O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaços De Culto
  4. Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill

Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill
Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill, Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill
  • Arquitetos

  • Localização

    Canillo, Andorra
  • Ano do projeto

    1978

Cortesia de Ricardo Bofill Cortesia de Ricardo Bofill Cortesia de Ricardo Bofill Cortesia de Ricardo Bofill + 23

Andorra, pequeno principado nos Pirineus, somente recentemente tornou-se conhecido como atração turística comercial, após séculos de tranquilidade, tendo experienciado uma explosão populacional e crescimento econômico que poucos países já passaram.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

Na noite de uma festa popular, em 1972, o antigo Santuário Românico pegou fogo e foi destruído. O complexo de edifícios foi deixado em ruínas, ficando de pé apenas a abside e a abóbada acima do altar e do campanário.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

A tarefa de reconstruir o Santuário não poderia ser reduzida a um trabalho arqueológico, simplesmente devolvendo as pedras caídas às suas posições originais. Tampouco poderia ignorar a forte influência do caráter local da arquitetura e paisagem. A decisão de continuar pelo caminho histórico da imagem românica na teoria, aplicando técnicas modernas de construção e projeto na prática, foi também baseada na visão de que o projeto teria que ir além do seu programa, atuando como uma estrutura contrária à degradação ambiental inerente a territórios não planejados, propondo uma nova maneira de construir em Andorra, como resultado do seu passado.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

Os dois elementos principais deste projeto são a ponte viaduto e o Santuário, embora outros elementos sejam tão simbolicamente importantes, como (de leste a oeste) o anfiteatro côncavo, os degraus gigantes, a ponte sobre a estrada, as torres de escalada, os arcos abobadados, a esplanada, o teatro convexo, a fonte, a colunata esculpida e o caminho pela floresta. O Santuário está construído com todas as suas dependências, manifestando uma clara insinuação de continuação nos arcos inacabados sobre o vale, esperando para conectar-se com a futura ponte.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

A inspiração cresceu a partir das fontes românicas originais de Alberti e Palladio,  no uso neopitagórico de raízes quadradas e círculos, incluindo a adição de certas insinuações catalãs-mudéjars.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

Os desenhos do projeto relacionam planta, corte e fachada através de um esquema harmônico baseado na numerologia simbólica e a relação da medida básica no terreno e do programa. No exterior do edifício conscientemente uma continuação românica, uma forma que pertence à montanha negra envolta em vegetação mítica, mais evidentemente uma parte de uma pequena aldeia em que ela se apoia, capturando a filosofia arquitetônica dos demais templos de Andorra, mas muito consciente de sua diferente escala.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

Todo o projeto do entorno do Santuário foi realizado posteriormente, envolvendo todas as superfícies pavimentadas, calçadas, balaustradas, escadas, rampas, estacionamento e todo paisagismo que envolve o re-plantio da paisagem circundante. Finalmente, realizou-se a remodelação e modernização das edificações antigas e abandonadas para serem utilizadas como dependências de apoio.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ricardo Bofill
Escritório
Cita: Saieh, Nico. "Clássicos da Arquitetura: Santuário Maritxell / Ricardo Bofill" [Classic: Maritxell Sanctuary / Ricardo Bofill] 20 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785660/classicos-da-arquitetura-santuario-maritxell-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906