ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Projeto de OMA para estádio e masterplan em Roterdã recebe aprovação

19:00 - 15 Julho, 2017
Projeto de OMA para estádio e masterplan em Roterdã recebe aprovação, © OMA
© OMA

Um masterplan para o Feyenoord (ou Feijenoord), um subúrbio da cidade holandesa de Roterdã, foi aprovado pela Câmara Municipal. O projeto conceitual bem-sucedido de OMA, liderado pelo sócio David Gianotten, incorpora um estádio de futebol historicamente importante - para o importante clube Feyenoord - que "já não atende às demandas modernas". Alinhado às "ambições em expansão" do clube de futebol, tanto nas ligas de futebol holandesas como europeias, esta proposta é a mais recente em uma série de planos para expandir, mas a única que foi aceita até agora.

© OMA © OMA © OMA © OMA +10

Como o primeiro projeto do OMA em Xangai atua como um elemento de conexão na cidade

07:00 - 14 Julho, 2017

#donotsettle é um projeto online de vídeos criado por Wahyu Pratomo e Kris Provoost sobre arquitetura e a forma como ela é percebida pelos usuários. Após publicar uma série de vídeos no ArchDaily nos últimos dois anos, Pratomo e Provoost estão agora lançando uma coluna exclusiva, a "#donotsettle extra", que apresentará uma análise textual detalhada dos edifícios que visitam, acompanhada de alguns dos seus vídeos #donotsettle.

Depois de uma parada em Doha para visitar o Museu de Arte Islâmica de IM Pei, e uma espiada dentro do escritório do MVRDV em Roterdã, trazemos você a Xangai para a nossa terceira coluna #dondesettle Extra. Na semana passada, visitamos o primeiro projeto do OMA em Xangai, o Centro de Exposições de Lujiazui, e tivemos o privilégio de ter acesso a uma prévia do edifício antes de sua abertura ao público, a acontecer nos próximos meses. Confira!

© Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost © Wahyu Pratomo e Kris Provoost +17

OMA projetará campus de uso misto para o Facebook

13:30 - 7 Julho, 2017

O Facebook anunciou planos para um novo bairro de uso misto adjacente à sua sede existente em Menlo Park, Califórnia, liderado por Shohei Shigematsu, sócio do OMA de Nova Iorque. Conhecido como Willow Campus, o projeto busca investir ainda mais na comunidade do Facebook, juntando-se ao campus original projetado por Frank Gehry.

"É emocionante colaborar com o Facebook, cuja inovação em redes e mídias sociais se estende às ambições urbanas de conectividade na região de San Francisco", comentou Shigematsu. "O projeto urbano do Willow Campus cria um senso de lugar com programas diversificados e responde às necessidades da comunidade de Menlo Park. O local tem o potencial de impactar o futuro do transporte regional, habitação e meio ambiente ".

OMA divulga estudo urbano e estratégias para Manifesta 12 em Palermo

19:00 - 6 Julho, 2017
OMA divulga estudo urbano e estratégias para Manifesta 12 em Palermo, Palermo Atlas announcement, Teatro Garibaldi, Palermo. Image © CAVE Studio, courtesy Manifesta
Palermo Atlas announcement, Teatro Garibaldi, Palermo. Image © CAVE Studio, courtesy Manifesta

OMA, mediador criativo da Manifesta 12, divulgou recentemente o Atlas de Palermo, um estudo urbano interdisciplinar sobre Palermo que informará a organização da 12ª edição da Manifesta, Bienal Europeia de Arte Contemporânea, a ser realizada no próximo ano na cidade italiana. Dirigido pelo sócio do OMA, Ippolito Pestellini Laparelli, o projeto descreve um plano para Palermo "planejar seu futuro e como um marco investigativo para garantir que Manifesta 12 atinja um impacto de longo prazo para a cidade e seus cidadãos".

