O Cap Ducal é um restaurante em Viña del Mar, construído em 1936 pelo arquiteto Roberto Dávila. Situa-se sobre uma pedreira na Av. Marina, nos terrenos do que foi a primeira praia de banho pública de Viña. É o único edifício costeiro convertido em hotel que foi conservado desde os anos 30, evidenciando seu importante legado patrimonial. Como ocorreu em outras cidades latino-americanas, Viña del Mar testemunhou a paulatina integração entre as atividades marítimas e a vida urbana. [1] Durante os anos 30, aconteciam grandes reformas nos usos da cidade de Viña, que se estabeleceu como um dos balneários mais importantes do Chile.
Pequenos grupos de visitantes sobem uma escadaria enorme na base de um monumento esférico, mais alto que a Grande Pirâmide de Gizé. Um arco de luz solar decrescente toma uma pequena porção da esfera, deixando o portal de entrada escavado e grande parte da massa na sombra. Reunindo o afeto emocional do romantismo, a racionalidade severa do neoclassicismo e a grandeza da antiguidade, a visão sublime de Etienne-Louis Boullée para um mausoléu honrando Sir Isaac Newton é tanto emblemática do abismo histórico particular, como um feito artístico que prenunciou a concepção moderna do projeto arquitetônico. Representado através de uma série de desenhos em tinta e aquarela, o memorial foi um dos inúmeros desenhos provocativos que ele criou, no final do século XVIII e incluídos em seu tratado: Architecture, essai sur l’art. O cenotáfio é uma homenagem poética ao cientista Sir Isaac Newton, que 150 anos após sua morte tornou-se um símbolo reverenciado dos ideais iluministas.
Além de representar sua genialidade criativa individual, a abordagem de Boullée para o projeto sinalizou a separação da arquitetura como uma arte pura da ciência da edificação. Ele rejeitou a noção Vitruviana da arquitetura como a arte da construção, escrevendo que "Para executar, primeiro é necessário conceber... É esse produto da mente, esse processo de criação, que constitui a arquitetura..." [1]. O propósito do projeto é visionar, inspirar e manifestar uma ideia conceitual através de formas espaciais. A pesquisa de Boullée foi para uma arquitetura imutável e totalizante.
https://www.archdaily.com.br/br/793749/classicos-da-arquitetura-mausoleu-para-newton-etienne-louis-boulleeMichelle Miller
A sede da Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Engenharia de Lima, construída no ano de 1951, foi projetada pelo arquiteto italiano Mario Bianco, por encargo do arquiteto Belaunde Terry. Foi um dos primeiros edifícios construídos no campus, afastado da cidade de Lima, e um dos maiores expoentes da arquitetura moderna no Peru.
Antes mesmo de ser concluído, o crítico do New York Times, Paul Goldberger apelidou o Centro de Artes Wexner como "O Museu que a teoria construiu." [1] Levando em conta o seu arquiteto, esse epíteto não foi uma surpresa ;Peter Eisenman, responsável pelo projeto, tinha passado a maior parte de sua carreira destilando a forma arquitetônica em uma ciência teórica. Foi com enorme expectativa que este edifício, a primeira obra pública importante da carreira de Eisenman, foi inaugurado em 1989. Para alguns, o projeto anunciou uma validação do desconstrutivismo e teoria, enquanto os seus problemas forneceram munição para outros que viam teoria e prática como atividades complementares, mas divergentes. A recepção popular do edifício foi igualmente mista, mas sua influência e intriga na comunidade acadêmica foi tão pronunciada e inconfundível como o próprio projeto.
Palco dos Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro apresenta diversos exemplares da Arquitetura Moderna brasileira que merecem uma visita. Confira uma seleção de obras icônicas que se localizam no Rio e em Niterói:
O New Museum é o produto de uma visão ousada para estabelecer um centro radical e politizado de arte contemporânea na cidade de Nova York. Com o objetivo de distinguir-se das instituições de arte existentes na cidade com um foco em artistas emergentes, o nome do museu incorpora seu espírito pioneiro. Nas duas décadas seguintes à sua fundação, em 1977, ganhou uma forte reputação de seu programa artístico, e eventualmente cresceu mais que sua discreta sede em um loft no SoHo. Para estabelecer uma presença visual e atingir um público mais amplo, em 2003, o escritório japonês de arquitetura foi contratado para projetar uma nova sede para o museu. A estrutura resultante, uma pilha de caixas retilíneas que se erguem sobre Bowery, seria o primeiro e, até agora, o único museu de arte contemporânea construído propositadamente em Nova York. [1]
A triunfal recepção da crítica com o Terminal Internacional de Passageiros de Yokohama foi produto de uma metodologia inventiva de arquitetura e um pensamento socialmente consciente. Projetado pelo Foreign Office Architects (FOA), em 1995, o terminal futurista representou uma tipologia emergente de infraestruturas de transporte. O seu design radical, hiper-tecnológico, explorou novas fronteiras das formas arquitetônicas e, simultaneamente, provocou um discurso veemente sobre a responsabilidade social dos projetos de grande escala para enriquecer espaços urbanos.
