O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura Religiosa
  4. Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí

Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí

Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí
Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí, © Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

A Colônia Güell foi uma colônia operária localizada em Santa Coloma de Cervelló, atualmente uma cidade com cerca de 7.000 habitantes, a 20 km de Barcelona. A área era um subúrbio industrial que cresceu rapidamente em meados da virada do século 20. Em 1898, Antoni Gaudi foi contratado pelo Conde Eusebi Güell que queria oferecer um local de culto para o subúrbio em expansão, construindo uma igreja. O edifício nunca foi realmente concluído por dificuldades financeiras. Quando a obra foi interrompida em 1915, somente a cripta estava completa. Ainda assim, é classificada pela UNESCO como patrimônio mundial. Em 2002, uma restauração foi realizada pelo arquiteto Antonio González Moreno, tendo sido amplamente criticado por supostamente desrespeitar a obra de Gaudi.

© Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig © Samuel Ludwig + 13

© Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

Através do processo de construção da Colônia Güell, Gaudi disse ter experimentado uma variedade de técnicas e detalhes arquitetônicos, muitos dos quais viriam a ser utilizados em sua obra mais famosa, a Sagrada Família, em Barcelona.

Tijolos e mosaicos dominam a estrutura, utilizados de forma extraordinária. A cripta é magnificamente articulada, com as mudanças na materialidade cuidadosamente calculadas e a luz sensivelmente controlada. Diferentes tijolos e pedras são usados para a estrutura, encontrando-se em junções cuidadosamente detalhadas, e talvez ocupando diferentes papéis estruturais.

© Samuel Ludwig
© Samuel Ludwig

Ao aproximar-se do edifício é possível perceber somente uma única superfície plana:o teto da cripta, que tem a planta da igreja não construída desenhada sobre ele. Sua planicidade acentua a forma fluida do volume por baixo, que parece estar em movimento constante na paisagem. O projeto possui uma relação surpreendentemente confortável com a natureza, tendo sido uma plataforma de experimentação para Gaudí.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Antoni Gaudí
Escritório
Cita: Naja, Ramzi. "Clássicos da Arquitetura: Colônia Güell / Antoni Gaudí" [AD Classics: Colònia Güell / Antoni Gaudí] 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785271/classicos-da-arquitetura-colonia-guell-antoni-gaudi> ISSN 0719-8906