Strategy of Intervention, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA Map of Communities, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA Veduta di Palermo, Francesco Lojacono, 1875; Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA Mediterranean System of Flows, Palermo Atlas. Image Cortesia de OMA +12

Experiência como estagiário do OMA / Felipe SS Rodrigues

12:00 - 28 Junho, 2017
Experiência como estagiário do OMA / Felipe SS Rodrigues, © Felipe SS Rodrigues
© Felipe SS Rodrigues

Poucos arquitetos, principalmente, estudantes de arquitetura, buscam grandes práticas profissionais com a ambição de enriquecerem seu repertório prático e intelectual, enquanto muitos almejam apenas rechear o seu currículo com nomes e logos; nos interessa apenas informar aos primeiros. Digo isso, não para excluir os últimos, mas porque, para eles, será mais difícil competir por uma vaga diante dos  verdadeiramente determinados, genuinamente motivados. Pouco nos interessa  também  aqueles que trabalham num escritório e noutro ao sabor das oportunidades, mas aqueles que lapidam sua trajetória ancorando-se nos personagens que compartilham sua visão, independente de qual ela seja, que buscam em cada trabalho, acadêmico ou profissional, uma oportunidade de manifestação de sua concepção arquitetônica. Faço das palavras de um arquiteto sênior que retive na memória as minhas, e eis a razão.

Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017

16:00 - 19 Junho, 2017
Rem Koolhaas e David Gianotten divulgam projeto do OMA para o MPavilion da Austrália 2017, © OMA
© OMA

A Fundação Naomi Milhave divulgou as primeiras imagens e desenhos do OMA para o próximo MPavilion, que será construído em meados do segundo semestre deste ano em Melbourne, Austrália. Contraponto ao Pavilhão Serpentine Gallery em Londres, o MPavilion está agora em seu quarto ano. Composta por elementos estáticos e dinâmicos, a proposta da OMA permite múltiplas configurações que podem gerar programas inesperados, ecoando a tipologia do anfiteatro. Seguindo a ideia do anfiteatro tradicional, o projeto do OMA servirá como espaço para debates públicos, workshops de design e eventos de arte e música.

© OMA © OMA © OMA © OMA +7

Quer trabalhar no escritório de Rem Koolhaas? OMA abre vagas de trabalho

07:00 - 19 Junho, 2017
Quer trabalhar no escritório de Rem Koolhaas? OMA abre vagas de trabalho, OMA's mixed-use scheme for Santa Monica. Image © OMA
OMA's mixed-use scheme for Santa Monica. Image © OMA

Com a maioria das escolas de arquitetura do Hemisfério Norte chegando ao fim de semestre e muitos estudantes perto de se tornarem arquitetos, escritórios de todos os tamanhos estão buscando novos talentos para fazerem parte de suas equipes.

Um destes escritórios é o OMA, cuja seção de empregos em seu website abriu uma série de novas vagas nos últimos meses. Embora muitos dos novos cargos tenham descrições ambíguas, parte deles podem ser relacionados com projetos divulgados nos últimos anos. 

"Arquiteto com experiência em estádios/arenas – Roterdã," por exemplo, provavelmente está ligado ao recém-aprovado Estádio e Masterplan Feyenoord, enquanto que "Arquiteto sênior licenciado na Califórnia - Nova Iorque" provavelmente envolverá o projeto da torre residencial em San Francisco ou o empreendimento de uso misto em Santa Mônica, ou ambos. 

Que outros projetos podem estar precisando de uma força extra? Veja, a seguir, a lista completa de vagas abertas.

Exposição do OMA/AMO "lR100-Rinascente: Stories of Innovation" é inaugurada em Milão

16:00 - 8 Junho, 2017
Exposição do OMA/AMO "lR100-Rinascente: Stories of Innovation" é inaugurada em Milão, lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA
lR100-Rinascente: Histórias de Inovação. Imagem © Agostino Osio, Cortesia de OMA

Uma nova exposição do OMA/AMO, intitulada "lR100-Rinascente: Stories of Innovation", foi oficialmente inaugurada no Palazzo Reale em Milão. Marcando o centenário da clássica loja de departamentos italiana, la Rinascente, a exposição comemora a longa e criativa história e o espírito experimental da empresa, que atuou como parte influente do design, da cultura e do comércio italiano.

