A Embaixada do Japão no México, construída em 1976, é uma amostra da concepção de projetos conjuntos que puderam reunir duas culturas tão diferentes e ao mesmo tempo tão representativas da arquitetura moderna.
Bonjour Tristesse é um projeto de habitação social do arquiteto português Álvaro Siza Vieira. Localizado em Berlim, foi sua primeira obra construída fora de seu país natal. O projeto oferece um precedente significativo na densificação urbana, demonstrando um equilíbrio delicado entre a consciência contextual, liberdade criativa e visão progressista.
A construção do Palácio dos Esportes foi iniciada no ano de 1966 e concluída em 1968, ano em que o México sediou os Jogos Olímpicos. Esta obra é um projeto colaborativo dos arquitetos Félix Candela, Antonio Peyrí Maciá e Enrique Castañeda Tamborell. Sua forma geodésica e sua cobertura em cobre são características dessa obra arquitetônica representativa do movimento racionalista. A seguir veja mais imagens e um vídeo da obra.
O Centro Esportivo Llobregat em Cornella, nos arredores de Barcelona, foi projetado por Álvaro Siza, com 40.000 m², sendo parte do desenvolvimento de um parque esportivo, que incluirá um novo estádio para o outro clube de futebol de Barcelona, o Espanyol. O terreno era um retângulo plano vazio entre as densas ruas do bairro construído no pós-guerra, ao norte, e o anel viário de Barcelona, ao sul. As vias de acesso o separam de uma escola a oeste e os campos de jogos para o leste.
Para arquitetos, este é um projeto talvez mais reconhecível em planta do que em fotografias. A complexidade rítmica deslumbrante dos desenhos construtivos para o Estande de Tiro com Arco para as Olimpíadas de Barcelona, concluído em 1991, trouxe mais fama aos Jogos Olímpicos de 1992 do que qualquer flecha arremessada em seu interior. Os desenhos mostram uma sobreposição de curvas orgânicas e formas retilíneas trabalhando em harmonia sublime, produzindo uma composição que claramente transmite tanto o conceito dos arquitetos e o processo pelo qual foi desenvolvido. Surpreendentemente, o projeto não é menos espetacular ao vivo do que no papel, e sua conclusão ajudou a lançar a parceria de marido e mulher, de Enric Miralles e Carme Pinós, para o estrelato internacional.
Ville Radieuse (Cidade Radiante) foi um plano urbano não construído de Le Corbusier, apresentado pela primeira vez em 1924 e publicado no livro homônimo em 1933. Projetado para conter meios eficientes de transporte, bem como uma abundância de espaços verdes e luz solar, a cidade do futuro de Le Corbusier não só almejava oferecer uma vida melhor aos residentes, mas contribuir para criar uma sociedade melhor. Embora radical, rigorosa e quase totalitária na sua ordem, simetria e padronização, os princípios propostos por Le Corbusier tiveram extensa influência sobre o planejamento urbano moderno, levando ao desenvolvimento de novas tipologias de habitação de alta densidade.
Caracterizado como uma singular estrutura suspensa, o Celanese Mexicana, projetado pelo arquiteto mexicano Ricardo Legorreta faz um manifesto à arquitetura moderna mexicana, envolvendo estrutura, forma e função como um todo, e evidenciando o toque de racionalidade de seu mentor, Jose Villagrán.
"Os arquitetos hoje tendem a depreciar-se, consideram-se como não mais que cidadãos comuns, sem o poder de reformar o futuro." - Kenzo Tange
Construído em 1967, o Centro de Imprensa e Difusão Shizuoka é um dos edifícios mais emblemáticos do arquiteto japonês Kenzo Tange. A torre foi a primeira realização espacial das ideias metabolistas de Tange, de estruturas com crescimento estrutural de inspirações orgânicas, desenvolvidas no final dos anos 1950. A edificação é muito mais significativa do que seu tamanho relativamente pequeno sugeriria, encapsulando os conceitos da nova ordem Metabolista em arquitetura e planejamento urbano que prevaleceu no pós Segunda Guerra Japonês.
Mais sobre este ícone do metabolismo a seguir ....
No ano de 1953 a prefeitura de Córdoba lançou o concurso nacional de anteprojetos para a construção de sua nova sede [1]. O local escolhido foi um terreno triangular com 4.652 m², com uma fachada sobre o arroio La Cañada e outra sobre o Paseo Sobremonte, reformado no mesmo ano pelo arquiteto Carlos David. Em frente ao Paseo, localiza-se o Palácio de Justiça [2].
Os trabalhos foram apresentados em 14 de agosto, resultando ganhadora a proposta do estúdio SEPRA, de Buenos Aires [3], sobre um total de 50 participantes. O programa proposto contava com uma área coberta total de 11.500 m². Segundo comentários do arquiteto La Padula, jurado do concurso, o segundo lugar [4] foi definido rapidamente, liberando a discussão entre a proposta de SEPRA e a que finalmente ganhou o terceiro prêmio, dos arquitetos Claudio V. Caveri e Eduardo J. Ellis.
