i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

DesignIntelligence divulga as melhores escolas de arquitetura nos EUA

19:00 - 22 Setembro, 2017
DesignIntelligence divulga as melhores escolas de arquitetura nos EUA, Milstein Hall at Cornell University / OMA. Image © Matthew Carbone
Milstein Hall at Cornell University / OMA. Image © Matthew Carbone

Que faculdades dos Estados Unidos preparam melhor os estudantes para um futuro na profissão? DesignIntelligence enviou por e-mail profissionais da arquitetura e do design de interiores de todo os Estados Unidos e pediu-lhes para responder a esta pergunta, usando suas respostas para classificar as escolas da perspectiva daqueles com o poder de contratar graduados. Segundo o relatório, DesignIntelligence pesquisou "um total de 2.654 profissionais contratantes de 1.923 empresas", nos campos da arquitetura, paisagismo e design de interiores.

Vídeo aéreo mostra paisagens e ícones arquitetônicos de Singapura

16:00 - 22 Setembro, 2017

Diversa, verde e vibrante, neste vídeo Singapura é apresentada através de um novo ponto de vista, acima da cidade, que oferece um olhar para sua arquitetura a partir de um ângulo alternativo. O vídeo aéreo em hyperlapse produzido por André Eckhardt leva-nos para a rua, o ar e o mar ao passo que o tempo muda e as pessoas vivem seu dia a dia. Ajustando a velocidade de modo conveniente, Eckhardt alterna entre movimentos rápidos da cidade e momentos de pausa. Enquadrando ícones arquitetônicos de Singapura, como o projeto Bayside de Moshe Safdie, PARKROYAL em Pickering e o Hotel Oasia do WOHA, Gardens by the Bay e a Ponte Helix, Eckhardt traz o horizonte colorido da cidade ao primeiro plano.

Renders do 53W53 de Jean Nouvel mostram como será o novo arranha-céu de Manhattan

15:00 - 22 Setembro, 2017
Renders do 53W53 de Jean Nouvel mostram como será o novo arranha-céu de Manhattan, Cortesia de VUW Studio
Cortesia de VUW Studio

Novas imagens da torre 53W53, de Jean Nouvel, foram recentemente divulgadas ao passo que se aproxima o prazo de conclusão da obra de 82 pavimentos, marcado para 2018. Mostrando o novo ícone em sua completude, o render apresenta uma estrutura afilada, marcada por sua qualidade escultural e por três pavimentos do espaço da galeria na base da torre adjacente ao Museu de Arte Moderna.

© Giles Ashford © Giles Ashford © Giles Ashford © Giles Ashford + 14

10 Sugestões de tipografias para arquitetos

12:00 - 22 Setembro, 2017

Você já ficou mais de uma hora rolando a barrinha para escolher uma fonte que combinasse com seu trabalho? Antes de começar um projeto já pensa em qual tipografia vai usar? Fica irritado quando lê uma mensagem importante escrita em Comic Sans? Ou se sente ofendido quando uma sentença banal é escrita em caixa alta? Fique tranquilo, você não está sozinho.

Arquitetos e designers apropriam-se constantemente de elementos gráficos como meios expressivos na esquematização de seus trabalhos. Dentre eles, o mais comum são os desenhos, numa variedade constante entre técnicas, estilos e padrões. Mas entre os elementos que compõem as pranchas, painéis e desenhos, técnicas e modelos, há um fragmento particular que os ajuda na composição e identidade: o uso da Tipografia.

Instalação "Uma Praça no Verão" de José Neves ocupa o Centro Cultural de Belém

10:00 - 22 Setembro, 2017
Instalação "Uma Praça no Verão" de José Neves ocupa o Centro Cultural de Belém, Cortesia de Centro Cultural de Belém
Cortesia de Centro Cultural de Belém

A cidade e as suas obras transformam-se à cadência das estações do ano. No verão de 2017, a praça do Centro Cultural de Belém, em Portugal, foi palco de uma construção efêmera que destacou essa dimensão transitória dos lugares e das coisas. Através de uma obra de arquitetura em cortiça, capaz de estimular os sentidos e reconstituir uma mecânica do espaço, foi possível dar corpo a essa transformação do lugar e, também, experimentar a natureza dos materiais, dos seus comportamentos estruturais e o seu potencial técnico.

Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém Cortesia de Centro Cultural de Belém + 14

Os curadores Johnston e Marklee apresentam a Bienal de Arquitetura de Chicago 2017 - "Make New History"

07:00 - 22 Setembro, 2017

Com a Bienal de Arquitetura de Chicago 2017 aberta ao público, os curadores Sharon Johnston e Mark Lee (Johnston Marklee) apresentam Make New History – a temática da segunda edição da maior exposição de arquitetura e design da América do Norte. 

Entender o traçado da história é mais importante do que nunca. Talvez agora é um bom momento para listar e avaliar para ver se a arquitetura pode ser melhor e se existem certos temas que outras disciplinas abordam melhor que a própria arquitetura. 

Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais

19:00 - 21 Setembro, 2017
Reservatório de pequena escala torna mais simples o aproveitamento das águas pluviais, Cortesia de Studio Bas van der Veer
Cortesia de Studio Bas van der Veer

No início deste mês, Studio Bas van der Veer, o estúdio holandês de design de produtos, divulgou seu projeto para um reservatório de água pluvial na feira spoga + gafa 2017, em Colônia, Alemanha. Van der Veer, graduado da Academia de Design Eindhoven, desenhou inicialmente o produto - então intitulado 'A Drop of Water' - como parte de sua tese em 2009, pelo qual ele não só ganhou o prestigiado Prêmio René Smeets pelo melhor projeto na exposição de trabalhos da escola, como também foi selecionado para o Prêmio Melkweg. Ao longo dos anos, o design ganhou inúmeros elogios, incluindo o Journées des Collections Jardin - Innovation Award e o Prêmio Tuinidee.

Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer Cortesia de Studio Bas van der Veer + 12

Câmara de Vereadores de São Paulo aprova a desativação do Minhocão para automóveis

16:00 - 21 Setembro, 2017
Câmara de Vereadores de São Paulo aprova a desativação do Minhocão para automóveis, © FLAGRANTE
© FLAGRANTE

Foi aprovado hoje, pela Câmara de Vereadores de São Paulo, o projeto de lei que prevê a desativação do Elevado João Goulart - popularmente conhecido como Minhocão - para automóveis. A proposta determina a consolidação definitiva do Parque Minhocão dentro dos próximos quatro anos.

Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque

15:00 - 21 Setembro, 2017
Projeto para a maior estrutura de madeira do mundo pode despoluir o lago do Central Park em Nova Iorque, © DFA
© DFA

Atendendo a demanda cada vez maior por espaços públicos em altura e a necessidade de soluções ambientais inovadoras, o estúdio DFA, com sede em Nova Iorque, idealizou uma torre de observação pré-fabricada de madeira com 217 metros de altura no Central Park em Nova Iorque que, se for construída, será a estrutura mais alta do mundo construída com este material. 

Combinando "arquitetura, recreação, resiliência e turismo", a Torre do Central Park seria construída sobre o reservatório Jacqueline Kennedy, o lago artificial de 43 hectares, que abrange um oitavo da área total do parque e contém 3.75 bilhões de litros de água poluída.

© DFA © DFA © DFA © DFA + 42

Calçadas Mutantes

14:00 - 21 Setembro, 2017
Calçadas Mutantes, © Yusuf Etiman
© Yusuf Etiman

Quem já esteve em São Paulo reconhece os padrões gráficos que cobrem grande parte das calçadas da cidade. Projetadas por Mirthes dos Santos Pinto em 1966, as calçadas paulistanas não deixam de ser um contraponto aos marcantes desenhos em pedra portuguesa dos calçadões do Rio de Janeiro. O então prefeito de São Paulo, Faria Lima, lançou um concurso para o desenho do novo calçamento da cidade. Mirthes, que era desenhista da Secretaria de Obras da Prefeitura, se inscreveu e acabou ganhando.