Ole Scheeren em Pequim, do Nowness

14:00 - 18 Maio, 2017

Ole Scheeren: A Beijing Essay  on Nowness.com

Ole Scheeren - um ex-sócio da OMA e agora diretor de Büro Ole Scheeren em Pequim - reflete sobre a última década que passou na China supervisionando a construção da sede da CCTV. Ele reflete sobre o delicado equilíbrio que os arquitetos ocidentais mantêm quando trabalham na China, simultaneamente trazendo mudança para a cidade e permitindo que ela mude quem eles são e como vêem o mundo. Neste contexto, onde a mudança é "algo que você está imediatamente e instantaneamente confrontado com" ele acredita que o CCTV é "um personagem ativo e cúmplice".

Biblioteca Alexis de Tocqueville / OMA + Barcode Architects

11:00 - 25 Abril, 2017
Biblioteca Alexis de Tocqueville / OMA + Barcode Architects, © Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti
© Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti

© Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti © Philippe Ruault © Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti +35

  • Arquitetos

    OMA + Barcode Architects
  • Localização

    Normandia, França
  • Arquiteto Responsável

    Rem Koolhaas
  • Área

    12500.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

Rem Koolhaas e David Gianotten selecionados para o projeto do MPavilion 2017

19:00 - 16 Abril, 2017
Rem Koolhaas e David Gianotten selecionados para o projeto do MPavilion 2017, OMA's Prada Transformer, erected in 2009 adjacent to Gyeonghui Palace in Seoul, Korea. Image via OMA
OMA's Prada Transformer, erected in 2009 adjacent to Gyeonghui Palace in Seoul, Korea. Image via OMA

A Fundação Naomi Milgrom selecionou Rem Koolhaas e David Gianotten, do OMA, para o projeto do MPavilion 2017 em Melbourne. O anúncio veio após o encerramento do MPavilion 2016 neste fim de semana, que foi projetado por Bijoy Jain do estúdio Mumbai, e recebeu mais de 94.000 visitantes nos 287 eventos livres em seus 139 dias de funcionamento. Agora em seu 4º ano, o programa MPavilion convida o escritório holandês para projetarem e construírem sua primeira estrutura no país.

OMA propõe projeto de regeneração de Columbia Circle em Xangai

15:00 - 9 Abril, 2017
OMA propõe projeto de regeneração de Columbia Circle em Xangai, Fotografia de Frans Parthesius, Cortesia de OMA
Fotografia de Frans Parthesius, Cortesia de OMA

O escritório OMA, em colaboração com ECADI e o escritório de paisagismo West 8, propôs um novo masterplan de uso misto para o Columbia Circle no centro de Xangai. Uma sobreposição de camadas culturais, o local contém monumentos coloniais preservados, edifícios industriais um country club de 1920 do arquiteto Elliott Hazzard - esses elementos serão renovados e transformados pelo projeto, que tornará o Columbia Circle um dos mais importantes espaços públicos de Xangai.

Fotografia de Frans Parthesius, Cortesia de OMA Fotografia de Frans Parthesius, Cortesia de OMA via OMA via OMA +12

"Concrete" na Alserkal Avenue / OMA

09:00 - 20 Março, 2017
"Concrete" na Alserkal Avenue / OMA, © Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue
© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue

© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue © Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue © Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue © Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue +16

  • Arquitetos

  • Localização

    Al Quoz Industrial Area 3 - Dubai - Emirados Árabes Unidos
  • Arquiteto Responsável

    Iyad Alsaka
  • Arquiteto do Projeto

    Kaveh Dabiri
  • Equipe

    Yoonhee Bae, Aras Burak, Shabnam Hosseini, Mohammed Jabri, Alejandro Noe, Guerrero Ortega, Christin Simonian, Mayar Soliman
  • Área

    1250.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Casa da Música do Porto pelas lentes de Fernando Guerra

12:00 - 16 Março, 2017
Casa da Música do Porto pelas lentes de Fernando Guerra, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Hoje apresentamos uma sessão de fotos da Casa da Música do Porto, por Fernando Guerra (Últimas Reportagens. Projetado pelo escritório holandês Office for Metropolitan Architecture (OMA), de Rem Koolhaas, o equipamento cultural resultou de um concurso realizado em 1999, nos preparativos à celebração do Porto como uma das capitais culturais da Europa em 2001.