Situado à beira do Rio Nervión, em Bilbao, Espanha, o Museu Guggenheim caracteriza-se pela fusão de complexas formas curvilíneas e uma materialidade cativante, respondendo a um programa extenso e um contexto urbano industrial. Com mais de uma centena de exposições e mais de dez milhões de visitantes, o Museu de Frank Gehry não só mudou a maneira que os arquitetos e o público pensam sobre museus, mas também impulsionou a economia de Bilbao com o seu surpreendente sucesso. De fato, o fenômeno da transformação de uma cidade após a construção de uma peça arquitetônica significativa é agora referida como o "Efeito Bilbao". Após vinte anos, o Museu continua a desafiar suposições sobre as conexões entre arte e arquitetura.
O Chicago Federal Center, projetado por Ludwig Mies van der Rohe e finalizado em 1974, é composto por três edifícios dispostos ao redor e definindo a Chicago Federal Plaza. No lado leste da rua South Dearborn implanta-se o Tribunal de Justiça Everett M. Dirksen, de 30 andares. No lado oeste estão o Edifício John C. Kluczynski de 42 pavimentos e a Agência dos Correios, térrea, que definem a praça.
A Colônia Güell foi uma colônia operária localizada em Santa Coloma de Cervelló, atualmente uma cidade com cerca de 7.000 habitantes, a 20 km de Barcelona. A área era um subúrbio industrial que cresceu rapidamente em meados da virada do século 20. Em 1898, Antoni Gaudi foi contratado pelo Conde Eusebi Güell que queria oferecer um local de culto para o subúrbio em expansão, construindo uma igreja. O edifício nunca foi realmente concluído por dificuldades financeiras. Quando a obra foi interrompida em 1915, somente a cripta estava completa. Ainda assim, é classificada pela UNESCO como patrimônio mundial. Em 2002, uma restauração foi realizada pelo arquiteto Antonio González Moreno, tendo sido amplamente criticado por supostamente desrespeitar a obra de Gaudi.
Toyo Ito foi contratado para projetar este edifício por sua irmã mais velha na década de 1970, depois que seu marido acabou por perder uma batalha contra o câncer. Tendo vivido durante vários anos em um apartamento, ela e suas duas filhas pequenas queriam mudar-se para um local com mais ligação como a terra. Por sorte, o terreno vizinho da residência do próprio Ito estava sendo vendido na época.
Em 1930, Le Corbusier foi encarregado de projetar um alojamento para os estudantes suíços na Cité Internationale Universitaire de Paris, que tradicionalmente eram alojados em estúdios de má qualidade na região do Quartier Latin. O pavilhão suíço deveria fornecer 50 leitos, cozinhas e sanitários comuns em cada andar, escritórios e habitação para o diretor, e uma área comum para servir como sala de jantar ou hall. No início, o arquiteto e Pierre Jeanneret, seu parceiro na época, recusaram-se a assumir o projeto devido a tensões com a Suíça após a manipulação da proposta dos arquitetos para a concurso da Liga das Nações. Por fim, no entanto, acabaram por aceitar o projeto e trabalhar com um orçamento muito limitado, e o projeto tornou-se o somatório dos princípios modernos de Le Corbusier, forçando-o a concentrar-se na habitação antes de tudo.
O Parque Güell foi projetado por Antoni Gaudí a pedido do conde Eusebi Güell, que almejava construir um parque elegante para os aristocratas de Barcelona. O conde havia previsto a construção de um empreendimento habitacional que tiraria proveito das vistas da área e do ar fresco. No entanto, apenas duas casas foram concluídas. O próprio Gaudí habitava uma delas, projetada pelo arquiteto Francesc Berenguer em 1904, e que agora funciona como um museu exibindo alguns dos trabalhos de Gaudí. O parque é uma atração turística em Barcelona, conhecido por seu famoso terraço e sua entrada icônica, ladeada por dois edifícios de Gaudí.
A edificação implanta-se na margem norte do Grand Canal de Veneza, e a fachada de mármore esculpida evidencia seu esplendor original. O Palazzo Santa Sofia — ou o Ca D'Oro (Casa do Ouro) — como também é conhecido, é um dos exemplos mais notáveis da arquitetura gótica tardia veneziana, que combinou elementos existentes na arquitetura gótica, mourisca e bizantina em uma estética única, que simbolizava o império mercantil cosmopolita da República Veneziana. Construído para servir como residência do rico empresário e político veneziano Marin Contarini, o palácio passou por um grande número de proprietários e renovações durante sua vida útil antes de finalmente tornar-se um museu para a pintura medieval e escultura. [1]