segundo semestre de 2017.

Como melhorar as cidades através da cultura: 10 dicas segundo UNESCO

12:00 - 19 Julho, 2017
Como melhorar as cidades através da cultura: 10 dicas segundo UNESCO, "The Old Bridge em Mostar, Bosnia e Herzegovina / ru.wikipedia.org". Cortesia de Strelka Magazine
"The Old Bridge em Mostar, Bosnia e Herzegovina / ru.wikipedia.org". Cortesia de Strelka Magazine

Este artigo, escrito por Svetlana Kondratyeva e traduzido por Olga Baltsatu para a Revista Strelka, investiga os casos mais interessantes do papel da cultura no desenvolvimento urbano sustentável, com base no relatório da UNESCO.

A UNESCO publicou o Relatório Global sobre Cultura para o Desenvolvimento Urbano Sustentável (Global Report on Culture for Sustainable Urban Development) no outono de 2016. Dois eventos da ONU estimularam sua criação: um documento intitulado Transforming our World: the 2030 Agenda for Sustainable Development, que enfatiza dezessete objetivos globais para a futura colaboração internacional, foi assinado em setembro de 2015, em Nova Iorque. Habitat III, a conferência realizada uma vez a cada vinte anos e dedicada à habitação e ao desenvolvimento urbano sustentável, ocorreu no Equador em outubro de 2016. A questão do papel da cultura no desenvolvimento urbano e quais os problemas ela pode resolver, surgiu em ambos os eventos. Para responder, UNESCO resumiu a experiência global e incluiu casos bem sucedidos de paisagismo, políticas culturais, eventos e iniciativas de diferentes cantos do mundo no relatório.

Arquiteto brasileiro assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos

10:00 - 19 Julho, 2017
Arquiteto brasileiro assumirá vice-presidência da União Internacional dos Arquitetos, Cortesia de CAU/BR
Cortesia de CAU/BR

O arquiteto e urbanista Roberto Simon será vice-presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para as Américas. A indicação do brasileiro, representeante do IAB, teve apoio unânime dos candidatos ao Conselho da UIA para o continente americano e da atual diretoria da entidade.

Simon assumirá o cargo no lugar do costa-riquenho Carlos Alvarez, na Assembleia Geral que ocorrerá em Seul, Coreia do Sul, de 8 a 10 de setembro. A reunião ocorrerá logo após o 26º Congresso Mundial de Arquitetos. A escolha das vice-presidências dos demais continentes ocorrerá através de processo eleitoral por apresentar mais de um candidato por vaga. 

Christian de Portzamparc: “Ninguém além do arquiteto pode solucionar os problemas da cidade contemporânea"

07:00 - 19 Julho, 2017
Christian de Portzamparc: “Ninguém além do arquiteto pode solucionar os problemas da cidade contemporânea", Filarmônica de Luxemburgo, 2005. Image © Wade Zimmerman
Filarmônica de Luxemburgo, 2005. Image © Wade Zimmerman

Da ilustre lista de laureados do prêmio Pritzker, o vencedor de 1994, Christian de Portzamparc, talvez seja o menos coberto pela mídia. No entanto, esse reconhecimento aparentemente escasso desmente a compreensão sutil e perspicaz de questões arquitetônicas e urbanas que, em muitos aspectos, o coloca décadas à frente - com os princípios de base social que ele vem desenvolvendo desde o início dos anos 80, tornando-se agora amplamente populares nos círculos arquitetônicos . Nesta entrevista realizada por Vladimir Belogolovsky e publicada pelo ArchDaily, Portzamparc explica seu percurso profissional nas últimas décadas. 

Após se desinteressar pela arquitetura, na década de 1960, Portzamparc, que na época vivia em Nova Iorque, preferiu trabalhar como garçom, uma ocupação que lhe renderia mais dinheiro que poderia ganhar como desenhista em um escritório e, além disso, lhe faria conhecer mais pessoas. "Meu interesse pela arquitetura foi retomado através de meu interesse em política e sociologia, a preocupação com as pessoas que não estavam felizes em seus bairros lotados e apartamentos claustrofóbicos. E nunca deixei de perceber o espaço como meio artístico. Compreendi que ninguém além do arquiteto poderia solucionar os problemas da cidade contemporânea."

