O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Clássicos da Arquitetura: White U / Toyo Ito

Clássicos da Arquitetura: White U / Toyo Ito

Clássicos da Arquitetura: White U / Toyo Ito
Clássicos da Arquitetura: White U / Toyo Ito, © Koji Taki
© Koji Taki

Toyo Ito foi contratado para projetar este edifício por sua irmã mais velha na década de 1970, depois que seu marido acabou por perder uma batalha contra o câncer. Tendo vivido durante vários anos em um apartamento, ela e suas duas filhas pequenas queriam mudar-se para um local com mais ligação como a terra. Por sorte, o terreno vizinho da residência do próprio Ito estava sendo vendido na época.

© Koji Taki
© Koji Taki

O projeto iniciou como uma forma em L, já que a irmã de Ito expressava um desejo de conexão visual entre as diferentes partes da casa. No entanto, com o desencadeamento da discussão, o projeto começou a se concentrar cada vez mais na natureza simbólica do que a casa significava para a família de luto. Isso levou a um projeto introvertido, em forma de U, que separou o domínio da família do mundo exterior.

© Koji Taki
© Koji Taki

A planta da casa é composta pelo corredor longo e curvo, que termina em cada extremidade nos dormitórios: em uma extremidade o da mãe, na outra o das filhas. Essas extremidades do corredor são escuras, com a fonte de luz primária sendo a entrada ao pátio interno, próximo do centro da curva - ponto de encontro simbólico da família. As superfícies internas são todas brancas, tornando-o um espaço minimalista para o pensamento contemplativo.

© Koji Taki
© Koji Taki

White U é uma excelente demonstração da capacidade de Toyo Ito na concepção de uma arquitetura mais espiritual, meditativa. Enquanto ele é geralmente conhecido por sua abordagem tecnológica, que pode ser vista em projetos como a Mediateca de Sendai, esse projeto exemplifica a abordagem mutante e adaptável que o júri do Prêmio Pritzker tanto reconheceu.

Cortesia de Wikiarquitectura
Cortesia de Wikiarquitectura

Vinte e um anos após ter sido concluída, e depois de todos os três membros da família terem se mudado, Toyo Ito observou a demolição do edifício. A casa teve uma grande influência sobre suas três residentes; entretanto, sua destruição não foi um acontecimento triste. A família já não estava de luto e o projeto da White U havia sido feito sob medida para essa mentalidade. Tendo servido o seu propósito, a demolição marcou o início de um novo capítulo para a família.

Cita: Stott, Rory. "Clássicos da Arquitetura: White U / Toyo Ito" [AD Classics: White U / Toyo Ito] 11 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785270/classicos-da-arquitetura-white-u-toyo-ito> ISSN 0719-8906