Palácio Barolo: Um edifício inspirado na Divina Comédia em Buenos Aires

12:00 - 21 Setembro, 2017
Palácio Barolo: Um edifício inspirado na Divina Comédia em Buenos Aires, © Leandro Grovas
© Leandro Grovas

Em 1919, se iniciava a construção do Palácio Barolo na Cidade de Buenos Aires, um projeto com numerosas referências à Divina Comédia de Dante Alighieri, que na época foi considerado como o prédio em concreto mais alto da Argentina.

Localizado entre a Avenida de Mayo e a Avenida Hipólito Yrigoyen, apresenta um estilo arquitetônico único que é uma tentativa importante em combinar diferentes traços da tradição européia às modernas técnicas de construção e as características locais. Ao mesmo tempo, incorpora uma cúpula inspirada no templo hindu Rajarani Bhubaneshvar de modo a comunicar o amor tântrico entre Dante e Beatriche.

Saiba mais sobre a história do Palácio Barolo a seguir.

Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos

10:00 - 21 Setembro, 2017
Como evitar o colapso de edifícios durante terremotos, via screenshot de vídeo de Noticias Telemundo
via screenshot de vídeo de Noticias Telemundo

Terremotos são fenômenos naturais que não podem ser evitados - tampouco previstos. Para aqueles que vivem em regiões de atividade sísmica, um dos maiores medos em caso de terremoto é o colapso das edificações - uma das principais causas de fatalidade em situações desse tipo.

Pouco se fala disso no Brasil, afinal, estamos localizados no meio da placa tectônica Sul-Americana e em quase nada sofremos com abalos sísmicos, entretanto, com a internacionalização cada vez maior da arquitetura, é necessário ter em mente esta preocupação ao projetar ou renovar edifícios. 

13 Fatos estranhos e surpreendentes do mundo da arquitetura

07:00 - 21 Setembro, 2017
13 Fatos estranhos e surpreendentes do mundo da arquitetura

A história dos humanos construindo abrigos tem mais de 10.000 anos. Ao longo desse tempo, a necessidade humana de construir foi destinada à profissão do arquiteto e, no processo, atraiu todos os tipos de indivíduos excêntricos, visionários e teimosos. À luz da longa história da arquitetura e da abundância de personagens, não é surpresa que esse caminho esteja cheio de fatos surpreendentes e improváveis. Das Olimpíadas às placas Ouija e o 11 de setembro, veja, a seguir, 13 fatos relacionados à arquitetura que talvez você nunca tenha ouvido falar.

Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver

15:00 - 20 Setembro, 2017
Maior arranha-céu de madeira do mundo é concluído em Vancouver, Cortesia de naturallywood.com
Cortesia de naturallywood.com

"Torre de madeira", "arranha-céu de compensado", pode chamá-lo como quiser, mas a era da madeira já chegou. Brock Commons Tallwood House, o edifício da moradia estudantil da University of British Columbia (UBC), recentemente concluído em Vancouver, ocupa atualmente uma posição de destaque no mundo da arquitetura - pelo menos até a próxima torre de madeira superar o que foi possível alcançar até agora. 

Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com Cortesia de naturallywood.com + 15

Terremoto atinge o México deixando mortos, feridos e desabrigados

11:05 - 20 Setembro, 2017
Terremoto atinge o México deixando mortos, feridos e desabrigados, A destruição de um edifício no México após o terremoto de 2017. Image via Infobae
A destruição de um edifício no México após o terremoto de 2017. Image via Infobae

Após o devastador terremoto de magnitude 7.1 que atingiu o México ontem às 13:14 (hora local), há diversos mortos - mais de 200 pessoas até o momento -, feridos ou presos nos escombros de edifícios colapsados. Enquanto os esforços de resgate continuam e as informações em torno do alcance da devastação são preliminares, as escolas estão fechadas indefinidamente e as principais empresas e organizações solicitaram que seus funcionários não trabalhem.