Höweler + Yoon Architecture divulga projeto para Escola de Circo

19:00 - 18 Julho, 2017
Höweler + Yoon Architecture divulga projeto para Escola de Circo, via v2com
via v2com

Höweler + Yoon Architecture, em colaboração com OFIS Arhitekti, revelou seu projeto para um novo edifício para o The Circus Conservatory, que abrigará o primeiro programa de graduação credenciado de Arte Circense. Localizado em Portland, Maine, como equipamento âncora de uma península, o projeto visa transformar uma parte não desenvolvida da cidade em um "centro artístico vibrante completo com locais de atuação pública e instalações recreativas".

Inspirado na forma tradicional do circo - um círculo com uma audiência radial - a proposta de projeto utiliza uma estratégia de visualização radial "para ativar de forma semelhante a comunidade educacional". Além disso, no projeto, acrobacias, performance e sala de aula são tratadas igualmente, "[desafiando] a relação de visão crucial para um circo e as configurações acadêmicas".

via v2com via v2com via v2com via v2com +10

Built by Brazil: um programa de apoio à internacionalização dos escritórios de arquitetura

18:00 - 18 Julho, 2017
Built by Brazil: um programa de apoio à internacionalização dos escritórios de arquitetura, Cortesia de UIA, 2014. Via Built by Brazil
Cortesia de UIA, 2014. Via Built by Brazil

A exportação de serviços possui características específicas de tributação e cadastro de atividades perante os órgãos competentes, com benefícios de isenções, mas também sujeito a penalidades quando não devidamente realizada. O Programa Built by Brazil - convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre a AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura e a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos conta com o conhecimento necessário para apoiar seu escritório. 

Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França

16:00 - 18 Julho, 2017
Okuda intervem com seu surrealismo pop em um castelo abandonado na França, © Spencer Chopem Down
© Spencer Chopem Down

Uma das principais figuras do estilo que se convencionou chamar de surrealismo pop, o artista espanhol Okuda continua sua jornada na França. Após prestar homenagem à Mona Lisa na fachada de um edifício de 19 pavimentos e projetar um trampolim sobre o rio Sena, o artista realizou desta vez uma intervenção na fachada do Castelo de la Valette (1864) em Loiret, abandonado desde os anos 1980. 

A obra intitulada "Skull in The Mirror" reativa um castelo cuja história aproxima França e Espanha: em 1936 o edifício fora comprado pelo grupo republicano da Guerra Civil Espanhola, tornando-se um ponto de acolhimento das crianças e, posteriormente, dos exilados políticos. Nos anos 1950, o estado franquista o recuperou e fez dele um ponto de colônia de férias. Duas décadas mais tarde, foi convertido em um colégio espanhol e em 1986 foi abandonado. Em 2002, foi adquirido pela prefeitura de Pressigny-les-Pins e uma empresa privada. 

"Doors of Kathmandu" registra os espaços de socialização da capital do Nepal

15:00 - 18 Julho, 2017
"Doors of Kathmandu" registra os espaços de socialização da capital do Nepal, Patan Darbar Square. Image © Nipun Prabhakar
Patan Darbar Square. Image © Nipun Prabhakar

Nesta série, o arquiteto e fotógrafo Nipun Prabhakar registra as expressivas portas da cidade de Katmandu, capital do Nepal. Mais do que apenas passagens entre diferentes espaços, portas em Katmandu são tratadas como espaços de socialização onde as pessoas se reúnem regularmente e também server como manifestações físicas dos interesses do proprietário do edifício.

Projetar como viver uma história: a experiência de trabalho no spbr arquitetos

14:00 - 18 Julho, 2017
Projetar como viver uma história: a experiência de trabalho no spbr arquitetos, © Miguel Croce
© Miguel Croce

Casa em Santa Teresa / spbr arquitetos. Image © Nelson Kon Casa em Ubatuba / spbr arquitetos. Image © Nelson Kon Casa e salão de cabeleireiros em Orlândia / spbr arquitetos. Image © Nelson Kon Edifício de apartamentos em Lugano / SPBR Arquitetos + Baserga Mozzetti Architetti. Image © Nelson Kon +9

Neste artigo escrevo sobre a forma de trabalhar no escritório de arquitetura SPBR sob meu ponto de vista, da experiência como estagiário desde meados de 2016. Não trato sobre o produto final, a arquitetura, mas sobre o modo de trabalho em que ela é produzida. Mais como uma foto, que procura enquadrar e retratar o que está, e menos como uma pintura que reflete a cada pincelada.