As curiosas histórias por trás de 10 icônicos arranha-céus

07:00 - 13 Fevereiro, 2017
As curiosas histórias por trás de 10 icônicos arranha-céus, Torre Velasca. Image © José Tomás Franco
Torre Velasca. Image © José Tomás Franco

Enquanto houver edifícios, a humanidade continuará a procura por construir o seu caminho para o céu. De pirâmides de pedra aos arranha-céus de aço, sucessivas gerações de arquitetos criaram maneiras cada vez mais inovadoras de aumentar os limites verticais da arquitetura. Seja em pedra ou aço, cada tentativa de atingir alturas sem precedentes representou um vasto empreendimento em termos de materiais e trabalho - e quanto mais complexo o projeto, maior a chance das coisas darem errado.

Ryugyong Hotel. Image © José Tomás Franco Robot Building. Image © José Tomás Franco CCTV Headquarters. Image © José Tomás Franco Cayan Tower. Image © José Tomás Franco +21

OMA/AMO projeta passarela para a coleção outono/inverno 2017 da Prada

15:00 - 24 Janeiro, 2017
OMA/AMO projeta passarela para a coleção outono/inverno 2017 da Prada, Photograph by Agostino Osio, Courtesy of OMA
Photograph by Agostino Osio, Courtesy of OMA

Para o mais recente desfile da maison Prada, o AMO "voltou ao básico". Concebido para a coleção outono/inverno 2017 da marca, Continuous Interior se inspira em projetos domésticos, tomando emprestada a forma de partições curvas de madeira e peças de mobiliário emblemáticas para criar um palco que transmite a importância da autenticidade no cenário político de hoje. 

Photograph by Alberto Moncada, Courtesy of OMA Photograph by Alberto Moncada, Courtesy of OMA Photograph by Alberto Moncada, Courtesy of OMA Photograph by Agostino Osio, Courtesy of OMA +10

Aprovado o masterplan do OMA para Feyenoord, em Roterdã

19:00 - 22 Janeiro, 2017
Aprovado o masterplan do OMA para Feyenoord, em Roterdã, Vista da água. Cortesia de OMA
Vista da água. Cortesia de OMA

OMA divulgou imagens de seu projeto para Feyenoord, em Roterdã, depois que o plano foi aprovado pelo prefeito e vereadores da cidade. Desenvolvido para o clube de futebol Feyenoord, o projeto consistirá de um distrito de uso misto centrado em torno de um novo estádio de 63.000 lugares para a equipe, localizado ao longo do rio Maas.

Vista da Cidade. Cortesia de OMA Vista da Cidade. Cortesia de OMA Vista do Kuip North. Cortesia de OMA Estádio - Varkenoordseviaduct. Cortesia de OMA +9

Panorama da arquitetura na Colômbia por arquitetos internacionais

07:00 - 8 Janeiro, 2017
Panorama da arquitetura na Colômbia por arquitetos internacionais, ¿En qué están los proyectos de arquitectos internacionales en Colombia?. Image
¿En qué están los proyectos de arquitectos internacionales en Colombia?. Image

O crescimento das instituições públicas, universidades e o setor privado na Colômbia criou a necessidade de conceber novas arquiteturas capazes de abrigar programas cada vez mais complexos, assumindo o papel da disciplina como o principal agente nos processos de renovação urbana e um fator necessário para posicionar o país no panorama global.

Na última década Colômbia se converteu no epicentro de importantes projetos realizados por arquitetos internacionais de alto nível como Richard Meier, Steven Holl, Rafael de la Hoz e Richard Rogers. Através de propostas urbanas distantes da retícula de origem espanhola tradicional na América Latina e com novas estéticas próprias de uma paisagem referencial contemporânea, a incidência de arquitetos internacionais começou a suscitar a importância de abordar a complexidade da disciplina como um assunto de primeira importância na construção das cidades. 

A seguir, apresentamos o estado de 10 obras de arquitetos internacionais na Colômbia.

ATRIO / RSHP + Giancarlo Mazzanti . Image © RSHP Plan Maestro Centro Administrativo Nacional / OMA + Gomez Castro Arquitectos. Image © OMA Centro Internacional de Convenciones ÁGORA BOGOTÁ / Juan Herreros + Daniel Bermudez . Image © Bermudez + Herreros Centro Cívico Universidad de Los Andes / Cristián Undurraga + Konrad Brunner . Image Cortesía de Cristián Undurraga + Konrad Brunner +42