O número de mortos continua crescendo e o ArchDaily México, sediado na Cidade do México, relata a destruição de grande parte do tecido urbano da capital. As filmagens capturadas por moradores aterrorizados mostram os momentos finais de edifícios - muitos com mais de quatro pavimentos - que foram reduzidos a escombros em segundos.

Triptyque divulga projeto de edifício escalonado de madeira certificada na Vila Madalena

10:00 - 20 Setembro, 2017
Triptyque divulga projeto de edifício escalonado de madeira certificada na Vila Madalena, Cortesia de Triptyque
Cortesia de Triptyque

O escritório franco-brasileiro Triptyque divulgou o projeto de um edifício de uso misto construído inteiramente em madeira certificada. Localizada em um terreno de 1.025 m² no bairro Vila Madalena, em São Paulo, a proposta é uma inciativa da empresa florestal brasileira AMATA e prevê a construção de uma torre escalonada de 13 pavimentos que totalizará 4.700 m² de área construída e contará com espaços de coworking, coliving e restaurante. 

Pavilhão de madeira emoldura vistas impressionantes da paisagem italiana

07:00 - 20 Setembro, 2017
Pavilhão de madeira emoldura vistas impressionantes da paisagem italiana, © Lorenzo Massimiano
© Lorenzo Massimiano

Contribuir com a paisagem natural é um objetivo constante no portfólio de atuação da Camposaz. Com isso em vista, eles projetaram um pavilhão de informações turísticas em Roccamonfina na Itália. O pavilhão de madeira está localizado próximo a um acesso para pedestres do parque municipal adjacente e com vistas deslumbrantes para as montanhas próximas, um fator determinando para o projeto.

Diagramas construtivos Diagramas construtivos Diagramas construtivos Diagramas construtivos + 32

Jeanne Gang recebe o Marcus Prize de Arquitetura 2017

19:00 - 19 Setembro, 2017
Jeanne Gang recebe o Marcus Prize de Arquitetura 2017, Writers Theatre. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing
Writers Theatre. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing

A arquiteta americana Jeanne Gang, MacArthur Fellow, foi selecionada como destinatária do Marcus Prize 2017.

Concedido a cada dois anos pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, em parceria com a Fundação Marcus Corporation, o prêmio de U$ 100.000 foi estabelecido para reconhecer arquitetos de todo o mundo "em uma trajetória para a grandeza". Além do prêmio em dinheiro, será apoiado um próximo estúdio de projeto liderado por Gang na escola.

Outros ganhadores do prêmio incluem Joshua Prince-Ramus (2015); Sou Fujimoto (2013), Diébédo Francis Kéré (2011); Alejandro Aravena (2009/2010); Frank Barkow, Barkow Leibinger (2007); e Winy Maas, MVRDV (2005).

Arcus Center for Social Justice Leadership. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing WMS Boathouse at Clark Park. Image © Steve Hall / Hedrich Blessing University of Chicago Campus North Residential Commons. Image © Tom Harris Diner en Blanc Chicago 2014 at Lincoln Park Zoo's Nature Boardwalk. Image © Ronald Leon Hale + 6

Fotos da Semana: a beleza da pedra

16:00 - 19 Setembro, 2017

A construção em pedra é uma técnica simples que vem sendo utilizada desde as primeiras civilizações. Hoje em dia, este material está reconquistando espaço dentro da arquitetura contemporânea devido à diversidade de resultados que podem ser obtidos com sua aplicação. Seja pela dimensão, tipo de corte ou tonalidade das pedras, o fato é que este material pode gerar texturas impressionantes. A seguir, compilamos uma seleção de 13 fotografias que apresentem a beleza e expressividade da pedra na arquitetura.

© Kyungsub Shin © Robert Leš © Simon Devitt © Kyungsub Shin + 15

Anunciados os curadores e o tema do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018

15:00 - 19 Setembro, 2017
Anunciados os curadores e o tema do Pavilhão dos EUA na Bienal de Veneza 2018, Imagens de Project Projects, Daniele Resini ©SRGF, NY.
Imagens de Project Projects, Daniele Resini ©SRGF, NY.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou os arquitetos e instituições responsáveis pela curadoria do Pavilhão dos EUA na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018.