O SPBR vem gradualmente aumentando a escala de sua produção desde 2003. Nos 15 anos de atuação do escritório de arquitetura dirigido por Angelo Bucci, a produção que inicialmente consistia em casas e construções de poucos metros quadrados passou gradualmente a abarcar também projetos de milhares de metros quadrados. Os concursos para o IMPA (2015) e para o IMS (2013), o hospital em São Bernardo (2014), a Arena Cultural do Hospital do Câncer em Barretos (2014) e o edifício de apartamentos em Lugano (2008) são exemplos desse movimento. Mesmo assim o escritório ainda é "pequeno", apenas 6 arquitetos contando com próprio Ângelo mais estagiários, de dois a quatro, (eu por exemplo). Como o escritório esta conseguindo aumentar a complexidade e a metragem de seus projetos sem perder a qualidade e sem precisar expandir o número de arquitetos? Acredito que uma das razões da manutenção da qualidade final está no modo de trabalho específico do escritório, no dia a dia de trabalho.

Afinidades Eletivas: a Mostra de Arquitetura Japonesa em Paris: 1868-2017 / Adalberto da Silva Retto Júnior

12:00 - 18 Julho, 2017
Afinidades Eletivas: a Mostra de Arquitetura Japonesa em Paris: 1868-2017 / Adalberto da Silva Retto Júnior, Exposição «Architectures Japonaises à Paris, 1867-2017» em Pavillon de l’Arsenal, 2017. Image © Antoine Espinasseau
Exposição «Architectures Japonaises à Paris, 1867-2017» em Pavillon de l’Arsenal, 2017. Image © Antoine Espinasseau

 “Architectures Japonaises à Paris, 1867-2017”, inaugurada no Pavillon de l’Arsenalcom a presença do arquiteto Tadao Ando, com posterior conferência na série Paroles Contemporaines no Centre Georges-Pompidou, explora a importância do longo intercâmbio estabelecido entre Oriente e Ocidente,  através de setenta projetos selecionados pelo arquiteto e urbanista Andreas Kofler, que se atrelam  o aos acontecimentos atuais da capital francesa e do percurso histórico de consolidação do Le Grand Paris.

Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática

10:00 - 18 Julho, 2017
Curitiba libera cultivo de hortas nas calçadas e vai regulamentar a prática, © Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei, via CicloVivo‎
© Horta Comunitária de Calçada Cristo Rei, via CicloVivo‎

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta semana os responsáveis pela horta cultivada no bairro Cristo Rei e pelas bananeiras plantadas no bairro Hugo Lange. Os responsáveis haviam sido denunciados por moradores da cidade por cultivar em espaços públicos. Na reunião, o prefeito anunciou que vai criar nova regulamentação, que estimule a agricultura urbana e solucione casos similares, evitando conflitos como os que ocorreram com os três.

Conheça a Casa Curutchet com este percurso virtual

07:00 - 18 Julho, 2017

O modelo virtual da Casa Curutchet, apresentado por Daniel Pertovt, permite uma aproximação à promenade architecturale no projeto de Le Corbusier e Amancio Williams na Argentina

Através da tecnologia virtual, o percurso proporciona a compreensão dos espaços dinâmicos da casa - diferente das visão estática proporcionada pelas fotografias da casa.

Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições

19:00 - 17 Julho, 2017
Workshop na Itália constrói estruturas de taipa para resgatar tradições, © Elettra Melani, Building Trust international
© Elettra Melani, Building Trust international

Em um workshop de 12 dias, a Building Trust International  e a Terraepaglia juntaram-se ao Instituto Técnico Agrícola Ciuffelli em Todi, Itália, com o objetivo de explorar uma série de técnicas de construção com solo cru. Além de produzir tijolos terrestres e estruturas de terra batida - em colaboração com especialistas como Eliana Baglioni e Pouya Khazaeli-, uma parede curva foi erguida com uma estrutura de madeira e uma estrutura de cana, sobre a qual uma enorme camada de terra e palha foi espalhada.

A atividade gerou uma série de espaços internos como um tipo de laboratório, para mostrar os métodos construtivos e os materiais in loco.

© Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international © Elettra Melani, Building Trust international +11

Aplicativo cria uma régua virtual muito precisa com realidade aumentada

16:00 - 17 Julho, 2017

Muitas pessoas poderiam considerar a realidade aumentada particularmente útil; servindo apenas para fazer selfies de cachorrinhos e outras imagens filtradas. Mas essas opiniões podem mudar com o lançamento do AR Measure™, um aplicativo que transforma seu telefone em uma régua bastante precisa. Usando a realidade aumentada, o aplicativo pode calcular distâncias em espaços tridimensionais reais registrados com a câmera se seu celular.

Criado pela Laan Labs, a mesma empresa nos trouxe o FaceSwap, o aplicativo é desenvolvido a partir da estrutura ARKit da Apple. Mas como ele funciona?