Clássicos da Arquitetura: Celanese Mexicana / Ricardo Legorreta

  • Arquitetos: LEGORRETA; Ricardo Legorreta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1968

Caracterizado como uma singular estrutura suspensa, o Celanese Mexicana, projetado pelo arquiteto mexicano Ricardo Legorreta faz um manifesto à arquitetura moderna mexicana, envolvendo estrutura, forma e função como um todo, e evidenciando o toque de racionalidade de seu mentor, Jose Villagrán.

Clássicos da Arquitetura: Celanese Mexicana  / Ricardo Legorreta - Mais Imagens+ 3

© Louis Redstone

O programa arquitetônico abrangia o projeto dos escritórios centrais da empresa Celanese. O projeto desenvolveu-se a partir da estrutura, contando com um núcleo central de concreto armado, do qual nascem uma série de armaduras e tensores de aço que ficam suspensos até os extremos do edifício. Esse núcleo funciona como um eixo de orientação do edifício, abarcando as circulações verticais no interior da grande coluna de concreto.

© Jose Luis Parella

A partir desse sistema estrutural, Legorreta projetou uma série de entrepisos que permitiram um melhor aproveitamento para a zonificação dos espaços na distribuição dos escritórios. Vê-se um desenho contínuo no interior, pois a planta é livre e sem paredes intermediárias, sendo uma oposição do esquema convencional.

Na torre de escritórios percebe-se a sensibilidade técnica aprendida com Jose Villagrán, assim como em seu interior evidencia-se claramente um sentido funcionalista ao implementar grandes entradas de luz, vãos e amplitude ao espaço. 

© Larry Speck

O estilo de Legorreta começa a ser notado nas fachadas, predominando o vão sobre o maciço. Contudo, a grade de aço mostra-se como um gesto de contemporaneidade ao contexto. Sua qualidade construtiva e plástica, assim como sua solução estrutural, fizeram que o edifício se tornasse uma referência urbana obrigatória no sul da Cidade do México.

  • Arquitetos: LEGORRETA; Ricardo Legorreta
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  1968

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Cruz, Daniela. "Clássicos da Arquitetura: Celanese Mexicana / Ricardo Legorreta" [Clásicos de Arquitectura: Celanese Mexicana / Ricardo Legorreta] 04 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786628/classicos-da-arquitetura-celanese-mexicana-ricardo-legorreta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.