Selecionando através de um concurso aberto e recomendações do Comitê Federal de Exposições Internacionais, a exposição será co-chefiada por membros da School of the Art Institute of Chicago (SAIC) e da Universidade de Chicago e pelos curadores Niall Atkinson, professor da Universidade de Chicago; Ann Lui, professora da SAIC e co-fundadora do escritório de arquitetura Future Firm; e Mimi Zeiger, crítica, editora, curadora e educadora de Los Angeles.

Com o tema Dimensões da Cidadania, a exposição explorará "o significado da cidadania como um conjunto de direitos e responsabilidades na interseção de afiliações legais, políticas, econômicas e sociais".

Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina

12:00 - 19 Setembro, 2017
Como funcionam as eleições do CAU e a carência de representação feminina, via CAU-MT
via CAU-MT

O CAUBR e CAUs-Ufs encerram esse ano a segunda gestão desde que o conselho foi fundado e chapas já se organizam para concorrer as eleições que ocorrerão no dia 31 de outubro. Arquitetos de todo o Brasil devem ficar atentos já que o voto é obrigatório –facultativo para aqueles com 70 anos ou mais– e caso não tenha votado nem justificado até o dia 31 de dezembro de 2017, o eleitor faltoso passa a ser devedor de multa equivalente a 5% (cinco por cento) do valor da anuidade.

Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira

10:00 - 19 Setembro, 2017
Estudantes do ArqLab-Senac criam baralho de arquitetura brasileira, Cortesia de ArqLab-Senac
Cortesia de ArqLab-Senac

A bagagem e o repertório arquitetônicos são ferramentas fundamentais para qualquer arquiteto. Parte da qualidade arquitetônica de suas propostas está vinculada diretamente ao tamanho do seu repertório transformado em uma “coleção de obras”.

Essa coleção está em constante transformação e ampliação. Todo espaço visitado, vivenciado, experimentado é incorporado na coleção. Esse processo é diário, está no cotidiano do arquiteto.

Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac Cortesia de ArqLab-Senac + 16

Por que Jan Gehl não necessariamente odeia os arranha-céus

07:00 - 19 Setembro, 2017
Por que Jan Gehl não necessariamente odeia os arranha-céus, © <a href='https://www.flickr.com/photos/gruban/288465746/'>Flickr user gruban</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/'>CC BY-SA 2.0</a>
© Flickr user gruban licensed under CC BY-SA 2.0

Esse artigo foi originalmente publicado em Common Edge como "Jan Gehl on Why Tall Buildings Aren’t Necessarily Bad for Street Life."

Jan Gehl, o grande urbanista dinamarquês, tem muito em comum com Jane Jacobs. Durante a maior parte do último meio século, seu foco tem sido o desenvolvimento de cidades orientadas para as pessoas. O autor de uma série de livros, incluindo  Life Between BuildingsCities for PeoplePublic Spaces—Public Life e, mais recentemente, How to Study Public Life, Gehl e seus colegas também serviram como consultores para as cidades de Copenhague, Londres, Melbourne, Sidney, Nova York e Moscou. Gehl Architects atualmente tem escritórios em Copenhague, Nova York e San Francisco. Conversei com Gehl sobre Jacobs, a loucura do planejamento urbano modernista e a forma urbana duradora da cidade de Nova York.

Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica

19:00 - 18 Setembro, 2017
Cones de argila funcionam como um ar condicionado sem energia elétrica, © S. Anirudh
© S. Anirudh

Esta instalação é uma tentativa feita sob medida para simplificar e reinterpretar o conceito de ar condicionado, entendendo que as soluções padronizadas podem não ser universalmente aplicáveis, dadas as restrições de custo e entorno. Usando tecnologias computacionais, a equipe do Ant Studio reinterpretou as técnicas tradicionais de refrigeração evaporativa para construir um protótipo de cones de argila cilíndrica, cada um com um design e tamanho personalizados.

© S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh © S. Anirudh + 17