Dez anos após sua conclusão, a reputação do edifício do Parlamento Escocês vem sendo finalmente redefinida. Entre os arquitetos e a elite acadêmica, ele tem sido tratado como uma obra-prima do modernismo abstrato e, talvez, o melhor trabalho na curta carreira de Enric Miralles. Para o público em geral, no entanto, inicialmente foi conhecido pela infâmia de ter atrasado, estourado o orçamento, e por ter sido projetado por um arquiteto não escocês. Só agora começa a receber a aceitação que merece do público, enquanto o gênio da arquitetura emerge da sombra de seu processo construtivo envolvido em polêmicas.
A obra do engenheiro Eladio Dieste na Igreja San Pedro, em Durazno, Uruguai, incluiu toda uma nova cobertura, por conta de um incêndio que destruiu todas as treliças de madeira originais, no ano de 1967, afundando a nave central e danificando as laterais. Dieste decidiu não reconstruir o que havia sido danificado e propôs um novo projeto de cobertura em alvenaria armada, conformando um espaço único de 32 x 23 metros, livre de elementos verticais, inaugurado em 1971.
Sydney. Bilbao. Nouméa? Essas cidades são conhecidas, popularizadas, e foram revitalizadas por uma única intervenção estrangeira da arquitetura moderna. O fenômeno pelo qual isso ocorre, muitas vezes apelidado de "Efeito Bilbao", em referência ao museu icônico de Frank Gehry, é uma das contribuições mais fascinantes e desejadas da arquitetura moderna para o desenvolvimento econômico.
Nouméa - a capital da ilha do Pacífico da Nova Caledônia - pode parecer um desajuste na lista para aqueles que ainda não ouviram falar dela, mas certamente não é: dezesseis anos após a conclusão do Centro Cultural Tjibaou de Renzo Piano, o efeito econômico de transformação do projeto na cidade de Nouméa não foi menos dramático do que o de qualquer casa de ópera ou museu de maior renome tenha sido. Desde a conclusão do centro cultural, a Nova Caledônia encontrou-se no centro das atenções internacional de arquitetura, já que o design efêmero das conchas icônicas do edifício trouxe fama e oportunidades de negócios tanto para a ilha quanto para a empresa de Piano.
Saindo da rodovia que leva à cidade de Columbus, Indiana, o mais esbelto dos pináculos surge sobre o topo das árvores. Com apenas uma pequena cruz de ouro no topo que sugere sua finalidade, a torre parece pertencer a outro mundo, com um gesto expressivo que alcança o céu e se estende para muito além de sua ponta visível. À medida que os visitantes aproximam-se, a base da torre desdobra-se e funde-se à terra, subsumindo e metafisicamente reduzindo a distância entre o céu e a terra.
O encargo ao arquiteto venezuelano José Fructoso Vivas Vivas, mais conhecido como Fruto Vivas, foi por parte da Cooperativa de Trabalhadores de Pequiven, para construir um edifício de habitações em Lechería, Venezuela. Por meio desse projeto, Vivas pôde converter em realidade grande parte da teoria que vinha esboçando em suas obras anteriores.
Como um estudioso de arquitetura descreveu, a Casa "Il Girasole", de Luigi Moretti, 1950, é "um pouco de loucura na solidez das muralhas romanas." [1] No entanto, este edifício de apartamentos no coração de Roma está longe de ser o trabalho de um louco. Suas sutis alusões históricas e composições deliberadamente ambíguas revelam o gênio da mente criativa e analítica do arquiteto. Moretti, cujas notáveis obras incluem Villa La Saracena (1957), a Torre da Bolsa de Valores de Montreal (1964), e o Watergate Complex (1971), alcança uma complexidade formal e material em "Il Girasole", projeto que se distingue dos seus contemporâneos de meados do século XX, reconhecido como um dos primeiros precursores do pós-modernismo.
"Cuba vai poder dizer que tem a mais bela academia de artes do mundo."- Fidel Castro (1961)
A Escola Nacional Cubana de Artes, originalmente idealizadas por Fidel Castro e Che Guevara em 1961, é talvez a maior conquista arquitetônica da Revolução Cubana. O projeto inovador das escolas, que visam trazer instrução cultural à nação, encapsulou a visão radical e utópica da Revolução. Infelizmente, o entusiasmo idealista da nação durou pouco e as Escolas rapidamente caíram em desuso, sendo levadas à decadência antes mesmo de estarem concluídas. Hoje, após quase quatro décadas de negligência, os arquitetos retornaram para tentar fazer que essas escolas abandonadas voltem à sua glória pretendida.
O Auditório Kresge, projetado pelo arquiteto finlandês americano Eero Saarinen, foi um experimento em forma de arquitetura e construção condizente com o foco do Massachusetts Institute of Technology’s em tecnologia e inovação. Esta façanha da engenharia escultural serve como um centro de reuniões e faz parte do núcleo cultural, social e espiritual do campus do MIT. O auditório é um dos inúmeros ousados projetos de Saarinen, que capturou o espírito otimista da época do pós-guerra na América.
A casa Niclewicz é um verdadeiro tesouro arquitetônico escondido em Curitiba. É reconfortante poder encontrar obra tão serena e receptiva numa época em que quase tudo é aparência sem substância, e predomina uma ideia equivocada de criatividade, resultando em objetos extravagantes, visualmente impactantes, mas culturalmente irrelevantes.